Repository logo
 
Publication

Possibilidades de uma abordagem didática centrada no aluno: uma experiência em ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorSzczurek, Viviana Maria Martins
dc.date.accessioned2018-10-15T11:46:48Z
dc.date.available2018-10-15T11:46:48Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa perceber a possibilidade de implementação de uma ação pedagógico-didática centrada no aluno, em contexto de ensino-aprendizagem de Inglês Língua Estrangeira (ILE) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, considerando a noção de inteligência múltipla (Gardner, 1993) e de estilo de aprendizagem (Dunn & Dunn, 1993). O estudo assenta na convicção de que o aluno é a figura central do processo de ensino-aprendizagem (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), e de que existem competências necessárias para a aprendizagem efetiva de línguas estrangeiras, além do conhecimento de conteúdos programáticos (Perrenoud, 1999). O estudo empírico desenvolvido em Prática de Ensino Supervisionada insere-se num paradigma investigativo naturalista/interpretativo com contornos de experiencialismo crítico (Alarcão, 2001b). Os dados foram sujeitos a um tratamento quantitativo e qualitativo, bem como a análise de conteúdo, obtidos através dos inquéritos por questionário, da entrevista por “focus group”, das planificações das aulas, das notas de campo, dos relatórios de autoavaliação e heteroavaliação e dos resultados das aprendizagens dos alunos. Constataram-se algumas limitações relativamente ao desenvolvimento do estudo, como a estrutura do questionário utilizado para conhecer os perfis individuais dos alunos. Contudo, o estudo revela que o desenvolvimento de competências é considerado importante na formação dos alunos, podendo depender da formação, atitudes e competências docentes. A abordagem didática centrada no aluno pode não só potenciar a transformação do professor, como também ser influenciada pelo contexto e comunidade escolar.pt_PT
dc.description.abstractThe present study, developed within the scope of the Final Internship Report of Master studies in English Teaching in the 1st Cycle of Primary Education, aims at understanding the possibility of implementing a learnercentred, pedagogical and didactic action, in the teaching and learning of English as a Foreign Language in the 1st Cycle of Primary Education in Portugal, by considering the notion of multiple intelligence (Gardner, 1993) and learning style (Dunn & Dunn, 1993). The study is based on the standpoint that the learner is at the centre of the teaching-learning process (Dewey, 1897; Vygotski, 1984), and there are necessary competences to effective foreign language learning, besides a content-based knowledge (Perrenoud, 1999). The empirical study was developed in Supervised Teaching Practice and it is part of a naturalistic/interpretivist research paradigm with similarities to critical experientialism (Alarcão, 2001b). The data were subjected to a quantitative and qualitative analysis, as well as content analysis, by using questionnaire surveys, a focus group, lesson plans, field notes, self-evaluation and hetero-evaluation reports, as well as pupils’ learning results. There were some limitations regarding the development of the study, such as the structure of the questionnaire survey used to know pupils’ individual profiles. Nevertheless, the present study reveals that the development of competences is considered as important in pupils’ education, and its accomplishment may depend on teachers’ own education, attitudes and competences. A learner-centred didactic approach can not only foster the transformation of the teacher, but also be influenced by the school context and community.pt_PT
dc.identifier.tid202012212
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12069
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectInteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectAbordagem didática centrada no alunopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectInglês língua estrangeirapt_PT
dc.subjectDevelopment of competencespt_PT
dc.subjectMultiple intelligencespt_PT
dc.subjectLearner-centred didactic approachpt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_PT
dc.titlePossibilidades de uma abordagem didática centrada no aluno: uma experiência em ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VivianaSzczurek_2018.pdf
Size:
7.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: