ESHT - DM - Gestão do Turismo
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHT - DM - Gestão do Turismo by advisor "Costa, Elga"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos da COVID-19 no turismo outdoor no parque Nacional da Peneda-GerêsPublication . Reis, André Fernandes; Costa, Elga; Ferreira, Fernanda A.Tipologias de turismo alternativas a massificação e relacionadas com a atividade física e com o contacto com a natureza acompanhavam as tendências globais de crescimento da atividade económica do turismo, até que surgiu a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019, COVID-19. Esta doença infeciosa, facilmente transmissível, teve um impacto sem precedentes no turismo, a escala global. O objetivo geral da presente dissertação consiste em estudar o impacto da COVlD-19 no turismo outdoor no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Para o efeito, adotou-se uma metodologia qualitativa, devido a necessidade de colocar questões de natureza descritiva e interpretativa. Assim, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a empresas de animação turística localizadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os resultados obtidos apontam no sentido de uma elevada visitação autónoma, por vezes, desadequada e prejudicial para o Parque Nacional da Peneda-Gerês. A sazonalidade da procura pelo Parque Nacional da Peneda—Gerês e pelas atividades outdoor é bastante vincada, contando com um pico de procura apenas nos meses de verão, o que se reflete na dimensão das empresas que fornecem as atividades (pequenas e médias empresas e microempresas). As atividades soft são bastante populares no Parque, assim como as atividades de contacto com a agua, independentemente da sua classificação. A massificação da procura em alguns pontos do Parque, nos meses de verão, acentuada pela COVlD-19 faz com que sejam deixados resíduos que podem colocar em causa a biodiversidade do Parque, uma das principais motivações daqueles que o procuram. Contrariamente ao panorama geral, a escala nacional e global, a COVID- 19 não teve um impacto devastador no setor do turismo no Parque Nacional da Peneda- Gerês. Apesar da existência de quebras na procura, devido as restrições internacionais de circulação, aos confinamentos, que obrigaram a encerramentos temporários, as empresas de animação turística sobrevivem e, de um modo geral, no verão, têm mais procura do que nos anos pré-pandemia. O futuro do Parque Nacional da Peneda-Gerês terá um novo capítulo com a adoção do modelo de cogestão, em 2022, que terá pela frente desafios relacionados com a sazonalidade e a massificação da procura, no que concerne ao setor do turismo.
- Organização de eventos em Lisboa e práticas de sustentabilidade associadas. O caso Rock in RioPublication . Moreira, Cláudia Sofia Gonçalves; Liberato, Dália; Costa, ElgaNos últimos anos, o número de festivais de música realizados em todo o mundo tem aumentado significativamente. Estes festivais são diversificados e apresentam uma variedade de géneros musicais, sendo que alguns pretendem celebrar a cultura e tradições locais. Assim sendo, são diversos os motivos que levam um visitante a participar no evento e os impactos que um evento desta dimensão provoca no destino em que se realiza são indiscutíveis. O presente trabalho pretende estudar os eventos de música, em particular o festival Rock in Rio, e compreender as motivações que levam os visitantes a participar neste evento, bem como os impactos que este provoca no destino em que se realiza. Nesta perspetiva, o principal objetivo deste estudo é compreender a existência de práticas sustentáveis no evento Rock in Rio e os impactes das mesmas no destino. Para o efeito foi utilizada a metodologia qualitativa. De modo a garantir um estudo mais completo foram enviados guiões com questões relativas às diversas temáticas para membros do Turismo de Portugal e empresários de unidades hoteleiras da cidade de Lisboa. Considerando que a sustentabilidade social é um tópico ainda pouco desenvolvido a nível de estudos científicos, em particular quando relacionado com eventos de música, este estudo trará novos contributos para a área científica. Os principais resultados da investigação referem que a realização do evento Rock in Rio impacta positivamente e negativamente o destino Lisboa, sendo os impactes mais evidentes os positivos relacionados com a promoção do destino, desenvolvimento de oferta e criação de uma imagem do destino. Apesar da temática da sustentabilidade já se encontrar presente no nosso dia-a-dia, as práticas sustentáveis ainda não são tão notórias em eventos como nos destinos, em particular no setor hoteleiro. No entanto, já se definem como elemento valorizado para eleição de destinos e eventos.
- As potencialidades do Porto e Norte de Portugal como destino da Meeting IndustryPublication . Sousa, Beatriz Santos; Liberato, Pedro; Costa, ElgaCom a ocorrência de um boom turístico na cidade do Porto, recebendo em média cerca de 1500 turistas diariamente e sendo destacado com diversas distinções como Best City Break, a pertinência da presente dissertação é avaliar as potencialidades da cidade do Porto enquanto destino propício ao Turismo de Negócio, mais concretamente como destino MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Nesta investigação, o objetivo geral será analisar as potencialidades da cidade do Porto e Norte de Portugal com destino MICE, visando, em particular, conhecer a importância dos eventos MICE nas principais cidades europeias, interpretar as exigências das promotoras de eventos na escolha de um destino, evidenciar a tipologia de eventos adequados à cidade do Porto, compreender a promoção do destino em eventos internacionais, identificar as principais estratégias implementadas pelo setor turístico portuense na captação de eventos MICE, e estimar as oportunidades dos eventos MICE na cidade do Porto. A metodologia a usar nesta investigação será qualitativa, através da exploração de uma análise documental relativa à oferta existente na região e da realização de entrevistas a membros da Associação de Turismo do Porto e a representantes de entidades de operadores turísticos portuenses. Os resultados esperados com as entrevistas realizadas permitirão enquadrar a cidade do Porto como destino de eventos MICE, determinar a influência da promoção externa na escolha do destino e o impacto desta tipologia em termos de retorno financeiro e de projeção internacional do destino e da região.
- O Rally de Portugal como impulsionador do destino turístico PortoPublication . Ferraz, André Silva; Liberato, Dália; Costa, ElgaOs eventos influenciam os destinos que os acolhem. Com base nesta premissa, considerou-se interessante analisar a influência do evento desportivo Rally de Portugal no destino turístico Porto. As temáticas primordiais selecionadas foram o turismo de eventos e o turismo desportivo. A presente investigação visa a avaliação do papel do Rally de Portugal no destino turístico Porto. Em particular, pretende identificar a opinião dos stakeholders relativa ao impacto do Rally de Portugal na procura turística na cidade do Porto, avaliar o impacte do Rally de Portugal no Porto enquanto destino, identificar os componentes condicionantes da realização do Rally de Portugal, e percecionar estratégias a aplicar em futuras edições, em contextos de menor segurança. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa para a recolha de dados, através do método de amostragem por conveniência, de acordo com a disponibilidade dos participantes. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas individuais online com recurso à plataforma Zoom, a quatro organizadores deste evento, um ex-piloto e um piloto do evento. De seguida, procedeu-se à transcrição de cada entrevista e respetiva análise de conteúdo. Verificou-se então que a Porto Street Stage, etapa do Rally de Portugal que se realiza na Cidade do Porto, apresenta inúmeros impactos positivos para o destino, que na perspetiva da organização incluem a projeção internacional da cidade do Porto (pela presença da imprensa internacional especializada), com passagem do circuito pelos principais recursos turísticos, aumento de receitas, programas sociais complementares ao evento, e orgulho da comunidade residente, relativamente ao acolhimento da prova. Nessa perspetiva, a não realização do evento em 2020, pelo surto do vírus SARS-CoV-2, refletiu-se significativamente na ausência de receitas no destino, impacte negativo em termos organizacionais, dado o estado avançado deste processo aquando do cancelamento da prova, em particular as fases da definição do percurso, orçamentação e comunicação/divulgação, com envolvimento de equipas especializadas. Perspetiva-se que no ano de 2021 a Cidade do Porto beneficie com a realização do evento, havendo a indicação da necessidade de aplicação de restrições para que o mesmo possa decorrer em circunstâncias de normalidade ao nível do cumprimento de normas sanitárias. Considerando a inexistência de estudos sobre o Rally de Portugal como impulsionador do destino turístico Porto, considera-se relevante a presente investigação, propondo-se, igualmente, a realização de estudos posteriores no âmbito da temática analisada, com recolha qualitativa e quantitativa de dados.
- Sustentabilidade na hotelaria de luxo em ambiente rural e urbano: um estudo comparativoPublication . Saraiva, Daniela Maria da Silva; Costa, Elga; Liberato, DáliaA sustentabilidade e o luxo são temas de investigação a nível individual, porém, a relação estabelecida entre eles ainda se mantém um pouco ambígua. A sustentabilidade visa a proteção e preservação do meio ambiente, incentiva o uso consciente dos recursos e prospera um bom envolvimento com a comunidade. Já o luxo, é considerado um consumo materialista para satisfazer prazeres individuais, remete para uso exclusivo e personalizado de algum produto e serviço sem preocupações com o meio ambiente (Iloranta, 2021). Pressupondo esta relação antagónica, este estudo tem como principal objetivo comparar a perceção e as práticas de sustentabilidade na hotelaria de luxo, tanto em espaço urbano como em espaço rural e evidenciar, perante este tipo de hotelaria, que o luxo não é inimigo da sustentabilidade. Para esse efeito, os objetivos específicos passam por: perceber os indicadores de sustentabilidade e no âmbito da operação dos hotéis, o comportamento e a recetividade dos turistas face a práticas de sustentabilidade na hotelaria (urbana e rural) e identificar os obstáculos enfrentados pela hotelaria no âmbito da implementação de medidas sustentáveis. Este estudo constituiu um instrumento de análise qualitativa com a aplicação de entrevistas semiestruturadas aos gestores/diretores ou representantes responsáveis, de hotéis de luxo em espaço urbano e em espaço rural, na Região Norte de Portugal. À exceção de dois hotéis, de 4 estrelas, do grupo JASE que se tornaram uma mais-valia para esta amostra por estarem inseridos no Programa Empresas Turismo 360, do Turismo de Portugal. Esta investigação é fundamental para o turismo e, principalmente, para a hotelaria de luxo, uma vez que a sustentabilidade é considerada uma nova tendência e cada vez mais temos um público ciente e preocupado com a pegada ecológica. Na revisão da literatura foi possível perceber que a hotelaria de luxo, principalmente em espaços urbanos, carece de práticas de sustentabilidade por medo de afetar a qualidade da oferta e o baixo desempenho. Foi ainda possível compreender de forma mais detalhada a abordagem da sustentabilidade na hotelaria de luxo em espaço urbano e em espaço rural, bem como os seus pontos convergentes e divergentes. Comprovaram-se algumas declarações que constam na revisão bibliográfica, principalmente, sobre o perfil do turista que menciona que a perceção da sustentabilidade difere da localização geográfica destes mesmos. Foi também possível confirmar que na hotelaria de luxo, não são implementadas algumas práticas sustentáveis, não só por medo de afetar a qualidade de experiência do hóspede, mas, segundo os dados desta investigação, deve-se igualmente à falta de recursos financeiros, consciencialização e problemas de liderança.