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ESE - DPRM - Ensino de Música

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  • A perceção do elemento tímbrico nas práticas letivas de Formação Musical: os instrumentos musicais dos alunos na sala de aula
    Publication . Costa, Marta Alexandra Rodrigues da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Apresenta-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo foi dedicado ao Polo de estágio, iniciando-se com uma reflexão sobre a observação como estratégia para aprender a ensinar. O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada descrevendo o processo de planificação, lecionação e de reflexão. E o terceiro capítulo centrou-se no projeto de investigação que teve como objetivo principal perceber se a utilização dos instrumentos musicais dos alunos, no âmbito das práticas letivas de Formação Musical, é um exercício distintivo para o desenvolvimento de uma escuta musical apurada tendo em atenção o elemento tímbrico. Em termos metodológicos, o projeto teve uma abordagem mista, que envolve a combinação de procedimentos de recolha, análise e integração de técnicas quantitativas e qualitativas. No que diz respeito aos instrumentos de recolha de dados, foram implementados inquéritos a alunos do 1.º grau do Pólo de Estágio e realizadas entrevistas semi-estruturadas aos professores de Formação Musical dessa mesma instituição. A utilização dos instrumentos musicais dos alunos no desenvolvimento das atividades de Formação Musical permite que estes, que se encontram a iniciar o seu percurso musical, possam usufruir desde muito cedo o contacto com uma diversidade tímbrica na produção dos elementos rítmico e melódico. Ao estimular a diferenciação tímbrica, este processo facilita uma aprendizagem mais envolvente e dinâmica, tornando a experiência musical mais rica e significativa, o que pode influenciar positivamente a motivação e o progresso dos estudantes ao longo do seu percurso musical.
  • Solfejos autógrafos de compositores portugueses: Análise e contextualização
    Publication . Mateus, José Carlos Pereira; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, com especialização em Formação Musical e Classes de Conjunto, reflete a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida durante o ano letivo de 2024-2025 e o Projeto de Investigação desenvolvido sobre o livro Solfejos Autógrafos de Compositores Portugueses. O primeiro capítulo contextualiza a instituição que acolheu o estágio, a Escola de Música Óscar da Silva, apresentando a sua missão, objetivos, valores e oferta formativa. Antes reflete sobre a ludicidade enquanto dimensão estruturante no ensino da Formação Musical, evidenciando o jogo e a brincadeira como ferramentas pedagógicas promotoras da motivação, da criatividade e da autonomia dos alunos. O segundo capítulo apresenta o percurso construído ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, descrevendo as experiências vividas nas disciplinas de Formação Musical e Coro. Através das etapas de observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão, foi possível articular teoria e prática pedagógica, enfrentando desafios concretos em sala de aula e desenvolvendo estratégias de ensino diferenciadas para cada desafio. Esta dimensão prática permitiu consolidar competências profissionais, aprofundar metodologias de intervenção e promover uma aprendizagem musical significativa, inclusiva e centrada no aluno. O terceiro capítulo dedica-se ao Projeto de Investigação sobre o livro Solfejos Autógrafos de Compositores Portugueses, editado em 1921 por Tomás Borba. A análise documental e de conteúdo das fontes, aliada à contextualização histórica dos compositores envolvidos, permitiu compreender algumas das práticas e preocupações do ensino musical no início do século XX, estabelecendo pontes com a realidade educativa contemporânea. Este estudo evidencia a relevância pedagógica e histórica deste património, contribuindo para valorizar a herança cultural portuguesa no ensino da música.
