ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Além do palco: Um/a norte/ada de inclusão e resistência - Um projeto de Intervenção e inclusão de adultos institucionalizadosPublication . Machado, Casimiro Aires Ferreira; Mendes, IvaneideO projeto “Além do Palco: Um/a Norte/ada) de Inclusão e Resistência” procurou promover a inclusão social e a reintegração comunitária através do teatro. Utilizando atividades teatrais como improvisações e jogos de representação, o projeto estimulou a expressão emocional e a exploração da identidade, fortalecendo competências interpessoais e sociais essenciais para relações saudáveis. Através da arte, os participantes desenvolveram resiliência e aprenderam a enfrentar os desafios do dia-a-dia de forma mais positiva. O envolvimento em atividades criativas e colaborativas favoreceu o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, o projeto desenvolveu a consciência socialmente orientada da comunidade, aumentando a sensibilização para problemas críticos como o abuso de drogas e a dependência de substâncias psicoativas, as práticas criminosas e violentas, a privação de filiação social, o jogo compulsivo e a prostituição, a desigualdade de género e a exclusão social de uma pessoa em situação de sem-abrigo ou que vive na rua e com deficiência. O projeto também procurou promover a ação coletiva da comunidade contra estas questões para alcançar a justiça social e incentivou a participação ativa em ações comunitárias, como voluntariado e atividades de direitos humanos, promovendo o desenvolvimento pessoal e social. Ao oferecer um espaço seguro e inclusivo, permitiu que os participantes se expressem livremente, recuperassem a dignidade e se reconectassem com a sociedade. Tornam-se protagonistas das suas próprias histórias, reavendo o controle sobre suas vidas e construindo um futuro com mais autonomia e sentido
- Autores da nossa própria históriaPublication . Vieira, Isabel Margarida Simões Guedes; Mendes, IvaneideAcreditando numa educação social que se quer muito mais do que uma socialização correta e numa educação de adultos que se quer muito mais do que um ajustamento funcional dos indivíduos ao mercado de trabalho, este trabalho desenvolveu-se num Centro Novas Oportunidades (CNO), sedeado numa escola pública do concelho de Penafiel, entre outubro de 2011 e julho de 2012. Através de uma metodologia de investigação-ação participativa, procurou potenciar os campos de interseção entre a educação social e a educação de adultos, inspirando-se no poder libertador e transformador da educação. Num momento em que os adultos vivenciaram o encerramento repentino da Iniciativa Novas Oportunidades, em que estão integrados ou que foram integrantes, e o consequente sentimento de descredibilização social dos processos que frequentavam, este projeto procurou promover nos adultos com quem foi construído, a capacidade de reflexão sobre o seu passado, apropriação crítica do seu presente, a fim de tomarem decisões sobre o seu futuro, e que respondesse aos seus interesses e desejos, numa lógica de solidariedade, justiça e desenvolvimento. As conclusões deste trabalho apontam para a sua capacidade de, numa atitude emancipatória e democrática, analisar criticamente as circunstâncias que enquadram mais um período de transição das políticas públicas no campo da educação de adultos, a partir de uma essencial avaliação isenta e independente do trabalho desenvolvido, pelos seus principais intervenientes: os adultos.
- "(Des)Envolver a rede" Projeto de intervenção comunitária desenvolvido com a comunidade BonfinensePublication . Oliveira, Cláudia Isabel Dias; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório de projeto reflete todo um percurso desenvolvido a partir da metodologia de Investigação‐Ação Participativa com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade bonfinense. Procurou‐se obter informação e analisar a realidade com intervenientes da comunidade, através de técnicas de recolha de dados que permitiram a identificação de problemas. Posteriormente a esta identificação foi realizada uma priorização de problemas e necessidades de acordo com a sua magnitude e os interesses da população. A partir daqui foi delineado um projeto de intervenção comunitária que procurou atingir determinados objetivos estabelecidos através da realização de ações que incluíam um conjunto de atividades.
