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- A imagem socio-profissional da (G)RH: a perspetiva dos estudantes do 1º ano de Licenciatura em RH do ISCAPPublication . Freitas, Jéssica Sofia Gomes de; Martins, Dora Cristina MoreiraAtualmente, ao contrário de há algumas décadas, o ensino superior é acessível e desejado. Com a globalização, a revolução digital e as exigências de um mercado de trabalho em constante evolução, cada vez mais as pessoas procuram formação superior académica para garantir melhores oportunidades profissionais e pessoais. Neste cenário, a área de Gestão de Recursos Humanos (GRH) destaca-se como uma carreira promissora e essencial para sucesso das organizações. O ensino superior em GRH cada vez mais atraí estudantes que veem nesta área uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas dentro das organizações. A GRH tornou-se estratégica, focada em políticas de gestão de pessoas, cultura organizacional saudável e no alinhamento de práticas de RH com os objetivos de negócio. Consequentemente, esta transformação exige que os profissionais tenham não apenas habilitações técnicas, mas de compreensão das dinâmicas organizacionais, comportamento humano, gestão de talento e uso de tecnologia emergente. Esses conhecimentos são amplamente adquiridos através de formação superior, que oferece uma base teórica e prática necessária para lidar com a complexidade da função. Esta dissertação privilegia a metodologia exploratória de caráter qualitativo, com recurso à técnica da entrevista semiestruturada. Foram realizadas 13 entrevistas a estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Recursos Humanos (LRH), do ISCAP. A análise e o tratamento dos dados foram efetivados com recurso à análise de conteúdo e categorização da informação. Os resultados indicam que os estudantes partilham uma visão semelhante sobre a imagem socio-profissional da área, baseada na ideia de que a GRH se foca, sobretudo, na administração dos colaboradores, ajudando tanto as pessoas quanto a empresa a atingirem os seus objetivos, enquanto mantêm um ambiente de trabalho saudável. Já, as razões pelas quais escolheram esta área, bem como as expectativas em relação ao futuro no mercado de trabalho, variam entre os estudantes. Os resultados obtidos sugerem pistas de investigação futura e contribuem para que a área de RH ganhe mais destaque, tanto no meio académico como na intervenção organizacional.
- Nível de prontidão na cadeia de abastecimento verdePublication . Pereira, Inês Catarina Oliveira; Amaral, António Manuel Pereira da SilvaEste projeto de investigação foca-se na premente e necessária transição "verde" das cadeias de abastecimentos, por intermédio da adoção de práticas sustentáveis, como a descarbonização e, consequente, redução de emissões, que podem transformar a eficiência energética e operacional das empresas. Num momento em que a sustentabilidade é um imperativo global, este estudo vai além de meras análises teóricas, investigando de que forma as empresas estão prontas para adotar essas novas abordagens e os trade-offs correspondentes. As escolhas dos consumidores, cada vez mais inclinadas à personalização do transporte e adoção de soluções ecológicas, tornam ainda mais importante esta transformação. Ao olhar para fatores críticos, como emissões e poluição, o projeto destaca que a redução de custos e o sucesso operacional dependem, especialmente, da capacidade de adaptação das empresas às pressões ambientais. Com o conceito de Green Supply Chain Management (GSCM) em ascensão, a investigação procura entender como a cadeia de abastecimento pode evoluir para ser mais ágil e, simultaneamente, sustentável. O estudo não só examina as práticas "verdes" atuais, mas explora, igualmente, o contributo das tecnologias emergentes e das diferentes inovações, questionando se estas realmente estão a impulsionar a transição e adoção de novas práticas nas organizações. A metodologia utilizada envolve uma análise profunda de literatura científica disponível, bem como de dados qualitativos, complementada por inquéritos aos especialistas da área. Este projeto não só responde ao requisito da ecoeficiência, mas também aponta os caminhos que empresas podem trilhar para perseguir o caminho para a sustentabilidade.
