ESMAD - DM - Design
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Browsing ESMAD - DM - Design by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- A contribuição da arte urbana e da cultura remix na construção da identidade visual: O caso do Gallery HostelPublication . Oliveira, Natacha Ferreira; Coelho, Rita; Serapicos, PedroEste estudo tem como objetivo explorar o processo de conceção e desenvolvimento de uma identidade visual para o Gallery Hostel, situado na Rua de Miguel Bombarda, no Porto. Num contexto em que a cultura portuguesa ganha crescente reconhecimento internacional, os espaços turísticos procuram afirmar-se como representações autênticas da identidade nacional. Neste sentido, a investigação analisa de que forma um sistema de identidade visual pode responder à multifuncionalidade dos espaços, adaptando-se a diferentes usos e sendo moldada pelo ambiente envolvente, fortemente influenciado pela arte urbana e pelo ecossistema cultural que caracteriza esta zona da cidade. Desenvolvida no âmbito de um projeto de Mestrado em Design, a investigação assenta numa metodologia que passa por uma triangulação entre análise visual, entrevistas e observação etnográfica, combinando documentação fotográfica, revisão bibliográfica e análise da cultura de remix, cruzando referências da arte erudita e popular. A partir desta abordagem, examina-se a forma como a identidade visual do Gallery Hostel se constrói como uma extensão do ecossistema criativo da rua onde se insere, assumindo-se como parte integrante do centro artístico do Porto. A arte urbana desempenha aqui um papel fundamental, contribuindo não apenas para o enriquecimento estético do espaço, mas também para a sua valorização cultural e social. O estudo analisa ainda o branding enquanto ferramenta contemporânea de identificação e apropriação do espaço urbano, destacando a arte urbana como um meio alternativo de sinalização e requalificação do espaço público. Paralelamente, é proposta uma reflexão sobre as interseções entre desenho, ilustração, arte urbana e identidade visual, sublinhando a importância destas práticas na construção de uma ligação autêntica entre o espaço e os seus públicos. As conclusões apontam para o potencial da cultura urbana enquanto fonte de inspiração para uma identidade visual capaz de reforçar a integração do espaço na cena artística local, promovendo o seu reconhecimento como núcleo vivo e dinâmico da cidade do Porto.
- Uma abordagem ao design de rótulos de Vinho do Porto do século XXI: caso SandemanPublication . Fraga, Luiza Serpa; Quelhas, VítorEsta investigação discute a temática do Vinho do Porto, um produto que, para além de ser influente nos aspetos económico e histórico, retrata a identidade cultural portuguesa. O seu êxito comercial impulsiona o surgimento de novas marcas e o consequente aumento da competitividade. Estes fatores suscitam a necessidade de se salientarem. Sendo assim, observa-se que o rótulo, para além de ser um elemento essencial na conceção da identidade do produto, carrega em si um grande potencial para atingir essas necessidades, uma vez que é o primeiro contacto entre o produto e o consumidor. No entanto, o rótulo de Vinho do Porto ainda é um objeto de estudo pouco discutido, principalmente sob a perspetiva do design. Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo geral desta dissertação explorar e avaliar quais as características que envolvem o processo de criação de um rótulo de Vinho do Porto que contribuem para o sucesso de uma marca. Para este fim, realizou-se uma pesquisa de finalidade básica pura, cujo objetivo é exploratório, com abordagem quali-quantitativa feita através de procedimentos bibliográficos e estudo de caso com 58 rótulos de Vinho do Porto Sandeman do século XXI. Estes rótulos foram analisados individualmente mediante critérios como a cor, a forma, a tipografia, a iconografia e a produção gráfica. Apesar do baixo número da amostragem em avaliação, houve o emprego de instrumentos estatísticos para uma compreensão mais rica. Todavia, sincronicamente, a análise foi feita de forma crítica baseada na perceção da autora acerca do objeto de estudo. Por fim, esta investigação permitiu concluir que o processo de construção de um rótulo de Vinho do Porto não envolve apenas aspetos técnicos como a boa legibilidade, o uso adequado de cores e tipografias ou o equilíbrio da composição. Este processo requer sensibilidade por parte do designer, e isto inclui tanto o envolvimento com os valores da marca e o entendimento cuidado da mensagem que esta visa transmitir, como o estudo do comportamento do consumidor.
- AJP: projecto de um motociclo eléctricoPublication . Alexandre, Mário Taffarel Barbosa de; Sousa, PedroA presente investigação possui como objecto de estudo a mobilidade eléctrica no contexto da empresa portuguesa de motociclos AJP Motos e, materializa-se num projecto teórico e prático que sistematiza todo o processo e conhecimento. Com a realização deste projecto, também pretende-se mapear e compilar todos os fragmentos históricos da empresa, com o objectivo da valorização da construtora. O principal objectivo do projecto é a realização de um veículo-conceito, de carácter analógico à escala real, que permita a expansão da oferta da empresa nos diversos nichos motociclísticos. O projecto visa a entrada no mercado urbano electrificado, com base nos princípios de economia e recursos ao know-how 1 auferido pela AJP Motos durante os trinta e cinco anos de experiência no mercado dos motociclos Enduro2 e Todo-o-Terreno. O estudo encontra-se divido em duas partes essenciais, iniciado por um enquadramento contextual do motociclo no mundo, em Portugal e da construtora nacional. A segunda parte, apresenta uma síntese do trabalho realizado entre as etapas do anteprojecto e a sua apresentação ao público.
- Apúlia em padrões têxteis: contributo do design gráfico na comunicação identitáriaPublication . Carvalho, Luana Proença de; Fernandes, MartaO presente projeto de mestrado tem como objetivo explorar e valorizar a identidade cultural da Apúlia através da criação de padrões têxteis que reinterpretam, de forma contemporânea, elementos históricos, culturais e naturais da região. Inspirado nas tradições locais, como a atividade dos sargaceiros, a pesca artesanal e as paisagens costeiras, o projeto utiliza o design gráfico como ferramenta central para desenvolver uma linguagem visual que homenageia e atualiza a herança cultural apuliense. A proposta consiste na criação de uma identidade visual têxtil que promova o património local, com base em estudos de campo, registos fotográficos, recolha de testemunhos orais e análise de marcas que integram o design como veículo de comunicação cultural. O projeto aposta na aplicação da técnica de sublimação com tintas à base de água, que permite a criação de padrões têxteis detalhados, sustentáveis e visualmente apelativos, contribuindo para uma produção responsável e ambientalmente consciente. Os principais objetivos incluem a construção de uma identidade de marca que represente a cultura da Apúlia, a investigação de elementos gráficos inspirados na região, o estudo do impacto das novas tecnologias no design têxtil, e a aplicação dos padrões desenvolvidos em peças e materiais sustentáveis. A pesquisa engloba ainda uma análise a marcas de produtos de moda internacionais que utilizam padrões têxteis como elemento da sua identidade visual, visando compreender como o design pode ser um agente ativo na preservação, promoção e reinvenção das tradições culturais. O trabalho divide-se em três grandes momentos: a contextualização histórica e cultural da Apúlia, a análise de referências no âmbito do design gráfico e têxtil, e o desenvolvimento prático dos padrões e da identidade visual, acompanhados de uma reflexão crítica sobre o processo e as possibilidades futuras de aplicação e expansão do projeto.
