ESHT - DTL - Pósteres, resumos em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DTL - Pósteres, resumos em eventos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- A autenticidade na valorização da experiência turística num destino de média dimensão: o caso da Festa da Senhora d’Agonia em Viana do CasteloPublication . Ferreira, Daniela; Liberato, Dália; Liberato, PedroAtualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. da Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Foi aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. da Agonia. Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma maior apreciação da autenticidade, corresponde a uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre “autenticidade objetiva e autenticidade existencial” e a “experiência turística”; ainda, uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação quanto ao destino, com relação entre “experiência turística” e “satisfação” com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo.
- Manifestações de turismo cultural em destinos de média dimensão: as perspetivas da autenticidade na valorização das tradiçõesPublication . Liberato, Dália; Ferreira, Daniela; Liberato, PedroA cultura local e as tradições que caraterizam um destino e a sua comunidade assumem uma enorme relevância na atração de turistas a um determinado destino. Isto deve-se ao facto de os turistas se interessarem, cada vez mais, em conhecer os estilos de vida e tradições das comunidades visitadas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local, num destino de média dimensão, pela análise do papel da cultura local autêntica na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. A investigação aborda o caso específico da festa da Sra. da Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade, avaliando a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna). Relaciona, numa fase posterior, a avaliação da experiência turística e as intenções comportamentais face ao destino, concluindo sobre as relações existentes entre as diferentes vertentes (autenticidade, experiência e satisfação). Foi aplicado um inquérito por questionário a visitantes e turistas na festa da Sra. da Agonia, em agosto de 2018. Os resultados obtidos no estudo empírico, enquadram-se na perspetiva de Richards (2011) que considera estratégica e determinante, a ligação estabelecida entre a autenticidade e a experiência turística, materializada através do turismo criativo baseado em "experiências participativas e autênticas que permitem aos turistas desenvolver o seu potencial e habilidades criativas através do contacto com pessoas locais e sua cultura", “garantindo a imersão em momentos históricos, com detalhada informação” (Domínguez- Quintero et al., 2018).
- Festivais literários como manifestações de turismo cultural: o caso do “Correntes d’Escritas 2018”Publication . Liberato, Pedro; Sargo, Sara; Liberato, DáliaOs festivais literários são complexos, contraditórios, triviais, sérios e seriamente aditivos (Ommundsen, 2009). Cada festival literário é único e tem as suas próprias caraterísticas (Getz, 2008). O mesmo festival pode alterar-se de um ano para o outro, alterado por outros temas, por um novo grupo de escritores e/ou organizadores do festival (Eng, 2015), e é este o grande apelo destes eventos. Reconhecendo a crescente importância, para os destinos, dos eventos e festivais, na redução da sazonalidade, este estudo pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico do Turismo de Eventos - Festivais Literários, em particular, e da especificidade do público que o visita. Pretende aferir a existência de um nicho fiel à participação em Festivais Literários, definir o perfil deste público e as caraterísticas da viagem, averiguar as motivações que os trazem ao evento, como classificam a experiência, conhecer o grau de satisfação com o evento, avaliar as intenções de voltar e recomendar e por fim averiguar as relações existentes. O estudo empírico incidiu sobre o caso do Festival Literário “Correntes d’Escritas, 2018”. Para este estudo foi desenhado e aplicado um inquérito por questionário a participantes deste festival, durante o evento. Os resultados demonstram que existe um nicho de mercado recorrente a este género de festivais, maioritariamente feminino, com habilitações superiores, rendimentos acima da média e residente na região. O enriquecimento cultural é o motivo principal da sua deslocação. Este público atesta estar muito satisfeito com o evento em geral, especialmente com a organização e com os debates, e destaca a dimensão educativa da experiência.
- Passadiços do Paiva: motivação, experiência, satisfação e canais de distribuição dos visitantes internacionaisPublication . Bernardo, Verónica; Liberato, Dália; Liberato, PedroInaugurados em 2015, os Passadiços do Paiva impulsionaram a dinâmica turística de Arouca. No entanto, esta inovadora atração turística carece de estudos científicos, no âmbito do turismo. Desenvolveu-se um estudo acerca da motivação, experiência, satisfação e canais de distribuição utilizados pelos visitantes internacionais desta infraestrutura, no ano de 2017. Assim, o objetivo principal desta investigação é a compreensão da relação entre as motivações, a avaliação da experiência e o grau de satisfação, na visita dos turistas internacionais aos Passadiços do Paiva. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa através do inquérito por questionário, enviado via email aos contactos constantes na base de dados referente às reservas efetuadas online. No geral, os resultados demonstram que existe relação entre a motivação e: características da viagem (fatores pull), canais de distribuição e experiência. Não se verificou relação entre a motivação e o perfil individual do visitante assim como, contrariamente à revisão da literatura, não se verificou relação com a satisfação. Na análise da relação entre a experiência e a satisfação, a estudo demonstrou estarem relacionadas, mas apenas com os domínios Estético e Entretenimento, relativos à experiência. As duas principais conclusões deste estudo são que, contrariamente à literatura, a motivação não se relaciona com a satisfação, fator que deve ser analisado, isoladamente, tendo, o valor estético da infraestrutura, efeito na satisfação.
- Turismo de eventos: o caso do Festival Literário “Correntes d’Escritas, 2018”Publication . Sargo, Sara; Liberato, Pedro; Liberato, DáliaO estudo tem por objetivo contribuir para a literatura científica sobre o conhecimento das especificidades do público de Festivais Literários dentro do segmento do Turismo de Eventos. Pretende aferir a existência de um nicho de mercado de Festivais Literários, definir o perfil deste público, definir as caraterísticas da viagem, averiguar as motivações que os trazem ao evento, como classificam a sua experiência, averiguar o grau de satisfação que experienciam com o evento, avaliar as intenções de voltar e recomendar e por fim averiguar as relações que existem. O estudo está dividido em duas partes: uma revisão da literatura sobre a temática e um estudo empírico. Para o estudo empírico foi elaborado e aplicado um inquérito por questionário a 226 participantes do festival literário entre os dias 21 e 24 de fevereiro de 2018. Os resultados do estudo demonstram que existe um nicho de mercado que é recorrente a este género de festivais, caracterizando-se por ser maioritariamente feminino, com habilitações superiores, possuir rendimentos acima da média e ser residente na região. O enriquecimento cultural é o motivo principal da sua deslocação. Este público atesta estar muito satisfeito com o evento em geral, especialmente com a organização e com os debates, e destaca a dimensão educativa da experiência.
- Before and after the COVID-19 pandemic in wine tourism. The case of the Beira Interior wine routePublication . Costa, Adriano; Fernandes, Carlos; Rei, Constantino; Liberato, Dália; Antunes, Joaquim; Liberato, PedroIn 2018, Portugal was distinguished for the second consecutive time as the best tourist destination in the world. In addition, Portugal has been taking over as an international reference country in the production of prestigious wines worldwide, such as Barca Velha, Pêra Manca, Principal, Carrocel, among others. Although not yet a destination of wine tourism of reference worldwide, in recent years it has been affirming itself as such, as result of a diversified offer that extends throughout the national territory, allowing brands creation of destination identity that must be preserved, highlighted and valued. Knowing that Portugal begins to be recognized as one of the best travel destinations for gastronomy & wines and this segment is one of the strategic assets suggested in successive strategic plans for Tourism, it is understood, therefore, that it is important to know and inventory the different wine routes existing in the national territory, as determining tools for the promotion and dissemination of wine tourism. However, as of 26 February 2020, with the emergence of the first suspected cases of people infected with COVID-19 in Portugal, it seems that all this has changed (DDS, 2020). People stopped traveling. Air transport and shipping have been suspended, restaurants have closed or changed the way of business, people's movement has been restricted, which has led to all activities directly or indirectly linked to tourism having closed, or in the process of closing its doors. For the moment, there is a war against Covid-19, which we all know what it is, but we cannot immediately identify and could be anywhere. There is a feeling of helplessness in fighting this virus as it may be just around the corner and we cannot uncover it. We do know that one of the main ways of spreading this virus is social contact. On the other hand, tourism in general and wine tourism in particular, is provided by people and to people. Social contact is one of the pillars of it. Hence the big questions that arise in the future are: how can the trust of wine-tourists be recovered; what kinds of experiences will be offered; which innovations will emerge regarding the tourism offer. For this, we will interview all members of the Beira Interior Wine Route.
- A influência da experiência turística no amor à marca do destino e no evangelismo do destinoPublication . Coelho, António; Alén, Elisa; Liberato, PedroNo contexto atual, o Turismo engloba uma incremental variedade de destinos competitivos com grande diversificação de oferta e procura, tornando mais difícil a sua diferenciação e acrescento de valor, comparativamente com destinos concorrentes. Os turistas não buscam somente destinos bem apetrechados em termos de património, infraestruturas, clima e segurança, mas também destinos que lhes ofereçam experiências únicas, sensoriais e inesquecíveis que lhes toquem nos corações. Ou seja, sentimentos como satisfação e atitudes como lealdade já não são suficientes para fidelizar os turistas, mas sim sentimentos profundos de paixão pelo destino e evangelismo. O presente estudo tem por desígnio identificar possíveis hipóteses resultantes do estudo bibliográfico, a fim de compreender a relação entre os constructos Experiência Turística, Amor à Marca do Destino e Evangelismo do Destino. A metodologia a adotar será uma Revisão de Literatura Narrativa. Pretende-se também aferir se estes constructos têm como consequências o WOM (Word of Mouth) e a Lealdade de Resistência à Mudança.
- A moda nos eventos: contributos para a gestão dos destinosPublication . Liberato, Dália; Mendes, Benedita; Liberato, Pedro; Alén, ElisaOs eventos de moda constituem um segmento de oferta relevante em inúmeras cidades à escala mundial, com evidência sobre a atração de participantes internacionais. Os eventos de moda adicionam às cidades anfitriãs, reconhecimento e valor, assegurando uma vantagem competitiva face a destinos concorrentes. A presente investigação visa compreender o papel dos eventos de moda na região Norte de Portugal, em geral, e na cidade do Porto, em particular, enquanto destinos turísticos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com aplicação de inquéritos por questionário, a 410 participantes dos eventos de moda realizados na cidade do Porto. Os dados recolhidos confirmam que as motivações para participar no evento influenciam positivamente a avaliação da experiência; a avaliação da experiência influencia o grau de satisfação relativamente ao evento; a avaliação da satisfação relativamente ao evento influencia positivamente a lealdade ao evento e a lealdade ao destino. A discussão dos resultados afigura-se relevante para as DMOs locais e regionais, e Associações Empresariais, com vista à captação deste segmento turístico, melhoria da promoção dos eventos de moda e, consequentemente, da experiência dos participantes dos eventos de moda.
- Promoção da sustentabilidade no ensino superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-EscolasPublication . Silva, Manuela V.; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; Rodrigues, Pedro; Barbot, António; Pinto, Edgar; Carvalhais, CarlosIntrodução: O P.PORTO, consciente do seu impacto na sociedade e dos atuais desafios de desenvolvimento das melhores práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (BCSD Portugal, 2022), tem sido um elemento ativo na procura de diferentes caminhos, envolvendo uma aprendizagem constante em ambiente académico. A promoção da sustentabilidade numa IES pode associar-se aos diferentes Curricula, projetos de investigação e desenvolvimento, atividades na comunidade académica associados a programas/projetos de carater técnico-científico, entre outros. O programa Eco-Escolas (P. ECO-E) surge como um exemplo agregador da educação para o desenvolvimento sustentável que incentiva a participação ativa da comunidade académica num exercício de cidadania ativa e ambientalmente mais consciente, apresentando atualmente com uma expressão muito significativa. Objetivo: Mapear as principais atividades associadas ao P.ECO-E no universo P.PORTO, orientado para os contributos ODS. Material e Métodos: Auscultação dos coordenadores do P.ECO-E das UO (Unidades Orgânicas), através do preenchimento de um questionário on-line, identificando as principais atividades, (atividades/eventos técnico-científicos/ações na comunidade e ações de voluntariado ou campanhas, outras), a ligação aos ODS, no período de análise de 2020 a 2022. Resultados: Foram mapeadas diversas ações/atividades que visaram em parte, dar resposta às necessidades ambientais das diferentes instituições (ex: gestão resíduos e da água), assim como, outras iniciativas envolvendo investigação aplicada, proteção e educação ambiental e sustentabilidade em geral (ex: workshops temáticos). Conclusões: A implementação do P.ECO-E tem demonstrado ser uma via para a concretização eficaz da sustentabilidade organizacional, contribuindo de forma direta para as questões de cidadania, ambientais e económicas, sendo comprovado pela atribuição do galardão ecoescolas (bandeira verde) pela entidade ABAE. Permite igualmente promover a cooperação na prossecução de atividades conjuntas e a partilha de boas práticas entre as instituições P.PORTO. Contudo, a gestão da sustentabilidade, deverá ser complementada com critérios mais exigentes e abrangentes no que respeita à gestão dos aspetos ambientais, passando por exemplo, a ter em consideração, os requisitos de normas internacionais no âmbito gestão ambiental/ sustentabilidade, mantendo os princípios associados ao P.ECO-E.
- Literary tourism in Northern Portugal: an exploratory perspectivePublication . Sousa, Bruno; Liberato, Pedro; Liberato, Dália; Pereira, Carina; Rodrigues, Cristina; Costa, Adriano; Malheiro, Alexandra; Esteves, Elsa; Carvalho, Pedro
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »