Repository logo
 
Publication

Correntes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa
dc.contributor.authorTrindade, Luana Tavares da
dc.date.accessioned2024-10-23T08:57:00Z
dc.date.available2024-10-23T08:57:00Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente relatório decorre no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ramo Formação Musical da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O documento encontra-se organizado em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta-nos uma reflexão sobre a aprendizagem da música em conjunto e uma descrição do Pólo de Estágio, na qual são referidas as parcerias, o corpo docente, a oferta pedagógica, a caracterização da disciplina de Formação Musical e as respetivas turmas onde foi realizada a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O segundo capítulo espelha a Prática de Ensino Supervisionada e as respetivas fases: observação, planificação, lecionação, avaliação e reflexão. Por último, o terceiro capítulo destinado ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, cujo tema é As Correntes Pedagógicas Contemporâneas em Formação Musica/: encontros edesencontros numa história conturbada. A investigação pretendeu, por um lado, compreender se as diferentes correntes pedagógicas contemporâneas, criadas pela chamada Escola Nova, são familiares e estão integradas nas práticas pedagógicas desenvolvidas no seio da disciplina de Formação Musical e, por outro, perceber a inter-relação existente entre estas correntes e os diferentes pedagogos da educação musical. Para a concretização do projeto, foi realizada uma recolha de dados através de um inquérito por questionário a docentes de Formação Musical, bem como o seu tratamento através de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam para um conhecimento teórico débil dos conceitos envolvidos, muito embora, na realização das suas atividades recorram a muitos dos pressupostos definidos, tanto pelas correntes pedagógicas contemporâneas como pelos pedagogos da educação musical.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the Master in Music Education, branch of Musical Training of the Higher School of Education and Higher School of Music and Performing Arts of the Polytechnic lnstitute of Porto. The document is organized in three chapters. The first chapter presents usa reflection on the learning of music together and a description of the lnternship Pole, in which the partnerships, the faculty, the pedagogical offer are referred and the characterization of the Musical Training discipline and the respective classes where the Supervised Teaching Practice (STP) was carried out. The second chapter reflects the Supervised Teaching Practice and its phases: observation, planning, teaching, evaluation and reflection. Finally, the third chapter for the Research Project developed during the current school year, whose theme is Contemporary Pedagogical Currents in Musical Formation: meetings and disagreements in a troubled history. The research intended, on one hand, to understand if the different contemporary pedagogical currents, created by the so-called New School, are familiar and are integrated in the pedagogical practices developed within the discipline of Musical Training and on the other hand, to understand the interrelationship between these currents and the different musical education principies. For the realization of the project, a data collection was carried out through a questionnaire survey to Musical Training teachers, as well as its treatment through a content analysis. The results point to a weak theoretical knowledge of the concepts involved, although, in the realization of their activities they resort to many of the assumptions defined, both by contemporary pedagogical currents and by the musical education.pt_PT
dc.identifier.tid203712382
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26257
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectCorrentes pedagógicas contemporâneaspt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectMusical trainingpt_PT
dc.subjectContemporary pedagogical trendspt_PT
dc.titleCorrentes pedagógicas contemporâneas em formação musical: encontros e desencontros numa história conturbadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música - Formação Musicalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Luana Tindade_2024.pdf
Size:
38.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: