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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: O P.PORTO, consciente do seu impacto na sociedade e dos atuais desafios de desenvolvimento das
melhores práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (BCSD Portugal,
2022), tem sido um elemento ativo na procura de diferentes caminhos, envolvendo uma aprendizagem constante em
ambiente académico. A promoção da sustentabilidade numa IES pode associar-se aos diferentes Curricula, projetos
de investigação e desenvolvimento, atividades na comunidade académica associados a programas/projetos de carater
técnico-científico, entre outros. O programa Eco-Escolas (P. ECO-E) surge como um exemplo agregador da educação para
o desenvolvimento sustentável que incentiva a participação ativa da comunidade académica num exercício de cidadania
ativa e ambientalmente mais consciente, apresentando atualmente com uma expressão muito significativa. Objetivo:
Mapear as principais atividades associadas ao P.ECO-E no universo P.PORTO, orientado para os contributos ODS. Material
e Métodos: Auscultação dos coordenadores do P.ECO-E das UO (Unidades Orgânicas), através do preenchimento de um
questionário on-line, identificando as principais atividades, (atividades/eventos técnico-científicos/ações na comunidade
e ações de voluntariado ou campanhas, outras), a ligação aos ODS, no período de análise de 2020 a 2022. Resultados:
Foram mapeadas diversas ações/atividades que visaram em parte, dar resposta às necessidades ambientais das diferentes
instituições (ex: gestão resíduos e da água), assim como, outras iniciativas envolvendo investigação aplicada, proteção e
educação ambiental e sustentabilidade em geral (ex: workshops temáticos). Conclusões: A implementação do P.ECO-E
tem demonstrado ser uma via para a concretização eficaz da sustentabilidade organizacional, contribuindo de forma
direta para as questões de cidadania, ambientais e económicas, sendo comprovado pela atribuição do galardão ecoescolas (bandeira verde) pela entidade ABAE. Permite igualmente promover a cooperação na prossecução de atividades
conjuntas e a partilha de boas práticas entre as instituições P.PORTO. Contudo, a gestão da sustentabilidade, deverá
ser complementada com critérios mais exigentes e abrangentes no que respeita à gestão dos aspetos ambientais,
passando por exemplo, a ter em consideração, os requisitos de normas internacionais no âmbito gestão ambiental/
sustentabilidade, mantendo os princípios associados ao P.ECO-E.
Description
Keywords
Desenvolvimento sustentável Programa Eco-escolas Ensino superior
Citation
Publisher
Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia