ISEP - DM – Engenharia Civil
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Civil by Field of Science and Technology (FOS) "Construções"
Now showing 1 - 10 of 89
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento da remodelação e ampliação da Casa de Saúde São MateusPublication . Bonya, Andrei Florin; Fontão, Eunice Maria VilaverdeO presente relatório tem como objetivo descrever o estágio realizado, o acompanhamento da direção de obra, as tarefas desenvolvidas e ainda um estudo das ações externas sobre os revestimentos da fachada da obra. Numa primeira fase do relatório, apresenta-se a empresa de acolhimento, a sua estrutura e o local da obra. A obra é relativa à ampliação e reabilitação da Casa de Saúde São Mateus em Viseu, sendo que os trabalhos acompanhados foram de encontro a parte da reabilitação do espaço. Seguidamente descrevemse todas as intervenções acompanhadas no âmbito do estágio. Na segunda fase do relatório descrevem-se as tarefas desenvolvidas como adjunto do diretor de obra, permitindo relacionar o acompanhamento dos trabalhos em obra com o desenvolvimento de atividades de controlo e supervisão dos trabalhadores, de modo a assegurar a segurança e higiene em obra. Durante o acompanhamento da obra e das diversas intervenções, surgiu o interesse em realizar um estudo sobre os materiais que revestem a fachada do edifício da Casa de Saúde São Mateus, nomeadamente o fenólico e o vidro, analisando o comportamento quando sujeitos a ações externas. É apresentado um estudo das ações exteriores a fachada do edifício da Casa de Saúde São Mateus, nomeadamente, ação do vento e ação sísmica. O primeiro estudo apresenta as caraterísticas do edifício de modo a observar a variação dos coeficientes de pressão do vento em relação ao local onde o edifício está inserido. No segundo estudo é realizada a comparação das soluções adotadas em relação aos revestimentos da fachada, fenólico e vidro, previstos no projeto de arquitetura, sugerindo medidas de melhoria quando possível. Foram estudadas novas soluções para atingir os objetivos. No presente relatório é ainda apresentada uma comparação dos valores obtidos nos estudos realizados pela empresa especializada em produção e montagem dos envidraçados, com os valores obtidos nos ensaios realizados para ensaios de resistência a vibração, impacto e encurvadura. As conclusões dos estudos revelaram que independentemente da grande quantidade de elementos que foram analisados, o efeito do sismo e vento, atua de forma idêntica.
- Acompanhamento das Técnicas de Construção na Obra do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz TuaPublication . Sampaio, Teresa Margarida Teixeira; Oliveira, Maria do RosárioO presente trabalho foi desenvolvido na obra do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua onde a autora teve oportunidade de realizar o estágio curricular junto da equipa da Fiscalização no período de 2 de Fevereiro de 2015 a 31 de Julho de 2015. A elaboração do presente trabalho pretende transmitir conhecimentos adquiridos relacionados com a constituição de um Aproveitamento Hidroelétrico, os tipos de barragens existentes, monitorização e controlo da segurança da estrutura da Barragem, controlo de qualidade de betão e o processo construtivo de uma Barragem. A construção da Barragem do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua tem sido realizada através do método tradicional, que consiste na aplicação de betão convencional compactado por vibração interna. Ao longo deste processo, foram aplicadas diversas técnicas construtivas, nomeadamente: escavação, betonagem, refrigeração artificial, injeção de juntas e tratamento de fundações. Neste trabalho foram ainda analisados os cuidados de segurança necessários neste tipo de estruturas, tendo como base o Regulamento de Segurança de Barragens. Este regulamento define as regras a seguir durante a execução da barragem e a monotorização que deve ser efetuada à mesma, permitindo assim o controlo da segurança da estrutura na sua construção e vida útil. É necessário ainda existir um controlo da qualidade, produção e aplicação do betão na estrutura de modo a aumentar a segurança, qualidade e durabilidade da mesma.
