ESTG - DM - Gestão de Projetos
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- Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa "PMI Portugal nas Escolas" aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de AdultosPublication . Pinto, Anabela Teixeira; Pinto, José ÂngeloA escola tem sido fortemente criticada por todos os stakeholders do sistema educativo, prevalecendo mesmo um sentimento de crise, motivado pela incapacidade que a escola tem em se renovar e em desenvolver nos alunos os saberes básicos para todos os cidadãos do século XXI: aprender a aprender, comunicar adequadamente, cidadania ativa, resolver situações problemáticas e conflitos e espírito crítico. Fazendo parte desses stakeholders, procuramos levar a cabo um estudo que assentasse numa abordagem metodológica de ensino que se apresentasse como alternativa aos métodos tradicionais, sendo uma dessas metodologias o ensino baseado em projetos, o chamado Project Based Learning (PBL). É, portanto, sobre os impactos do PBL, através da utilização do kit “Projetos do Futuro”, e as suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem que se centra este estudo. O presente documento descreve um estudo de caso, de cariz qualitativo, sobre a importância do trabalho de projeto. A intervenção decorreu numa turma de Educação e Formação de Adultos. Os resultados obtidos com este estudo permitiram concluir que, no caso de estudo em concreto, ou seja, na turma intervencionada, a metodologia aplicada contribuiu significativamente para a concretização de novas aprendizagens, para o incremento dos níveis de motivação, para o desenvolvimento de competências de criatividade, comunicação, colaboração, espírito crítico e gestão de projetos.
- A gestão de riscos em projetos de construçãoPublication . Marinho, António Joaquim Coelho; Santos, Vitor RicardoA gestão de riscos no âmbito de um projeto visa identificar e gerir os riscos que podem ter impacto no mesmo. No caso de riscos negativos, estes podem ser evitados ou mitigados. No caso de riscos positivos, estes podem ser aceites. Verifica-se que as organizações que valorizam os benefícios da gestão de riscos envolvem equipas multifuncionais em conjugação com a experiência do gestor do projeto. Neste trabalho o risco que será avaliado é o que trás riscos negativos e assume-se como projeto de construção o que engloba o projeto de arquitetura e engenharia e a execução da obra. Neste sentido, surge a necessidade de avaliar no contexto nacional, com base em questionário e estudo de caso, as técnicas/ferramentas e os riscos específicos no setor da construção. O principal objetivo deste trabalho é estudar a metodologia presente no Guia PMBOK® (6.ª Edição) da área de conhecimento da gestão de riscos, avaliando as técnicas e ferramentas mais utilizadas, os principais riscos para projetistas e empreiteiros. Com base nos resultados obtidos, esta dissertação contribui ainda para a teoria e prática com a disponibilização de um conjunto de boas práticas e recomendações para o setor da construção, em especial para projetistas e empreiteiros.
- Implementação de uma visão de Portfólio – Aplicação a uma empresa do setor do CalçadoPublication . Pinto, Nuno José da Costa; Barros, Maria Teresa Morais; Espinheira, EduardoA Gestão de portfólios em projetos é considerada um fator chave para que as organizações atinjam níveis de excelência e vantagem competitiva. É determinante para maximizar o planeamento eficiente dos recursos disponíveis, de forma a conseguir as melhores estratégias para alcançar as metas organizacionais traçadas. Atualmente, os sistemas de gestão utilizados pelas empresas do setor do calçado não permitem uma avaliação “em tempo real” do desempenho atual da encomenda ou de previsões sobre a finalização da mesma tendo em conta as variáveis custo e prazo. Desta forma, é essencial o desenvolvimento de um piloto de controlo que permita integrar estas variáveis, correlacionando-as entre si de forma a melhorar o processo de decisão. O objetivo é promover o desenvolvimento de um piloto de controlo de portfólio industrial, que melhore os processos de planeamento, controlo e avaliação de desempenho das encomendas através da integração dos custos e prazos com a implementação dos conceitos de Earned Value Management. Este piloto de controlo deve permitir monitorizar, avaliar e antecipar o decorrer da produção, a médio e longo prazo, conferindo à organização capacidade para tomar decisões, de uma forma rápida e eficaz, aquando da encomenda. O resultado esperado desta ferramenta de controlo é fornecer informação, em tempo real, sobre o planeamento produtivo e oferecer uma vista de portfólio multiprojeto que auxilie a tomada de decisão na fase de pré-seleção de novas encomendas. Para tal, foi utilizada uma abordagem metodológica baseada na metodologia qualitativa e na investigação-ação, aplicadas a uma empresa do setor do calçado para um total de dez encomendas. Concluiu-se assim, que o piloto de controlo de portfólio desenvolvido demonstrou melhorias significativas nos processos de planeamento permitindo monitorizar, avaliar e antecipar a produção, melhorando a rapidez da tomada de decisões aquando da encomenda conforme o objetivo geral deste projeto. Além disso, a variável prazo (otimização da calendarização da encomenda) foi diagnosticada como a principal condicionante da poupança de custos associados ao processo de avaliação de portfólio.
