Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Repertório de jazz nas aulas de formação musical – um percurso complementar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_LilianaCorreia_2015.pdf1.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do Mestrado em Ensino de Música – ramo Formação Musical, foi instituída a realização de um relatório de estágio e de um projeto de investigação, nomeadamente um projeto de investigação-ação executado numa das escolas / turmas nas quais foi realizado um estágio de Prática Pedagógica no Ensino Vocacional da Música. Este relatório foi construído e organizado de forma gradual, ramificando-se em três capítulos, com o intuito de principiar com a descrição de conteúdos mais genéricos, particularizando-os até ao mais específico que consiste no artigo de investigação. Assim, ao longo do primeiro capítulo é efetuada uma pequena contextualização no ensino da música em Portugal e da disciplina de formação musical, integrada no currículo do ensino especializado da música. Posteriormente, é realizada uma contextualização do tema escolhido para abordagem nas aulas de Formação Musical, nomeadamente o Jazz e, as respetivas caraterísticas e, por fim, a descrição do Pólo de estágio. O capítulo dois consiste na reflexão de todo o processo desenvolvido ao longo da prática pedagógica e, tudo o que ela envolve, isto é, observações e planificações com a respetivas reflexões diárias. No capítulo três é apresentado o projeto de investigação intitulado “Repertório de Jazz nas aulas de Formação Musical – um percurso complementar”. Este foi motivado pelo interesse em descobrir se a utilização de um repertório diferente do atualmente utilizado (erudito), nomeadamente o jazz, pode ser uma mais-valia para a aprendizagem dos conteúdos da formação musical. Para finalizar é apresentado um breve pensamento de todo o processo desenvolvido ao longo do presente ano letivo
Under the Masters in Music Education - Musical Training branch, was established to carry out an internship report and a research project, consisting of a project action-research performed in one of the schools / classes in which we performed a Teaching Practice internship on Music’s Vocational Education. This report was constructed and arranged gradually branching into three sections, in order to begin with the description of more generic contents, particularising them to the more specific consisting of the research article. Thus, over the first chapter is made a little contextualization in music education in Portugal and discipline of the musical education, integrated in the curriculum of specialized music teaching. Subsequently, a contextualization is made on the theme chosen to approach in the musical training classes, in particular Jazz and their respective characteristics and, finally, the description of the Internship Center. Chapter two consists of a reflection on the whole process developed over the pedagogical practice and all that it involves; observations and lesson plans with the respective daily reflections. In chapter three it is presented, the research project titled "Jazz Repertory in Musical Training classes - an alternative route." This was motivated by the interest in whether the use of a different repertoire from the currently used (scholar) and in particular jazz, can be an asset towards learning the contents of the musical training. Finally, it is laid out a brief thought of the whole process developed throughout this school year

Description

Keywords

Relatório de estágio Formação musical Repertório de Jazz Improvisação Harmonia Internship report Music training Jazz repertory Improvisation and harmony

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License