- Análise da vertente da eficiência energética nos principais métodos de avaliação sustentávelPublication . Gaspar, Sara de Oliveira; Sousa, José Manuel Martins Soares deA melhoria das condições de vida conduziu a um importante desenvolvimento dos atributos funcionais dos edifícios, onde o conforto térmico assumiu um papel preponderante. No entanto, o garante de condições interiores de conforto térmico acarreta, normalmente, um consumo excessivo de energia, colidindo com a crescente problemática e preocupação ambiental, fator determinante na legislação e certificação energética na União Europeia. O lançamento da Diretiva 2010/31/EU, relativa à performance energética dos edifícios abre caminho à diminuição das necessidades energéticas e à emissão de gases de efeito de estufa, contrariando assim a responsabilidade dos edifícios nesta matéria. Estes, até então, eram responsáveis por 40% do consumo de energia e 30% a 40% das emissões de CO2. O aumento constante das preocupações relativas aos impactes ambientais originou o desenvolvimento de sistemas de avaliação no que concerne à sustentabilidade e ao desenvolvimento de programas e metodologias com o objetivo de diminuir o consumo nos edifícios até que se atinja um balanço energético igual a zero, permitindo o surgimento do conceito Net Zero Energy Building. Neste contexto, a presente dissertação debruça-se na análise da vertente da eficiência energética nos principais métodos de avaliação sustentável – BREEAM, SBTOOL, LEED e LIDERA -, identificando os parâmetros mais determinantes bem como as suas eventuais lacunas. Assim, o documento encontra-se estruturado em três grandes partes: primeiramente pela pesquisa bibliográfica, seguindo-se a apresentação de todas as metodologias que permitem dar resposta à avaliação energética e conforto térmico e por fim a análise do desempenho energético de um edifício existente de carácter habitacional, possibilitando, com a adoção de medidas de melhoria, que este atinja até 2020 uma convergência para um edifício ideal em termos energéticos, ou seja, um Net Zero Energy Building.
- Análise das alterações ao DL 118/2013 ocorridas a 01/01/2016 - Benefício EnergéticoPublication . Gomes, João Pedro Coelho; Silva, Teresa Isabel Moreira de Carvalho Amorim NetoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na empresa ASL & Associados, com uma duração de 6 meses. O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo um primeiro estudo sobre as alterações que o DL 118/2013 sofreu a partir de 1 de Janeiro de 2016, contextualizando com a certificação energética de edifícios de habitação existentes (REH), uma vez que foi o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular. Inicialmente foi analisada a legislação em vigor referente ao comportamento térmico dos edifícios em Portugal (gerido pela agência para a energia - Adene), para posteriormente ser estudada e resumida, com vista a sua utilização e concretização do caso de estudo. Após realizada a introdução legislativa, assim como a apresentação do tema, da estrutura do relatório, das atividades desenvolvidas no estágio e da empresa na qual foi realizado o estágio (ASL & Associados), foi necessário considerando relevante aplicar a metodologia e exigências regulamentares a um caso de estudo, que serviu de base para comprovar a nível prático o impacto a nível energético causado pelas alterações que o DL 118/2013 sofreu. Desta forma, foi analisado um edifício de 4 pisos e 4 frações autónomas recentemente reabilitado, sito na Rua D. João IV, Porto, sendo que apenas foram apresentados pormenorizadamente os valores e parâmetros relativos a uma única fração, efetuando-se comparações do desempenho energético antes e após a reabilitação com exigências prescritas nos documentos legislativos em vigor até final de 2015 e os atuais (2016). Por fim, através da análise dos indicadores de desempenho energético, foi determinado o impacto que as alterações legislativas vieram causar, ao nível da necessidade de aumentar isolamentos de forma a cumprir os limites regulamentares e do custo global anual de energia que se reduz em comparação com a anterior regulamentação, para que no fim se realize um balanço e uma análise crítica, assente nas comparações realizadas no caso de estudo desenvolvido.
- Análise de ligações de estruturas pré-fabricadasPublication . Barbosa, Leonardo Castanho; Lello, José Carlos de Almeida GouveiaA utilização do sistema construtivo de elementos pré-fabricados vem se mostrando a melhor solução na atual busca do mercado pela racionalização de prazos e sustentabilidade. O estudo realizado neste trabalho visou analisar as ligações estruturais de pré-fabricados através da demonstração dos diversos tipos de ligações existentes. A partir da análise de conteúdo de um gráfico demonstrativo da incidência de utilização de pré-fabricados em tipos de obra específicos, constatou-se que a incidência da utilização de pré-fabricados na indústria brasileira vem se tornando cada vez mais recorrente, principalmente nas áreas de Shoppings Centers, Indústrias e Edifícios Comerciais. Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica que possibilitou a conceituação e análise de elementos essenciais ao sistema construtivo dos pré-fabricados, como fundações, pilares, vigas, lajes, escadas e paredes, bem como dos tipos de sistemas estruturais e ligações estruturais existentes. Foram utilizados diversos elementos ilustrativos para exemplificar os vários tipos de ligações que podem ser encontradas nos elementos pré-fabricados. A análise das ligações estruturais utilizadas do sistema de elementos pré-fabricados, bem como da viabilidade e benefícios resultantes da utilização de tal sistema na construção civil, foram verificados por meio do estudo de caso de um estacionamento localizado na Praça dos Poveiros, Porto – Portugal. Constatou-se, por via desse estudo, que, ao fazer a montagem da estrutura e da ligação de seus componentes, é necessário que o projetista estrutural faça um detalhamento de todas as ligações existentes, visando que estas fiquem firmes e não resultem em nenhum dano à obra. Conclui-se que a utilização de sistemas pré-moldados proporciona maior rapidez e eficiência à construção, tornando-se, apesar do alto custo, o sistema mais apropriado para certos tipos de obras.
- Análise de patologias num edifício e soluções corretivasPublication . Sequeira, Carla Sofia Fernandes Barros Magalhães; Garcia, Maria da Luz do ValeEm Portugal, nestes últimos anos, tem-se promovido a intervenção nos edifícios escolares com intuito de os recuperar e modernizar. Estes são edifícios que merecem uma atenção redobrada, pois tratam-se de locais com uma utilização diária intensa. A Direção do CICCOPN sensível à necessidade de melhorar as condições de ensino e conforto dos seus utilizadores (formandos, formadores e funcionários) e para fazer face ao desgaste provocado pelo uso e aos problemas construtivos a que o edifício está sujeito, aceitou a realização deste estágio, tendo em vista um levantamento das patologias existentes no mesmo e a definição de uma metodologia de reparação das situações mais frequentes. Nesse sentido, e a fim de garantir a eficácia das soluções, propostas de reparação das patologias do edifício, procedeu-se primeiramente a uma fase de diagnóstico e de inspeção. A informação relativa ao diagnóstico das patologias evidenciadas é apresentada sob a forma de fichas de inspeção, tendo sido feito também o seu registo em planta onde as mesmas se encontram assinaladas por cores em função da sua gravidade e urgência de intervenção. Verificou-se também que as infiltrações de água pela envolvente exterior do edifício (cobertura e fachadas) foram as principais anomalias encontradas e as causas resultam sobretudo da adoção de soluções construtivas inadequadas. Este trabalho contempla ainda, numa fase posterior, um conjunto de recomendações, que norteiam na definição de soluções de reparação, de forma a garantir que as mesmas asseguram resultados satisfatórios a longo prazo.
- Análise do comportamento térmico de um edifício novo no PortoPublication . Oliveira, Sérgio André da Cunha; Lopes, Duarte BarrosoO estágio curricular foi desenvolvido num contexto empresarial, na empresa ASL & Associados, no âmbito da certificação energética de edifícios de habitação (REH) e de serviços (RECS). Após a introdução ao tema, da estrutura do relatório, das atividades desenvolvidas e ainda da apresentação da empresa onde se realizou o estágio, procede-se à descrição dos documentos regulamentares (decretos-lei, portarias e despachos) e respetivas atualizações referente ao comportamento térmico dos edifícios em Portugal. A responsabilidade pela gestão deste sistema nacional de certificação energética é da responsabilidade da ADENE. É depois abordado um caso de estudo aplicável. Este consiste na análise de uma habitação unifamiliar de tipologia T2 (com uma área útil de 94,76 m2 , apenas com piso térreo), situada na Avenida da Boavista, no Porto. Procede-se à apresentação das soluções construtivas e a verificação térmica das mesmas, recorrendo sempre aos valores regulamentares para verificar os requisitos mínimos impostos. Com recurso a uma ferramenta informática, mais especificamente o software REVIT, é possível determinar os custos energéticos anuais por metro quadrado, de uma habitação. Inicialmente apresenta-se o cálculo térmico para a habitação em análise, sendo que o REVIT permite a simulação de diferentes cenários com melhorias pré-definidas no software de uma forma mais célere, assim como verificar o seu custo. No final, é efetuada a comparação económica entre o valor inicial dos custos energéticos da habitação e o custo após alterações.
- Análise do conforto térmico na reabilitação de um edifícioPublication . Silva, Miguel Ângelo Ferreira da; Teles, Isabel Maria AlvimO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido pelo estagiário na empresa Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, SA, no âmbito da disciplina de DIPRE, tendo em vista a conclusão do Mestrado em Engenharia Civil, na área das Construções, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Neste documento irá ser abordado o tema da Reabilitação Urbana, o funcionamento da própria empresa, Porto Vivo, SRU e as atividades desenvolvidas pelo estagiário no Núcleo de Gestão de Obras, no Núcleo de Licenciamento e Fiscalização e na Loja de Reabilitação Urbana. Irá ainda ser dada uma ênfase especial a um caso de estudo relativo ao comportamento térmico de um edifício em reabilitação promovido pela própria Porto Vivo, utilizando como base o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH). Por último serão apresentadas as conclusões finais do estágio e a importância do mesmo para o estagiário tanto a nível pessoal como profissional.