  • A técnica vocal como saber auxiliar na disciplina de Formação Musical
    Publication . Duarte, Renato Joaquim Loureiro; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), como parte do curso de Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. O documento está estruturado em três capítulos: Capítulo I – A diversidade no ensino e o polo de estágio; Capítulo II – A Prática de Ensino Supervisionada; e Capítulo III – Projeto de Investigação: "A Técnica Vocal como saber auxiliar na disciplina de Formação Musical". No Capítulo I, são apresentadas reflexões sobre a diversidade no ensino contemporâneo, abordando diferentes perspetivas e os desafios que os professores enfrentam nas suas práticas pedagógicas, bem como as estratégias a serem desenvolvidas. O capítulo conclui com a descrição da instituição onde se realizou a PES bem como as turmas que acolheram o estágio. O Capítulo II descreve o processo da Prática de Ensino Supervisionada, em que detalha as etapas de observação, planificação e lecionação, com foco nas experiências e aprendizagens adquiridas. Por fim, o Capítulo III está dedicado ao projeto de investigação, que explora a aplicação da técnica vocal nas atividades da disciplina de Formação Musical (FM). Este estudo foi implementado num contexto de ensino especializado de música, envolvendo docentes da disciplina, com o objetivo de compreender as suas perspetivas relativamente à utilização da técnica vocal como ferramenta auxiliar na aprendizagem musical, quer na perspetiva do aluno, quer na do docente. Como instrumento de recolha de dados, optouse por entrevistas semiestruturadas, que permitiram explorar as práticas pedagógicas, estratégias, sugestões e experiências dos professores. Percebeu-se, a partir dos dados recolhidos, que embora a voz seja amplamente utilizada na disciplina de FM, o seu uso técnico e consciente nem sempre é refletido ou estruturado. Neste sentido, a técnica vocal destacou-se como uma área relevante a desenvolver na disciplina, com potencial para se afirmar como uma ferramenta pedagógica significativa no contexto do ensino de música.
  • A marcação de compasso: Um processo mecânico ou um gesto musical
    Publication . Araújo, Marco Filipe Apolinário; Costa, Jorge Alexandre; Vieira, Luisa Santos Pais
    O atual relatório de estágio propõe uma análise reflexiva das aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, culminando, dessa forma, o 2.º ciclo de estudos concretizado na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Desenvolve-se em torno de quatro capítulos. O primeiro capítulo trata da reflexão sobre a relação dos alunos do Conservatório de Música de Paredes com a disciplina de Formação Musical, seguido de uma contextualização do polo de estágio, integrando a caracterização das disciplinas e turmas de ensino básico e secundário envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo expõe o contexto geográfico, os detalhes do Conservatório de Música de Paredes e o seu projeto educacional e as observações práticas de forma a contextualizar o terceiro capítulo, onde se descreve de forma detalhada todo o processo do estágio: a observação e registo de aulas; a planificação e lecionação de aulas; e, por fim, as reflexões e análises pertinentes para o desenvolvimento profissional pessoal. O quarto capítulo apresenta uma investigação sobre o tema “A marcação de compasso: um processo mecânico ou um gesto musical”. Para recolha de dados, foram utilizados questionários conduzidos para os docentes da disciplina de Formação Musical, alunos atuais e passados da disciplina e uma entrevista. A revisão de literatura, aliada à triangulação e análise dos resultados dos questionários, oferece uma reflexão sobre a importância, aplicação e direções futuras da marcação de compasso como um processo mecânico e um gesto musical na Formação Musical. As significações e implicações do cruzamento entre a prática de ensino supervisionada e o estudo encorajam a reflexão e aplicação prática no contexto educacional, podendo orientar uma visão mais integrada e alargada da Formação Musical.
