ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Ferreira, José Quinta"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A realização de Doula: formação dos valores da sociedade através da vertente emocional e figurativa do documentárioPublication . Gontar, Aleksandra; Ferreira, José QuintaEsta investigação examina as dimensões éticas, estéticas e narrativas do cinema documental contemporâneo, com especial enfoque na representação da vulnerabilidade, na retórica do corpo e na negociação entre autoria e cuidado. O trabalho é composto por duas componentes interligadas: uma investigação teórica ancorada nos estudos críticos de cinema, e um projeto prático - o documentário Doula - que explora o apoio perinatal não médico enquanto tema e abordagem cinematográfica. A parte teórica baseia-se em debates académicos sobre o olhar, a representação, a reflexividade e a construção de sentido no cinema não ficcional. Dá-se especial atenção à forma como a retórica visual molda a interpretação do espectador e às implicações éticas da documentação da experiência vivida, sobretudo em contextos de exposição emocional e marginalidade social. A análise aborda como as práticas documentais - através do enquadramento, do silêncio, da duração e da seleção - podem funcionar como ferramentas tanto de expressão como de cuidado. Em paralelo, o filme Doula foi desenvolvido num modo observacional e reflexivo, abordando aspetos emocionais e culturais do parto, da perda e da agência feminina. O projeto exigiu uma constante negociação entre estratégias estéticas e responsabilidade ética, sobretudo no trabalho com participantes em situações de vulnerabilidade e em contextos multilingues. A componente prática constituiu não apenas um resultado artístico, mas também um campo de experimentação metodológica e de clarificação conceptual. Conclui-se que o cinema documental, quando guiado por uma postura autoral consciente e uma sensibilidade ética, torna-se um espaço de reflexão crítica e de envolvimento social. A interligação entre conhecimento teórico e a prática artística revela o potencial do documentário para conter presença, cuidado e complexidade em igual medida.
- Canal180: redes de comunicação digitais como plataformas emergentes para o cinema de autorPublication . Ribeiro, Lourenço Cardoso de Sousa Matos; Ferreira, José QuintaEste relatório detalha a minha jornada como estagiário numa produtora audiovisual, explorando a diversidade das tarefas e a complexidade dos processos envolvidos na criação de conteúdo, tanto editorial quanto comercial. Ao longo do estágio, participei ativamente na produção e pós-produção de conteúdos variados, desde a realização de vídeos promocionais até a cobertura de eventos ao vivo. O documento reflete sobre as técnicas e ferramentas aprendidas, bem como os desafios e soluções encontradas ao trabalhar em diferentes projetos. Através deste estágio, desenvolvi uma compreensão profunda do funcionamento de uma produtora, desde a captação de imagem até à edição final, o que me permitiu aprimorar as minhas competências técnicas e criativas. O relatório também aborda a colaboração em equipa, a gestão de prazos e a interação com clientes, aspetos cruciais para o sucesso em ambientes profissionais dinâmicos e exigentes. Em última análise, este estágio proporcionou-me uma experiência valiosa, preparando-me para futuras oportunidades no campo audiovisual.
- Diferentes plataformas, novas linguagens, mesmas histórias: montagem multiplataforma no Canal 180Publication . Moreira, Tomás Ribeiro; Ferreira, José QuintaEste relatório descreve a realização de um estágio curricular no Canal 180, no âmbito da unidade curricular de Dissertação/ Proj eto/ Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia, na especialização de Cinema de Ficção, da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. Mantendo como foco o papel do Montador face às diferentes linguagens audiovisuais que este trabalha, o relatório inicialmente reflete sobre o processo de Montagem e como este varia consoante as novas linguagens audiovisuais que vão surgindo, para depois integrar esta reflexão dentro do estudo empírico que o estágio curricular possibilitou.
- Direção de fotografia documental na curta-metragem “Fora”: direção de fotografia em cinema documental em ambientes não controláveisPublication . Monteiro, Diogo Morais Barroso da Silva; Ferreira, José Quinta; Negrão, PedroEste projeto investiga o papel da direção de fotografia no cinema documental em ambientes não controláveis, tomando como estudo de caso a curta-metragem “Fora”. O trabalho conjuga uma vertente teórica, centrada na análise de autores como John Alton, Vittorio Storaro, Néstor Almendros, e uma vertente prática, focada na aplicação desses conceitos na pré-produção, rodagem e pós-produção do filme. A revisão bibliográfica evidenciou que, no documentário, a direção de fotografia não se limita a registar a realidade, mas assume uma função interpretativa e narrativa, usando a luz, a cor e o enquadramento para reforçar emoções e significados. Foram analisados os desafios técnicos e éticos resultantes de contextos imprevisíveis. Na prática, “Fora” retrata a vivência da comunidade Queer em Lamego, equilibrando intimidade e coerência estética. O uso da câmara, o uso do S-Log e de uma paleta cromática quente e neutra, aliado ao color grading, garantiu unidade visual entre materiais filmados em condições diversas. O projeto contribui para a compreensão do papel da direção de fotografia no cinema documental, em produções independes e sublinha a importância da flexibilidade criativa para transformar imprevistos em oportunidades narrativas.