- IA na última milha: otimização do mercado logísticoPublication . Sousa, Diogo Sequeira Ramos Nunes de; Ferreira, Carlos Manuel Abreu GomesDiante do contínuo esforço para aprimorar a eficiência dos processos industriais, esta pesquisa foca-se na convergência entre Engenharia e Gestão da Cadeia de Abastecimento e o roteamento. O estudo destaca a urgente necessidade de melhorar o processo de planeamento de rotas, onde a capacidade de prever a rota realmente efetuada pelo motorista se apresenta como um desafio complexo e significativo. A previsão de rotas aplicado à Última Milha é um aspeto crítico da otimização das operações logísticas, onde o foco está na previsão das rotas mais eficientes para a entrega de mercadorias de um centro de distribuição até o destino final, geralmente a localização do cliente. Ao planear rotas com precisão, as empresas podem reduzir os prazos de entrega, diminuir o consumo de combustível e aumentar a satisfação do cliente. Este estudo utiliza abordagens de Aprendizagem Automática para determinar o planeamento de rotas com base nas características específicas de cada uma delas, oferecendo uma solução dinâmica para os desafios do roteamento. Ao mesmo tempo, esta pesquisa incentiva a colaboração entre a Inteligência Artificial e o setor industrial, aumentando a eficiência em aplicações fundamentais. Portanto, o objetivo principal deste projeto é desenvolver, um modelo de previsão de rotas capaz de tentar atingir a rota realmente efetuada pelos motoristas. Para alcançar isso foi necessário realizar previamente uma análise minuciosa aos dados fornecidos, de modo a encontrar padrões relevantes e assim extrair informação valiosa para o negócio. Esta dissertação utiliza a metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) como estrutura guia. Ao investigar a sua natureza adaptativa, os algoritmos de Aprendizagem Automática mostram um potencial significativo para aumentar tanto a eficiência quanto a precisão no processo de previsão de rotas. Este estudo dado ser baseado na frequência dos motoristas, iniciou-se com a criação de um baseline servindo como um ponto de referência com o qual se vai comparar os resultados futuros, sendo depois mais à frente importante para avaliar o desempenho dos modelos. De seguida, realizou-se uma análise minuciosa de duas abordagens diferentes, com ênfase na avaliação da consistência e precisão das previsões feitas, sendo que daí resultou a comparação entre três algoritmos o baseline, o OSquare e o Routyn. Uma das abordagens pautou-se na modelação baseada em histórico de frequências. A outra abordagem baseou-se na adaptação do algoritmo OSquare, sendo que daqui se destacou o XGBoost como modelo utilizado, visto que obteve os melhores resultados. Além disso, dada a pesquisa acerca da literatura o OSquare era o que melhor se enquadrava para o problema em questão. Daqui resultou uma comparação entre vários algoritmos o baseline, o OSquare e o Routyn, em que este último é o utilizado pela empresa para obtenção dos percursos a efetuar nas rotas. Utilizando as métricas de Coeficiente de Correlação de Kendall, Edit Distance e Accuracy chegou-se à conclusão, que apesar da amostra não ser significativa, o OSquare foi o que melhor conseguiu aproximar as rotas efetuadas pelo motorista, sendo algo de realçar. Esta dissertação, além de ampliar o conhecimento na área de pesquisa, evidencia claramente o potencial das abordagens de Aprendizagem Automática na previsão de rotas. Dessa forma, faz uma contribuição significativa neste campo, ressaltando a importância da análise de dados e da modelagem como métodos capazes para enfrentar os desafios contínuos desta indústria em constante mudança.