  • O ensino de classes na Formação Musical: desafios e atitudes para uma prática letiva eficaz
    Publication . Tormenta, Maria do Rosário Sarmento Melo da Silva; Costa, Jorge Alexandre Cardoso Marques da; Barros, Rosa Maria Martins
    O presente relatório reflete sobre as aprendizagens realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, a fim de concluir o segundo ano do mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, na Escola Superior de Educação e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três capítulos. Inicia-se o primeiro capítulo, que desenvolve uma breve reflexão sobre o professor como principal motivador no sucesso do ensino da formação musical. De seguida, é apresentado o polo de estágio, o Conservatório de Música do Porto: a sua história, os valores que defende, o corpo docente e o seu projeto educativo. Inclui, ainda, a caracterização das disciplinas e turmas envolvidas no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. O segundo capítulo descreve, em detalhe, todo o processo vivenciado no contexto do estágio. Da fase inicial de observação, para a planificação e lecionação, sempre em constante análise e reflexão, o que permitiu retirar conclusões muito pertinentes. O terceiro capítulo desenvolve uma breve investigação sobre o tema central que unifica este relatório: “O ensino de classes na Formação Musical” e quais os principais desafios e atitudes que devem ser considerados para uma prática letiva mais eficaz. Através da revisão de literatura e de testemunhos recolhidos junto de cinco docentes de Formação Musical, pretende-se refletir sobre diferentes perspetivas do ensino de classes na disciplina: as vantagens e desvantagens; a atitude do professor perante a relação que estabelece com o aluno e com a turma; e, se será, ou não, possível, estabelecer um número ideal de alunos, para tornar a prática letiva mais eficaz.
  • Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbada
    Publication . Trindade, Luana Tavares da; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa
    O presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.
  • A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: expectativas e desafios para a relação professor/aluno
    Publication . Dias, Maria Eduarda Duarte; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    O presente relatório de estágio tem como objetivo desenvolver uma análise dos conhecimentos adquiridos e da aplicação e consolidação dos mesmos, encerrando o Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical, da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O trabalho está estruturado em três capítulos distintos. O primeiro capítulo compreende um texto reflexivo designado Explorando Fronteiras: A tecnologia nas aulas de música, que pretende abordar a gamificação, o play along e o quiz como recursos pedagógicos no ensino musical. O texto seguinte, intitulado Descrição do polo de estágio, apresenta a caracterização do polo de estágio e uma descrição das disciplinas e das turmas envolvidas na Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo foca-se na PES e serão abordados aspetos fundamentais para a mesma, tais como observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. O terceiro e último capítulo, A heterogeneidade etária nas práticas letivas em Formação Musical: Expectativas e Desafios para a relação Professor/Aluno, tem como objetivo perceber qual é o pensamento dos docentes de Formação Musical do Ensino Artístico Especializado de Música acerca da temática da heterogeneidade etária. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram utilizados dois tipos instrumentos de recolha de dados: análise de conteúdo e inquérito por questionário. Os resultados obtidos destacam algumas limitações, como o pequeno número de respostas, a falta de conhecimento ou formação para lecionar turmas heterogéneas em termos etários. Espera-se que este estudo possa oferecer considerações e ideias sobre as práticas pedagógicas, de modo a promover o pensamento crítico sobre o tema em questão, as dinâmicas de sala de aula e as metodologias de ensino.
  • As outras músicas nas práticas letivas da Formação Musical
    Publication . Lemos, Frederico Castro; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria; Lopes, Carla
    O presente relatório de estágio, intitulado "As Outras Músicas nas Práticas Letivas da Formação Musical" é realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada efetuada na Escola de Música da Póvoa de Varzim e inserido no Mestrado em Ensino de Música - Ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Este relatório apresenta-se em três capítulos. O primeiro capítulo começa por centrar a sua atenção na profissão docente, dado a sua importância no ensino e as principais dificuldades. De seguida, focamo-nos no polo de estágio, contextualizando a escola, os seus objetivos na comunidade e a sua oferta educativa. Nesta parte, abordamos as disciplinas responsáveis pela prática educativa em estudo, numa perspetiva de autonomia do professor. O segundo capítulo foca-se na Prática de Ensino Supervisionada, realçando alguns elementos base fundamentais como a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação e a reflexão (o elo de todos os elementos). O último capítulo, apresenta uma investigação que aborda alguns temas como: o professor de Formação Musical; uma breve evolução da disciplina e a utilização do repertório na sala de aula. Este enquadramento teórico complementa a utilização dos inquéritos por questionário realizados aos professores de Formação Musical, de forma a compreendermos a razão pela qual os docentes de música não recorrem ao repertório não-erudito nas aulas e se as estratégias desenvolvidas ao longo desta investigação poderão ser úteis para uma utilização mais predominante e eficiente do mesmo. Por fim, observamos que o uso do repertório erudito ainda permanece presente na prática letiva da disciplina. Contudo, existe uma maior preocupação, por parte dos docentes, em utilizar as outras músicas, tornando a disciplina de Formação Musical mais motivadora e cativante. De acordo com as respostas obtidas, constatou-se que a orientação estruturada da escuta, fornecida a partir desta investigação, ajudou a uma aproximação dos docentes ao repertório não erudito.
