Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo tem por objetivo contribuir para a literatura científica sobre o conhecimento das especificidades do público de Festivais Literários dentro
do segmento do Turismo de Eventos. Pretende aferir a existência de um
nicho de mercado de Festivais Literários, definir o perfil deste público, definir as
caraterísticas da viagem, averiguar as motivações que os trazem ao evento, como
classificam a sua experiência, averiguar o grau de satisfação que experienciam com
o evento, avaliar as intenções de voltar e recomendar e por fim averiguar as relações
que existem. O estudo está dividido em duas partes: uma revisão da literatura sobre
a temática e um estudo empírico. Para o estudo empírico foi elaborado e aplicado
um inquérito por questionário a 226 participantes do festival literário entre os dias
21 e 24 de fevereiro de 2018. Os resultados do estudo demonstram que existe um
nicho de mercado que é recorrente a este género de festivais, caracterizando-se por
ser maioritariamente feminino, com habilitações superiores, possuir rendimentos
acima da média e ser residente na região. O enriquecimento cultural é o motivo
principal da sua deslocação. Este público atesta estar muito satisfeito com o evento
em geral, especialmente com a organização e com os debates, e destaca a dimensão
educativa da experiência.
Description
Keywords
Turismo de eventos Eventos literários Festivais literários Experiência nos eventos
Citation
Publisher
Universidade de Lisboa