- O cartaz ilimitado: o papel da realidade aumentadaPublication . Soares, Ricardo Afonso Madureira; Fernandes, MartaEste projeto propôs-se a trabalhar e lidar com um conjunto de cartazes emblemáticos, conferindo-lhes um novo propósito e discurso, uma narrativa mutável. Deste modo, procura-se conferir uma intemporalidade ao cartaz, providenciando uma mensagem atual que pode ser alterada e transmitida, numa única impressão, pelo recurso à aplicação de realidade aumentada. Com a intenção desafiante de investigar o incremento que a realidade aumentada pode acarretar no cartaz, foi desenvolvido um projeto caracterizado pela apropriação de cartazes já existentes, que funcionam como suporte à transmissão de novas mensagens. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura sobre o cartaz, sobre a realidade aumentada e sobre como estas duas temáticas se têm interligado ao longo dos anos. Isso envolveu uma exaustiva fase de investigação, de forma a compreender e estudar casos semelhantes, com o intuito de analisar e perceber quais os pontos fortes e fracos desta parceria, com o objetivo de criar um projeto completo, funcional e distinto. Após a análise, foram experimentadas várias ferramentas de realidade aumentada para satisfazer as necessidades de comunicação encontradas no cartaz. O desenho do projeto começa a ser traçado com a observação de projetos similares, passando para a seleção dos cartazes e aplicação de realidade aumentada para o combate à sua efemeridade. O projeto apresenta num conjunto de cartazes com realidade aumentada, complementados com um pequeno brief da sua funcionalidade.
- O cartaz publicitário na obra gráfica de António Cruz CaldasPublication . Moreiras, Tina Joanna de Castro; Quelhas, Vítor; Fernandes, MartaA presente investigação possui como objeto de estudo o cartaz publicitário na obra gráfica de António Pedro Barros Cruz Caldas (1897–1975), caricaturista, ilustrador e publicitário portuense e materializa-se num projeto de caráter teórico-prático que sistematiza todo o processo e conhecimento decorrentes da mesma. Através da realização deste projeto de investigação pretende-se contribuir para complementar a História do Design com o reconhecimento deste autor multifacetado e da sua obra, em particular nos cartazes publicitários, de modo a preencher a ausência de informação acessível sobre os mesmos. O projeto de investigação fundamenta-se através da vida e obra do autor e pelo contexto histórico do cartaz, num panorama nacional e internacional focando os movimentos artísticos e autores que se destacaram nesta vertente. Enquadra-se o cartaz publicitário num contexto histórico de modo a observar as suas condicionantes temporais, política e sociais para perceber as circunstâncias que levaram à evolução gráfica. O estudo realizado surge ancorado por um conjunto de questões de investigação, às quais o projeto se propõe responder com o intuito de criar uma base sólida na construção da monografia. Que importância é atribuída à obra gráfica publicitária de António Cruz Caldas, e de que forma foi influente no panorama nacional, qual a pertinência da realização de um documento monográfico sobre o autor de modo a contextualizar a sua obra gráfica e qual o contributo deste para a História do Design Português. O objetivo principal deste projeto é a realização de um projeto prático, monografia biográfica, de modo a preservar e divulgar António Cruz Caldas, o estudo do cartaz publicitário e a sua evolução ao longo das décadas, assim como este autor foi adaptando o seu trabalho às diversas mudanças político-sociais do país através de uma análise comparativa do seu trabalho com os projetos dos seus contemporâneos através da criação de uma cronologia comparativa. Metodologicamente a investigação inicia-se através de recolha e análise de dados sobre o autor e o cartaz publicitário, revisão de literatura para colmatar as informações necessárias, verificar se nenhum documento preenche os requisitos a que este projeto se propõe, tratamento dos dados recolhidos e entrevistas a especialistas sobre o caso em estudo. No desenvolvimento do projeto prático, as metodologias centraram-se no campo específico do design editorial, desde a conceção à implementação final. Os resultados encontram-se disseminados na componente prática do projeto de investigação, dividida entre o presente documento e o projeto editorial que o acompanha, possibilitando a identificação de uma pluralidade de discursos estéticos, fruto de diversas influências nacionais e internacionais que se procuraram rastrear e apresentar. Os objetos editoriais apresentados, nos conteúdos e na forma adotada, pretendem contribuir para enaltecer o reconhecimento de António Cruz Caldas e da sua obra na vertente dos cartazes publicitários.
