Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perguntas de escolha múltipla

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
POSTER_Rita Ferraz Oliveira.pdf62.33 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O trabalho teve como objetivo determinar a influência da opção ‘Duas das anteriores’ em perguntas de escolha múltipla (PEM), avaliando coeficiente de dificuldade e poder discriminatório. O estudo consistiu na aplicação de dois testes de PEM, TA e TB, este último com a opção ‘Duas das anteriores’ (n = 61). Foi ainda avaliada a percepção dos estudantes relativamente aos testes aplicados através de um questionário. No grau de dificuldade, verifica-se que o TA é mais fácil que o TB (Mann-Whitney, p = 0,012), o que vai de encontro à percepção dos estudantes, que indicam que a opção ‘Duas das anteriores’ dificulta o teste (68,9%). O poder discriminatório dos testes aplicados é semelhante (A = 0,363; B = 0,345) (Mann-Whitney, p = 0,699). Conclui-se que a alínea em estudo aumenta significativamente o coeficiente de dificuldade dos instrumentos, não interferindo com o poder discriminatório, podendo constituir uma ferramenta alternativa na avaliação da aprendizagem no ensino superior.

Description

Keywords

Citation

Oliveira R. F., Oliveira A. I., Pinho C., Cunha A., Santos M., Jesus A., Correia P., & Cruz A. (2011). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: Perguntas de escolha múltipla. XX CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE EDUCACIÓN MÉDICA, S80–S81.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue