ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Canha, Manuel Bernardo Queiroz"
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- Ensino bilingue precoce no 1.ºCEB: Estudo de caso no agrupamento de escolas Gardunha e Xisto - FundãoPublication . Oliveira, Mónica Lidina de Almeida; Canha, Manuel Bernardo QueirozNa sequência das políticas linguísticas implementadas pelo Conselho da Europa desde a década de 90, diversos países europeus introduziram a aprendizagem da Língua Estrangeira (LE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), o que também se verificou em Portugal embora tardiamente: o ensino do Inglês no 1.º CEB generalizar-se-ia em 2005, como oferta educativa extracurricular, e tornar-se-ia uma área curricular no 3.º ano de escolaridade no ano letivo 2015/2016. A par das mudanças legislativas, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem desenvolvido projetos de LE. O presente estudo centra-se no Projeto Ensino Bilingue Precoce (PEBP), projeto-piloto resultante de uma parceria com o British Council e implementado no 1.ºCEB no quadriénio 2011/2015 em sete Agrupamentos de Escolas. Inovador no sistema de ensino público, este recorre à abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) e tem por base um modelo de currículo integrado no qual a aprendizagem se realiza através de duas línguas: o português e o inglês. Através de um estudo de caso, procurei aferir as potencialidades do PEBP e os efeitos decorrentes da sua implementação nos diferentes implicados: alunos, professores, encarregados de educação e Agrupamento de Escola. Os resultados deste estudo, obtidos a partir das perceções dos envolvidos, apontam para um contributo positivo do projeto na aprendizagem da língua inglesa e no desenvolvimento global dos alunos e no desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. O PEBP afigura-se como uma mais-valia, representando uma oferta educativa diferenciada de qualidade.
- O ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo: dos desafios às respostasPublication . Ferreira, Rafaela Alexandra Carlos Rodrigues Pinto; Canha, Manuel Bernardo QueirozEsta investigação debate-se com uma problemática cada vez mais presente na educação: o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo. Esta perturbação apresenta características únicas e pode manifestar-se através das mais variadas formas. É imperativo um olhar atento sobre essas características e manifestações a fim de traçar um percurso educativo adequado à criança. O ensino de inglês tem vindo a afirmar-se cada vez mais no sistema educativo português, marcando presença no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da perturbação mencionada anteriormente envolver dificuldades nas competências comunicativas, o ensino de inglês pode surgir como uma mais-valia na vida destas crianças, podendo se afirmar como um meio de comunicação alternativo destas crianças. Cabe aos professores, com o apoio devido, traçarem o melhor percurso para que o seu aluno com autismo aprenda a língua inglesa. Este é um relatório de estágio pedagógico que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo seguiu vários alunos, desde o 1.º ano escolar até ao 4.º ano, com enfoque em três alunos com autismo – um do 1.º ano e dois do 4.º ano. Pretende-se identificar desafios e estratégias sobre o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo, assim como reconhecer as perceções de vários grupos de docentes sobre a inclusão destas crianças. Tenciona-se também explorar os percursos que promovem o sucesso escolar destes alunos na aprendizagem de inglês, incluindo a conceção de recursos adequados. Foram realizadas entrevistas e um inquérito por questionário que, juntamente com a observação participante e a análise documental de planificações de aulas, constituem técnicas de recolha de dados posteriormente analisados e interpretados, a fim de alcançar respostas.
- Gamificação como recurso didático no ensino de inglês: eficácia dos elementos de jogo e limites da gamificaçãoPublication . Soares, Flávia Sofia Vieira; Canha, Manuel Bernardo QueirozDe maneira a incrementar a motivação dos alunos, os professores deparam-se com a necessidade de diversificar as metodologias e técnicas utilizadas de maneira a despertar o interesse dos alunos e a torná-los participantes ativos, promovendo o desenvolvimento da sua aprendizagem. Deste modo, a gamificação tem-se destacado como uma estratégia promissora no campo da educação, procurando envolver e motivar os alunos por meio da aplicação de elementos e dinâmicas de jogo em contextos de aprendizagem. Posto isto, o presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade compreender quais elementos de jogo se revelam mais eficazes na promoção da motivação dos alunos nas aulas de inglês, analisar as suas perceções através de questionários e identificar possíveis barreiras que possam impedir ou dificultar a implementação da gamificação no ensino. Este estudo, de natureza qualitativa e com contornos de investigação-ação, recorre a técnicas e instrumentos de análise de dados qualitativos, tais como a análise documental (planificações didáticas, diário de bordo e notas de campo) e o inquérito por questionário, aplicado a 39 alunos de duas turmas distintas, uma de 2º ano e outra de 3º ano.
- Inglês curricular e trabalho colaborativo no 1º Ciclo do Ensino Básico: Relato de uma experiência em contexto de Estágio PedagógicoPublication . Silva, Cláudia Cecília Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, orientou-se pela finalidade de compreender possibilidades de desenvolvimento de dinâmicas de colaboração docente no 1º CEB, designadamente, entre o professor titular de turma e o professor de Inglês curricular, bem como eventuais constrangimentos condicionadores dessas dinâmicas. Teoricamente, o estudo apoia-se na convicção de que a colaboração entre estes professores promove o seu próprio desenvolvimento profissional, o desenvolvimento dos seus alunos e da própria escola. Tal convicção revela-se particularmente relevante face à recente introdução do Inglês como componente do currículo neste ciclo de escolaridade e à necessidade daí decorrente de articulação interdisciplinar envolvendo diferentes professores. Incidindo na minha experiência no âmbito do meu percurso em Estágio, a análise de dados empíricos sustenta-se numa metodologia eminentemente qualitativa, com recurso a análise documental (planificações didáticas, relatório de auto e heteroavaliação, relatórios de avaliação de atividades) e inquérito por entrevista (à professora titular de turma, à orientadora cooperante e ao meu par pedagógico). Em síntese, este estudo de caso indica que os docentes implicados não foram capazes de criar entre si dinâmicas de colaboração na aceção por mim assumida, nomeadamente, no que toca à planificação integrada e interdisciplinar do processo de ensino/aprendizagem. No entanto, os dados evidenciam a perceção de que o trabalho colaborativo é hoje essencial neste ciclo de escolaridade e abertura para investir no sentido da sua consolidação. Neste contexto, o professor de Inglês poderá desempenhar um papel determinante.
- O jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades e limitações a partir de uma experiência em estágio pedagógicoPublication . Silva, Mariana Costa Moreira da; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa identificar e compreender as potencialidades e limitações da utilização do jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este estudo apoia-se na convicção de vários estudiosos de que o jogo é essencial ao crescimento e desenvolvimento integral da criança, considerando que o jogo acompanha os humanos durante a sua vida inteira. Deste modo, são muitos os benefícios apontados aos jogos em contexto educativo. Considera-se que o jogo como recurso didático constitui uma estratégia útil e eficaz, sendo um aliado do professor (Silva, 2009) e uma forma deste se aproximar da linguagem e do mundo das crianças. O estudo empírico que se desenvolveu na Prática de Ensino Supervisionada (PES) insere-se numa metodologia qualitativa com contornos de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental (planos de aula e reflexões) e ao inquérito por questionário aplicado a 83 alunos e duas professoras. Os resultados obtidos permitem afirmar que, no contexto estudado, o jogo enquanto recurso didático no ensino e na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (LE) tem mais potencialidades do que limitações, revelando-se promotor do desenvolvimento das competências preconizadas nas Aprendizagens Essenciais (AE), no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridades Obrigatória (PA) e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).
- Possibilidades de uma abordagem didática centrada no aluno: uma experiência em ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Szczurek, Viviana Maria Martins; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa perceber a possibilidade de implementação de uma ação pedagógico-didática centrada no aluno, em contexto de ensino-aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira (ILE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, considerando a noção de inteligência múltipla (Gardner, 1993) e de estilo de aprendizagem (Dunn & Dunn, 1993). O estudo assenta na convicção de que o aluno é a figura central do processo de ensino-aprendizagem (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), e de que existem competências necessárias para a aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras, além do conhecimento de conteúdos programáticos (Perrenoud, 1999). O estudo empírico desenvolvido em Prática de Ensino Supervisionada insere-se num paradigma investigativo naturalista/interpretativo com contornos de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001b). Os dados foram sujeitos a um tratamento quantitativo e qualitativo, bem como a análise de conteúdo, obtidos através dos inquéritos por questionário, da entrevista por “focus group”, das planificações das aulas, das notas de campo, dos relatórios de autoavaliação e heteroavaliação e dos resultados das aprendizagens dos alunos. Constataram-se algumas limitações relativamente ao desenvolvimento do estudo, como a estrutura do questionário utilizado para conhecer os perfis individuais dos alunos. Contudo, o estudo revela que o desenvolvimento de competências é considerado importante na formação dos alunos, podendo depender da formação, atitudes e competências docentes. A abordagem didática centrada no aluno pode não só potenciar a transformação do professor, como também ser influenciada pelo contexto e comunidade escolar.
- The Role of L1 in the English classroom in the first cycle of Basic Education – a case studyPublication . Barbosa, Luísa Bechara de Lamounier; Canha, Manuel Bernardo QueirozEste relatório de estágio, elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º ciclo da Educação Básica, é o resultado de um estudo de caso realizado em duas escolas básicas no Porto, que teve como objetivo investigar os momentos da utilização da língua materna nas aulas de inglês do 1º ciclo e as funções exercidas dentro da sala de aula, bem como as perspetivas dos alunos e dos professores acerca do papel e da importância do mesmo. O relatório recorreu ao vasto corpo de investigação disponível para examinar os principais argumentos contra e a favor do uso da L1 no contexto EFL (English as a Foreign Language) com o objetivo de delinear as funções estratégicas que o português pode exercer em sala e oferecer uma reflexão mais profunda sobre os diferentes fatores que influenciam a complexa dinâmica do ensino de inglês no 1º ciclo da educação básica em Portugal, como a organização das escolas e a integração do professor de inglês nas mesmas, a gestão e tamanho das turmas, além da idade dos alunos, seus conhecimentos prévios, nível de proficiência e motivação/interesse nas aulas, entre outros. Para fundamentar estes objetivos investigativos e oferecer uma contribuição ao corpo de investigação existente, o estudo de caso recolheu, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, dados qualitativos através de inquéritos por questionário aos alunos, grelhas de observação preenchidas pelos professores, e um inquérito por entrevista realizado junto da professora cooperante do estágio.