- Requalificação de uma máquina CNCPublication . Ferreira, Joana Alexandra Cambé; Figueiredo, Lino Manuel BaptistaAs tecnologias de fabrico avançada têm desempenhado um papel crucial na melhoria da qualidade e precisão de dispositivos médicos na área da ortoprotesia. A utilização de máquinas Computer Numeric Control (CNC) tem permitido a produção de moldes positivos mais precisos e com melhores acabamentos, reduzindo a necessidade de intervenção humana intensiva e aumentando a eficiência dos processos de fabrico de próteses e ortóteses. Esta dissertação tem como objetivo a requalificação de uma máquina CNC de três eixos, existente na empresa Padrão Ortopédico, com o intuito de aprimorar a precisão e a eficiência no fabrico dos moldes utilizados no fabrico de dispositivos médicos. A requalificação visa otimizar a integração dos componentes do sistema CNC, sendo o controlo efetuado através de um Arduino Mega 2560, equipado com o firmware Grbl-Mega-5X. O trabalho realizado incluiu a análise e reconfiguração das ligações elétricas, a otimização dos drivers e ajustes no software nos parâmetros de controlo dos motores, para atingir a precisão necessária. Além disso, foi desenvolvida uma interface gráfica de controlo, através do software Grbl Controller, que facilitou a operação da máquina e a sua monitorização em tempo real, permitindo que o processo de fabrico fosse realizado de forma mais eficiente e com menor margem de erro, beneficiando diretamente a qualidade e a personalização dos dispositivos ortopédicos produzidos.
- Sistemas inteligentes de escoamento urbano: Um estudo de caso sobre as enchentes em São PauloPublication . Piellusch, Marcos Alexandre Zioni Re; Figueiredo, Lino Manuel BaptistaEste trabalho aborda a implementação de sistemas de monitoramento inteligente para combater inundações urbanas, com foco no desenvolvimento de um sistema de drenagem inteligente utilizando tecnologia IoT. O estudo detalha a criação de uma rede de sensores ultrassônicos integrados aos sistemas de drenagem da cidade para monitoramento em tempo real das variações de nível de água. É apresentado um protótipo que utiliza microcontroladores ESP32 integrados com LoRa, permitindo comunicação sem fio de longo alcance para transmissão eficiente de dados através de vastas áreas urbanas. A pesquisa explora também o papel vital da análise de dados em tempo real na gestão de infraestruturas urbanas, oferecendo insights sobre a arquitetura do sistema, a tecnologia envolvida e seu potencial para aplicações mais amplas.
- Turismo sénior: fatores push & pull no mercado séniorPublication . Ferreira, Bruna Rafaela Freitas; Liberato, Dália; Ferreira, Fernanda A.O turismo é um dos motores económicos mais importantes a nível global, contribuindo para a criação de empregos, geração de benefícios económicos e desenvolvimento de infraestruturas. A evolução deste setor, acompanhado pelas tendências globais, traz consigo novos mercados emergentes, como é o caso do turismo sénior, devido à tendência de envelhecimento global. A presente dissertação aborda o tema do turismo sénior, um campo que tem vindo a ganhar cada vez mais relevo devido ao envelhecimento demográfico global e às novas tendências de viagem deste segmento populacional. Os turistas seniores de hoje são diferentes daqueles que os antecederam, impulsionados por experiências de viagem acumuladas, avanços tecnológicos e motivações distintas. As motivações para viajar são influenciadas por uma variedade de fatores, e o modelo push & pull constitui-se como uma ferramenta de análise das suas motivações. Este estudo teve como principal objetivo analisar o papel do turismo sénior e as suas motivações para viajar, identificando e caracterizando os diferentes perfis de turistas seniores nacionais, com destaque para as diferenças entre pensionistas e não-pensionistas. Com vista à obtenção de dados para a concretização da componente empírica deste estudo, foram aplicados inquéritos por questionário a 106 turistas seniores nacionais com 50 ou mais anos de idade. Os dados foram analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistic 29.0. Os resultados revelaram que, para os turistas seniores nacionais, pensionistas e não pensionistas, o principal motivo que os leva a viajar é o desejo de conhecer novos destinos e culturas, seguido da visita a familiares e amigos, e a procura pelo descanso e relaxamento, não obstante, os pensionistas evidenciam uma maior preocupação com as questões de saúde e fugir da solidão. No que diz respeito às características das viagens, os pensionistas apresentaram uma maior tendência para viajar a nível nacional e com maior frequência, devido à sua disponibilidade de tempo, fruto da idade da reforma. Este grupo mostrou uma clara preferência por hotéis, casa de familiares e amigos, e usa maioritariamente o automóvel durante a realização das suas viagens, seguido do autocarro e o avião. Para a marcação das suas viagens recorrem aos meios tradicionais como agências de viagens e a familiares e amigos. Quanto aos fatores pull, ou seja, a atratividade do destino, a higiene e limpeza, bem como segurança é de extrema importância para ambos os grupos, enquanto que os eventos foram o fator com menor relevância aquando da tomada de decisão do destino. O estudo revelou ainda que as variáveis sociodemográficas como idade, rendimentos e situação laboral influenciam significativamente os comportamentos de consumo de viagem. A principal limitação deste estudo inclui o uso de uma amostra não probabilística e de conveniência, restringindo a generalização dos resultados para a população sénior. Por sua vez, a amostra está igualmente direcionada para um contexto geográfico muito específico, dificultando a representatividade dos resultados, pelo que, para futuras pesquisas, torna-se importante explorar diferentes regiões, com diferentes costumes e hábitos de forma a ter uma amostra mais ampla e diversificada. Uma pesquisa qualitativa seria igualmente informativa, na medida em que permitiria conhecer de forma mais aprofundada as necessidades e preferências em específico deste público. Esta investigação contribuiu para a literatura acerca do turismo sénior, onde foi possível fornecer novos insights das suas motivações e identificar que fatores push & pull mais peso têm aquando da tomada de decisão de um destino. As diferenças encontradas entre pensionistas e não pensionistas permitem às empresas do setor uma adaptação das suas ofertas a este segmento em crescimento.
- Simulação da navegação de um AUV baseada na deteção de Ghost Nets com recurso a Deep LearningPublication . Silva, Carlos Miguel Mendonça e; Silva, Eduardo Alexandre Pereira daOs últimos 70 anos têm vindo a registar um aumento de detritos plásticos encontrados no oceano. Estes englobam uma quantidade considerável de lixo derivado de atividades piscatórias, sendo estas maioritariamente artes de pesca perdidas ou deliberadamente abandonadas, denominadas de Ghost Nets. Dada a necessidade da preservação do ambiente, um Autonomous Underwater Vehicle (AUV) poderá servir como plataforma para a deteção e recuperação destas redes. Assim, a presente dissertação insere-se no contexto do projeto NetTag. Esta propõe o desenvolvimento de uma solução simulada para a navegação do AUV Inspection and Recovery Intelligent System (IRIS) baseada na deteção visual de Ghost Nets com recurso a Deep Learning, a fim de conduzir o veículo ao encontro das mesmas para a sua posterior recuperação. Desta forma, foram desenvolvidos os diferentes componentes do sistema, tendo por base o Stonefish para o ambiente de simulação. Este é lançado e gerido por um orquestrador que controla o modelo do IRIS com base nas inferências executadas pela sua câmara frontal. Estes valores traduzem-se, posteriormente, em comandos destinados aos thrusters. Por sua vez, as inferências fundamentam-se no modelo YOLOv5 nano treinado com um dataset criado para esta dissertação. Após a validação isolada de cada componente, procedeu-se ao teste da simulação completa que incorporou todos os componentes desenvolvidos. Foram obtidos resultados satisfatórios, tendo-se verificado a aproximação do submarino à rede de forma autónoma.
- Acoustic characterization and detection of lost fishing gearPublication . Oliveira, Rui Filipe Martins de; Silva, Eduardo Alexandre Pereira daThe exploration and use of the oceans have led to an increase in the number of objects and equipment left behind on the seafloor, including abandoned fishing nets, known as "ghost nets," and other lost items. These marine debris pose significant environmental threats, affecting underwater ecosystems, navigation, and even human life. Ghost Nets, in particular, continue to trap and kill marine life indiscriminately, contributing to the degradation of marine habitats and a decrease in biodiversity. Moreover, they can also hinder underwater exploration efforts by entangling and damaging submersible drones. This thesis investigates methods and technologies for detecting and identifying abandoned fishing nets and other lost objects on the seafloor. The study evaluates different sonar systems and other underwater detection methods, as well as image processing techniques, particularly in their application to unmanned underwater vehicles (AUVs) and unmanned surface vehicles (USVs). By combining multiple systems and sensors, the aim is to improve detection accuracy and object identification. Laboratory and real-world tests in open sea environments were conducted to validate the effectiveness of the proposed solutions. The research also explores the challenges associated with sonar detection in shallow waters, including issues related to the acoustic Backscatter from the seafloor and the limitations of current sonar technologies in accurately identifying mid-water targets. Through this investigation, the thesis aims to contribute to developing advanced technological solutions that can be used in ocean cleanup operations and preserving marine ecosystems, promoting the sustainability of marine resources for future generations.
- As potencialidades do Porto e Norte de Portugal como destino da Meeting IndustryPublication . Sousa, Beatriz Santos; Liberato, Pedro; Costa, ElgaCom a ocorrência de um boom turístico na cidade do Porto, recebendo em média cerca de 1500 turistas diariamente e sendo destacado com diversas distinções como Best City Break, a pertinência da presente dissertação é avaliar as potencialidades da cidade do Porto enquanto destino propício ao Turismo de Negócio, mais concretamente como destino MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. Nesta investigação, o objetivo geral será analisar as potencialidades da cidade do Porto e Norte de Portugal com destino MICE, visando, em particular, conhecer a importância dos eventos MICE nas principais cidades europeias, interpretar as exigências das promotoras de eventos na escolha de um destino, evidenciar a tipologia de eventos adequados à cidade do Porto, compreender a promoção do destino em eventos internacionais, identificar as principais estratégias implementadas pelo setor turístico portuense na captação de eventos MICE, e estimar as oportunidades dos eventos MICE na cidade do Porto. A metodologia a usar nesta investigação será qualitativa, através da exploração de uma análise documental relativa à oferta existente na região e da realização de entrevistas a membros da Associação de Turismo do Porto e a representantes de entidades de operadores turísticos portuenses. Os resultados esperados com as entrevistas realizadas permitirão enquadrar a cidade do Porto como destino de eventos MICE, determinar a influência da promoção externa na escolha do destino e o impacto desta tipologia em termos de retorno financeiro e de projeção internacional do destino e da região.
- Desenvolvimento de uma test box para o controlo de qualidade de botoneirasPublication . Mees, Katharina Sophia Zindel; Figueiredo, Lino Manuel Baptista; Meireles, António José Matos deEste projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma test box para controlo de qualidade das botoneiras à saída do posto de trabalho, baseada num estudo FMEA. O estudo FMEA identificou os principais modos de falha e serviu como base para as funcionalidades necessárias da test box, como a verificação da continuidade elétrica, a confirmação das ligações e da programação das botoneiras, e a validação de imagens capturadas por uma câmara integrada, comparando-as com imagens de referência. A test box foi projetada para garantir que as botoneiras saiam da linha de produção em conformidade com os padrões de qualidade, reduzindo significativamente potenciais falhas no processo de instalação e utilização. A solução desenvolvida apresenta diversas vantagens, como a sua capacidade de detetar até 64 falhas potenciais e a simplicidade na operação, mantendo um tempo de teste rápido, apesar das funcionalidades adicionais. Uma das principais desvantagens foi a impossibilidade de incluir um teste de deteção de riscos, que exigiria modificações no processo de produção ou a descentralização da test box. Outra limitação foi a restrição do número de botoneiras disponíveis para teste, o que reduziu a complexidade dos cenários de validação. Para validar a eficácia da test box, foram realizados testes extensivos em ambiente de fábrica, com foco na conformidade e desempenho. A test box mostrou-se capaz de detetar erros tanto na continuidade elétrica quanto na programação dos módulos das botoneiras, além de identificar falhas visuais na sua estrutura e design. Embora tenha sido considerada uma solução robusta, o feedback recolhido indicou a necessidade de tornar a estrutura mais compacta e transportável. O projeto oferece uma plataforma sólida para futuros desenvolvimentos. Melhorias sugeridas incluem a descentralização do sistema para permitir testes mais complexos, como a deteção de riscos, o desenvolvimento de uma estrutura de comprimento variável para acomodar diferentes botoneiras, e a integração com o servidor do chão de fábrica para automatizar o processo de seleção de obras. Com essas melhorias, espera-se que a test box se torne ainda mais eficiente e adaptável às necessidades da indústria, contribuindo para um processo de controlo de qualidade mais preciso e confiável.