ESE - DPRM - Ensino de Música
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- O reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musicalPublication . Tavares, Diogo Filipe Gouveia; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaEste documento tem como objetivo relatar aquilo que foi a prática educativa realizada ao longo do último ano letivo. Numa primeira parte, consta deste documento uma descrição da instituição de ensino onde foi realizada a prática educativa, seguindo-se a reflexão das observações realizadas às aulas dos professores cooperantes, bem como a reflexão e descrição daquilo que foi lecionado na disciplina de formação musical em contexto de prática educativa supervisionada. No capítulo terceiro deste documento, encontra-se o projeto de investigação – o cerne deste trabalho – realizado ao longo deste ano letivo. Este projeto trata da questão do uso do reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical, e foi desenvolvido tendo uma abordagem metodológica qualitativa, onde foram entrevistados um conjunto de professores de formação musical – escolhidos segundo critérios abaixo referenciados – com o intuito de perceber se usam o reportório – quer na audição musical quer no estudo da partitura – como recurso pedagógico nas aulas. Será apresentada uma breve reflexão final acerca das implicações deste estudo, sendo visível as suas limitações, e deixando em aberto possíveis investigações futuras com o objetivo do alargamento e verificação da viabilidade desta questão – o reportório como recurso pedagógico nas aulas de formação musical.
- A Audição interior – estratégias para a sua ImplementaçãoPublication . Fernandes, Pedro Gilberto Rodrigues; Costa, Jorge AlexandreO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical -, das Escolas Superiores de Educação e de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto e descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada no Ensino Básico e Secundário do Ensino Vocacional de Música e o desenvolvimento de um projeto de investigação. No primeiro capítulo deste relatório é apresentada uma caracterização do centro de estágio e comunidade escolar em que estivemos envolvidos: Conservatório de Música de Vila do Conde. No segundo capítulo serão analisados os dados referentes à Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Básico e Secundário. Nele serão apresentados e fundamentados aspetos relativos à lecionação, planificação, observação de aulas e outras atividades desenvolvidas nas práticas educativas. No terceiro capítulo será apresentado o projeto de investigação intitulado A audição interior - Estratégias para a sua implementação que tem como intuito contribuir para uma maior compreensão dos fenómenos de assimilação e perceção musical ligados à representação interna do som, ou, por outas palavras, estudar o fenómeno da audição interior, na perspetiva de averiguar e estimular o grau de proficiência de audição interior dos alunos alvo de estudo.
- Os (diferentes) olhares sobre a Formação MusicalPublication . Rodrigues, Pedro Miguel dos Santos; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaEste relatório pretende dar conta do trabalho realizado durante o estágio, esperando-se contribuir para a reflexão das práticas pedagógicas tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas. Visando promover uma formação global, foram previstas situações de aprendizagem promotoras do desenvolvimento de competências musicais e culturalmente amplas, que no confronto com a prática foram objeto de reflexão permanente em função das necessidades dos alunos. Neste processo, constituindo um momento particularmente rico pela oportunidade de observar dois docentes com diferentes estilos profissionais, numa instituição conceituada como o Conservatório de Música do Porto, a observação revelou-se crucial para melhor conhecer a realidade. Reconhecendo que a disciplina enfrenta desafios vários, sendo-lhe pedido que promova uma formação musical ampla, contextual e crítica, a investigação procurou apreender os (diferentes) olhares dos professores da disciplina, instrumentistas e alunos sobre a formação musical, em diferentes contextos, regimes de frequência e níveis de ensino. Os resultados demonstram que se encontra orientada no sentido de proporcionar a formação global de músicos e ouvintes críticos, verificando-se ainda alguma dificuldade em torná-la apelativa, e em articular a teoria com a prática do instrumento.
