Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre a Inteligência Emocional dos Gestores e as Decisões na Gestão de Projetos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_CatarinaMatos_MGP_2024.pdf1.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Atualmente, a gestão de projetos eficaz vai além das habilidades técnicas, incorporando uma dimensão emocional que desempenha um papel crucial no sucesso e na dinâmica das equipas. A inteligência emocional (IE), que se refere à capacidade de controlar as emoções, tanto as próprias como as dos outros, tornam-se essenciais para o bom desempenho em ambientes de trabalho, superando frequentemente as competências técnicas. Este estudo tem como objetivo explorar a relação entre a inteligência emocional dos gestores e a tomada de decisões no contexto da gestão de projetos. A investigação baseou-se numa revisão extensa da literatura, seguida de entrevistas múltiplas aplicadas aos Gestores de Projeto, de uma empresa de infraestruturas rodoviárias. Utilizando entrevistas semiestruturadas, foi possível identificar como a IE influencia positivamente a tomada de decisões e o sucesso dos projetos. A análise dos dados revelou que, no caso em apreço, os gestores com altos níveis de IE são mais eficazes na tomada de decisões, na comunicação, resolução de conflitos e liderança, resultando em equipas mais coesas e produtivas. Concluiu-se que a IE é um fator crítico para o sucesso na gestão de projetos, em empresas com as mesmas características que esta, o que proporciona um ambiente de trabalho colaborativo e eficaz. As conclusões deste estudo são consistentes com a literatura existente, que associa a IE ao sucesso dos projetos. Desta forma, destaca-se a importância de desenvolver essas competências nos Gestores de Projetos para melhorar a performance e os resultados organizacionais.

Description

Keywords

Inteligência Emocional Gestão de Projetos Decisões na Gestão de Projetos Sucesso dos Projetos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence