Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Em torno de uma nova Formação Musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MD_LécioRibeiro_2015.pdf2.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Formação Musical tem servido ao longo dos tempos, de um modo geral, como um apoio à prática instrumental, sendo o seu ensino direcionado para a leitura e centrado em exercícios que pouco a relacionam com os reportórios existentes. Este relatório de estágio, inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, desenvolve-se a partir do trabalho de observação e de práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio e de um projeto de investigação, no qual se tenta perceber quais as estratégias mais adequadas para a realização de um ditado melódico. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto partiu da observação sistemática de diferentes práticas pedagógicas – de professores estagiários e de cooperantes –, e da interpretação/ confrontação com algumas abordagens teóricas existentes. A motivação principal para este estudo partiu da necessidade de procurar novos mecanismos de rotina de audição para a aula de Formação Musical e de uma ambição de tornar a aula de Formação um local de enriquecimento artístico e não de um espaço teórico (a)musical. O relatório de estágio está organizado em três capítulos. No primeiro, realiza-se uma contextualização do polo de estágio e uma breve análise da evolução da disciplina de Formação Musical no âmbito do ensino especializado da música. No segundo capítulo faz-se uma análise de toda a prática pedagógica no campo de ação do estágio, analisando e refletindo sobre as planificações e observações. E, no último capítulo inclui-se o artigo de investigação e a reflexão final de todo este projeto de investigação.
The Ear Training has served throughout the ages, in general, as a support to instrumental practice, and its teaching directed for reading and focused on exercises that little to relate to music repertoires. This internship report, included in the master's degree in music education - Ear Training, it develops from the observation work and pedagogical practices performed in internship context and of an investigation project, in which it tries to figure out which are the most appropriate strategies for the achieving of a melodic dictation. The methodology used in developing this project started with systematic observation of different pedagogical practices – from internship teacher and from cooperating teacher - and from the interpretation/ confrontation with some existing theoretical approaches. The main motivation for this study stemmed from the need to seek new hearing routine mechanisms to class of Ear Training and from an ambition to make the Ear Training class an artistic enrichment place and not a space merely musical theoretical. The internship report is organized into three chapters. In the first, it is carried out an internship Polo contextualization and a brief analysis of the evolution of Ear Training discipline within the specialized Music Education. In the second chapter it is made an analysis of the entire pedagogical practice on stage field, analysing and reflecting on the lesson plans and observations. And in the last chapter it is included the research paper and the final reflection of this entire research project.

Description

Keywords

Relatório de estágio Formação musical Audição Rotina Internship report Ear training Hearing Motivation Routine

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License