Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Luana Tindade_2024.pdf38.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.
.
This report is part of the Master in Music Education, branch of Musical Training of the Higher School of Education and Higher School of Music and Performing Arts of the Polytechnic lnstitute of Porto. The document is organized in three chapters. The first chapter presents usa reflection on the learning of music together and a description of the lnternship Pole, in which the partnerships, the faculty, the pedagogical offer are referred and the characterization of the Musical Training discipline and the respective classes where the Supervised Teaching Practice (STP) was carried out. The second chapter reflects the Supervised Teaching Practice and its phases: observation, planning, teaching, evaluation and reflection. Finally, the third chapter for the Research Project developed during the current school year, whose theme is Contemporary Pedagogical Currents in Musical Formation: meetings and disagreements in a troubled history. The research intended, on one hand, to understand if the different contemporary pedagogical currents, created by the so-called New School, are familiar and are integrated in the pedagogical practices developed within the discipline of Musical Training and on the other hand, to understand the interrelationship between these currents and the different musical education principies. For the realization of the project, a data collection was carried out through a questionnaire survey to Musical Training teachers, as well as its treatment through a content analysis. The results point to a weak theoretical knowledge of the concepts involved, although, in the realization of their activities they resort to many of the assumptions defined, both by contemporary pedagogical currents and by the musical education.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Formação musical Correntes pedagógicas contemporâneas Supervised teaching practice Musical training Contemporary pedagogical trends

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License