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ESTG - DM - Gestão de Projetos

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  • Critical Success Factors in Remote Project Teams – Nestlé / Nespresso Case Study
    Publication . Leite, Maria Teresa Lima Moreira; Duarte, Nelson Jorge
    This research delves into the Critical Success Factors of managing remote teams in a project management environment. The main objective focuses on identifying the crucial elements for the success of projects executed by remote project teams. Through an initial literature review 93 CSFs, organized into 7 categories were identified. The subsequent phase of this investigation involved the validation of the identified Critical Success Factors through surveys conducted among 44 individuals assuming the roles of Project Managers, Team Leaders and Team Members within Nestlé/Nespresso. To accomplish the objective a case-study methodology combined with the application of surveys was developed. The choice of this company is justified due to the multilocation and multicultural perspective existing at Nespresso projects. Based on the responses of the three professional categories, 20 FSCs were identified. The division between more and less relevant factors considered a 75% threshold of responses that classified each factor as important or very important. A more detailed analysis then identified the most relevant factors for each category. Project Managers identified 33 factors, Team Leaders 15 and Team Members 29. By cross-referencing the factors common to these three professional categories, a list of 11 factors was identified, mostly including factors related to leadership and communication. While the study acknowledges the challenge of synthesizing an extensive array of Critical Success Factors due to the abundance of available but dispersed information, it is worth noting that the research is specifically tailored to address the unique context of remote project teams within the realm of project management. This study contributes to understanding the dynamics inherent in remote teams, identifying the critical factors for Project Managers grappling with the complexities of collaborative endeavors in remote environments. Additionally, the research underscores the need for periodic review and adjustment of CSFs to ensure ongoing alignment with strategic goals and adaptability to new challenges.
  • Gestão Emocional de Equipas de Projeto na Área das TI em Regime de Teletrabalho: O caso da ITSECTOR
    Publication . Pereira, Luís Fernando Alves; Barbosa, Fernando de Oliveira
    Atualmente, vivemos num mundo em constante evolução, onde a transformação digital desempenha um papel significativo, proporcionando novas oportunidades económicas e sociais. Neste contexto, especialmente na gestão de projetos de tecnologias de informação (TI), a dimensão humana é tão crucial quanto a tecnologia que impulsiona essa evolução contínua.
  • Project Management and Robotics Process Automation: A Model to Improve RPA Project Success
    Publication . Silva, Tiago Jose Couto; Alves, Wellington
    No contexto desta tese de mestrado em gestão de projetos, o trabalho embarca numa viagem em três partes para explorar de forma abrangente o mundo da Robotic Process Automation (RPA). Cada artigo deste estudo desempenha um papel distinto no avanço da nossa compreensão da RPA e das suas implicações práticas. No primeiro artigo, o foco está em fornecer uma visão abrangente do cenário da RPA. Analisamos os benefícios e os desafios associados à implementação da RPA, realçando o papel fundamental da gestão de projetos no aumento do sucesso dos projetos de RPA. Ao extrair conhecimentos de uma vasta literatura e de casos reais, pretendemos estabelecer uma base sólida para compreender o atual estado da arte da RPA. O segundo artigo adota uma abordagem mais teórica, introduzindo um modelo concetual para a avaliação e definição de prioridades dos candidatos a RPA. Este modelo foi meticulosamente concebido, baseando-se em cinco dimensões cruciais: tarefa, tempo, dados, sistema e humano. O seu objetivo é facilitar um processo estruturado e baseado em dados para identificar as tarefas mais adequadas para a automatização da RPA. O terceiro artigo afasta-se das construções teóricas e mergulha no domínio prático. Aqui, foram analisadas as respostas de um inquérito que investiga a forma como as empresas avaliam e priorizam os candidatos a RPA em cenários do mundo real. Além disso, o estudo explorou o sucesso das implementações de RPA nestas empresas, centrando-se na questão de saber se o modelo concetual proposto é benéfico para especialistas, gestores de projetos e profissionais. Além disso, avaliase a capacidade do modelo para ser melhorado e aperfeiçoado através de conhecimentos obtidos a partir de práticas reais de RPA. Esta análise empírica fornece informações valiosas sobre o panorama dinâmico da RPA nas organizações. Coletivamente, estes três artigos visam contribuir para uma compreensão holística do estado atual da RPA, da sua aplicação através de um modelo concetual estruturado e das práticas do mundo real que podem fazer avançar ainda mais o campo da RPA e a sua integração nas operações empresariais modernas.
  • Lessons Learned Processes: Lessons from the Automotive Industry
    Publication . Fernandes, Pedro Miguel Ferreira; Alves, Wellington
    As organizações não podem “reinventar a roda” cada vez que encaram um novo projeto. Devem tirar partido da experiência adquirida em projetos anteriores através da aplicação de lições aprendidas. As lições aprendidas são uma abordagem conhecida, utilizada para capturar, armazenar e recuperar o conhecimento obtido durante a execução de um projeto, focada em como os eventos do projeto foram abordados ou deverão ser abordados no futuro, para melhorar o desempenho dos projetos. Esta dissertação combina resultados de dois artigos de investigação científica, apresentando uma visão geral da importância das lições aprendidas no contexto organizacional. O primeiro artigo utiliza uma análise bibliométrica para explorar as conexões de rede estabelecidas entre artigos selecionados, enquanto o segundo artigo apresenta um estudo de caso que investiga o cenário real da aplicação de lições aprendidas numa organização da indústria automóvel. A análise bibliométrica destaca a crescente influência das lições aprendidas nas organizações e ao examinar publicações relevantes, relacionadas com o tema, esta investigação identificou palavras-chave e temas relevantes, autores influentes e artigos de investigação importantes. Os resultados da investigação indicam também o papel de temas emergentes tal como a inteligência artificial. Em combinação com a análise bibliométrica, o estudo de caso investiga os aspetos práticos da aplicação das lições aprendidas dentro da organização. Com foco em uma empresa líder do ramo automóvel, esta pesquisa explora o real cenário de aplicação de processos de lições aprendidas da organização através da análise dos seus procedimentos, da sua documentação e do seu sistema de gestão do conhecimento. Esta pesquisa também coletou dados através de conversas informais e juntamente com a aplicação de um questionário dirigido aos profissionais organizacionais, este segundo artigo pretende revelar o real estado das lições aprendidas dentro da organização. Ao combinar os principais resultados destas duas pesquisas, esta dissertação contribui para fornecer uma compreensão abrangente dos processos de lições aprendidas e a sua real aplicação no contexto organizacional. Estas descobertas combinadas reforçam o papel fundamental das lições aprendidas e fornecem informações valiosas para futuros investigadores, praticantes e orientarão também a organização sobre como melhorar os processos gerais de lições aprendidas para aumento futuro do desempenho organizacional e dos projetos na área da indústria automóvel.
  • The influence of organizational culture on stakeholder management: the case of information systems companies
    Publication . Alves, Patrícia Isabel de Sousa; Pinto, José Angelo
    Esta dissertação acadêmica, resultado do mestrado em Gestão de Projetos, intitulada "A Influência da Cultura Organizacional na Gestão de Stakeholders em Empresas de Sistemas de Informação”, explicita a investigação sobre a relação entre a cultura organizacional e a gestão de stakeholders em empresas desse setor. A pesquisa utilizou um questionário que permitiu a recolha de dados provenientes de 52 respostas, de pessoas com experiência profissional em projetos de empresas de sistemas de informação. Os resultados da pesquisa revelam que a cultura organizacional desempenha um papel significativo na gestão de stakeholders. A análise dos dados demonstra que a perceção da cultura organizacional varia entre colaborativa e inovadora, mas também hierárquica. Isso reflete a complexidade da cultura organizacional, influenciada por fatores como liderança, valores e práticas da organização. A análise dos dados também destaca a importância de fatores específicos na cultura organizacional, como transparência, comunicação eficaz, inovação e desenvolvimento de funcionários. A cultura organizacional afeta diretamente a satisfação dos stakeholders, incluindo funcionários, clientes, investidores e parceiros de negócios. Uma cultura que valoriza o reconhecimento e a recompensa impacta positivamente a perceção dos stakeholders sobre a organização. Os resultados indicam que uma cultura organizacional forte pode levar a uma maior satisfação dos stakeholders e ao sucesso em projetos. Além disso, a maioria dos respondentes acredita que uma cultura organizacional fraca pode influenciar negativamente o sucesso dos projetos da organização. Em resumo, esta dissertação destaca a importância da cultura organizacional na gestão de stakeholders em empresas de sistemas de informação. Ela fornece insights valiosos para líderes e gestores sobre como desenvolver e promover uma cultura organizacional que promova relacionamentos saudáveis e bem-sucedidos com os stakeholders, contribuindo para o sucesso dos projetos e para o desempenho geral da organização.
  • Effects of different leadership styles on project success
    Publication . Sousa, Maria de Fátima Gonçalves de; Torre, Fernando Freitas da
    This dissertation investigates the effects of different leadership styles on project success in different organizational contexts. Leadership plays a very important role in the success of projects and, consequently, in the growth of organizations since the success of projects is a very important factor in the growth of organizations. This study looks at a variety of leadership styles, including transformational leadership, transactional leadership, laissez-faire leadership, and analyzes the effect of the different leadership styles adopted by project managers on project success, since the definition of success can be quite complex. The research involved an extensive literature review and empirical research with project leaders and managers from different organizations in northern Portugal. The results indicate that choosing the right leadership style for a particular project can have a significant impact on its success. It was found that transformational leadership is often associated with exceptional project results, while transactional leadership is excellent at adapting to the changing needs of projects. However, the effectiveness of the leadership style depends on the nature of the project, the organizational culture and the characteristics of the team. The people and project teams are also a strong contributor to the success of the project. This study contributes to the understanding of the nuances of leadership and provides practical guidance for project leaders and managers in the selection and effective application of leadership styles to achieve project success. In addition, it highlights the importance of recognizing the diversity of leadership styles and adapting them as necessary to meet the specific challenges of each project.
  • Which Project Management Knowledge Areas do SME’s Managers value the most in Lourinhã municipality?
    Publication . Fernandes, Jorge Miguel Santos; Lima, Vanda Marlene Monteiro
    As PMEs têm um papel importante na economia através do emprego, inovação e crescimento, tendo a realização de projetos como um motor de sobrevivência e crescimento. No entanto, os standards de gestão de projetos não são totalmente aplicáveis em empresas desta dimensão. Empresas menores não empregam gestores de projetos especializados, atuando geralmente os gerentes como gestores de projetos. Consequentemente, devido à falta de conhecimento ou a limitações de recursos, os gestores realizam os processos com os quais estão mais familiarizados, ou que são mais fáceis de executar, em vez daqueles com maior impacto no sucesso do projeto. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das PMEs, este estudo visa compreender o grau de conhecimento, importância e utilização de cada área de conhecimento pelos gestores de PMEs, a fim de definir diretrizes de formação para o município da Lourinhã. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para construir o enquadramento teórico juntamente com pesquisa quantitativa, tendo por base um questionário. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online original, distribuído para as PMEs do município de Lourinhã. A amostra foi composta por 62 empresas. Foram aplicadas análises estatísticas descritivas e inferenciais aos dados, utilizando o software IBM SPSS. Os resultados mostraram que foram conduzidas poucas pesquisas sobre gestão de projetos para PMEs, da mesma forma que a pesquisa empírica revelou uma falta de conhecimento sobre o tópico. Também foi percetível que as áreas de conhecimento mais conhecidas, aplicadas e percebidas como importantes foram aprendidas organicamente através da gestão dos negócios. O número de projetos em andamento demonstrou a maior correlação positiva com o grau de conhecimento, importância e aplicação das práticas de gestão de projetos. Neste sentido, a fim de promover a compreensão e aplicação das práticas de gestão de projetos, seria de grande valor oferecer cursos introdutórios de gestão de projetos e criar uma infraestrutura de apoio que impulsionasse os gestores de PMEs a criar projetos e os orientasse nas melhores práticas. O reduzido tamanho da amostra e o uso de uma região específica, o município de Lourinhã, são as duas principais limitações deste estudo. Esta pesquisa oferece contribuições relevantes para o campo da gestão de projetos, bem como para a prática de gestão em nível de PME.
  • Connecting the dots: How does Lean Thinking contribute to Project Management?
    Publication . Rodrigues, Inês Maria Silva; Alves, Wellington
    O Lean Thinking é uma filosofia tipicamente associada a indústrias que trabalham com operações e que se baseia na eliminação sistemática de desperdícios como meio para criar valor e aumentar a eficiência dos processos produtivos. Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo adaptar os princípios e ferramentas do Lean Thinking às atividades de Gestão de Projetos de forma investigar se esta filosofia pode ser usada como estratégia para aumentar a eficiência dos projetos através da eliminação e prevenção de desperdícios. Ainda que a relação entre os conceitos de Lean Thinking e Gestão de Projetos já tenha sido abordada na literatura, a investigação que existe não é extensiva e é maioritariamente focada no setor da construção. Assim, a principal motivação para a realização desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da área da Gestão de Projetos através: da realização de uma análise bibliométrica que pretende analisar o estado da arte do tema de investigação; da identificação dos principais desperdícios associados à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação; da proposta de um modelo conceptual, adaptado ao setor da Tecnologia e Informação, que adapta os princípios e as ferramentas do Lean Thinking aos diferentes domínios de performance da Gestão de Projetos com o objetivo de eliminar os principais desperdícios. Em síntese, esta investigação pretende compreender se o Lean Thinking pode ser adaptado à Gestão de Projetos do setor da Tecnologia e Informação como meio de eliminação de desperdícios e consequente aumento da eficiência dos projetos. Para isso, esta investigação encontra-se dividida em três artigos que se focam em diferentes objetivos específicos que contribuem para dar resposta ao objetivo geral mencionado. Apesar da existência de uma lacuna na literatura que relaciona os dois conceitos o interesse na relação entre os mesmos tem crescido nos últimos anos, tendo sido realizada mais pesquisa nesta área. Relativamente à relação entre o Lean Thinking e a Gestão de Projetos na área da Tecnologia e Informação, a investigação permitiu concluir que este é um tema emergente que tem sido cada vez mais alvo de estudo. Adicionalmente, esta investigação permitiu concluir que as principais fontes e tipos de desperdícios em projetos do setor da Tecnologia e Informação estão maioritariamente ligados a comportamentos humanos que podem ser evitados ou eliminados e que estes desperdícios têm significativas consequências negativas ao nível da eficiência dos projetos.
  • O Impacto do Estilo de Liderança do Gestor de Projetos no Desempenho da Equipa: O Caso Solutions 30
    Publication . Gonçalves, Ana Isabel Oliveira; Torre, Fernando Freitas da
    Com a globalização e o aumento da competitividade entre as organizações na sociedade atual, é essencial que as empresas se concentrem na procura de métodos e técnicas que permitam gerir os seus projetos por forma a implementá-los e aperfeiçoá-los ao longo do tempo. Neste contexto, assiste-se a uma crescente importância de uma gestão de projetos estratégica e alinhada com os objetivos, quer do projeto, quer da organização, sendo a liderança fundamental em todas as fases de desenvolvimento de um projeto. O líder deverá ser capaz de adotar padrões de comportamento, comunicação e gestão de conflitos, assim como gerir a sua equipa e tomar decisões que se revelarão fulcrais para a eficiência e eficácia do projeto. Partindo destas premissas, o presente trabalho teve como principal objetivo traçar perfis de liderança, estabelecendo quais as principais competências, comportamentos, ferramentas e técnicas demonstradas pelo gestor de projeto e respetivo impacto no desempenho das equipas e respetivos resultados do projeto. Para o efeito, e como suporte teórico da investigação em curso, foi realizada uma revisão de literatura às temáticas de gestão de projetos, liderança (análise de 6 estilos: laissez-faire, servidor, transacional, transformacional, democrática e autocrática), equipas de projeto e desempenho, assim como ferramentas, competências e técnicas de liderança. Procedeu-se à recolha de dados através da aplicação de uma metodologia de estudo de caso na empresa Solutions 30 Portugal, com recurso à realização de um inquérito online construído com base no PMBOK e entrevistas individuais aos gestores de projetos da organização em causa. Finalmente, concluiu-se a existência de traços dispersos dos seis perfis de liderança previamente definidos, não podendo ser determinado um estilo predominante em concreto. A maioria dos gestores demonstrou um nível de consciência substancial quanto à aplicação de comportamentos, competências, ferramentas e técnicas recomendadas pelo PMBOK. No entanto, a formação em gestão de projetos e equipas revelou-se um aspeto pouco explorado na instituição.
  • O papel da Gestão de Projetos no sucesso de projetos de investimento cofinanciados por fundos comunitários
    Publication . Barbosa, Renato Joel Xavier; Duarte, Fábio
    Este estudo oferece uma primeira abordagem empírica acerca do papel da gestão de projetos (GP) no sucesso de projetos de investimento cofinanciados por programas comunitários em Portugal, ajustando os determinantes de sucesso do projeto à matéria de gestão de projeto bem como à metodologia de gestão de projeto elaborada pelo Project Management Institute. Relacionando a GP com o sucesso da execução de projetos de investimento, esta investigação procura contribuir para o crescimento das taxas de execução de fundos comunitários através da produção de recomendações sobre a impacto da adoção de boas práticas de GP no sucesso da implementação de projetos de investimento cofinanciados, sobremaneira relevantes para o aumento da competitividade das empresas e para a mitigação das assimetrias em matéria de desenvolvimento regional em países como Portugal. Orientado pela revisão da literatura este estudo recolheu dados primários através da aplicação de um inquérito, de resposta anónima, a empresas enquadradas no setor público, privado e social, da região norte de Portugal que tenham visto aprovadas candidaturas de projetos de investimento a fundos comunitários no âmbito do quadro H2020/PT2020, tendo-se obtido 38 respostas válidas. Através de uma análise univariada para teste de desigualdade da distribuição de amostras foi possível verificar que o sucesso global dos projetos de investimento está parcialmente associado ao sucesso de implementação de gestão de projetos. A investigação representa um contributo no estudo das condições suscetíveis de influenciar o sucesso dos projetos cofinanciados e abre porta a investigação futura.