ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 124
Results Per Page
Sort Options
- Abandono escolar nos cursos técncicos integrados ao ensino médio em uma instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica no BrasilPublication . Silva, Ilma Aparecida Martins; Coelho, Sónia Múrias Mira; Minéu, Humberto Ferreira SilvaObjetivou-se com este trabalho identificar o quantitativo de estudantes que abandonaram os cursos técnicos integrados ao ensino médio no período de 2010 a 2015 em um Campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e os principais fatores que contribuíram para o abandono escolar, na ótica dos estudantes matriculados, dos que abandonaram os cursos e dos docentes. Procurou-se também compreender as relações existentes entre eles, a fim de sugerir medidas que possam prevenir e minimizá-lo. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, envolve pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários eletrônicos. Os resultados sugerem os principais fatores que influenciaram o abandono escolar: excesso de unidades curriculares, falta de interesse pela formação profissional e de tempo para os estudos, cursos que não correspondem às expectativas profissionais, reprovação, dificuldades inerentes à avaliação, desinteresse, desarticulação entre teoria e prática, recuperação paralela que não possibilita recuperar a nota e dificuldade de aprendizagem. Observou-se que estes fatores não influenciam o abandono escolar isoladamente, havendo sempre uma interação entre eles sendo, portanto, um fenômeno multicausal. Neste sentido conclui-se ser relevante à gestão escolar monitorar, avaliar e elaborar estratégias de intervenção concomitante ao desenvolvimento dos cursos de modo a prevenir o abandono escolar, minimizar seus efeitos sobre os estudantes, as famílias, a sociedade e para a instituição de ensino, contribuindo para o alcance da eficácia institucional.
- Acessibilidade aos laboratórios de informática nas escolas públicas de Grajaú-Maranhão: um estudo de casoPublication . Silva, Paulo Alex da; Cardoso, Fernando JoséDiante dos desafios enfrentados por professores das escolas da rede pública, no que diz respeito à usabilidade dos laboratórios de informática disponibilizados pelo governo Federal, através do ProInfo em todo o Brasil, objetivamos conhecer as razões da não acessibilidade e usabilidade desses laboratórios em duas escolas da rede municipal do Município de Grajaú – Estado do Maranhão. Para tanto, utilizamos um quadro teórico, em que se incluem autores de renome nacional e internacional, e recorremos a uma metodologia de cunho qualitativo, no formato de estudo de caso, com vistas a encontrar respostas aos nossos objetivos. Concluímos que a não acessibilidade e usabilidade aos laboratórios de informática instalados nas escolas do município de Grajaú-MA é decorrente do não reconhecimento por parte da equipe gestora dos benefícios que as TIC agregam ao processo educativo, a baixa qualificação dos quadros professorais, que se traduzem em distanciamento dos laboratórios de informática e a ausência de apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação. Os sujeitos implicados no contexto parecem não reconhecer a importância do paradigma tecnológico como uma ferramenta que potencia aprendizagens significativas nas escolas municipais.
- Acompanhamento dos Egressos: Um estudo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IF Farroupilha – Campus São Vicente do SulPublication . Bastos, Cláudia Adriana Delevati; Cardoso, Fernando JoséRealizar uma avaliação do ensino ofertado pelas instituições de ensino, além de ser uma exigência legal, torna-se crucial para o sucesso e manutenção do ensino. Uma maneira de realizar o processo de avaliação é através de um acompanhamento eficaz dos seus egressos e do conhecimento da sua atuação profissional, verificar em que medida o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul contribuiu para a inserção dos egressos no mundo do trabalho é o objetivo do presente estudo. Recorremos a uma metodologia de natureza quanti-qualitativa, tendo a recolha de dados sido feita através da aplicação de um questionário aos egressos que colaram grau no período de 2013-2016. A fim de conhecer a situação profissional destes egressos, foram avaliadas as questões de inserção na atividade profissional, a relação entre as atividades desempenhadas e área de formação, a percepção que possuem sobre a sua formação profissional. Nesse processo, buscamos identificar também, a sua opinião no que concerne às potencialidades e fragilidades evidenciadas no curso. Os dados obtidos nos mostraram que a principal dificuldade encontrada pelos egressos, foi referente à inserção e identidade profissional, havendo a necessidade de um trabalho de sensibilização sobre o papel do gestor público. Esperamos que através dos resultados obtidos, os coordenadores e colegiado de curso possam realizar uma avaliação contínua e sistemática do curso, além de propor ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) alterações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), buscando assim melhorias no processo ensino-aprendizagem.
- Afetividade entre professores e alunos como factor estratégico para enfrentamento da evasão na EJAPublication . Macedo, Tatiana Antunes; Sousa, Daniela de Barros PintoO enfrentamento da evasão na Educação de Jovens e Adultos foi a temática desenvolvida nesta investigação. A problemática central que dirigiu as preocupações da pesquisa foi tentar compreender a importância da afetividade no relacionamento entre docentes e discentes no enfrentamento da evasão. Justifica-se o recorte da pesquisa porque inúmeras publicações evidenciam como recorrente a desistência dos alunos da EJA, enquanto poucas estudaram a resistência à evasão. Colocou-se sob investigação, portanto, a hipótese de que a presença de vinculação afetiva na relação entre educadores e estudantes, na EJA, pesa fortemente nas decisões de permanência e continuidade por parte dos estudantes. Mediante tais norteamentos, o objetivo geral do trabalho girou em torno da investigação sobre a efetividade dos referidos vínculos afetivos diante dos casos de evasão entre os alunos da EJA. O método foi qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, completada com uma fase empírica, realizada através de entrevistas com alunos e professores da EJA, numa escola pública de Saquarema/RJ/Brasil. Os achados da investigação mostraram que a correlação colocada como hipótese mostrou-se de fato procedente.
- Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de InfânciaPublication . Sousa, Lúcia Sena de; Araújo, Maria José Freitas Borges deCom esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.
- Análise da realidade da gestão das instituições de Ensino Superior em Vitória/ES.Publication . Carneiro, Mário Sérgio Alves Duarte; Diogo, Fernando Luís TeixeiraCarneiro, M.S.A.D. (2015). Análise da gestão das Instituições de Ensino Superior em Música em Vitória/ES. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto, Porto. Neste trabalho pretende-se analisar a Gestão de Instituições de Ensino de Música. Para tal foram escolhidas a Faculdade de Música do Espírito Santo - Maurício de Oliveira, e a UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, que possui no seu rol de cursos a Licenciatura em Música. Analisando a história da FAMES e do Curso de Música da UFES, serão apresentadas as dificuldades e vitórias mais relevantes, com comentários pontuais e sugestões fundamentadas de resolução dessas determinadas situações, analisando como esses fatos contribuíram para a atual fase pela qual as instituições passam. Pretende-se usar o exemplo dessas instituições para futuros gestores da área musical (mesmo que em vertentes diferentes, como veremos), pois pouco ainda se fala no campo musical sobre gestão educacional, tendo gestores que quase sempre não são conhecedores de fato do assunto, educadores na essência, usando somente do lado prático da gestão, contando somente com a experiência do cotidiano para resolução de problemas.
- Aplicação do Balanced Scorecard no campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandensePublication . Neis, Adelaide Marli; Diogo, Fernando Luís Teixeira; Geller, Ana MariaOs gestores responsáveis pela administração de instituição pública de ensino no Brasil enfrentam diversos desafios quanto à disponibilidade de informações relevantes para a tomada de decisão sobre os rumos da organização. Com esta investigação identificou-se a situação existente no campus Venâncio Aires do IFSul quanto às informações disponíveis e a metodologia já adotada, através da pesquisa qualitativa realizada junto aos gestores administrativos e do ensino, pesquisa e extensão. A partir disso, concluiu-se que o balanced scorecard poderia ser implementado de forma a proporcionar informações importantes e inter-relacionadas, tendo como eixo principal a missão institucional, tornando-se uma ferramenta de subsídio às decisões e ao planejamento estratégico do campus. Apresentam-se também orientações para a implantação e, por fim, sugerem-se novos estudos a respeito do uso do balanced scorecard no âmbito do IFSul.
- Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território de intervenção prioritáriaPublication . Guterres, André Filipe Antunes; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deO maior desafio da escola atual é conjugar a escolaridade obrigatória e universal com a ânsia do sucesso educativo. Uma escola justa e democrática não pode limitar-se a selecionar os que têm mais mérito, tem, obrigatoriamente, de se preocupar com aqueles que têm mais dificuldades em ter sucesso e que se vão autoexcluindo. Um dos dispositivos clássicos para potenciar os resultados académicos são os Apoios Educativos, porém no Agrupamento de Escolas X, um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), os resultados obtidos mantêm-se abaixo dos padrões nacionais. É este o ponto de partida do nosso estudo, pois, apesar do investimento considerável no aumento de apoios educativos neste Agrupamento, muitos alunos continuam a registar insucesso educativo.Partindo desta realidade percecionada com a análise documental sobre os Apoios Educativos neste Agrupamento, e após uma ação de acompanhamento da Inspeção Geral da Educação e Ciência, surgiu a necessidade de orientar o nosso olhar para uma análise de todo o processo dos apoios de modo a perceber como se pode otimizar o impacto dos apoios no sucesso dos alunos e, consequentemente, ter o reconhecimento exterior. Tendo por base a análise de conteúdo das entrevistas a docentes de Português e Matemática, envolvidos no processo dos apoios educativos e do focus group realizado com alunos que beneficiaram destes apoios educativos, e suportada por um enquadramento teórico e legal, delineou-se um plano de ação, que visa a melhoria do sucesso educativo de todos os alunos e envolve toda a organização escolar. Perceciona-se a preponderância da coordenação e da monitorização num processo que se pretende efetivo e não de simples receituário, mas acima de tudo, toma-se consciência que para funcionar é necessário que seja devidamente clarificado, sentido e apropriado por todos os atores envolvidos.
- Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educaçãoPublication . Locatelli, Maria Regina Campaner; Paiva, Margarida Delgado; Oliveira, Manoel Messias deO presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados.
- A atuação do gestor escolar na rede pública estadual de ensino na perspectiva da gestão democrática: políticas e práticasPublication . Silva, José Ribamar Portela e; Diogo, Fernando Luís TeixeiraDiscutímos atuação do gestor escolar na rede pública estadual de ensino, nas dimensões política e prática - no âmbito de um processo de construção coletiva da gestão democrática na escola básica, com vista a repensar o modo como as estruturas de poder permeiam as relações sociais e as práticas educativas. Abordamos as questões da participação e do trabalho coletivo na gestão escolar orientada pela figura do gestor enquanto sujeito capaz de promover e motivar esforços coletivos para alcançar aos fins da escola, e os objetivos da educação. Entendemos que este trabalho deve ser orientado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) e pelo fortalecimento do Conselho Escolar e demais instâncias colegiadas. Consideramos que o gestor é, neste processo, a figura principal na relação da escola com a comunidade, a quem cabe enfrentar os desafios da Gestão Democrática e responder aos anseios da comunidade escolar em participar e assumir responsabilidades frente à escola pública. Utilizámos a metodologia do estudo de caso ancorado na pesquisa qualitativa, utilizando para a coleta de dados os instrumentos observação, inquérito por questionário e inquérito por entrevistas, trianguladas com os documentos legais da educação nacional e a reflexão teórica disponível. Concluímos que a gestão escolar existente no campo investigado ainda caminha sem muita significância na busca dos pressupostos de uma gestão democrática e participativa.