- Análise do desempenho térmico de soluções construtivas na reabilitação de edifícios de habitaçãoPublication . Maia, Eliana Sofia da Costa; Silva, Teresa Isabel Moreira de Carvalho Amorim NetoAo longo dos anos, tem-se vindo a observar sociedades mais exigentes com as questões de conforto, mas muitas vezes existe paralelamente um aumento do consumo de energia. Nos edifícios, a maioria da energia utilizada é produzida através de fontes de energia não renováveis, incluindo todos os problemas daí resultantes, nomeadamente ao nível da sua sustentabilidade. Para contrariar esta tendência, é essencial repensar a forma como os edifícios são concebidos, construídos e utilizados. Esta dissertação incide na análise do desempenho térmico de soluções construtivas na reabilitação de edifícios de habitação, procurando otimizar o seu desempenho, respeitando as exigências da legislação e tentando atingir níveis que, eventualmente, poderão vir a ser considerados como limites impostos aos edifícios com necessidades quase nulas de energias, NZEB. Inicialmente, é apresentado o conceito de reabilitação aplicado aos edifícios típicos do Porto, incluindo a tipificação das soluções construtivas existentes. Posteriormente, identifica-se a legislação a estudar, apresenta-se o conceito de eficiência energética e é feita uma abordagem aos edifícios com necessidades quase nulas de energias, incluindo estratégias que vão de encontro aos NZEB e ao conceito da “Passive House” em Portugal. É realizado um estudo de caso, onde se demonstra a aplicação prática da metodologia de cálculo da legislação a uma fração de um edifício em reabilitação, permitindo a quantificação das necessidades energéticas para aquecimento, arrefecimento e energia primária, propondo-se soluções de melhoria relativamente às aplicadas em obra, por forma a atingir valores bastante baixos de necessidades de energia primária associados a estratégias de elevado desempenho térmico. É utilizada a plataforma de cálculo PTNZEB e também são realizados todos os cálculos de forma manual com recurso ao Excel, efetuando-se, no final, uma análise económica das soluções construtivas e equipamentos propostos. Pretende-se evidenciar os benefícios de uma reabilitação térmica consciente, que poderá resultar em menores consumos energéticos, menor probabilidade de ocorrência de condensações, benefícios económicos resultantes da menor dependência de consumo de energia, melhor qualidade do ar interior, menores impactes ambientais com a utilização do imóvel. Devemos projetar a pensar no conforto dos utilizadores e no custo de utilização durante a vida útil do imóvel.
- Análise do Desempenho Térmico de um Edifício ExistentePublication . Pinto, Cláudia Raquel Magalhães; Silva, Teresa Isabel Moreira de Carvalho Amorim NetoEste relatório pretende avaliar o desempenho térmico de um edifício existente, construído em 1970, e comparar com o que apresentará após ser sujeito a diversas intervenções nas soluções construtivas adotadas e nos equipamentos. Nos dias que hoje decorrem, as condições de qualidade de vida das populações têm vindo a melhorar e por isso os sistemas construtivos dos edifícios têm que ser aperfeiçoados até porque a legislação assim o obriga. A atual regulamentação de desempenho térmico dos edifícios, o Decreto-Lei nº 118/2013 já sofreu quatro alterações e a sua metodologia de cálculo também tem sido alvo de modificações importantes realizadas através de publicações de diversas Portarias. No caso de estudo apresentado, foi adotada a metodologia definida nesta legislação para um edifício misto existente e comparados os resultados obtidos após o edifício ser reabilitado. Para esta análise utilizou-se: o método detalhado realizado manualmente e através da folha de Excel desenvolvida pelo ITEcons e o método simplificado com o método detalhado no antes da reabilitação. A folha de cálculo da ITEcons faz a avaliação do comportamento térmico e do desempenho energético dos edifícios e disponibiliza o preenchimento de toda a informação necessária à emissão de Pré- Certificados e Certificados Energéticos. Por fim avaliaram-se as medidas propostas na reabilitação e os impactos que teriam na certificação energética das frações estudadas.