Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A autenticidade na valorização da experiência turística num destino de média dimensão: o caso da Festa da Senhora d’Agonia em Viana do Castelo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RES_DaliaLiberato_2019.pdf2.01 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente, os turistas procuram experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta aos processos de globalização no turismo (Jelincic, 2009). Pretende-se perceber o papel que a cultura local autêntica, principalmente o património intangível, detém na valorização da experiência turística e posteriormente na satisfação. É estudado o caso específico da festa da Sra. da Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade. Este estudo contribui para avaliar a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna), classificar a experiência turística nos quatro domínios (educativo, evasão, entretenimento e estética) e avaliar as intenções de voltar e recomendar, verificando-se as relações existentes entre as diferentes vertentes. Foi aplicado um inquérito por questionário a 299 visitantes e turistas na festa da Sra. da Agonia. Os principais resultados do estudo demonstram que as caraterísticas da viagem influenciam a avaliação da autenticidade objetiva, construtiva, existencial e pós-moderna; verifica-se que uma maior apreciação da autenticidade, corresponde a uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre “autenticidade objetiva e autenticidade existencial” e a “experiência turística”; ainda, uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação quanto ao destino, com relação entre “experiência turística” e “satisfação” com um coeficiente padrão positivo e estatisticamente significativo.

Description

Keywords

Autenticidade Tradições Turismo cultural Turismo criativo Experiência turística Satisfação

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Lisboa

CC License