- Co-living no futuro: design de soluções modulares adaptáveis, sustentáveis e inteligentes para espaços orientados por serviçosPublication . Azevedo, Bruna Filipa de Sousa; Loyens, DirkNum futuro próximo, os espaços tradicionais de habitar poderão deixar de ser economicamente, ambientalmente e socialmente sustentáveis. Esta dissertação explora como as transformações sociais, ambientais e tecnológicas influenciam o desenvolvimento dos futuros espaços habitacionais e de habitação. O estudo centra-se nos conceitos emergentes de Co-Living e de Living as a Service (LaaS). Estes conceitos emergentes redefinem a habitação como sustentáveis, adaptáveis e flexíveis, contrastando com os modelos tradicionais de propriedade. A abordagem metodológica combina a exploração de quadros conceptuais que integram modularidade, sustentabilidade e inteligência digital, com uma análise crítica de estudos de caso contemporâneos — incluindo soluções modulares (Ori Living, Resource Furniture, Nestron), sistemas inteligentes (Spaceti, Mapiq, Thing-it) e produtos sustentáveis (Emeco 111, Kungsbacka) — e a avaliação das oportunidades e desafios a eles associados. Este processo resulta na criação de três cenários conceptuais para 2050: habitações emocionalmente adaptáveis, ambientes de "silêncio como luxo" e sistemas evolucionários de Co-Living. Os cenários propostos sugerem ainda que a convergência da modularidade física, dos materiais inteligentes e dos sistemas de IA adaptáveis poderá redefinir fundamentalmente a experiência de vida partilhada. Os produtos individuais precisam, portanto, de transcender funcionalidades isoladas, atuando como componentes de ecossistemas de vida responsivos e centrados no utilizador. A dissertação contribui para o discurso sobre os modelos futuros de coabitação e de Viver como Serviço através de propostas conceptuais. Reconhece as limitações inerentes às abordagens especulativas e a necessidade de validação empírica futura.
- Como o design de mobiliário se integra em espaços pré-concebidosPublication . Carvalho, Joana Rita da Silva; Soares, CristinaA presente proposta de estágio surge no âmbito do Mestrado em Design, integrado na Escola Superior de Média Artes e Design, descrevendo a integração como estagiária na empresa Jovem 4, inserida na área de Design de mobiliário e Design de interiores, durante um período de cinco (5) meses, começando em janeiro de 2021 e com término em maio de 2021. A empresa Jovem4 dedica-se aos ramos de Design de mobiliário, Design de interiores e Decoração, integra uma fábrica para fabrico próprio de mobiliário, na Zona Industrial da Maia, que produz de forma manual. Este foi um dos grandes motivos da minha escolha, uma vez que me possibilitaria uma melhor compreensão de formas de produção customizada. Tem como ideais a qualidade dos produtos, e estes são projetados para que cada peça seja única para cada cliente. Neste documento é apresentada uma revisão da literatura, onde se relata um pouco do que foi o ambiente doméstico antes do séc. XX, e a evolução de certos conceitos relevantes para o tema. Num segundo momento escrevo sobre o ambiente doméstico atual, tendo para tal recorrido referência da dissertação “À procura dos novos modos de habitar”, pela aluna Ana Moreira (Moreira, Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitetura, 2013), e analiso as conclusões da autora. Estas e outras conclusões, posteriormente, irão ser revistas de acordo com a minha experiência em estágio, recorrendo a projetos por mim realizados. Posteriormente a uma descrição mais detalhada acerca da empresa na qual fui integrada em Estágio, apresento projetos realizados, documentando o máximo possível todas as suas fases e todas as questões pertinentes, bem como amostras de materiais, estudos de tipos de tecidos, as cores a empregar e a produção do mobiliário. Relato também outras atividades por mim realizadas como: orçamentações, acompanhamento de clientes em loja, gestão de redes sociais da empresa, medições de tecidos, realização de peças para exposição e ainda visitas à fábrica. O presente documento resulta do meu estudo e análise de projetos realizados em Estágio, no qual foi-me possível retirar conclusões de diversas formas do mobiliário se integrar no espaço, onde mais uma vez referencio projetos realizados a fim de uma melhor compreensão e justificação, afirmação ou refutação de conclusões obtidas ao longo do trabalho, e ainda, tendências atuais na parte de decoração e mobiliário. Finalmente, concluo sobre todo o processo, incluindo uma reflexão crítica com enfoque nas diferenças entre o contexto académico e o laboral.
