Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A revolução das novas tecnologias: impacto, adaptação e o papel do assistente de realização na curta-metragem Os seres cantarãoPublication . Pinto, João Paulo da Conceição; Ferreira, José QuintaEste documento resume anos de conhecimento na área do cinema, explorando e destacando a importância da evolução constante e abertura à inovação como fatores determinantes para a adaptação às novas dinâmicas do mercado. A integração de novas ferramentas permite otimizar os processos organizacionais e criativos, contribuindo para a preservação da essência artística como um todo. Neste contexto, analisa-se o impacto das novas tecnologias na área cinematográfica assim como a otimização do planeamento e da organização durante uma produção cinematográfica no âmbito da assistência de realização. Esta reflexão assenta na experiência prática adquirida na função de assistente de realização durante a produção da curta-metragem Os Seres Cantarão, desenvolvida no âmbito do projeto final do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema de Ficção, na Escola Superior de Media Artes e Design.
- Controlo de custos da empreitada da linha Rubi - Metro do PortoPublication . FERNANDES, DAVID RESENDE; Oliveira, Maria Do Rosário SantosO controlo de custos é um pilar essencial na gestão de uma obra, sendo determinante para garantir a viabilidade económica dos projetos. Envolve a monitorização regular das despesas, comparação com orçamento e tomada de decisões que assegurem a sustentabilidade financeira da obra. A presente dissertação apresenta o estágio realizado na FCC Construcción, na Linha Rubi do Metro do Porto. A linha, com uma extensão superior a 6 km, que ligará a Casa da Música a Santo Ovídio, inclui oito estações e estruturas relevantes, como é o caso da Ponte Ferreirinha sobre o Douro. Esta linha, com um orçamento para construção de 379,5 milhões de euros é, à data da elaboração deste relatório, a maior obra pública em execução em território nacional. O estágio focou-se no controlo de custos, com recurso a ferramentas como o CCS Candy, Excel e SharePoint. As tarefas incluíram essencialmente a organização de dados de subempreitadas, materiais e custos indiretos, garantindo a correta associação com o orçamento, assim como melhorias nos processos internos de controlo mensal. Esta experiência proporcionou uma aplicação prática de conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e mestrado em Engenharia Civil, na área de controlo de custos.
- Tetrahedron-Tetrahedron intersection and volume computation using neural networksPublication . PEDRO, ERENDIRO SANGUEVE NJUNJUVILI; Ramos, Carlos Fernando da SilvaThis thesis introduces a framework for fast, learning-based analysis of tetrahedron-tetrahedron interactions, combining scalable dataset generation with an efficient neural model. At its core is TetrahedronPairDatasetV1, a curated collection of one million labeled tetrahedron pairs with ground truth intersection status and volumes, filling a longstanding gap in geometry learning. Built on this dataset, we present TetrahedronPairNet, a neural architecture that adapts PointNet and DeepSets for processing tetrahedron pairs. The model simultaneously predicts intersection classification and intersection volume, achieving real-time performance: over 98% classification accuracy and a mean absolute error of ≈ 0.0012 in volume estimation (R2 = 0.68). It processes over 30,000 samples per second with full preprocessing—orders of magnitude faster than classical algorithms. Unlike traditional symbolic approaches, TetrahedronPairNet is robust to degenerate configurations and requires no handcrafted geometry logic. Its fully batched, differentiable design supports seamless integration into simulation pipelines, CAD tools, and learning-based physics engines. This work reframes geometric intersection as a data-driven inference task, laying the foundation for scalable, real-time, and intelligent geometry processing across computational design, simulation, AR/VR, and scientific computing.