- Nós e as nossas circunstâncias: (res)significações e (re)construções de projetos de vida numa comunidade terapêutica do grande PortoPublication . Jesus, Rodrigo António de; Queirós, João Pedro Luís deEste relatório apresenta as incidências, realizações e resultados de um Projeto de Educação e Intervenção Social desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O Projeto em causa resultou de uma parceria entre a ESE, a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), um Centro Qualifica e uma instituição do Grande Porto que detém, entre outros serviços e equipamentos, uma Comunidade Terapêutica. O foco do Projeto incidiu no domínio da Educação e Formação de Adultos, tratando-se as comunidades terapêuticas como espaços potenciais de reflexão, introspeção, relação e desenvolvimento de competências essenciais para a vida e visando contribuir para a sua constituição enquanto lugares plenamente educativos e de (re)construção das pessoas em tratamento. Através da criação de pequenos grupos de encontro, partilha e intervisão, e da dinamização do trabalho educativo, pretendeu-se promover a emancipação dos sujeitos e a sua transformação. Desenvolveu-se uma ação concertada e integrada de educação de adultos, focando nas competências-chave na sociedade do conhecimento. A mobilização para a aprendizagem e o aprender a aprender foram também cruciais, visando o aumento da escolaridade e a valorização das competências adquiridas, tendo parte do grupo de participantes integrado formalmente processos de RVCC, de acordo com as respetivas necessidades e projetos de futuro, que este Projeto quis também ajudar a ressignificar e reconstruir.
- Projeto Reinventar Experiências do Passado. Um Projeto de Educação e Intervenção Social com mulheres beneficiárias do Rendimento Social de InserçãoPublication . Almeida, Helena Isabel Monteiro de; Coelho, Carina Luísa MoreiraO presente relatório reflete os processos que deram origem ao desenvolvimento de um projeto num Centro Comunitário. Sendo desde o início um projeto guiado pela metodologia de Investigação Ação Participativa, é desenvolvido a partir daqueles que são os contributos e a participação das pessoas, tanto no desenvolvimento do projeto e nos seus resultados, bem como na construção de conhecimentos. Neste sentido, o “Projeto Reinventar Experiências do Passado” tem como finalidade contribuir para o reforço da participação das pessoas em situação de desemprego prolongado nos processos de tomada de decisão e o aumento da autoestima e autoconfiança das mesmas. A designação, atribuída pelas mulheres que deste projeto fizeram parte, permitiu compreender a reatribuição de significado às experiências do passado através de processos relacionados com a escrita e partilha das histórias de vida. Avaliado segundo o modelo CIPP (Contexto, Entrada, Processo e Produto), este projeto orienta-se pelos princípios da intervenção em Educação Social, tendo como propósito a mudança e resultando num processo de continua evolução ao longo do tempo. Assim sendo, o maior propósito passa por garantir a mudança social dos envolvidos no projeto, valorizando todas e cada uma das suas potencialidades e necessidades.
- Universidade Popular do Porto - Entre lutas e resistências pela democraciaPublication . Rocha, Cátia Sofia Ferreira da; Monteiro, Hugo; Antunes, Maria JoãoO presente relatório espelha a experiência de co-construção do desenho e desenvolvimento do projeto realizado no âmbito do mestrado, em Educação e Intervenção Social, na especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. O projeto desenvolvido na Universidade Popular do Porto (UPP), adotou a metodologia da Investigação-ação participativa. A UPP, associação cultural que atua no âmbito da educação de adultos é uma associação fundada e movida pelos ideais da Revolução do 25 de abril, e é espaço de ação militante e de intervenção comunitária. O projeto "Universidade Popular do Porto - Entre lutas e resistências pela democracia" foi possível graças à co-identificação de desafios, necessidades, recursos e potencialidades. A metodologia adotada envolveu a observação participante da dinâmica associativa e a escuta ativa das perceções dos vários participantes do contexto. Os principais objetivos do projeto centraram-se na potencialização da participação e comunicação entre os atores sociais, procurando contribuir para a concretização de espaços de autoavaliação pela associação. Consequentemente, o projeto proporcionou um percurso que, de forma gradual, fomentou a reflexão da associação sobre a sua missão e sobre si mesma, promovendo assim um recentramento nas prioridades da sua ação e incentivando a participação ativa dos membros nas dinâmicas associativas.
