ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Martins, Filipe"
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- "Beat sheet" do filme "A lenda do galo": análise e justificaçãoPublication . Araújo, Carlos Alberto Correia; Moreira, José Miguel; Martins, FilipeCom este ensaio pretende-se refletir sobre o processo de criação do Mapa de Estrutura Narrativa da curta-metragem de ficção A Lenda do Galo, usando um Beat Sheet baseado no modelo do norte-americano Blake Snyder. Deste modo, através do processo de escrita do argumento cinematográfico e, posteriormente, da realização e montagem do filme (fases que determinam o plot final, logo, passíveis de transformar o enredo escrito inicialmente), será feita a justificação e análise da viabilidade dramática e narrativa deste tipo de Beat Sheet, aplicado ao filme de época A Lenda do Galo, uma fábula histórica de características mitológicas.
- A casa imaginada – a representação da casa no cinema autobiográficoPublication . Miranda, Marta Morais e Vasconcelos de; Martins, Filipe; Negrão, PedroA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Fotografia e Cinema Documental, na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD IPP). Motivada por uma série de questões pessoais sobre a noção que temos de casa que surge, naturalmente, da numerosa quantidade de casas habitadas ao longo dos anos, o presente ensaio serve de base teórica à concretização do projeto autobiográfico A Casa Imaginada. Ao longo deste trabalho tenta-se reconhecer a ideia de casa através das suas representações principais de intimidade, memória e identidade, entre outras. Recorrendo a vários autores e a várias leituras sobre o tema tentamos transmitir uma ideia pessoal que se constrói e transforma ao longo do próprio trabalho. Os realizadores e filmes abordados aproximam-nos também do nosso objetivo desde uma perspetiva mais sensorial. O ponto de partida para esta investigação, sendo ela autobiográfica, são as casas a que ainda hoje temos acesso e a partir das quais podemos relembrar muitas outras. Por isso, ao longo do trabalho serão retratadas e descortinadas a Casa de Agora, a Casa dos Avós (ou a primeira casa de que temos memória) e a Casa imaginada. Através do ensaio pretendemos também melhor compreender o nosso papel na área do cinema e de que forma se poderá corporizar através deste o que imaginamos interiormente.
- O choque digital no documentário pós-cinemático: a atratividade do documentário no âmbito digitalPublication . Silva, Bárbara Ribeiro; Martins, FilipeA presente dissertação se propõe a entender, a partir da análise de obras audiovisuais e de autores do meio, como a história do primeiro cinema e do elemento da atratividade se entrelaça com a história do cinema documental e das expressões documentais pós-cinemáticas. Tom Gunning utiliza o termo “Cinema de Atrações” para ilustrar a influência de um elemento que se desenvolveu paralelamente à história da narrativa do cinema. Causando no espectador a reação de espanto ou “shock and awe”(choque e pavor), o elemento da atração re-emerge de forma significativa nas expressões do cinema digital. A partir de um panorama geral sobre como as mídias digitais modificaram a relação de recepção e produção das imagens cinemáticas, levantaremos as características e potenciais sócio-políticos das novas formas midiáticas aliadas ao cinema documental, onde a atratividade se revela como um elemento sintomático e ao mesmo tempo propulsor de novos regimes estéticos-sensoriais e de novas questões éticas.
- O cinema documental a partir da memória e a sua relação com a morte: a realização em Tenho Medo do Fim das CoisasPublication . Gonçalves, Nicole; Martins, Filipe; Negrão, PedroEste ensaio procura perceber de que forma a memória se manifesta através do cinema documental e como é que este aborda a temática da morte. A memória pode expressar-se de diferentes formas na construção de uma narrativa, desde as vivências dos próprios realizadores até às histórias que lhes são contadas ou através da apropriação de matérias fílmicas ou fotográficas que são representativas de um tempo passado. Este ensaio versa sobre o cinema documental a partir da memória, esteja esta sob a forma de arquivo ou de recordações, em particular um cinema que retrata a temática da morte. Do conceito de memória até às representações que esta pode assumir de forma a tornar-se ferramenta para o cinema, procurar-se-á abordar exemplos práticos de obras cinematográficas documentais onde se assume a memória como ponto de partida. Para isso, serão analisadas as obras For One More Hour With You de Alina Marazi (2002), My Mexican Bretzel de Nuria Giménez (2019) e Still Processing de Sophy Romvari (2020). Este percurso culmina no cruzamento da investigação teórica com o desenvolvimento prático do projeto final, com a análise do processo de desenvolvimento do documentário Tenho medo do fim das coisas sob a perspetiva da realização.
- A construção da curta-metragem A Eternidade e uma Noite na perspetiva da assistência de realizaçãoPublication . Pimentel, Pedro Gil Queirós; Lopes, Filipe; Martins, FilipeEste ensaio debate-se sobre a importância do cargo de assistente de realização em cinema e da sua presença num projeto desde uma fase inicial do mesmo. Na primeira parte do texto isto é feito explorando as várias funções desempenhadas pelo assistente de realização bem como as características e soft skills necessários a alguém que queira exercer este cargo. Na segunda parte, com base no trabalho desempenhado na curta-metragem A Eternidade e Uma Noite, são contextualizados e discutidos os aspetos mais importantes da contribuição do assistente de realização à luz dos conteúdos apresentados na primeira parte, percebendo quais as vantagens do acompanhamento por parte deste, desde o desenvolvimento do guião.
- Diferenças e semelhanças de montagem entre vídeos institucionais e cinema: estágio na Esfera CúbicaPublication . Correia, Beatriz Maria da Silva; Martins, FilipeO presente documento serve para expor o meu desempenho durante o estágio na produtora Esfera Cúbica onde, durante 4 meses, desempenhei a função principal de editora de vídeos institucionais e, em certas ocasiões, fiz captação de vídeo. Inicialmente, realizarei uma contextualização teórica onde vou aprofundar os seguintes temas: a importância da planificação e da montagem para o cinema, o que é a montagem, a montagem cinematográfica e a montagem de vídeos institucionais, estes últimos escolhidos, especificamente, devido ao background da empresa e à função desempenhada, em contexto de estágio. De seguida e, com as informações recolhidas durante a pesquisa, irei refletir sobre os dois géneros de forma a compará-los e entender tanto as suas diferenças como as suas semelhanças. Um dos objetivos da pesquisa teórica será entender o porquê de o vídeo institucional se servir da gramática do cinema, mas o contrário não acontecer de modo tão evidente
- Direção de fotografia e correção de cor na curta-metragem – A Lenda do GaloPublication . Silva, Emanuel Afonso Prata Dias; Martins, Filipe; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio pretende abordar questões pertinentes no processo visual de um filme, nomeadamente na direção de fotografia e, consequentemente, no trabalho de colorista. A iluminação veio aumentar o efeito dramático no mundo da ficção cinematográfica, permitindo uma maior manipulação dos próprios ambientes e personagens. A paleta cromática, por sua vez, também pode ser usada de maneiras específicas para indicar significados ou reações específicas; as cores podem oferecer um clima / estilo / visual / tema para um filme inteiro. Aplicamos estes conceitos teóricos ao projeto “A Lenda do Galo” e analisamos as falhas cometidas durante o mesmo, seja na rodagem ou na pós-produção.