- Liderança em gestão de projetos no sistema bancário AngolanoPublication . Mateus, Manuel Pedro; Duarte, NelsonO estilo de liderança em gestão de projetos, apesar de ser um tema muito explorado, é pouco estudado quando associado à área de Tecnologia da Informação no sistema bancário angolano. No presente trabalho, procura-se a identificação das práticas de liderança no setor bancário angolano. Neste cenário, a gestão de projetos é essencial para a eficiência das organizações, e saber gerir o fator humano nos projetos é elemento determinante para promover o melhor desempenho dos liderados e consequentemente o sucesso do projeto. O presente estudo foi estruturado de forma a compreender as caraterísticas que devem ser inerentes a um líder de projetos de Tecnologia de Informação e de que forma estes podem influenciar a equipa e o projeto. Para a elaboração deste estudo, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa de estudo de caso e de incidência descritiva e interpretativa, cuja unidade de análise é composta por três instituições bancárias do mercado financeiro angolano. Os principais resultados permitiram a identificação da existência de um estilo de liderança flexível, suportado pela clareza, persuasão e competências de comunicação identificadas nos gestores de projeto. Os mesmos gestores apresentam como principais características a capacidade de alocar recursos, construir equipas, e incutir disciplina, uma vez que apresentam uma visão holística dos projetos e das organizações. Como principais práticas desenvolvidas pelos gestores de projeto, foi possível identificas uma visão partilhada, o reconhecimento e valorização dos contributos dos membros das equipas, a capacitação para a ação, e a capacidade de motivação das equipas
- A Liderança Interna como pilar da criação de valor: o caso da indústria do calçado da região do Tâmega e SousaPublication . Teixeira, Diana Flávia; Duarte, NelsonConsiderando a liderança como um mecanismo estratégico que, quando eficazmente verificado, impulsiona, não só, o potencial criativo e inovador dos stakeholders internos como a captação e criação de valor organizacional e individual, a presente investigação visa abordar se as técnicas de liderança aplicadas (ou não) pelo setor do calçado na Região do Tâmega e Sousa impulsionam e dinamizam não só a criação mas a cocriação de valor. Os objetivos de investigação passam, não só, por identificar as principais fontes de criação de valor neste setor, numa perspetiva de aprendizagem e crescimento, mas relacionar o trinómio liderança interna, valorização do capital humano e criação de valor agregado. Fatores como a dinamização industrial e a criação de vantagem competitiva são também abordados no sentido de perceber a importância dada aos mecanismos de valorização e satisfação profissional. Segundo os objetivos de investigação e o campo de aplicação definido, utilizou-se um método de investigação quantitativo, de modo a dar resposta à questão de investigação central definida: De que forma a capacidade de liderar os stakeholders internos impulsiona a criação de valor na indústria do calçado?. O método de investigação considerado mais adequado a este estudo foi o inquérito por questionário, feito, presencialmente e via email, a líderes industriais e respetivos colaboradores. Numa análise à indústria do calçado da Região do Tâmega e Sousa pode concluir-se que há uma aposta clara em processos internos e retenção e satisfação de clientes e uma preocupação financeira transversal mas identifica-se um baixo investimento numa perspetiva de aprendizagem e crescimento. Ou seja, há a necessidade de apostar e/ou desenvolver processos de gestão motivacional, de desempenho e de conhecimento e de definir políticas de reconhecimento de ativos, de valorização de relacionamentos e de desenvolvimento de competências. De modo a contribuir para uma melhor alavancagem do processo de Criação de Valor, é proposto um plano de melhoria estratégica para a indústria.
- Implementation of a PMO in a new automation business unit in the company SiemensPublication . Rico, Lizeth Perez; Duarte, NelsonThe present work presents the research and implementation of a Project Management Office (PMO) in an automation laboratory in the industry sector within Monterrey, Mexico. The objective was to fully understand the concepts that surround the project management environment, the PMOs, as well as the challenges that must be overcome in order to successfully implement this PMO framework. The implementation of the PMO had the main purpose to solve the pain points that the laboratory was confronting in its daily business, such as difficulties to present information, prioritize projects, establish standardized processes, handover complications, poor portfolio management among others. We used the action research methodology for this implementation; providing the automation laboratory the best practices to handle extensive information derived from the complex projects they manage. With this new structure and tools, they are now applying standardized procedures, having efficient reports to management, better allocation of resources between the different projects on their portfolio and applying the right project management tools to deliver projects in the most effective and efficient way.
- Fatores Críticos de Sucesso em Projetos de ConstruçãoPublication . Leite, Andreia Cristina Pereira; Duarte, NelsonCom a presente dissertação pretende-se apresentar os elementos de uma investigação cujo objetivo final consiste na elaboração de uma listagem e ranking dos fatores críticos de sucesso (FCS) para projetos de construção, organizados por categorias. Para tal, identificaram-se os FCS em projetos de construção tendo por base uma análise ao estado da arte. Posteriormente foram efetuadas várias iterações de forma a eliminar todos aqueles que se encontravam repetidos, ou com objetivos idênticos. Foi executado o mesmo processo para as categorias de FCS. Os FCS da listagem final obtida foram organizados na listagem final de categorias, tendo em conta a organização já existente nos artigos de onde foram identificados. Após a concretização desta organização, foi desenvolvido o questionário para validação dos FCS para cada categoria, e por fim a organização das categorias por ordem de importância. Foi adotada uma metodologia de investigação quantitativa (questionários) para validar os FCS identificados na revisão de literatura junto dos gestores de projeto associados do PMI, e da APOGEP, bem como gestores de empresas de construção. Com esta metodologia foi possível confirmar a listagem de FCS elaborada, bem como o ranking desses FCS. O principal resultado desta investigação é um conjunto de 93 FCS, os quais se encontram organizados por ordem de importância tanto dos FCS como das categorias. Esta ordem diz respeito às respostas obtidas por gestores de projeto com atuação na área da construção (36 respostas).
