ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Ferreira, Ana Patrícia de Magalhães"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Empathy and intercultural awareness in Primary School english classes: The role of picture booksPublication . Silva, Ana Rita Morais e; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesO presente relatório final de estágio visa, por meio de um método de investigação-ação qualitativa, investigar a eficácia de "picture books" para desenvolver a empatia e a consciência intercultural entre alunos de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Orientado por objetivos e questões, este estudo posiciona os "picture books" como ferramentas multimodais e multissensoriais capazes de enriquecer a compreensão dos alunos sobre o que são emoções e a diversidade cultural, oferecendo assim uma experiência de aprendizagem abrangente que transcende a aquisição da língua.
- Gamificação e competitividade no Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Branco, João Pedro dos Santos; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste Relatório Final de Estágio tem como objetivo perceber o importante papel da gamificação no ensino e identificar os pontos fortes bem como limitações da competitividade entre alunos na aprendizagem. Proponho-me a descobrir como é que as recompensas podem ser benéficas para a motivação dos alunos e a desmitificar o conceito da competitividade de modo a promover um ambiente de aprendizagem competitiva saudável. Numa fase inicial, encontra-se uma revisão da literatura relativamente à gamificação e competitividade no ensino em torno de autores que já exploraram o tema, juntamente com alguns comentários relativos à pessoal prática de estágio. De seguida, encontra-se a fase do estudo empírico de investigação-ação realizado, onde é feita uma introdução ao contexto, às questões e objetivos e metodologias de investigação e posteriormente uma análise crítico-reflexiva sobre os dados recolhidos, onde são encontradas evidências dos benefícios da gamificação e competitividade na aprendizagem de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Gamificação e jogos no estímulo à motivação para a aprendizagem de Inglês no 1º CicloPublication . Martins, Margarida Gonçalves; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto da gamificação e dos jogos na motivação e no desempenho dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico na aprendizagem de Inglês. O seu principal objetivo é avaliar de que forma estas estratégias podem estimular o envolvimento dos alunos e contribuir para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de investigação-ação, realizado no âmbito de um estágio curricular, tem por base uma abordagem teórica e empírica, integrando observações de aulas, análise de planificações e entrevistas com os alunos. Através de uma metodologia qualitativa, procurou-se compreender as perceções dos intervenientes e identificar práticas eficazes para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para um ensino mais dinâmico e eficaz. Os resultados obtidos evidenciaram que a introdução de jogos e de atividades gamificadas contribuiu positivamente para o aumento da motivação e da participação dos alunos, especialmente quando estas estratégias foram adaptadas aos diferentes perfis de aprendizagem. Verificou-se também que os alunos sentiram-se mais felizes e envolvidos nas aulas com recurso a estas metodologias, no entanto também ficou clara a necessidade de equilibrar estes recursos com abordagens não lúdicas para garantir a eficácia do processo educativo.
- O papel da(s) Língua(s) Materna(s) na aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Alexandre Filipe Santiago Duarte Brochado; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesA História das civilizações humanas é marcada por inúmeros conflitos entre pessoas e sociedades. Estes conflitos dever-se-ão, em muitos casos, ao facto de as pessoas não se compreenderem mutuamente e não conseguirem conviverem contextos de diversidade. Considerando que vivemos, neste século XXI, num mundo cada vez mais intercultural, é necessário que encontremos formas e locais para resolver os conflitos com base no respeito e no diálogo. Este trabalho assume que a Escola poderá ser uma peça fundamental para tal efeito, nomeadamente através do processo de ensino/aprendizagem de línguas e culturas em geral, e da língua Inglesa em particular, dado o seu cariz universal. É cada vez mais frequente haver alunos de diferentes nacionalidades nas escolas, ou mesmo alunos da mesma nacionalidade, mas de diversas origens, com hábitos e línguas distintas. Será indispensável que todos consigam respeitar-se e que contactem com diferentes culturas de diferentes países, por forma a irmos ao encontro de uma sociedade mais pacífica e mais justa. Neste projeto pretende-se destacar a importância que as diferentes línguas maternas dos estudantes podem ter no seu percurso escolar e compreender de que forma é que é possível recorrer-se a essas mesmas línguas maternas para fomentar o gosto e o sucesso na aprendizagem de Inglês e na criação de pontos de diálogo intercultural.
