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  • Sem título
    Publication . Leal, João
  • Componente de vídeo da peça de teatro “Nascer da Evolução”
    Publication . Leal, João
    O “trabalho de natureza profissional” escolhido para apresentação nesta candidatura foi o conjunto de vídeos que, com o apoio do José Pedro Magano (amigo e ex-colega de curso do bacharelato em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, agora realizador e sócio gerente da empresa PixBee), realizei para a peça de teatro “O Nascer da Evolução”. Esta peça de teatro foi produzida tendo em vista o evento “Noite dos Investigadores” em 2009. Este evento acontece desde 2005 e é promovido e financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Ações Marie Sklodowska-Curie. O seu objetivo é o de aproximar o público em geral do universo científico num ambiente “informal, lúdico e educativo”. O “Nascer da Evolução” é um texto do André Levy (biólogo evolucionista e ator), a partir de uma ideia original de David Marçal (bioquímico e autor de diversos textos de humor científico, publicados no Inimigo Público). A encenação é de Amândio Pinheiro e a produção do Coletivo Causa, com o financiamento da União Europeia, Programa Marie Curie e os apoios do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do gabinete do ex-Presidente da República, prof. Cavaco Silva.
  • Promoção da sustentabilidade no ensino superior: uma visão integrada da implementação do programa Eco-Escolas
    Publication . Silva, Manuela V.; Faria, Hélia; Bertuzi, Rui; Vale, José; Liberato, Pedro; Lima, Jorge; Leal, João; Rodrigues, Pedro; Barbot, António; Pinto, Edgar; Carvalhais, Carlos
    Introdução: O P.PORTO, consciente do seu impacto na sociedade e dos atuais desafios de desenvolvimento das melhores práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 (BCSD Portugal, 2022), tem sido um elemento ativo na procura de diferentes caminhos, envolvendo uma aprendizagem constante em ambiente académico. A promoção da sustentabilidade numa IES pode associar-se aos diferentes Curricula, projetos de investigação e desenvolvimento, atividades na comunidade académica associados a programas/projetos de carater técnico-científico, entre outros. O programa Eco-Escolas (P. ECO-E) surge como um exemplo agregador da educação para o desenvolvimento sustentável que incentiva a participação ativa da comunidade académica num exercício de cidadania ativa e ambientalmente mais consciente, apresentando atualmente com uma expressão muito significativa. Objetivo: Mapear as principais atividades associadas ao P.ECO-E no universo P.PORTO, orientado para os contributos ODS. Material e Métodos: Auscultação dos coordenadores do P.ECO-E das UO (Unidades Orgânicas), através do preenchimento de um questionário on-line, identificando as principais atividades, (atividades/eventos técnico-científicos/ações na comunidade e ações de voluntariado ou campanhas, outras), a ligação aos ODS, no período de análise de 2020 a 2022. Resultados: Foram mapeadas diversas ações/atividades que visaram em parte, dar resposta às necessidades ambientais das diferentes instituições (ex: gestão resíduos e da água), assim como, outras iniciativas envolvendo investigação aplicada, proteção e educação ambiental e sustentabilidade em geral (ex: workshops temáticos). Conclusões: A implementação do P.ECO-E tem demonstrado ser uma via para a concretização eficaz da sustentabilidade organizacional, contribuindo de forma direta para as questões de cidadania, ambientais e económicas, sendo comprovado pela atribuição do galardão ecoescolas (bandeira verde) pela entidade ABAE. Permite igualmente promover a cooperação na prossecução de atividades conjuntas e a partilha de boas práticas entre as instituições P.PORTO. Contudo, a gestão da sustentabilidade, deverá ser complementada com critérios mais exigentes e abrangentes no que respeita à gestão dos aspetos ambientais, passando por exemplo, a ter em consideração, os requisitos de normas internacionais no âmbito gestão ambiental/ sustentabilidade, mantendo os princípios associados ao P.ECO-E.