Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Possibilidades de uma abordagem didática centrada no aluno: uma experiência em ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_VivianaSzczurek_2018.pdf7.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa perceber a possibilidade de implementação de uma ação pedagógico-didática centrada no aluno, em contexto de ensino-aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira (ILE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, considerando a noção de inteligência múltipla (Gardner, 1993) e de estilo de aprendizagem (Dunn & Dunn, 1993). O estudo assenta na convicção de que o aluno é a figura central do processo de ensino-aprendizagem (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), e de que existem competências necessárias para a aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras, além do conhecimento de conteúdos programáticos (Perrenoud, 1999). O estudo empírico desenvolvido em Prática de Ensino Supervisionada insere-se num paradigma investigativo naturalista/interpretativo com contornos de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001b). Os dados foram sujeitos a um tratamento quantitativo e qualitativo, bem como a análise de conteúdo, obtidos através dos inquéritos por questionário, da entrevista por “focus group”, das planificações das aulas, das notas de campo, dos relatórios de autoavaliação e heteroavaliação e dos resultados das aprendizagens dos alunos. Constataram-se algumas limitações relativamente ao desenvolvimento do estudo, como a estrutura do questionário utilizado para conhecer os perfis individuais dos alunos. Contudo, o estudo revela que o desenvolvimento de competências é considerado importante na formação dos alunos, podendo depender da formação, atitudes e competências docentes. A abordagem didática centrada no aluno pode não só potenciar a transformação do professor, como também ser influenciada pelo contexto e comunidade escolar.
The present study, developed within the scope of the Final Internship Report of Master studies in English Teaching in the 1st Cycle of Primary Education, aims at understanding the possibility of implementing a learnercentred, pedagogical and didactic action, in the teaching and learning of English as a Foreign Language in the 1st Cycle of Primary Education in Portugal, by considering the notion of multiple intelligence (Gardner, 1993) and learning style (Dunn & Dunn, 1993). The study is based on the standpoint that the learner is at the centre of the teaching-learning process (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), and there are necessary competences to effective foreign language learning, besides a content-based knowledge (Perrenoud, 1999). The empirical study was developed in Supervised Teaching Practice and it is part of a naturalistic/interpretivist research paradigm with similarities to critical experientialism (Alarcão, 2001b). The data were subjected to a quantitative and qualitative analysis, as well as content analysis, by using questionnaire surveys, a focus group, lesson plans, field notes, self-evaluation and hetero-evaluation reports, as well as pupils’ learning results. There were some limitations regarding the development of the study, such as the structure of the questionnaire survey used to know pupils’ individual profiles. Nevertheless, the present study reveals that the development of competences is considered as important in pupils’ education, and its accomplishment may depend on teachers’ own education, attitudes and competences. A learner-centred didactic approach can not only foster the transformation of the teacher, but also be influenced by the school context and community.

Description

Keywords

Desenvolvimento de competências Inteligências múltiplas Abordagem didática centrada no aluno Ensino básico Inglês língua estrangeira Development of competences Multiple intelligences Learner-centred didactic approach Primary Education English as a foreign language

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License