- A promoção da memória e da plasticidade cerebral no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Couto, Joana Filipa da Rocha; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste relatório examina a relação entre a memória, a plasticidade cerebral e o processo de aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto do primeiro ciclo do ensino básico. O estudo investiga de que forma os diferentes tipos de memória, como a de curto e longo prazo, influenciam a aquisição linguística, bem como o impacto da plasticidade cerebral no desenvolvimento cognitivo ao longo desse processo. A componente empírica deste estudo é fundamentada com observações em contexto de sala de aula, testes de memória e entrevistas realizadas com alunos e professores durante o período de estágio, de outubro de 2024 a janeiro de 2025, abrangendo quatro turmas. Embora os resultados ofereçam dados relevantes, é importante destacar algumas limitações do estudo, como o tamanho da amostra e a duração relativamente curta do estágio, o que pode ter influenciado a profundidade das conclusões. Os resultados sugerem que memória e plasticidade cerebral estão interligadas, sendo que estratégias de ensino adequadas potenciam ambos os processos e favorecem a retenção linguística. O estudo realça a relevância de abordagens pedagógicas multimodais que envolvam diferentes tipos de memória, promovendo a neuroplasticidade e otimizando os resultados da aprendizagem. Além disso, os resultados contribuem para a compreensão de como as práticas pedagógicas podem apoiar a consolidação da memória e estimular o desenvolvimento cognitivo, fornecendo dados valiosos para o aperfeiçoamento das metodologias de ensino de línguas a crianças.
- Sometimes when welre different, we just need a different song: a música e os processos de Integração na sala de aula de Inglês no 1.º CEBPublication . Guerreiro, Dina Isabel da Rocha; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no programa do mestrado de Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto. O objetivo primordial deste trabalho prendeu-se com o aprofundamento da compreensão das contribuições da música enquanto ferramenta na criação de uma sala de aula de Inglês do 1.º CEB mais inclusiva. Numa fase inicial, fez-se uma pesquisa descritiva sendo que, posteriormente, levou-se a cabo uma pesquisa bibliográfica em torno de documentos e autores que comprovassem o impacto da música na aula de Inglês do 1.º CEB. Foi ainda feita uma análise reflexiva da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido aplicados questionários/formulários,quer a professores de Inglês do 1.º CEB, quer a alunos de Inglês do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Ao longo do relatório, poder-se á encontrar evidências da eficácia da utilização da música como recurso impactante no processo de ensino-aprendizagem de Inglês em crianças do 1.º CEB, particularmente em crianças ao abrigo de medidas inseridas na Educação Inclusiva.
- Staging listening: Bridging the gap between the comprehension approach to listening in the young learner classroom and real life.Publication . Antunes, Claudia de Sousa; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesO presente relatório de projeto visa responder ao importante desafio pedagógico de ajustar os exercícios de compreensão oral realizados em contexto de sala de aula às exigências de compreensão oral da vida real enfrentadas pelos alunos do ensino primário em contextos de EFL. Este estudo utiliza uma abordagem de metodologia mista concebida para avaliar criticamente as práticas de ensino de compreensão oral mais tradicionais e para analisar o impacto da utilização de experiências de compreensão oral da vida real nos currículos. Os resultados indicam que os métodos convencionais precisam de preparar adequadamente os alunos para as complexidades fonéticas e pragmáticas encontradas na oralidade. Este projeto procurou integrar experiências de audição autênticas que contribuíram para uma melhoria significativa das competências auditivas dos alunos em relação à compreensão e à interação com o inglês real, revelando também progressos em termos de consciência fonética e de utilização prática da língua. Este estudo apela à mudança de paradigma no que concerne estratégias de ensino, defendendo compromissos de audição dinâmicos e autênticos que consigam espelhar as interacções linguísticas que ocorrem na vida real. Os resultados sugerem que os decisores políticos na área da educação devem considerar a revisão das normas de aprendizagem de línguas de forma a incluir componentes de audição autêntica obrigatórias, o que poderia transformar o ensino de línguas numa ferramenta mais eficaz para o desenvolvimento multilingue.