- Conceção de um projeto editorial para a empresa EcosteelPublication . Sousa, Susana Filipa dos Santos; Quelhas, VítorEste trabalho de investigação aborda todo o conceito de conceção de um editorial para uma empresa — a Ecosteel. Sendo uma investigação teórica e prática, estuda a realização de um catálogo para a entidade parceira, tratando todos os resultados do procedimento de criação em colaboração com a empresa, trabalhando no processo criativo e abordando as consequências do trabalho de equipa e da conciliação de várias opiniões para um resultado sólido e que agradasse as duas partes envolvidas. Neste relatório, há uma pequena introdução a empresa, mais propriamente a marca Much More Than a Window, mostrando os seus serviços e algumas das suas metodologias de trabalho. Seguidamente, o desenvolvimento teórico centra—se no estudo do tema do design editorial, analisando literatura acerca do tema, para conseguir obter uma opinião formada da sua evolução ao longo do tempo. Segue—se um capitulo destinado ao enquadramento teórico—pratico, em que foram estudados varios conceitos sobre o tema, como o formato, e aspetos da produção de uma publicação editorial como a escolha correta do tipo de papel, por exemplo. O quinto capitulo destina—se a analise de casos de estudo, vendo como certos aspetos e conceitos foram aplicados em determinados casos práticos e dissecando todo o processo de criação. Quanto a parte prática, o desenvolvimento projetual é a culminação desta investigação, dando resultado a maquete final do editorial para a Ecosteel. Neste relatório, é possível ler e perceber todas as etapas presentes no desenvolvimento do projeto. São revelados os desafios propostos e as decisões tomadas, com o porquê de terem sido formadas daquela forma, assim como os testes desenvolvidos, as concessões realizadas e as soluções encontradas. A respetiva conclusão de todo o projeto ao longo do ano termina com as dificuldades obtidas no decorrer deste percurso académico.
- Contribuição de um estagiário em design gráfico na SikaPublication . Fonseca, Jorge Daniel Mota; Coelho, RitaEste relatório de estagio surge no âmbito do Mestrado em Design, da Escola Superior de Medias Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Aqui, é apresentado todo o percurso e evolução neste projeto de estagio com a empresa Sika, que esta direcionada e focada no mercado de construção. A Sika acolheu o autor deste relatório durante 3 meses e meio, sendo orientado nessa empresa pelo tutor e designer Armando Fernandes (Sika) e pela Professora Doutora Rita Coelho (docente orientadora na Escola Superior de Media Artes e Design). Inserido no departamento de Marketing, realizei vários projetos num contexto real e com certa autonomia, comunicando a marca para o mundo exterior, resultando na contribuição como estagiário em Design Gráfico na Sika. Este estágio permitiu-me adquirir uma compreensão profunda das atividades e processos da empresa, bem como uma visão abrangente do setor da construção e indústria. Durante esse período, pude participar em projetos envolventes e desafiadores, utilizando o design 3D como uma ferramenta poderosa de comunicação. No decorrer deste estágio, alcancei resultados relevantes, aperfeiçoando as minhas competências na área de modelação e renderização 3D, bem como na síntese de briefings, onde explorei a minha experiência neste estágio e o meu contributo para a Sika. Aprendi a identificar as necessidades dos clientes, compreender as suas expectativas e transformar essas informações em soluções visuais eficazes. Foi uma experiência enriquecedora que me permitiu aplicar os meus conhecimentos teóricos na pratica, expandir as minhas habilidades de design e adquirir uma compreensão mais profunda no contexto empresarial. Estou confiante de que as competências e conhecimentos adquiridos durante este estágio serão valiosos para a minha carreira profissional no futuro.
