ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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Browsing ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Author "Duarte, Pedro"
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- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel BernardoO presente livro resulta das comunicações apresentadas no seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente, que teve como objetivo primeiro a partilha de perspetivas e investigações sobre o currículo, as práticas e a identidade docente, para uma reflexão mais ampla no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formaçãoPublication . Duarte, Pedro; Queiroz Canha, Manuel BernardoDurante a prática educativa supervisionada (estágio pedagógico), professores e educadores em formação inicial rentabilizam e (re)constroem, na experimentação da vivência profissional no terreno, teorias e práticas desenvolvidas ao longo de um período anterior, em espaço e em contexto académicos. Assume-se, pois, como um importante momento em que a dinâmica formativa se alarga, integrando, num processo desejavelmente articulado, a instituição formadora de ensino superior, estabelecimentos do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar cooperantes, supervisor da instituição formadora e supervisor cooperante.Trata-se, metodologicamente, de um estudo de caso na variante multicaso, com procedimentos de análise eminentemente qualitativa.
- Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.Publication . Nogueira, Lídia; Duarte, PedroA Lei de Bases do Sistema Educativo n. º46/1986 prevê uma sequencialidade intraciclos de modo a dinamizar um sentido de relação entre diferentes anos e ciclos de escolaridade, como forma de minimizar lógicas de fragmentação curricular. Essa sequencialidade pode ser promovida e respeitada através de uma dimensão da articulação curricular fundamental para se pensar e analisarem as distintas experiências pedagógico-curriculares: a articulação vertical. O presente artigo resulta, então, de uma ponderada reflexão sobre o modo de como esta dimensão é perspetivada pelos distintos agentes escolares, em particular os docentes, e o modo como a da articulação curricular se institui como impulsionadora de aprendizagens significativas. Inicialmente, desenvolveu-se uma discussão conceptual e normativa associada à articulação curricular vertical. Posteriormente, decorrente do contacto com a realidade educativa e como eixo estruturante do presente estudo, recolheram-se dados, através de um inquérito por questionário, num agrupamento de escolas, da região Norte de Portugal, para se compreender as conceções e práticas dos profissionais. Os dados preliminares evidenciam uma prevalência discursiva assente na sequencialidade entre os ciclos, que induz, nos profissionais, a valorização de dimensões relacionadas com (i) o trabalho colaborativo, (ii) o conhecimento curricular dos ciclos anteriores e ulteriores e (iii) a existência de horários que facilitem a construção de projetos comuns.
- Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de FamalicãoPublication . Duarte, PedroOs discursos sobre educação encontram-se, hoje, marcados por duas grandes tendências. Por um lado, há uma espécie de fatalismo subjacente aos processos educativos formais, em particular as escolas públicas. De acordo com tal postura, a escola é uma organização irremediável, incapaz de cumprir os seus propósitos formativos (e económicos) (Duarte, 2023; Giroux, 2020; Scapp, 2016; Torres Santomé, 2017). Em sentido contrário, a ideia de escola democrática (Beane & Apple, 1997) dialoga, em grande parte, com os princípios defendidos por Carr. Uma escola democrática privilegia, então, experiências escolares orientadas para a vivência democrática e para a promoção dos valores democráticos. É com esse pressuposto que esta publicação surgiu. De facto, com este livro há a vontade de partilhar experiências escolares, desenvolvidas nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão, preocupadas com a democraticidade das experiências e dos valores escolarmente legitimados e valorizados. Existem, portanto, dois princípios que suportam este documento. Em primeiro, a valorização das práticas, dos discursos e das reflexões praxiológicas dos professores. Tal postura visa, então, privilegiar e reconhecer a centralidade do conhecimento co-construído nos diferentes contextos escolares, recusando qualquer postura que atribui um valor secundário ou subalterno em relação ao que é, tradicionalmente, desenvolvido pelos centros de investigação ou instituições de ensino superior. Em segundo, partilhar diferentes práticas que se apropriam, cada uma à sua maneira, dos pressupostos subjacentes à educação democrática, mesmo que não tenham a possibilidade de integrar a totalidade dos seus referenciais. Esta preocupação procura, acima de tudo, ilustrar como a educação democrática não é uniforme ou amorfa, antes se estabelece como um referencial fundamental para se co-construir as diferentes experiências pedagógico-curriculares, que se caracterizam pela diversidade e multiplicidade de práticas.
- Entre a educação e a cidadania: uma cidadania com liberdadePublication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
- Felizmente há Escola!: a escola como espaço para e em cidadaniaPublication . Duarte, Pedro
- Management of Teacher Education: A Proposal to Increase Pedagogical Mobilisation Through Co-tutoringPublication . Francisco, Nuno; Duarte, PedroTeacher education stands as a paramount management educational concern in Portugal. In response to the critical shortage of teachers in schools (basic and secondary education), this research design advocates for a distinctive approach that seeks to strike a balance between scientific and pedagogical components. Collaboration amongst teachers, spanning disciplinary groups and different generations, is proposed to achieve an educational equilibrium in the learning and teaching processes. This collaborative action reinforces the professional pedagogical component with social and personal values. Teacher education, it posits, should adopt a humanistic approach, with intergenerational collaboration, aiming for comprehensive and reciprocal pedagogical development between tutors and co-tutors.
- A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola?Publication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, PedroOs temas sensíveis na História são, atualmente, uma temática que não pode deixar de ser discutida no âmbito mais abrangente da pesquisa em Educação Histórica. Por sua vez, a presença (ou ausência) de determinadas referências curriculares oficiais espelha certa forma de interpretar e ‘orientar’ a realidade social, num enquadramento que integra, de modo inegável, uma dimensão política e ideológica. Nesse sentido, apresenta-se o resultado de uma pesquisa documental que se centrou nas referências àquelas ‘questões socialmente vivas’ presentes ou ausentes no currículo oficial definido para o Ensino Básico português. No final, pretende-se sobretudo promover uma reflexão integrada sobre o processo de ensino e de aprendizagem da História.