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- Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia baseado em simulaçõesPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoA incorporação de actividades de formação à distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino tanto ao nível de formação inicial como da formação contínua. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na Enfermagem, são prolíficos os trabalhos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e dos métodos pedagógicos, contudo, tanto quanto foi possível indagar na área da Farmácia, os exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional. Nesse sentido este projecto destina-se a avaliar as necessidades subjacentes à implementação de um modelo de b-learning no ensino da Farmacoterapia baseada em Simulações, criá-lo, implementá-lo e por fim avaliar o desempenho do aluno e a sua motivação.
- Influence of cardiorespiratory fitness and parental lifestyle on adolescents' abdominal obesityPublication . Vale, Susana; Soares-Miranda, L; Santos, R; Moreira, C; Marques, AI; Santos, P; Teixeira, L; Mota, JThe aims of this study were (1) to analyse the influence of cardiorespiratory fitness (CRF) and parental overweight status (POS) and socioeconomic status (SES) on abdominal obesity. This study was comprised of 779 adolescents (12-18 years). Waist-height ratio (WHtR), 20 m shuttle-run test to ascertain CRF, POS according to World Health Organization recommendations and SES of parents using level of education were analysed. Using WHtR, the prevalence of abdominal obesity was 21.3% (23.5% girls and 17.9% boys; p = 0.062). Regardless of gender, participants who belonged to the WHtR risk group had significantly (p ≤ 0.05) lower CRF scores than the WHtR non-risk group; 84.4% of girls who belonged to the WHtR risk group had one or two overweight parents (p ≤ 0.05). Boys with low CRF (OR: 6.43; CI: 3.33-12.39) were more likely to belong to the WHtR risk group compared with their lean peers. Girls with low CRF (OR: 1.78; CI: 1.14-2.78) and with at least one overweight parent (OR: 2.50; CI: 1.07-5.85) or two overweight parents (OR: 4.90; CI: 2.08-11.54) were associated with the risk of abdominal obesity. This study highlights the influence of adolescents' family on abdominal obesity, especially in girls. Further, the data suggested that low CRF was a strong predictor of risk values of abdominal obesity in adolescence.
- Ionic liquids as active pharmaceutical ingredientsPublication . Ferraz, Ricardo; Branco, Luís C.; Prudêncio, Cristina; Noronha, João Paulo; Petrovski, ŽeljkoIonic liquids (ILs) are ionic compounds that possess a melting temperature below 100 °C. Their physical and chemical properties are attractive for various applications. Several organic materials that are now classified as ionic liquids were described as far back as the mid-19th century. The search for new and different ILs has led to the progressive development and application of three generations of ILs: 1) The focus of the first generation was mainly on their unique intrinsic physical and chemical properties, such as density, viscosity, conductivity, solubility, and high thermal and chemical stability. 2) The second generation of ILs offered the potential to tune some of these physical and chemical properties, allowing the formation of “task-specific ionic liquids” which can have application as lubricants, energetic materials (in the case of selective separation and extraction processes), and as more environmentally friendly (greener) reaction solvents, among others. 3) The third and most recent generation of ILs involve active pharmaceutical ingredients (API), which are being used to produce ILs with biological activity. Herein we summarize recent developments in the area of third-generation ionic liquids that are being used as APIs, with a particular focus on efforts to overcome current hurdles encountered by APIs. We also offer some innovative solutions in new medical treatment and delivery options.
- Online learning environment surveys for higher education. Comparative analysis and future researchPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoA qualidade dos ambientes online de aprendizagem, desempenha um papel primordial. Investigadores e profissionais da educação devem dispor de meios através dos quais possam quantificar certas características do ambiente de aprendizagem antes de aprovar qualquer alteração no ambiente online com vista a uma melhoria da efectividade do processo de aprendizagem. Questionários relativos a ambientes online de aprendizagem têm sido utilizados em vários países, em vários níveis de ensino e muitas áreas de educação, porém não há registos de tais instrumentos serem validados e utilizados em Portugal. O objectivo da presente revisão integrativa consiste na análise de diversos questionários/instrumentos concebidos para a avaliação dos ambientes online de aprendizagem de forma a tecer uma apreciação crítica sobre as dimensões avaliadas e, finalmente, estabelecer um plano de acção para a validação e adaptação transcultural de um desses instrumentos para a Língua Portuguesa.
- A direcção de cena na ópera, um outro papelPublication . Meneses, Ana Paula Rodrigues de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Castro, Paulo Ferreira deQuando me perguntam qual é a minha profissão e eu respondo «faço direcção de cena», na maior parte das vezes deparo-me com um olhar perplexo por parte do meu interlocutor. Se eu tentar explicar em que consiste e acrescentar que esse trabalho é em «ópera», a perplexidade transforma-se em «sorriso amarelo», e então depreendo que não faz uma pequena ideia do que estou a falar. Pude constatar que mesmo pessoas ligadas ao teatro e à ópera também manifestam desconhecimento nesta matéria. Pensei, por isso, fazer um trabalho que reivindique uma maior visibilidade, valorização e reconhecimento da direcção de cena. Sendo esta profissão relativamente recente, é importante cativar o interesse dos jovens para a seguirem. Para tal é fundamental dotá-la profissionalmente, de forma a atribuir-lhe reconhecimento e estatuto, fruto de uma componente académica e de um corpo teórico sólido capazes de valorizarem um desempenho mais qualificado. Neste contexto fiz uma análise comparativa sobre a forma de trabalhar em direcção de cena de ópera em Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha. Procurei para isso utilizar exemplos de teatros que fossem emblemáticos na rede de teatros de ópera de cada um destes países. Analisei ainda em que medida é fundamental a estreita cooperação entre o director de cena e o trabalho do encenador, de forma a garantir a qualidade e a fidelidade do espectáculo. Este facto leva a propor uma nova abordagem e uma nova visão da direcção de cena, atribuindo-lhe um novo papel com maior reconhecimento enquanto profissão.
- ALC Neuroprotection through autophagy and ups acitivityPublication . Bravo, Joana; Cunha, Lídia; Fernandes, Sílvia; Binienda, Zbigniew; Summavielle, TeresaAcetyl–L-carnitine (ALC) has beneficial effects in neurodegenerative diseases and was shown to be protective against exposure to methamphetamine (METH) reducing mitochondrial dysfunction and oxidative stress. However, the mechanisms underlying ALC action are still unknown, limiting its putative therapeutic use.
- Arnold Schoenberg e Alexander Scriabin: a música para piano no processo de suspensão do sistema tonalPublication . Garcia, Sérgio Filipe Ferreira do Amaral; Torres, Madalena Abranches de SoveralO presente trabalho pretende efectuar um estudo comparativo sobre a obra de dois compositores que desempenharam importantes papéis no processo de suspensão do sistema tonal – Arnold Schoenberg e Alexander Scriabin. Ao romper com a tonalidade e com os seus princípios organizadores, ambos sentiram necessidade de criar um novo elemento unificador, que garantisse unidade e organicidade na composição. Esse princípio é concretizado por Schoenberg através do serialismo dodecafónico, e por Scriabin pelo estabelecimento de um novo centro harmónico denominado acorde sintético e das suas derivadas escalas sintéticas. Após a confrontação dos princípios fundamentais no percurso dos dois compositores, interpretam-se as diferenças que eles apresentam, mostrando de que forma elas se manifestam na escrita pianística.