Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-30"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Desafios da manipulação assética de citotóxicos: a relevância da formação e investigação para melhores práticasPublication . Moreira, Fernando; Moreira, FernandoA produção de quimioterapia implica uma assinalável complexidade, profundidade e multiperspetividade de conhecimentos. Apesar de incomumente utilizado em relação ao ensino das disciplinas das áreas médicas, o termo multiperspetividade adequa-se na caracterização do saber necessário para preparação de quimioterapia, na mesma medida da complexidade e da profundidade.
- Manipulação de anticorpos monoclonais em tratamentos oncológicos: revisão sistemática de diretrizes internacionais e avaliação com AGREE-IIPublication . Cardoso, Catarina; Henriques, Inês; Santos, Marlene; Moreira, Fernando; Moreira, Fernando; Santos, MarleneEm 2020, a incidência de cancro foi de 19,3 milhões de casos em todo o Mundo. Em 2040 perspetiva-se um aumento para 28,4 milhões de novos casos diagnosticados anualmente. Apesar de ser a primeira linha de tratamento, na maior parte das situações no momento do diagnóstico, a quimioterapia é considerada, muitas vezes, insuficiente. Neste sentido, a imunoterapia baseada em anticorpos tem-se apresentado como uma terapia complementar promissora. Os anticorpos monoclonais (MAbs) têm sido utilizados para aumentar os efeitos da quimioterapia para muitos tipos de cancro. A manipulação de MAbs suscita algumas questões aos profissionais por não haver uma definição clara da posição que esta classe de fármacos ocupa entre os medicamentos citotóxicos e os medicamentos considerados não perigosos («ISOPP Standards for the Safe Handling of Cytotoxics», 2022). Este fator, associado ao facto de não se conhecerem todos os riscos associados à sua manipulação, dificulta a formulação de orientações relativas à manipulação segura destes medicamentos. Este estudo teve como principais objetivos compilar as principais recomendações emanadas pelas diretrizes internacionais sobre a correta manipulação de MAbs e identificar e avaliar a sua qualidade.
- Development and implementation of a gravimetric control method for chemotherapeutic preparationsPublication . Fonseca, Débora; Ré, Susana; Cruz, José Pedro; Oliveira, Ana Isabel; Moreira, Fernando; Moreira, Fernando; Oliveira, Ana IsabelThe complexity of antineoplastic preparation increases the risk of errors, thus demanding robust safety systems. Common methods to prevent errors committed during aseptic preparation include double visual verification and gravimetric control (GC), in which the mass of each preparation is determined to ensure product accuracy. The aim of this work is to develop a GC that routinely, quickly, and simply enables quality control of antineoplastic preparations in the Centro Hospitalar de Baixo Vouga (CHBV) hospital unit.
- Controlo de qualidade de soluções de ciclofosfamida preparadas com agulha ou com spike®: desenvolvimento e aplicação de método por HPLC-DAD para controlo quantitativoPublication . Carvalho, Susana; Cardoso, Andreia; Ferreira, Débora; Moreira, Fernando; Moreira, FernandoA utilização de agulhas para aspiração de fármacos citotóxicos aumenta o risco de exposição ocupacional dos profissionais de farmácia que os preparam, sendo por isso frequentemente substituída por dispositivos de libertação de pressão designados de spikes. Um dos fármacos antineoplásicos mais habitualmente manipulados em preparações de quimioterapia é a ciclofosfamida. Os objetivos deste estudo são: (i) validar um método analítico para controlo de qualidade de soluções de ciclofosfamida; (ii) comparar soluções de ciclofosfamida preparadas com recurso a agulha ou spike.
- Segurança e eficácia do uso de inibidores da PARP no tratamento do cancro do ovário e mama metastizadoPublication . Jesus, Ângelo; Pinto, Rafaela; Jesus, ÂngeloO cancro da mama é um dos cancros mais comuns na mulher. O cancro do ovário, embora tenha uma taxa de incidência relativamente baixa, quando é detetado está geralmente numa fase muito avançada, o que resulta num mau prognóstico e, consequentemente, numa elevada taxa de mortalidade. Estes cancros têm uma forte componente genética de onde resulta uma perda da proteína funcional através da linha germinal ou mutação somática, levando a uma maior dependência de mecanismos de reparação de DNA mais propensos a erros, promovendo a carcinogénese. Os PARPies são uma classe de agentes de supressão da atividade das enzimas PARP. Objetivo: Analisar a segurança e eficácia dos inibidores PARP no tratamento do cancro do ovário e mama metastático, possuindo como medidas as reações adversas major a PFS.
- Protocolo de estudo para adaptação de ferramenta certificada para avaliação dos procedimentos de manipulação de medicamentos citotóxicos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)Publication . Pereira, Cátia; Jesus, Ângelo; Moreira, Fernando; Moreira, Fernando; Jesus, ÂngeloNos países de baixo e médio rendimento (PBMR), os recursos são muitas vezes inadequados e existem escassas oportunidades de formação sobre manipulação segura de citotóxicos. Para que seja possível a melhoria das condições em que trabalham estes profissionais, é indispensável a realização de avaliação do cumprimento das diretrizes internacionais. O objetivo deste trabalho é desenvolver um protocolo que permita identificar e adaptar uma ferramenta para avaliação da adequação da preparação de citotóxicos, em países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) considerados PBMR.