ESS - FAR - Posters apresentados em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - FAR - Posters apresentados em eventos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 142
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia baseado em simulaçõesPublication . Jesus, Ângelo; Cruz, Agostinho; Gomes, Maria JoãoA incorporação de actividades de formação à distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino tanto ao nível de formação inicial como da formação contínua. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na Enfermagem, são prolíficos os trabalhos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e dos métodos pedagógicos, contudo, tanto quanto foi possível indagar na área da Farmácia, os exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional. Nesse sentido este projecto destina-se a avaliar as necessidades subjacentes à implementação de um modelo de b-learning no ensino da Farmacoterapia baseada em Simulações, criá-lo, implementá-lo e por fim avaliar o desempenho do aluno e a sua motivação.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos docentesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos lecionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos docentes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online. Verificou-se uma percentagem de respostas de 58,5%. A análise global da opinião dos docentes tende para a estrutura semestral (semestral: 63,2%; trimestral: 31,6%). A tendência para esta estrutura curricular pode ser justificada pela percepção dos docentes acerca da aquisição de competências, consolidação das aprendizagens, tempo dedicado ao estudo/actividades extra-curriculares e interesse dos estudantes e, fadiga dos docentes, observando-se uma associação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a escolha da estrutura e cada uma destas variáveis. Não foi encontrada associação entre a escolha da estrutura curricular e a lecionação a outros cursos. Pelos dados obtidos, e na opinião dos docentes do curso, a estrutura trimestral é preterida em relação à estrutura semestral.
- Avaliação da aprendizagem no ensino superior: perguntas de escolha múltiplaPublication . Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cunha, A.; Santos, M.; Jesus, Â.; Correia, P.; Cruz, A.O trabalho teve como objetivo determinar a influência da opção ‘Duas das anteriores’ em perguntas de escolha múltipla (PEM), avaliando coeficiente de dificuldade e poder discriminatório. O estudo consistiu na aplicação de dois testes de PEM, TA e TB, este último com a opção ‘Duas das anteriores’ (n = 61). Foi ainda avaliada a percepção dos estudantes relativamente aos testes aplicados através de um questionário. No grau de dificuldade, verifica-se que o TA é mais fácil que o TB (Mann-Whitney, p = 0,012), o que vai de encontro à percepção dos estudantes, que indicam que a opção ‘Duas das anteriores’ dificulta o teste (68,9%). O poder discriminatório dos testes aplicados é semelhante (A = 0,363; B = 0,345) (Mann-Whitney, p = 0,699). Conclui-se que a alínea em estudo aumenta significativamente o coeficiente de dificuldade dos instrumentos, não interferindo com o poder discriminatório, podendo constituir uma ferramenta alternativa na avaliação da aprendizagem no ensino superior.
- Trimestral vs. semestral: percepção dos estudantesPublication . Santos, M.; Cunha, A.; Correia, P.; Jesus, Â.; Oliveira, R. F.; Oliveira, A. I.; Pinho, C.; Cruz, A.A aplicação do processo de Bolonha no Curso de Farmácia da ESTSP-IPP implicou uma revisão dos conteúdos leccionados e a mudança de uma estrutura semestral para trimestral. Este estudo descritivo e transversal analisou a opinião dos estudantes do curso de Farmácia da ESTSP-IPP acerca da estrutura instituída e resultou na aplicação de um questionário online aos actuais e ex-estudantes. Verificou-se uma percentagem de respostas global de 54,1% e dos actuais estudantes de 72,7%. Não se verificou uma manifesta tendência para qualquer uma das estruturas, 46,5% dos es tudantes foram favoráveis à estrutura semestral e 51,2% à trimestral. A proporção de respostas não variou significativamente entre anos lectivos, contudo, verificou-se uma tendência para os estu dantes que frequentam o 4º ano (que contactaram com ambas as estruturas) serem mais favoráveis à estrutura trimestral. Observou-se uma correlação forte e estatisticamente significativa (p < 0,05) entre a preferência de cada uma das estruturas e a percepção da aquisição de competências pelos estudantes. Os dados recolhidos não permitem concluir que a estrutura trimestral seja notoriamente superior à estrutura semestral.