- Em busca do movimento interior: o cinema de Robert BressonPublication . Azevedo, Cláudio Rui da Silva; Baptista, Adriana; Martins, FilipeA presente dissertação tem como objetivo principal procurar o sentido da declaração de Robert Bresson, onde o cineasta afirma que o cinema é o movimento interior. Esta reflexão terá como ponto de partida uma intuição de François Truffaut sobre a afirmação de Bresson, onde o cineasta da Nouvelle Vague separa o movimento interior em dois: o movimento interior das personagens e o movimento interior do filme. Na primeira parte, com a intenção de levar a cabo uma leitura materialista do estilo de Bresson, pretendo defender que, se o movimento interior das almas das personagens só se torna sensível através do movimento interior do filme, é porque Bresson faz uma recuperação do sentido material do conceito de estilo, aproximando-se de um método artesanal de fazer cinema. Assim, o movimento interior das almas nasce de um trabalho material profundo no movimento interior do filme. Na segunda parte, pretendo mostrar como, no cinema de Bresson, estes dois movimentos interiores são inseparáveis e constituem uma unidade, isto é, como a interioridade fílmica traduz a vida interior das personagens. Esta ligação, entre um movimento e o outro, é feita através de um raccord extra: o raccord interior. A terceira parte será dedica a uma análise fílmica, onde analisarei cenas específicas que evidenciam a presença de raccords interiores, onde os movimentos internos do filme se conjugam entre si para refletirem os movimentos interiores das personagens.
- A escrita de séries na era do streaming: o caso de CrushingPublication . Machado, Dinis Leal; Martins, Filipe; Pinheiro, José AlbertoO ecossistema televisivo está a mudar, o sucesso de plataformas de streaming globais como a Netflix, Amazon ou Hulu, desafiam a televisão tradicional, oferendo aos seus utilizadores conteúdos inovadores e o controlo do modo como os consomem. Desde o final dos anos 90, com canais privados como a HBO, que as séries têm sofrido um processo de complexificação narrativa, que levaram a um maior envolvimento emocional da audiência, e a práticas como o binge-watching, popularizados pelas plataformas de streaming. Este trabalho parte do fenómeno da complexificação narrativa para identificar as estratégias dramáticas do formato seriado, que mantêm a audiência interessada ao longo de vários episódios. Centramo-nos no impacto da serialização narrativa em termos de ação e personagem, aprofundando questões como as pausas de discurso, a gestão da curiosidade do espectador, o cliffhanger, os arcos e crescimento de personagem, entre outros. De seguida, faz-se um relato metodológico da escrita de CRUSHING, uma série limitada de género dramedy, desenvolvida para a era do streaming, que constitui a componente prática de projeto. Centramo-nos no processo de criação da série e na produção dos elementos que formam o pacote de venda: guião do episódio-piloto, tratamento de temporada e a bíblia da série.
- A importância do surrealismo na animação em Jornada de PapelPublication . Oliveira, Emanuel Pereira de; Martins, Filipe; Lopes, FilipeO cinema de animação tem vindo a tornar-se uma modalidade relativamente acessível da expressão cinematográfica, sobretudo ao longo das últimas décadas, em que assistimos a um boom na produção de curtas-metragens independentes. Se, nos seus primórdios, a produção de cinema de animação estava reservada às grandes produtoras, existe atualmente uma maior facilidade no acesso não apenas a softwares dedicados à animação como também a equipamentos (câmaras de alta resolução, computadores pessoais com grande capacidade de processamento, interfaces de desenho gráfico, equipamentos de captura de movimento, etc.). Há também um acesso facilitado a informações e tutoriais de animação disponibilizados através das diversas plataformas online. Esta maior acessibilidade dos meios e das técnicas tem contribuído para a crescente popularidade do cinema de animação e para o seu maior relevo no contexto cinematográfico. Pela sua própria especificidade visual, o cinema de animação convida-nos, de um modo especialmente evidente, a suspender a relação com o real, permitindo libertar o imaginário humano. Ao longo deste ensaio, falaremos da importância do surreal e do onírico na criação dos mundos narrativos e imagéticos da animação. A partir da análise de alguns exemplos históricos (desde o cinema clássico da Disney às tendências experimentais do cinema independente de animação), passando pela referência a alguns conceitos da psicologia da perceção (como o de “Uncanny Valley”), questionaremos as formas pelas quais a imaginação e o real se relacionam através da animação, com vista a uma clarificação da importância da fantasia na animação, mas também da animação na fantasia.