- Em torno de uma nova Formação MusicalPublication . Ribeiro, Lécio; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa deA Formação Musical tem servido ao longo dos tempos, de um modo geral, como um apoio à prática instrumental, sendo o seu ensino direcionado para a leitura e centrado em exercícios que pouco a relacionam com os reportórios existentes. Este relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, desenvolve-se a partir do trabalho de observação e de práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio e de um projeto de investigação, no qual se tenta perceber quais as estratégias mais adequadas para a realização de um ditado melódico. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu da observação sistemática de diferentes práticas pedagógicas – de professores estagiários e de cooperantes –, e da interpretação/ confrontação com algumas abordagens teóricas existentes. A motivação principal para este estudo partiu da necessidade de procurar novos mecanismos de rotina de audição para a aula de Formação Musical e de uma ambição de tornar a aula de Formação um local de enriquecimento artístico e não de um espaço teórico (a)musical. O relatório de estágio está organizado em três capítulos. No primeiro, realiza-se uma contextualização do polo de estágio e uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino especializado da música. No segundo capítulo faz-se uma análise de toda a prática pedagógica no campo de ação do estágio, analisando e refletindo sobre as planificações e observações. E, no último capítulo inclui-se o artigo de investigação e a reflexão final de todo este projeto de investigação.
- Software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação MusicalPublication . Pereira, Filipe André Ribeiro; Costa, Jorge Alexandre; Monteiro, VeraO presente relatório de estágio mostra-nos um percurso realizado no ano letivo 2014/2015, referente à Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical. O mesmo não reflete única e exclusivamente a Prática de Ensino Supervisionada do ano transato mas sim, todo um percurso académico realizado em que foram efetuadas reflexões, tomadas decisões, criadas novas ideias pedagógicas, que num todo foi essencial para uma melhoria da prática pedagógica como também na construção de um ser mais crítico e investigativo. Este documento é composto por duas partes. Na primeira parte é apresentado o capítulo I e II, sendo o primeiro uma abordagem à instituição de ensino em que foi realizada a prática de ensino supervisionada, e o segundo, uma reflexão aprofundada da mesma. A segunda parte do relatório prende-se a um Projeto de Investigação realizado no decorrer do ano letivo 2014/2015, direcionado para as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em geral e na Educação no Ensino Vocacional da Música mais especificamente, “O software EarMaster como ferramenta pedagógica na disciplina de Formação Musical”, tentando perceber se este tipo de software informáticos poderão ser uma mais-valia para o estudo da disciplina da Formação Musical e se trará melhores resultados para o aluno aquando da sua utilização. A metodologia utilizada no projeto de investigação prende-se a uma lógica quantitativa e qualitativa. O estudo não é, de todo, conclusivo devido ao tamanho da amostra obtida, tendo alguns alunos optado por não utilizar o software EarMaster, formando assim um pequeno grupo de amostra não suficiente para obter os melhores resultados, ficando em aberto possíveis investigações sobre esta temática. Serão, as Novas Tecnologias de Informação uma mais-valia para a Educação no nosso país? Será possível a utilização destas na sala de aula, sem que sejam pensadas como algo para “entreter” o aluno por momentos?
- Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integralPublication . Gomes, Sílvia Clara Moreira dos Santos; Costa, Jorge Alexandre; Monteiro, VeraO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. É um trabalho individual de síntese e de reflexão fundamentada sobre o percurso realizado no estágio, e de investigação com vista à resolução de problemas e conhecimento da realidade das práticas educativas do sistema de ensino especializado de música. Deste modo, é definido o quadro contextual sobre a evolução deste sistema de ensino e as complexidades que o têm caraterizado, o desenvolvimento curricular, particularmente o lugar que a disciplina de Formação Musical ocupa no currículo, e o Conservatório de Música de Paredes. Sobre o percurso formativo desempenhado nesta instituição educativa e sobre os dados recolhidos da observação naturalista não participante das aulas de duas turmas do ensino articulado, é elaborada uma reflexão crítica fundamentada, relativamente a todos os processos didáticos e pedagógicos. Complementarmente é apresentado um projeto de investigação qualitativa realizado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação em ensino de Música, tendo em vista a contribuição para uma prática pedagógica mais enriquecida, informada e fundamentada. O objeto de estudo está relacionado com a área disciplinar de Formação Musical, sob o tema Audição Harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral. Os objetivos do projeto visam verificar: i) quais os recursos utilizados e as estratégias e metodologias de ensino praticadas nas aulas de Formação Musical para o desenvolvimento da audição harmónica; ii) quais os objetivos e conteúdos contemplados nos programas da mesma disciplina; iii) que atividades são sugeridas em alguns manuais de Formação Musical. Os dados obtidos permitiram verificar que, apesar da importância atribuída à audição harmónica na formação de músicos, esta competência representa uma das maiores dificuldades dos alunos e, no âmbito da Formação Musical, há pouca diversidade de vivências, experiências musicais e outras atividades contextualizadas musicalmente.
- O jogo como estratégia de aprendizagem rítmica: A ludicidade na exploração das fichas de exercícios rítmicosPublication . Fernandes, Carlos Manuel Sampaio; Costa, Jorge Alexandre; Silva, IsabelElaborado com vista à reflexão fundamentada acerca do percurso, das práticas educativas e das políticas de ensino, o presente trabalho pretende reunir um conjunto de saberes inerentes à atividade docente. Relacionando teorias e práticas no âmbito do ensino da música, a apresentação de uma filosofia de trabalho, congregando como eixo estruturante a prática musical supervisionada realizada no âmbito do ensino vocacional, apresenta-se como pano de fundo à análise dos vários conteúdos referentes à literatura específica inerente à prática pedagógica. Partindo da caracterização da escola do ensino vocacional de música, nos ensinos Básico e Secundário, a presente reflexão emerge no seguimento do pensamento articulado das várias áreas do saber através da apreciação, fundamentação e discussão das perspetivas de ensino vigentes ao longo do processo de estágio. Deste modo, será exposta toda a perspetiva de ensino por nós desenvolvida, partindo de uma linha temporal, tendo por princípio a descrição de um plano modelo, com o objetivo de podermos demonstrar a direção do nosso pensamento. Tendo como objetivo verificar a eficácia da abordagem ao jogo, como estratégia de ensino, na aprendizagem do ritmo, na disciplina de Formação Musical, partimos de uma investigação bibliográfica sobre a relação entre a escola tradicional e a escola moderna, o jogo e a motivação, e por último, a aprendizagem do ritmo sobre a perspetiva das atividades de aprendizagem sequencial, sustentadas por Edwin Gordon. O projeto de investigação aborda uma nova conceção do jogo, aliando o mesmo às atividades de leitura rítmicas.