- Administração de anti-infecciosos orais por sonda de nutrição entéricaPublication . Ferreira, Sónia; Jesus, ÂngeloCom o crescente recurso à nutrição entérica surgem novos desafios, designadamente pela utilização crescente do mesmo dispositivo de acesso na administração da terapêutica farmacológica (Magnuson, Clifford, Hoskins & Bernard, 2005). Desta situação resulta uma necessidade por parte dos profissionais de saúde de conhecer o potencial de complicações e limitações associadas e este método (Williams, 2008), agravada por estudos que têm vindo a revelar técnicas inapropriadas na administração de formulações orais por sonda de nutrição (Belknap, Seiferd & Petermann, 1997) (Hanssens, Woods, Alsulaiti, Adheir, Al-Meer & Obaidan, 2006) (Seifert & Jonhston, 2005). Entre essas complicações encontramos as interacções fármaco-nutriente, que podem conduzir ao compromisso do estado nutricional do doente ou dos objectivos terapêuticos (August, et al., 2002), podendo resultar em obstrução da sonda, alteração da libertação ou biodisponibilidade do fármaco ou nutriente ou alteração da função gastrointestinal (Robin, Boulatta, Brantley, Corkins, Guenter, & et al, 2009). Considerando os riscos associados ao inadequado cumprimento da terapêutica com anti-infecciosos, o presente trabalho pretende conhecer a viabilidade de administração por sonda dos anti-infecciosos disponíveis para prescrição no Centro Hospitalar de São João, EPE (CHSJ,EPE).
- O risco da similaridade das embalagens na dispensa de medicação em Farmácia ComunitáriaPublication . Jesus, Ângelo; Ferreira, SóniaOs erros de medicação e as suas consequências constituem um grave problema de saúde pública. Segundo o National Coordinating Council for Medication Error Reporting and Prevention, um erro de medicação define-se como ‘qualquer acontecimento prevenível que pode causar dano ao utilizador ou que dê lugar a uma utilização inapropriada dos medicamentos quando estes estão sob a responsabilidade dos profissionais de saúde, do doente ou do consumidor’ podendo […] ‘estar relacionados com a prática profissional, com procedimentos ou com sistemas, incluindo falhas de prescrição, comunicação, rotulagem, embalagem, denominação, preparação, dispensa, distribuição, administração, educação, monitorização e utilização’. Na dispensa de medicamentos os erros de medicação podem dividir-se em dois grupos: sound-alike, relacionados com a semelhança entre sons, e look-alike, relacionados com a semelhança entre embalagens. Considerando o crescimento do mercado dos genéricos, assim como a grande variedade de apresentações comerciais disponibilizadas pelos mesmos laboratórios, este trabalho pretende abordar factores que potenciam os erros na dispensa de medicação em Farmácia Comunitária englobados no grupo look-alike, procurando sensibilizar para esta problemática.
- International mobility in the Pharmacy degree at the school of allied health sciences of OportoPublication . Jesus, Ângelo; Ferraz Oliveira, Rita; Martins, Cátia; Oliveira, Ana Isabel; Pinho, Cláudia; Santos, Marlene; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Cruz, AgostinhoThe Erasmus program is a subprogram of the Lifelong Learning program, exclusive for Higher Education that promotes (among other initiatives), the mobility of students(studies, training or internships). The mobility of students of higher education seeks to improve the quality and development of future professionals, providing a multidisciplinary and multicultural experience. Academic Pharmacy/Pharmacy Technicians. We conducted a descriptive and transversal study on the implementation of the mobility program and analyze the results, which involved applying a survey to students. Since 2009/2010, the Pharmacy Degree at ESTSP has established 7 SMs protocols resulting in an average mobility of 5 students IN and 7 Students OUT. We have also endeavoured in SMp Protocols for extracurricular training with an average of 3 students OUT. The application process is normally open during the year before the mobility period. For most of the students involved, this was a first time opportunity to be in a foreign country and more than 70% choose the mobility program because it is seen as a possibility to improve their curriculum, for personal development or even to pursue employment opportunities abroad. The mobility for teachers is also encouraged. The exchange of experiences and training, acquired during cooperation activities should be an element of continuous dynamics and institutional affirmation. Initiatives such as the ERASMUS Program contribute to the educational and scientific enrichment, and promote international competitiveness among Higher Education Institutions.
- Gestão de stocks: Caso de uma farmácia comunitáriaPublication . Paula, Andreia; Morgado, Mafalda; Palha, Márcia; Moreira, Raquel; Marques, RicardoNo paradigma atual, os farmacêuticos, para além das funções técnicas, deparam-se cada vez mais com funções de gestão. Estas têm como objetivos a racionalização de custos e a maximização do lucro das farmácias, assim como fazer face à situação em que o país se encontra, com políticas de cortes orçamentais, redução de despesas e diminuição dos preços dos medicamentos para os utentes. Tendo a farmácia uma atividade maioritariamente de venda de produtos, observa-se a necessidade de implementar um bom modelo de gestão de stocks, de modo a responder às exigências da comunidade em que está inserida e conseguir potenciar o seu valor, ao mesmo tempo que rentabiliza os recursos que dispõe. Neste sentido, pretende-se com este trabalho analisar a gestão de stocks de uma farmácia comunitária. As informações sobre a gestão de stocks da farmácia foram recolhidas através de uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas, ao Gestor da mesma. Relativamente aos dados utilizados para a análise ABC, estes foram fornecidos posteriormente pela entidade supracitada, em formato de papel. A farmácia em análise utiliza o Sifarma 2000® como software de gestão de stocks, seguindo maioritariamente um Modelo Aleatório. O processo de encomenda é despoletado pela necessidade, ou seja, quando é atingido o stock mínimo pré-estabelecido para o produto. O fornecedor preferencial é definido previamente, com base no desconto por quantidade que proporciona. Assim, a política adotada baseia-se no nível de encomenda, em que a quantidade a encomendar é fixa e o instante em que a mesma é efetuada é determinada pelas flutuações da procura. No entanto, observam-se exceções, como é o caso dos Antigripais. Para a análise ABC escolhe-se o grupo dos Antihipertensores, dado que estudos indicam que na população residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas, a prevalência de Hipertensão Arterial a partir das observações nos utentes adultos dos Cuidados de Saúde Primários atinge os 42,62%. Esta análise é realizada com base no valor financeiro, uma vez que se considera esta variável mais importante do que a quantidade de produtos contida em cada classe. Os resultados obtidos encontram-se próximos aos da Lei de Pareto. Relativamente a análise SWOT observa-se igual número de forças externas favoráveis (Oportunities) e de obstáculos externos (Threats), e maior quantidade de vantagens competitivas internas (Strengths) comparativamente as vulnerabilidades (Weaknesses). Considera-se, assim que a política de gestão de stocks adotada é eficaz.
- Os medicamentos genéricos na sustentabilidade do sistema de saúde: conhecimentos e opiniões de médicos e farmacêuticosPublication . Rodrigues, Carla; Pimenta, Rui; Fernandes, P.No contexto da sustentabilidade financeira do SNS Português e da crescente escassez dos recursos, têm sido implementadas medidas que visam a promoção da utilização de medicamentos genéricos, como forma de reduzir, ou pelo menos conter os custos, na área do medicamento. Se os médicos, através da prescrição, são o factor decisivo para o aumento da quota de genéricos; os farmacêuticos enquanto dispensadores, assumem um papel preponderante na sensibilização dos utentes para a sua aceitação e adesão à terapêutica.
- Procedimentos de distribuição de citotóxicos e imunomoduladores no centro hospitalat de São João, EPEPublication . Gonçalves, Helena; Galvão, Cláudia; Ferreira, Sónia; Carvalho, António; Carinha, Paulo HortaExistem medicamentos que atendendo às suas características, por imposição legal são distribuídos por um Circuito Especial de Distribuição. Neste grupo encontramos os citotóxicos e imunomoduladores que não devem ser dispensados juntamente com a restante medicação; os citotóxicos pois apresentam elevada toxicidade e os imunomoduladores na medida em que podem alterar a resposta imunitária. Assim, o sistema de distribuição implementado é a Distribuição Personalizada, isto é, a distribuição do medicamento é feita por doente e para um período de tempo previamente definido. Como tal, este trabalho tem como objectivo avaliar o sistema de distribuição implementado na distribuição destes medicamentos, analisando igualmente a realidade do Centro Hospitalar do São João, EPE.