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ESE - DPRM - Ensino de Música

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  • A marcação de compasso: Um processo mecânico ou um gesto musical
    Publication . Araújo, Marco Filipe Apolinário; Costa, Jorge Alexandre; Vieira, Luisa Santos Pais
    O atual relatório de estágio propõe uma análise reflexiva das aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, culminando, dessa forma, o 2.º ciclo de estudos concretizado na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Desenvolve-se em torno de quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da reflexão sobre a relação dos alunos do Conservatório de Música de Paredes com a disciplina de Formação Musical, seguido de uma contextualização do polo de estágio, integrando a caracterização das disciplinas e turmas de ensino básico e secundário envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo expõe o contexto geográfico, os detalhes do Conservatório de Música de Paredes e o seu projeto educacional e as observações práticas de forma a contextualizar o terceiro capítulo, onde se descreve de forma detalhada todo o processo do estágio: a observação e registo de aulas; a planificação e lecionação de aulas; e, por fim, as reflexões e análises pertinentes para o desenvolvimento profissional pessoal. O quarto capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “A marcação de compasso: um processo mecânico ou um gesto musical”. Para recolha de dados, foram utilizados questionários conduzidos para os docentes da disciplina de Formação Musical, alunos atuais e passados da disciplina e uma entrevista. A revisão de literatura, aliada à triangulação e análise dos resultados dos questionários, oferece uma reflexão sobre a importância, aplicação e direções futuras da marcação de compasso como um processo mecânico e um gesto musical na Formação Musical. As significações e implicações do cruzamento entre a prática de ensino supervisionada e o estudo encorajam a reflexão e aplicação prática no contexto educacional, podendo orientar uma visão mais integrada e alargada da Formação Musical.
  • O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficaz
    Publication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria Martins
    O presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
  • Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbada
    Publication . Trindade, Luana Tavares da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa
    O presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.
  • A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: expectativas e desafios para a relação professor/aluno
    Publication . Dias, Maria Eduarda Duarte; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    O presente relatório de estágio tem como objetivo desenvolver uma análise dos conhecimentos adquiridos e da aplicação e consolidação dos mesmos, encerrando o Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho está estruturado em três capítulos distintos. O primeiro capítulo compreende um texto reflexivo designado Explorando Fronteiras: A tecnologia nas aulas de música, que pretende abordar a gamificação, o play along e o quiz como recursos pedagógicos no ensino musical. O texto seguinte, intitulado Descrição do polo de estágio, apresenta a caracterização do polo de estágio e uma descrição das disciplinas e das turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo foca-se na PES e serão abordados aspetos fundamentais para a mesma, tais como observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. O terceiro e último capítulo, A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: Expectativas e Desafios para a relação Professor/Aluno, tem como objetivo perceber qual é o pensamento dos docentes de Formação Musical do Ensino Artístico Especializado de Música acerca da temática da heterogeneidade etária. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram utilizados dois tipos instrumentos de recolha de dados: análise de conteúdo e inquérito por questionário. Os resultados obtidos destacam algumas limitações, como o pequeno número de respostas, a falta de conhecimento ou formação para lecionar turmas heterogéneas em termos etários. Espera-se que este estudo possa oferecer considerações e ideias sobre as práticas pedagógicas, de modo a promover o pensamento crítico sobre o tema em questão, as dinâmicas de sala de aula e as metodologias de ensino.
  • As outras músicas nas práticas letivas da Formação Musical
    Publication . Lemos, Frederico Castro; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Lopes, Carla
    O presente relatório de estágio, intitulado "As Outras Músicas nas Práticas Letivas da Formação Musical" é realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada efetuada na Escola de Música da Póvoa de Varzim e inserido no Mestrado em Ensino de Música - Ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Este relatório apresenta-se em três capítulos. O primeiro capítulo começa por centrar a sua atenção na profissão docente, dado a sua importância no ensino e as principais dificuldades. De seguida, focamo-nos no polo de estágio, contextualizando a escola, os seus objetivos na comunidade e a sua oferta educativa. Nesta parte, abordamos as disciplinas responsáveis pela prática educativa em estudo, numa perspetiva de autonomia do professor. O segundo capítulo foca-se na Prática de Ensino Supervisionada, realçando alguns elementos base fundamentais como a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão (o elo de todos os elementos). O último capítulo, apresenta uma investigação que aborda alguns temas como: o professor de Formação Musical; uma breve evolução da disciplina e a utilização do repertório na sala de aula. Este enquadramento teórico complementa a utilização dos inquéritos por questionário realizados aos professores de Formação Musical, de forma a compreendermos a razão pela qual os docentes de música não recorrem ao repertório não-erudito nas aulas e se as estratégias desenvolvidas ao longo desta investigação poderão ser úteis para uma utilização mais predominante e eficiente do mesmo. Por fim, observamos que o uso do repertório erudito ainda permanece presente na prática letiva da disciplina. Contudo, existe uma maior preocupação, por parte dos docentes, em utilizar as outras músicas, tornando a disciplina de Formação Musical mais motivadora e cativante. De acordo com as respostas obtidas, constatou-se que a orientação estruturada da escuta, fornecida a partir desta investigação, ajudou a uma aproximação dos docentes ao repertório não erudito.
  • O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
    Publication . Niza, Renata Quadros; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria Martins
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical.
  • A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelência
    Publication . Correia, Inês de Almeida; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    Este Relatório de Estágio reflete sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionando um espaço para a realização da investigação, no capítulo final. Faz parte do trabalho desenvolvido no Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical das escolas Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução do papel do estágio na formação docente, passando pelo papel do professor contribuindo para o conhecimento do aluno. Segue-se contextualização do Polo de estágio, abordando as características de toda a comunidade escolar. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada descrevendo-a a partir das etapas que a caracteriza: a observação, a planificação, a lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação que visa refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas na Formação Musical e a ansiedade que a realização das mesmas provoca nos alunos. Para a concretização desta investigação foram realizados inquéritos tanto aos alunos como aos docentes. Assim, com a presente investigação pretende-se entender como é que a ansiedade influencia as práticas de Formação Musical, tanto em contexto de sala de aula como em contexto de avaliação, apresentando várias estratégias que possam ser úteis para futuras aulas de Formação Musical, recorrendo-se, neste caso, à opinião dos alunos e à ótica dos docentes, utilizando a metodologia de estudo de caso.
  • O perfil do professor de Formação Musical nos diferentes ciclos do ensino especializado de música
    Publication . Martins, Lígia Isabel Santos; Costa, Jorge Alexandre; Ribeiro, Lécio
    O presente Relatório é elaborado no âmbito do mestrado em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical e Classe de Conjunto na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Sendo o resultado das aprendizagens obtidas neste 2º ciclo de formação superior, este relatório, estruturado em três capítulos, visa aprofundar e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Polo de Estágio – Academia de Música de Espinho. Começando pelo primeiro capítulo, este contextualiza o Polo de Estágio bem como, as respetivas turmas de Formação Musical e Classe de Conjunto. O segundo capítulo dedica-se à descrição pormenorizada das etapas necessárias que o estagiário se deparou ao longo de todo este processo: observação de aulas, planificação e lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo destina-se ao projeto de Investigação que se encontra relacionado com os diferentes perfis dos docentes de Formação Musical nos respetivos ciclos de ensino. Tendo em conta esta realidade, importa clarificar se é preferível manter ou mudar de professor de Formação Musical nos diferentes ciclos de ensino, bem como, se seria, ou não, benéfico distinguir desde logo a formação docente em diferentes ciclos de estudos. A metodologia de investigação é de caráter qualitativo e a recolha de dados é feita através de inquérito por questionário aos alunos da Academia de Música de Espinho e entrevista semiestruturada ao diretor pedagógico, docentes de Formação Musical da respetiva academia bem como, da Escola Profissional e a todos os alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do mestrado em Formação Musical e Classe de conjunto. Após a apresentação e análise dos resultados obtidos, pode-se verificar que, para os docentes de Formação Musical e para os alunos da Academia de Música de Espinho, o ideal é manter o professor nos diferentes ciclos de ensino; na visão dos mestrandos, é desejável mudar de professor; na perspetiva do diretor pedagógico, nos níveis de pré-iniciação e iniciação musical (1º ciclo) é crucial manter o professor. No entanto, não vê qualquer entrave em mudar de professor a partir do 2º ciclo de ensino.
  • Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música - conceções, propósitos e desvios educativos
    Publication . Leitão, Inês Filipa Mangana; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Lopes, Carla
    O presente relatório de estágio tem como propósito apresentar uma reflexão acerca das aprendizagens efetuadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, terminando, assim, o 2.º ciclo de estudos realizados na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos abrangentes, começando o primeiro capítulo por uma reflexão sobre a relação do estagiário com o seu polo de estágio. De seguida é apresentada uma contextualização do polo de estágio, incluindo a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, é exposto e descrito, detalhadamente, todo o processo do estágio: i) a observação e registo de aulas; ii) a planificação e lecionação de aulas; iii) reflexões e análises pertinentes. O terceiro capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “Os Trabalhos para Casa na disciplina de Formação Musical do ensino especializado de música: conceções, propósitos e desvios educativos”. Como instrumentos de recolha de dados, optou-se por um questionário por inquérito direcionado para os docentes da disciplina de Formação Musical, os respetivos alunos e pais, oriundos em duas tipologias de escolas artísticas diferentes, privada e pública do ensino especializado de música. A revisão de literatura em conjunto com a análise dos resultados dos questionários e as suas interseções, tem como objetivo fornecer aos leitores diversas perspetivas e várias realidades em relação a cada questão dos inquéritos e dos trabalhos para casa. Procura-se, assim, que os leitores façam uma reflexão sobre este tema e de que forma aplicar na prática.
  • A (Des)motivação nas práticas letivas de formação musical no ensino especializado de música: possíveis fatores para a sua compreensão
    Publication . Lopes, Francisco Miguel Silva Lobo; Costa, Jorge Alexandre; Pais-Vieira, Luísa; Barros, Rosa Maria
    O relatório final de estágio que aqui se apresenta é o testemunho reflexivo das atividades práticas e investigativas desenvolvidas ao longo do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, e está organizado em três partes fundamentais. A primeira parte deste relatório refere-se à observação do polo de estágio relatando a prática pedagógica nas vertentes de Formação Musical e Classe de Conjunto fazendo, também, a caracterização das turmas onde estas disciplinas foram lecionadas. Fala-se também da evolução do ensino especializado de música em Portugal e caracterizam-se os alunos deste tipo de ensino. A segunda parte diz respeito às práticas letivas em Formação Musical e Classes de Conjunto desenvolvidas ao longo do estágio no ano letivo 2021/2022, onde é feito um olhar mais pormenorizado de tudo o que foi realizado ao nível pedagógico ao nível da observação, planificação e reflexão das aulas. E a terceira parte foca um projeto de investigação intitulado: “A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especializado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão”, onde são abordadas diferentes teorias de alguns investigadores ligados ao tema em questão e apresentados os resultados obtidos nos inquéritos realizados a alguns alunos e professores que frequentam o Ensino Especializado de Música, concretamente no Conservatório de Música da Maia.