ESS - FAR - Farmácia
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- Isolation, excystation and axenization of Giardia lamblia isolates: in vitro susceptibility to metronidazole and albendazolePublication . Cruz, Agostinho; Sousa, M. Isaura; Azeredo, Zaida; Leite, Emilia; Sousa, J. C. Figueiredo de; Cabral, MiguelFrom 53 samples of human faeces containing Giardia lamblia cysts, 18 isolates were successfully excysted in vitro, and cultivated axenically in TYI-S-33 modified medium. The in vitro effects of metronidazole and albendazole on these isolates were evaluated by the trophozoite adherence inhibition method. The IC50 was between 2.4 and 11.5 µM for metronidazole and 0.027 and 0.192 µM for albendazole. These IC50 values were similar to those found for the ATCC 30888 and 30957 reference isolates. All isolates were susceptible to the antiparasitic drugs tested. These results suggest that resistance of G. lamblia to metronidazole and albendazole does not seem to be a significant problem in our population.
- Comparison between two common methods for measuring Giardia lamblia susceptibility to antiparasitic drugs in vitroPublication . Cruz, Agostinho; Sousa, M. Isaura; Azeredo, Zaida; Silva, M. Carolina; Sousa, J.C. Figueiredo de; Manso, Olga; Cabral, MiguelIn this study a comparison between two different methods for measuring the susceptibility of Giardia lamblia trophozoites to metronidazole and albendazole is performed. Modifications of Meloni’s method, based on the loss of adherence of parasites to surfaces, and the Hill method, based on the loss of parasite division capacity, are compared. A logistic model was used to calculate the inhibitory concentrations IC10, IC50 and IC90 that were further compared using the respective standard errors. The results obtained, after contact of parasites with the antiparasitic drugs for 24 h, show that the adherence method is more sensitive than the multiplication method for low and moderate inhibitory concentrations of albendazole. Conversely for metronidazole the multiplication method seems to be more sensitive for high inhibitory concentrations of the drug. For screening the IC50, both methods seem to be effective, however, the inhibition of adherence method have even better performance for the benzimidazole like drugs.
- O conceito da qualidade nos produtos à base de Ginkgo biloba comercializados em PortugalPublication . Pinho, Cláudia; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Ferraz Oliveira, Rita; Santos, Marlene; Cruz, AgostinhoO extracto de Ginkgo biloba é o produto fitoterápico mais vendido na Europa. Em Portugal e muitos países, a maioria dos produtos à base de plantas são comercializados como suplementos alimentares, não estando garantidos, parâmetros de qualidade, segurança e eficácia. Realizouse um estudo, com recolha de informações, tendo por base uma amostra de 50 produtos à base de ginkgo. Da análise, verificou-se que 94% podiam ser encontrados à venda na internet, e desse total, 89% possuíam informação on-line quanto à composição. Apenas 40% referem a utilização do extracto padronizado de ginkgo e muitos recomendam doses superiores às referidas como terapêuticas.
- Avaliação da prevalência de Trichomonas vaginalis pelos métodos direto e culturalPublication . Alves, Maria José; Cruz, Agostinho; Balteiro, Jorge; Ferraz Oliveira, Rita; Cunha, AgostinhoA tricomoniose é a doença sexualmente transmitida não víral de maior prevalência nos seres humanos. Apresenta grande variabilidade de manifestações clínicas, desde a ausência de sintomas a um elevado risco de inflamação pélvica e ínfertilidade. Sinais clínicos e sintomas não são nem sensíveis nem específicos o suficiente para serem usados isoladamente no diagnóstico da tricomoniose, como tal o diagnóstico laboratorial é fundamental na detecção desta parasitose. A baixa sensibilidade dos métodos usados no diagnóstico laboratorial desta infecção subestima a sua prevalência. Consistiram em detenninar a prevalência de Trichomonas vaginalis em mulheres recorrendo ao exame directo e cultural com intuito de verificar as respectivas sensibilidades. Foi propósito demonstrar a importância da utilização sequencial destas duas metodologias no diagnóstico da tricomofíiose. As colheitas dos exsudados vaginais foram efectuadas em 288 mulheres que frequentavam a consulta de planeamento familiar dos Centro de Saúde 1, Centro de Saúde 2 e Hospital Distrital de Chaves, recorrendo a duas metodologias de diagnóstico (método Directo/Cultural). Das 288 mulheres investigadas a infecção por T. vaginalis foi detectada em 11 (3, 8%) recorrendo conjuntamente às duas metodologias. A infecção foi diagnosticada pelo método directo em 4 das 11 mulheres, no entanto o método cultural (Meio TYM) detectou os 11 casos positivos. Apesar de continuar a ser o mais utilizado no diagnóstico da tricomoniose o método directo apresentou uma sensibilidade de apenas 36,3%. Pela comparação de sensibilidades é visível a elevada precisão do método cultural relativamente ao directo. A associação destas duas metodologias poderá ser uma mais valia no diagnóstico da tricomoniose.
- Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia baseado em simulaçõesPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoA incorporação de actividades de formação à distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino tanto ao nível de formação inicial como da formação contínua. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na Enfermagem, são prolíficos os trabalhos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e dos métodos pedagógicos, contudo, tanto quanto foi possível indagar na área da Farmácia, os exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional. Nesse sentido este projecto destina-se a avaliar as necessidades subjacentes à implementação de um modelo de b-learning no ensino da Farmacoterapia baseada em Simulações, criá-lo, implementá-lo e por fim avaliar o desempenho do aluno e a sua motivação.
- Online learning environment surveys for higher education. Comparative analysis and future researchPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoA qualidade dos ambientes online de aprendizagem, desempenha um papel primordial. Investigadores e profissionais da educação devem dispor de meios através dos quais possam quantificar certas características do ambiente de aprendizagem antes de aprovar qualquer alteração no ambiente online com vista a uma melhoria da efectividade do processo de aprendizagem. Questionários relativos a ambientes online de aprendizagem têm sido utilizados em vários países, em vários níveis de ensino e muitas áreas de educação, porém não há registos de tais instrumentos serem validados e utilizados em Portugal. O objectivo da presente revisão integrativa consiste na análise de diversos questionários/instrumentos concebidos para a avaliação dos ambientes online de aprendizagem de forma a tecer uma apreciação crítica sobre as dimensões avaliadas e, finalmente, estabelecer um plano de acção para a validação e adaptação transcultural de um desses instrumentos para a Língua Portuguesa.
- Case based, learner centered approach to pharmacotherapyPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoThe incorporation of real problems into health education is seen as an effort to prepare future health professionals to meet the challenging demands of the profession, in particular, the provision of quality patient care. The founding’s of these methodology can be traced back to Dewey. The author suggested that students should be presented with real life problems and in order to discover the information required to solve them. Further more, Dewey encouraged reflection as a process that should be used when solving problems. Furthermore the author recognized that logical or analytical reflection can take place only when there is a real problem to be solved.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos docentesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos lecionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos docentes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online. Verificou-se uma percentagem de respostas de 58,5%. A análise global da opinião dos docentes tende para a estrutura semestral (semestral: 63,2%; trimestral: 31,6%). A tendência para esta estrutura curricular pode ser justificada pela percepção dos docentes acerca da aquisição de competências, consolidação das aprendizagens, tempo dedicado ao estudo/actividades extra-curriculares e interesse dos estudantes e, fadiga dos docentes, observando-se uma associação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a escolha da estrutura e cada uma destas variáveis. Não foi encontrada associação entre a escolha da estrutura curricular e a lecionação a outros cursos. Pelos dados obtidos, e na opinião dos docentes do curso, a estrutura trimestral é preterida em relação à estrutura semestral.
- Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perguntas de escolha múltiplaPublication . Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cunha, A.; Santos, M.; Jesus, Â.; Correia, P.; Cruz, A.O trabalho teve como objetivo determinar a influência da opção ‘Duas das anteriores’ em perguntas de escolha múltipla (PEM), avaliando coeficiente de dificuldade e poder discriminatório. O estudo consistiu na aplicação de dois testes de PEM, TA e TB, este último com a opção ‘Duas das anteriores’ (n = 61). Foi ainda avaliada a percepção dos estudantes relativamente aos testes aplicados através de um questionário. No grau de dificuldade, verifica-se que o TA é mais fácil que o TB (Mann-Whitney, p = 0,012), o que vai de encontro à percepção dos estudantes, que indicam que a opção ‘Duas das anteriores’ dificulta o teste (68,9%). O poder discriminatório dos testes aplicados é semelhante (A = 0,363; B = 0,345) (Mann-Whitney, p = 0,699). Conclui-se que a alínea em estudo aumenta significativamente o coeficiente de dificuldade dos instrumentos, não interferindo com o poder discriminatório, podendo constituir uma ferramenta alternativa na avaliação da aprendizagem no ensino superior.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos estudantesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos leccionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos estudantes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online aos actuais e ex-estudantes. Verificou-se uma percentagem de respostas global de 54,1% e dos actuais estudantes de 72,7%. Não se verificou uma manifesta tendência para qualquer uma das estruturas, 46,5% dos es tudantes foram favoráveis à estrutura semestral e 51,2% à trimestral. A proporção de respostas não variou significativamente entre anos lectivos, contudo, verificou-se uma tendência para os estu dantes que frequentam o 4º ano (que contactaram com ambas as estruturas) serem mais favoráveis à estrutura trimestral. Observou-se uma correlação forte e estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a preferência de cada uma das estruturas e a percepção da aquisição de competências pelos estudantes. Os dados recolhidos não permitem concluir que a estrutura trimestral seja notoriamente superior à estrutura semestral.