- A maturidade da gestão de projetos nas empresas de fabricação de máquinas na região do Tâmega e SousaPublication . Silva, Ricardo Manuel Andrade da; Duarte, NelsonCom este trabalho pretende-se medir o grau de maturidade das práticas de gestão de projetos das organizações que de acordo com a Classificação Portuguesa de Atividades Económicas (INE) têm como código de atividade principal a fabricação de máquinas para as indústrias extrativas e para a construção, na região do Tâmega e Sousa. Esta investigação está elaborada tendo por base os conceitos e diretrizes que constam do PMBOK®, adotando como modelo de avaliação o Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®). No enquadramento teórico foram abordados os conceitos e diretrizes para a gestão de projetos, bem como, do OPM3®. Posteriormente foi caracterizado o setor em estudo e a região. Na metodologia, foi adotada uma metodologia qualitativa pelo facto de estarmos a estudar comportamentos e atividades de pessoas e organizações, e também, devido ao facto da utilização de entrevistas semiestruturadas para a recolha dos dados, estas entrevistas têm por base o self-assessment fornecido pelo OPM3®. O principal resultado deste trabalho é o grau de maturidade desta indústria na região do Tâmega e Sousa, o valor médio foi de 15%, tendo como valor mais elevado 19% e como valor mínimo 12%, mas também fornece dados sobre as áreas de conhecimento e grupos de processo mais enraizados nas empresas. Poderá, ainda, servir como ponto de partida à implementação de melhorias nas organizações. No final do trabalho foi possível confirmar que estas organizações de forma consciente ou inconsciente trabalham numa ótica de gestão de projetos, e que, embora tenha sido possível identificar processos, que pertencem as boas práticas de gestão de projetos, nas organizações, as mesmas possuem uma maturidade relativamente baixa.
- O Perfil do Gestor de Projetos na Indústria Automóvel em PortugalPublication . Domingues, André; Santos, Vítor RicardoA área de gestão de projetos tem vindo a evoluir nas últimas décadas. Essa evolução permitiu a definição da profissão através do desenvolvimento de processos, técnicas e valores que encaminharam a profissão para a sua padronização. Hoje, a profissão é transversal a vários sectores de atividade como é o caso, em Portugal, do sector da indústria automóvel. As pressões competitivas do sector automóvel e a urgência de reduzir custos levaram os construtores desse sector a estabelecer novas formas de relacionamento com os fornecedores de componentes - Original Equipment Manufacturer (OEM). Embora lhe seja atribuída pouca autoridade formal, o gestor de projetos tem um papel preponderante. Assegura a comunicação entre a sua organização e os clientes e coordena uma equipa multidisciplinar durante a fase de desenvolvimento dos projetos. Este estudo foi realizado com o intuito de caracterizar qual o perfil, a nível académico e profissional, dos gestores de projetos que desempenham funções na indústria automóvel em Portugal. Como metodologia de investigação foram usadas duas abordagens distintas, mas complementares. Numa primeira fase, foi usada uma abordagem quantitativa, através da realização de um questionário online a gestores de projetos da indústria automóvel. Numa segunda fase, através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas 3 entrevistas a profissionais que exercem funções enquanto gestores de projetos. Foi revisto o estado da arte do sector industrial automóvel e da gestão de projetos como base teórica para a investigação. Finalmente, foi traçado o perfil típico do gestor de projectos da indústria automóvel em Portugal, avaliado o grau de sucesso dos gestores de projetos, e elaboradas recomendações para uma gestão de projetos com maior taxa de sucesso.
- Development of a project risk management methodology for a digital consultancy companyPublication . Leal, Rebeca; Barros, TeresaThis thesis was developed under a context of traineeship in a small-sized digital company in Portugal and aims at creating and measuring the success of a set of processes of project risk management. In order to perform a risk management diagnoses to the company, a rigorous literature review is developed under a predefined methodology. The results of this review highlight the factors that contribute to efficient and effective project risk management: efficient and effective communication between the stakeholders of the project, sustainable processes, and the problem of project managers’ bias during risk identification emerge as the most important issues. After this identification, qualitative research is pursued, by means of the development of case study research. After a predesigned protocol, semi-structured interviews to the staff are conducted in order to check the adequacy of the risk management methodology. The conclusions cue to the refinement and creation of risk management processes and tools for the company. The developed processes and tools are applied to the company’s projects. A few months later, another round of semi-structured interviews with the staff is performed in order to understand the effects and level of success of the new processes and tools. It is possible to conclude that the tailored set of project risk management processes and tools are considered greatly important and valuable to the company in the eyes of the staff. This methodology was considered to have successful results and although it derives from case study research, and therefore the generalization is compromised, it can be extended to other small-sized companies in the digital sector and, eventually, to bigger companies with a broader business spectrum with the necessary adaptations in order to increase the knowledge in this field of study.