  • O regresso à formação: o caso da docência de Formação Musical no Ensino Especializado de Música
    Publication . Niza, Renata Quadros; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria Martins
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical na Escola Superior de Educação do Porto e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto. Está estruturado em quatro capítulos e pretende ser um documento reflexivo sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Curso de Música Siva Monteiro, no Porto, que é complementado, no último capítulo, por um projeto de investigação O capítulo I tem o propósito de realizar um enquadramento acerca de conceitos-chave presentes na prática docente no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal, sobretudo no ramo de Formação Musical. A caracterização do polo de estágio, dos professores e das turmas intervenientes é feita no capítulo II. No capítulo III é desenvolvida uma fundamentação teórica acerca da Prática de Ensino Supervisionada e retratada a prática educativa que decorreu ao longo do ano letivo 2022/23. No que se refere ao Projeto de Investigação, este é apresentado e fundamentado no capítulo IV. A investigação realizada incidiu sobre a necessidade e obrigatoriedade dos professores não profissionalizados do ensino especializado de música terem de realizar uma formação académica profissionalizante de longa duração, em virtude das alterações suscitadas pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, documento legal que aprova o novo regime jurídico da habilitação profissional para a docência. Neste sentido, foi implementado um estudo de caso que tem como propósitos fundamentais, primeiro, averiguar as mais ou menos valias que a frequência deste mestrado profissionalizante trouxe a estes alunos que já exerciam uma atividade docente regular e, segundo, perceber como foi assimilada esta experiência por parte dos professores cooperantes ao assumirem o papel de orientadores pedagógicos de colegas de profissão. Como instrumentos de recolha de dados optou-se por aplicar um questionário a todos os alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESE e entrevistas a alguns desses alunos e aos respetivos professores cooperantes. Os resultados desta investigação demonstram que o regresso à formação veio enriquecer as práticas pedagógicas de ambos, visto que a troca de conhecimentos e experiências promoveu a inovação da disciplina de Formação Musical.
  • A ansiedade no desempenho das atividades orais e escritas em Formação Musical: estratégias e posturas para uma performance de excelência
    Publication . Correia, Inês de Almeida; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa Maria
    Este Relatório de Estágio reflete sobre as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionando um espaço para a realização da investigação, no capítulo final. Faz parte do trabalho desenvolvido no Mestrado em Ensino de Música, ramo de Formação Musical das escolas Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é realizada uma breve introdução do papel do estágio na formação docente, passando pelo papel do professor contribuindo para o conhecimento do aluno. Segue-se contextualização do Polo de estágio, abordando as características de toda a comunidade escolar. O segundo capítulo é dedicado à Prática de Ensino Supervisionada descrevendo-a a partir das etapas que a caracteriza: a observação, a planificação, a lecionação, reflexão e avaliação. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação que visa refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas na Formação Musical e a ansiedade que a realização das mesmas provoca nos alunos. Para a concretização desta investigação foram realizados inquéritos tanto aos alunos como aos docentes. Assim, com a presente investigação pretende-se entender como é que a ansiedade influencia as práticas de Formação Musical, tanto em contexto de sala de aula como em contexto de avaliação, apresentando várias estratégias que possam ser úteis para futuras aulas de Formação Musical, recorrendo-se, neste caso, à opinião dos alunos e à ótica dos docentes, utilizando a metodologia de estudo de caso.