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Advisor(s)
Abstract(s)
A cultura local e as tradições que caraterizam um destino e a sua comunidade assumem uma
enorme relevância na atração de turistas a um determinado destino. Isto deve-se ao facto de
os turistas se interessarem, cada vez mais, em conhecer os estilos de vida e tradições das
comunidades visitadas. O presente estudo tem como objetivo principal investigar a
importância da autenticidade das tradições e da cultura local, num destino de média
dimensão, pela análise do papel da cultura local autêntica na valorização da experiência
turística e posteriormente na satisfação. A investigação aborda o caso específico da festa da
Sra. da Agonia em Viana do Castelo, por ser um evento que invoca as tradições da cidade,
avaliando a autenticidade da festa nas quatro principais perspetivas (objetiva, construtiva,
existencial e pós-moderna). Relaciona, numa fase posterior, a avaliação da experiência turística
e as intenções comportamentais face ao destino, concluindo sobre as relações existentes entre
as diferentes vertentes (autenticidade, experiência e satisfação).
Foi aplicado um inquérito por questionário a visitantes e turistas na festa da Sra. da Agonia,
em agosto de 2018. Os resultados obtidos no estudo empírico, enquadram-se na perspetiva de
Richards (2011) que considera estratégica e determinante, a ligação estabelecida entre a
autenticidade e a experiência turística, materializada através do turismo criativo baseado em
"experiências participativas e autênticas que permitem aos turistas desenvolver o seu
potencial e habilidades criativas através do contacto com pessoas locais e sua cultura",
“garantindo a imersão em momentos históricos, com detalhada informação” (Domínguez-
Quintero et al., 2018).
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Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Politécnico do Porto. Centro de Estudos Interculturais