- Efeitos do conservadorismo na comunidade queer de Lamego (documentário acompanhado de ensaio sobre minorias no cinema)Publication . Lima, Raquel Filipa Marta de; Ferreira, José QuintaEste ensaio procura compreender de que forma o cinema representa minorias sexuais e como o documentário pode atuar como ferramenta de visibilidade e transformação social. A componente teórica inicia-se com a contextualização histórica das personagens queer no cinema clássico de Hollywood, analisando estereótipos e códigos visuais que moldaram a sua representação. Segue-se a abordagem ao movimento New Queer Cinema, que, nos anos 1990, propôs novas estratégias políticas e estéticas, contestando a exclusão histórica de identidades dissidentes. Na componente prática, analisa-se o documentário Fora, projeto final realizado no âmbito do mestrado, que retrata experiências queer num ambiente conservador, evidenciando tensões entre pertença e exclusão. São discutidas as decisões estéticas, narrativas e éticas do processo, incluindo o uso de material de arquivo, a construção simbólica de personagens e o papel da música na narrativa. Este percurso culmina no cruzamento da investigação teórica com o desenvolvimento prático do projeto final, com a análise do processo de desenvolvimento do documentário Fora sob a perspetiva da realização.
- Henrique Alves Costa e a memória do cinema portuguêsPublication . Silva, Manuel Vitorino Abreu da; Ferreira, José QuintaA arquitetura da personagem fílmica obedeceu a várias etapas: começou na pré-produção, passou para a fase seguinte, ou seja, a produção e terminou na pós-produção. No domínio do cinema documental e, mais concretamente, no caso de uma biografia cinematográfica, a sua representação aparece através de testemunhos, documentos, imagens, desenhos e sons que, ajudam a construir uma memória e testemunham o tempo e o modo da personagem. Neste contexto, foi nossa intenção estabelecer uma simbiose entre a biografia enquanto género literário e cinematográfico, mas também com a história, contexto social e político. No caso de Henrique Alves Costa (1910-1988) procurou-se traçar algumas coordenadas do cineclubista crítico e historiador de cinema nascido no Porto, bem como, elencar um conjunto de factos que o tornam uma referência incontornável da sétima arte e uma das personagens mais influentes ao longo do séc. XX.
- O naturalismo na evolução da narrativa visual cinematográfica: direção de fotografia na curta-metragem Sem SinalPublication . Valente, Joana Andreia Pinho; Ferreira, José Quinta; Ribeiro, Pedro AzevedoA luz abraça os espaços e estórias, da mesma forma que consegue Vincar as “auras” das personagens envolvidas, transformando a atmosfera ao longo da narrativa. Não só a construção da iluminação é um elemento-chave, mas também a cor é um grande complemento da estimulação Visual e estética que define um filme. Este ensaio propõe-se a explorar a modelação estilística e narrativa da iluminação e a forma como alcançar o propósito idealizado. Também tem como objetivo salientar o processo de estudo e execução utilizado na Direção de Fotografia da curta-metragem de ficção Sem Sinal, com especial foco no uso da iluminação para a criação de uma dimensão emocional e Visual, utilizando, posteriormente, o trabalho de colorista para oferecer o efeito dramático pretendido. O objetivo, durante o percurso deste estudo, passa por retratar as intenções, usando referências e técnicas que serão aplicadas no caso prático, acrescentando a análise do resultado obtido.
- A revolução das novas tecnologias: impacto, adaptação e o papel do assistente de realização na curta-metragem Os seres cantarãoPublication . Pinto, João Paulo da Conceição; Ferreira, José QuintaEste documento resume anos de conhecimento na área do cinema, explorando e destacando a importância da evolução constante e abertura à inovação como fatores determinantes para a adaptação às novas dinâmicas do mercado. A integração de novas ferramentas permite otimizar os processos organizacionais e criativos, contribuindo para a preservação da essência artística como um todo. Neste contexto, analisa-se o impacto das novas tecnologias na área cinematográfica assim como a otimização do planeamento e da organização durante uma produção cinematográfica no âmbito da assistência de realização. Esta reflexão assenta na experiência prática adquirida na função de assistente de realização durante a produção da curta-metragem Os Seres Cantarão, desenvolvida no âmbito do projeto final do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema de Ficção, na Escola Superior de Media Artes e Design.