- Repertório de jazz nas aulas de formação musical – um percurso complementarPublication . Correia, Liliana de Fátima Fernandes; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, foi instituída a realização de um relatório de estágio e de um projeto de investigação, nomeadamente um projeto de investigação-ação executado numa das escolas / turmas nas quais foi realizado um estágio de Prática Pedagógica no Ensino Vocacional da Música. Este relatório foi construído e organizado de forma gradual, ramificando-se em três capítulos, com o intuito de principiar com a descrição de conteúdos mais genéricos, particularizando-os até ao mais específico que consiste no artigo de investigação. Assim, ao longo do primeiro capítulo é efetuada uma pequena contextualização no ensino da música em Portugal e da disciplina de formação musical, integrada no currículo do ensino especializado da música. Posteriormente, é realizada uma contextualização do tema escolhido para abordagem nas aulas de Formação Musical, nomeadamente o Jazz e, as respetivas caraterísticas e, por fim, a descrição do Pólo de estágio. O capítulo dois consiste na reflexão de todo o processo desenvolvido ao longo da prática pedagógica e, tudo o que ela envolve, isto é, observações e planificações com a respetivas reflexões diárias. No capítulo três é apresentado o projeto de investigação intitulado “Repertório de Jazz nas aulas de Formação Musical – um percurso complementar”. Este foi motivado pelo interesse em descobrir se a utilização de um repertório diferente do atualmente utilizado (erudito), nomeadamente o jazz, pode ser uma mais-valia para a aprendizagem dos conteúdos da formação musical. Para finalizar é apresentado um breve pensamento de todo o processo desenvolvido ao longo do presente ano letivo
- Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagemPublication . Vieira, Rui Filipe Ferreira; Costa, Jorge Alexandre; Monteiro, VeraO presente documento foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música Artes e Espectáculos do Instituto Politécnico do Porto. O objectivo central deste documento visa, num primeiro capítulo, contextualizar o meio, a escola e a turma. No segundo capítulo deste documento constará a reflexão da Prática Pedagógica em Formação Musical, no Conservatório de Música de Paredes. No terceiro capítulo será apresentado o Projecto de Investigação em estudo – Intervalos melódicos: diferentes estratégias de aprendizagem. Esta investigação surge no sentido de tentar perceber quais as estratégias que surtem efeitos mais positivos para a aprendizagem de intervalos melódicos. As estratégias adoptadas foram três, são elas: aprendizagem por canções; aprendizagem por grau conjunto; aprendizagem por canções e grau conjunto. Foram seleccionados 18 indivíduos com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade, de ambos os sexos. Todos eles têm em comum o facto de frequentarem o 1º grau de Formação Musical. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com abordagem quantitativa. Para testar as diferentes estratégias de aprendizagem foi realizado um teste após um período de oito semanas (8 aulas). Será feita uma revisão bibliográfica, onde serão abordadas algumas perspectivas de diferentes autores, para que possamos compreender melhor o tema desta investigação. As conclusões deste estudo revelam que a aprendizagem de intervalos melódicos utilizando a complementaridade das estratégias por canções e por grau conjunto são mais positivas, ainda que os resultados não sejam muito evidentes.
- A formação musical para a música em anos de examePublication . Pais-Vieira, Luísa; Costa, Jorge Alexandre; Monteiro, VeraSabendo-se que Portugal carece de um programa de Formação Musical único e homologado, questionam -se as linhas orientadoras no ensino da disciplina, a identidade da mesma e dos professores que a lecionam. Propõe -se uma Formação Musical para'a'música, mesmo em anos de exame, no equilíbrio entre o que é atualmente promovido pelos professores e as exigências dos contextos educativos reais, nomeadamente a necessidade de bons resultados académicos. Durante a maturação destas questões foi realizado o estágio onde estas ideias se refletiram. A experiência ímpar de observar em primeira mão outros procedimentos trouxe a curiosidade de conhecer mais práticas da Formação Musical. O presente trabalho compreendeu investigação bibliográfica no que se refere aos assuntos legislativos para contextualizar o ensino da música em Portugal, às questões curriculares e às que discutem o binómio treino ou instrução musical e educação musical. Incluiu ainda a reflexão mais específica decorrente do estágio e respetiva contextualização. Foi complementado por uma investigação que pretendeu recolher dados sobre as práticas educativas da disciplina por meio de questionários enviados para um elevado número de escolas de música oficiais a nível nacional. Sobre a Formação Musical para'a'música, é de acreditar que ela fosse sempre possível, mesmo que fosse desejável ter mais tempo semanal dedicado à disciplina. Sobre o estágio, as aprendizagens foram imprevistas e impulsionadas essencialmente pela reflexão conjunta com os professores intervenientes. A terceira parte trouxe informação nova sobre as práticas educativas realizadas pelo país. No final, permaneceu a necessidade de se conhecer mais profundamente as realidades e de efetivar projetos colaborativos que ajudem o ensino da Formação Musical a ser com e para'a' música nos diversos contextos.