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  • Protocolo de estudo para adaptação de ferramenta certificada para avaliação dos procedimentos de manipulação de medicamentos citotóxicos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
    Publication . Pereira, Cátia; Jesus, Ângelo; Moreira, Fernando; Moreira, Fernando; Jesus, Ângelo
    Nos países de baixo e médio rendimento (PBMR), os recursos são muitas vezes inadequados e existem escassas oportunidades de formação sobre manipulação segura de citotóxicos. Para que seja possível a melhoria das condições em que trabalham estes profissionais, é indispensável a realização de avaliação do cumprimento das diretrizes internacionais. O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo que permita identificar e adaptar uma ferramenta para avaliação da adequação da preparação de citotóxicos, em países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) considerados PBMR.
  • Challenging invasive fungal infections: development of innovative electrochemical nanogenosensors to detect Candida spp.
    Publication . Castanheira, Michelle; Morais, Stephanie L.; Seguro, Isabel; Santos, Marlene; Lima, Luís; Pacheco, João; Barroso, M. Fátima
    Despite the considerable advances in the prevention and treatment of fungal infections, invasive fungus such as Candida spp., continues to be one of the major causes of morbidity and mortality. The Global Action Fund Infections reported that, annually, more than 300 million people are infected with fungal infection, from these, about 1.5 million ends up dying. Candida albicans is the most important fungal 66 opportunistic pathogen, it can cause superficial or invasive infections. Candida, often, causes superficial infections, per example in skin or mucous membranes with simple and effective treatment, however, also can break to the bloodstream and disseminate to internal organs. It has been observed among high-risk patients such as allogeneic stem-cell transplant recipients and with acute leukemia receiving highdose chemotherapy. These patients are at a heightened risk of developing infections due to the suppression of their immune system during the transplantation process. The diagnosis of systemic fungal infections persists as a problematic issue. Therefore, the development of more efficient, sensitive and specific methods for early diagnosis is need. In this study, an easy, rapid, and accurate detection methods for fungal infections in patients undergoing hematopoietic stem cell transplantation (HSCT) was designed. To address this challenge, it was developed an electrochemical nanogenosensor for the detection of Candida albicans.This nanogenosensor was assembled in an innovative low-cost electrochemical paper based analytical devices (ePAD). A sandwich hybridization reaction was used to enhaced the sensitivity of the electrochemical signal. Preliminary results demonstrated that using this nanogenosensors it was possible to detect Candida spp., in synthetic fungus sample. Despite these results, the optimization of the nanogenosensor in terms of quantifying Candida albicans is being carried out, which will be validated in future studies.The applicability in hospital environment relatively to sensitivity, accuracy, quickness response, challenges and opportunities will be discuss in future developments.
  • Estudo prospetivo para programa de pacientes simulados
    Publication . Macedo, Rui; Trigueiro, Maria João; Gonçalves, Maria João; Faias, Joaquim; Jesus, Ângelo; Noites, Andreia; Araújo, André
    A Simulação abrange meios muito diversificados incluindo entre outros, manequins, pacientes virtuais, jogos sérios, roleplaying, pacientes simulados. Por todo o mundo, cresce o número de instituições de ensino superior (IES) de saúde que adotam estes recursos, constituem unidades de simulação e criam programas de pacientes simulados (PS). Comum em medicina e enfermagem, PS tem pouca expressão noutras profissões de saúde, apesar do seu crescente uso no treino interprofissional. Desconhecem-se estudos sobre o uso seja da simulação senso lato ou de PS nessas profissões em Portugal. Inventariar estas atividades em cursos na área da saúde das IES Politécnicas públicas portuguesas (IESPPP) permitirá identificar boas práticas e facilitar a sua adoção.
  • Ética e deontologia nas tecnologias da saúde
    Publication . Cruz, Agostinho; Lopes, Paula; Amorim, Manuela; Cabral, Ana Paula; Curado, Henrique; Faria, Isabel; Gonçalves, Maria João; Machado, Alberto; Sousa, Helena; Monteiro, Pedro; Tavares, Diana
    Muitas são as Instituições de Ensino Superior (IES) que ministram cursos na área da saúde e onde são desenvolvidos estudos de cariz clínico, sendo necessário garantir a salvaguarda dos padrões de (bio)ética, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humana e a proteção/segurança dos seus dados pessoais. O Decreto-Lei n.º 80/2018 (15 /outubro), veio estabelecer princípios e regras aplicáveis ao funcionamento das comissões de ética integradas em IES, que realizem investigação clínica. A Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde (CE da ESS) do Politécnico do Porto tem 10 anos de existência, desenvolvendo atividade de apoio aos projetos de investigação integrados em cursos de graduação e/ou dos seus Centros de Investigação, ou de entidades externas. Assim, para além da análise e emissão de pareceres relativos à investigação realizada, a CE da ESS tem intervém ainda no eixo da formação, objetivando padrões conduta (bio)ética, proteção e garantia da dignidade/integridade humana e proteção/segurança dos dados pessoais e/ou sensíveis, segundo os Códigos Deontológicos e de Conduta das Tecnologias da Saúde. Nestas áreas da saúde, os dilemas surgem no dia-a-dia dos profissionais e são devidos tanto às diferentes patologias, como aos procedimentos de diagnóstico e terapêutica utilizados. Existe ainda a problemática da confidencialidade e registo, que tem vindo a assumir cada vez maior importância, com o incremento da autonomia do paciente / utente. O respeito pelos direitos do utente, nas questões relativas ao controlo e acesso à informação clínica e terapêutica, pressupõe conhecimento e experiência do profissional quanto aos limites ético-deontológicos, dada a gestão constante do risco inerente à intervenção, tendo em vista o objetivo último da mesma: o bem-estar de quem procura estes profissionais.
  • A Farmácia Caseira – uma estratégia de desenvolvimento de competências transversais em bioestatística em farmácia
    Publication . Cruz, Agostinho; Alves, Sandra Maria; Nascimento, Ana Paula; Santos, Marlene; Correia, Patrícia Carla dos Santos; Jesus, Ângelo; Ferraz Oliveira, Rita; Pinho, Cláudia; Pimenta, Rui
    Em todas as residências é prática comum a existência de medicamentos e produtos afins, que se encontram a uso, uso esporádico ou que se encontram já fora de uso, como resultado da sua aquisição por prescrição médica ou por iniciativa própria. Se refletirmos na necessidade da existência de boas práticas na organização e gestão desta “Farmácia Caseira”, facilmente verificamos da sua importância em termos não só económicos, mas, principalmente, em termos de saúde pública. Na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS- P.Porto), a utilização da Farmácia Caseira como estratégia pedagógica tem um histórico de mais de 20 anos. Com o objetivo de promover a interdisciplinaridade o grupo de bioestatística utilizou estes dados no desenvolvimento de um conjunto de enunciados de cariz prático na Unidade Curricular (UC) de Fundamentos de Planeamento Experimental do curso de Farmácia, ESS- P.Porto. Estes enunciados permitiram a aplicação prática a dados reais recolhidos pelos estudantes dos conteúdos programáticos da UC (teoria das probabilidades, estatística descritiva e inferencial). Os dados, recolhidos anualmente pelos estudantes, são variáveis de caracterização: i) sociodemográfica do agregado familiar; ii) perfil dos medicamentos existentes na Farmácia Caseira; e iii) condições de armazenamento. A metodologia proposta permitiu: a) integrar a estatística no contexto de atuação dos futuros licenciados; b) enfatizar a componente conceptual da estatística; c) trabalhar com dados reais recolhidos pelos estudantes; d) desenvolver, para além das competências cognitivas, as competências atitudinais, estratégicas e de utilização de novas tecnologias no tratamento da informação. Os instrumentos desenvolvidos foram aplicados com sucesso tornando mais visível a utilidade da bioestatística aplicada à área da farmácia, melhorando a atitude face à aprendizagem da mesma, promovendo uma consciência crítica na análise e aplicação dos métodos estatísticos contribuindo para a formação de profissionais com maior autonomia e capacitados para uma prática baseada na evidência.
  • Plant honey origin authentication: Use of electrochemical genosensors for food safety and quality control
    Publication . Morais, Stephanie; Pereira, Eduarda; Castanheira, Michelle; Santos, Marlene; Domingues, Valentina; Delerue-Matos, Cristina; Barroso, M. Fátima
    Honey is a natural high-quality food product consumed worldwide due to its diverse nutritional profile and beneficial medical properties. These factors, along with honey’s unique sweet taste and odour, make it one of the most popular products for a healthy diet. Nevertheless, food fraud is an increasing problem with various impacts on the economy, health, and in the environment, as honey prices are established based on its botanical origin and nutritional composition. In the European Union, honey is one of the most adulterated products found in the market. Mislabeling of a honey’s geographic origin and unethical mixing with low-grade honeys, sugars, and other substances are some of the common fraudulent practices. Hence, it is imperative to develop analytical tools to quickly, cheaply, and successfully identify fraudulent products. In this work, an electrochemical genosensor for the detection of two different plant species, Calluna vulgaris (the heather flower) and Castanea sativa (the chestnut tree), was developed and optimized. Analyzing public database platforms, a 98 base pair DNA target probe for Calluna vulgaris and a 103 base pair DNA target probe for Castanea sativa were selected and designed. The developed genosensor resulted from a linear self-assembled monolayer of the DNA capture probe of each respective species immobilized onto screen-printed gold electrodes and mercaptohexanol. To improve the genosensor’s selectivity and avoid strong secondary structures, a sandwich format for both DNA target probes was designed using a complementary fluorescein isothiocyanate-labelled DNA signaling probe. Chronoamperometry measurements were performed in a 0.13 to 2.00 nM range for both species. The developed genosensor was able to detect the hybridization reaction between the synthetic strands of each plant. Therefore, electrochemical genosensors offer a promising and cost-effective analytical tool to authenticate the botanical origin of honey, guaranteeing honey safety, quality control, and authenticity for both industries and consumers and showing potential for application in combatting fraud.
  • Estudo comparativo de comportamentos associados ao uso de medicamentos entre a comunidade universitária de Portugal e Angola
    Publication . Fernandes, Sara; Monteiro, Daniela; Pais, Patrick; Samba, Nsevolo; Serra, Cristina; Teixeira, Ricardo; Prudêncio, Cristina
    O uso de medicamentos de forma correta e consciente permite tirar o maior benefício dos mesmos. Porém os medicamentos nem sempre são usados de uma forma correcta, levando ao risco de aparecimento de situações que podem acarretar graves problemas de saúde pública, quando não identificadas precocemente. As características socioecónomicas e os níveis educacionais são dois fatores que condicionam por vezes as situações anteriores e consequentemente ao uso incorreto de medicamentos. As diferenças verificadas entre Portugal e Angola ao nível destes fatores, traduzem-se em diferenças significativas nos padrões de uso de medicamentos. Avaliar comportamentos associados ao uso de medicamentos entre a comunidade universitária de Portugal e Angola. Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo que teve como base uma amostra constituída por 110 indivíduos da comunidade escolar universitária da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em Portugal e 36 indivíduos da Escola Superior Politécnica de Kwanza Norte (ESPKN) da Universidade Kimpa Vita, em Angola. A recolha dos dados, foi efetuada a aplicação de um questionário validado (Soares, 2009) online e presencial , durante fevereiro de 2013. As informações recolhidas foram analisadas através de SPSS e Microsoft Office Excel®. Da totalidade de inquiridos,50,7% eram do sexo feminino e 49,3% do sexo masculino, situando-se na faixa etária dos 17 aos 32 anos. Através da análise estatística verificaram-se diferenças significativas entre as duas comunidades, nomeadamente nos grupos farmacoterapêuticos mais consumidos, sendo que em Portugal eram os psicofármacos e os antiasmáticos e broncodilatadores os mais consumidos. Em Angola, eram os analgésicos/antipiréticos, os antimaláricos e os antibacterianos. Em termos de padrão de incumprimento de terapêutica, hábitos de automedicação e adesão à terapêutica, os resultados não foram muito diferentes, verificando-se padrões satisfatórios nas duas comunidades. Porém em Angola verificou-se um elevado grau de desconhecimento das indicações terapêuticas de cada medicamento e dos riscos associados ao seu uso inadequado. Apesar da informação disponível sobre medicamentos e sua utilização, ainda existem comportamentos de risco, principalmente em países menos desenvolvidos que comprometem o sucesso de muitas terapêuticas. Assim, torna-se preponderante implementar medidas que permitam dotar as populações de conhecimentos acerca da forma mais correta da utilização dos medicamentos, de modo a contribuir para uma melhoria da saúde pública da comunidade.
  • Polimedicação em idosos: adesão e interações
    Publication . Borges, Teresa; Tavares, Esperança; Ribeiro, Ana; Silva, Inês
    O número de idosos aumentou de uma maneira muito significativa nos últimos anos, sendo por isso um tema emergente. Cada vez mais esta faixa da população é polimedicada, muitas vezes devido a doenças crónicas, prolongando assim a sua vida. Devido a esta polimedicação, constituída por terapêuticas farmacológicas complexas, existem muitas vezes interações farmacológicas que comprometem o resultado esperado da terapêutica instituída. A adesão à terapêutica pode estar ainda comprometida com o grande número de fármacos administrados, alterando o resultado esperado dos tratamentos. Descrever os níveis de adesão à terapêutica em idosos polimedicados, nomear as razões que afetam essa adesão; identificar o número médio de interações farmacológicas por cada idoso polimedicado, bem como a severidade dessas interações. Estudo transversal, quantitativo, descritivo simples, por aplicação de um questionário. Amostra: 51 idosos, com idade superior a 60 anos, com pelo menos 1 medicamento prescrito por dia, terapêutica instituída há pelo menos meio ano resultante de uma patologia diagnosticada e autónomos na administração dos medicamentos. O estudo foi realizado na região Norte do País. Recorreu-se ao MEDSCAPE, um simulador virtual de interações farmacológicas, para a elucidação sobre o número e a gravidade das interações farmacológicas. A amostra era constituída por 55% de idosos do sexo feminino e 45% de idosos do sexo masculino, maioritariamente com idades entre 70 e 79 anos, sendo a maior parte deles casados, e vivendo acompanhados. Grande parte da amostra faz entre 4 a 6 medicamentos por dia. O principal motivo de não adesão à terapêutica é o esquecimento, e 57% da amostra apresenta algum tipo de interação medicamentosa. O aumento da esperança média de vida levou ao aparecimento de diversas patologias relacionadas com a idade, aumentando assim o número de idosos polimedicados. Verificou-se que vivendo acompanhados os idosos aderem mais à terapêutica pois são muitas vezes alertados pelos seus cuidadores sobre a importância do cumprimento rigoroso da terapêutica. O esquecimento continua a ser o principal motivo de não adesão à terapêutica, podendo dever-se a fatores emocionais ou problemas clínicos, deterioração das funções cognitivas ou ainda a efeitos de outros medicamentos. Quanto ao número de interações farmacológicas encontradas nas prescrições da amostra, estas variam entre 0 e 25 por pessoa, o que nos leva a pensar que ainda existe grande dificuldade por parte dos clínicos em encontrar medicamentos adequados para a patologia em questão, mas que não tenham qualquer interação com outras patologias associadas.
  • A literacia digital como pré-requisito do acesso ao conhecimento: análise numa população esudantil da licenciatura em Farmácia da ESTSP-IPP
    Publication . Ferreira, Susana; Jesus, Ângelo
    O uso das TIC, nomeadamente dos ambientes virtuais de aprendizagem, são uma possibilidade pedagógica promissora e atractiva pois permitem a construção de conhecimento e a interacção entre alunos, professores e tutores. Na perspectiva do estudante, compreende-se que, em contextos virtuais de aprendizagem a tendência é a de se valorizar cada vez mais a sua participação no processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, para que seja possível a implementação de educação a distância é necessário que os estudantes, para além da motivação e da responsabilidade acrescida, possuam um conjunto de competências específicas para participar, efectivamente, num contexto virtual de aprendizagem. Nesse contexto, e para verificar se o uso das tecnologias no processo educacional é exequível, é necessário conhecer as competências digitais dos alunos da Licenciatura em Farmácia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
  • Fisiopatologia e tratamento da EMESE – Proposta para a construção de um objeto digital de aprendizagem
    Publication . Sebastião, Sofia; Jesus, Ângelo
    Os Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido alvo de discussão devido ao seu interesse pedagógico nomeadamente nas ciências da saúde, pois permite uma dimensão maior em relação à educação e ao acesso a informação credível, certificada e interativa à distancia. Os OA podem tem como base de estudo, um caso clínico, um jogo ou até mesmo servir de apoio a outras atividades, que levem o estudante a interagir com outras ferramentas aumentando assim a sua capacidade de síntese, planeamento e critica. Com este trabalho pretende-se traçar os passos iniciais necessários para o desenvolvimento do OA.