ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by advisor "Lopes, Filipe"
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- A construção da curta-metragem A Eternidade e uma Noite na perspetiva da assistência de realizaçãoPublication . Pimentel, Pedro Gil Queirós; Lopes, Filipe; Martins, FilipeEste ensaio debate-se sobre a importância do cargo de assistente de realização em cinema e da sua presença num projeto desde uma fase inicial do mesmo. Na primeira parte do texto isto é feito explorando as várias funções desempenhadas pelo assistente de realização bem como as características e soft skills necessários a alguém que queira exercer este cargo. Na segunda parte, com base no trabalho desempenhado na curta-metragem A Eternidade e Uma Noite, são contextualizados e discutidos os aspetos mais importantes da contribuição do assistente de realização à luz dos conteúdos apresentados na primeira parte, percebendo quais as vantagens do acompanhamento por parte deste, desde o desenvolvimento do guião.
- A criação do ritmo através da montagem da curta-metragem Johnny WhitePublication . Vasconcelos, Maria Marques dos Santos Azeredo; Lopes, Filipe; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio aborda o conceito de ritmo através da sua aplicação prática no processo de montagem da curta-metragem Johnny White (2020), escrita e realizada por Gonçalo Santos. Será abordada, inicialmente, uma perspetiva a partir da qual se propõe enquadrar o conceito de ritmo e a forma como este é entendido no contexto da montagem cinematográfica. Seguir-se-á a apresentação de um ponto de vista abstrato no que respeita à montagem e ao ritmo, como forma complementar a primeira. Através da análise de metodologias adotadas por compositores como Danny Elfman (2014) ou Stephen Sondheim (2007), aliadas as intenções criativas de cineastas como Tim Burton, é mostrada a ligação entre objetividade e criatividade no contexto da montagem cinematográfica. A partir dos estudos feitos, serão objetos de reflexão filmes específicos que permitam um entendimento prático. A experiência empírica assente na montagem de Johnny White, componente pratica deste documento, resulta da reflexão e posterior aplicação de influências e práticas decorrentes da investigação levada a cabo na componente teórica.
- Da conceção à concretização de vídeos institucionais: estágio na JworksPublication . Pinto, Sara Maria Barbosa; Lopes, FilipeEste relatório discute o vídeo institucional através de uma análise profunda da teoria relacionada com este tema, apoiado na vertente prática do estágio que realizei na produtora Jworks. É nesta produtora que apliquei, em vários projetos propostos pelo meu tutor de estágio, os conhecimentos estudados. Estes projetos encontram-se no domínio da edição, montagem, operação de câmara e realização.
- Direção de som na curta-metragem A Felicidade e Coisas MórbidasPublication . Alves, Edgar Filipe Sampaio; Lopes, Filipe; Cortesão, Maria JoãoEste ensaio focou-se na minha experiência académica e profissional não só como diretor de som do filme A Felicidade e coisas mórbidas, mas como amante da sétima arte. Neste relatório abordei a descoberta do cargo de diretor de som e a possibilidade infinita de criar um mundo novo. Através de conhecimentos teóricos e práticas trabalhadas em diversos projetos académicos, criei fundamentos para melhorar o desempenho enquanto técnico de som e também uma melhor capacidade de comunicação para com os restantes membros que compõem a equipa técnica de um projeto cinematográfico. Esta investigação serviu como base para colocar em pratica diversas técnicas e realçar uma questão bastante pertinente e já antiga: De que forma é que o som influencia o espetador?
- Estágio na empresa audiovisual JWorksPublication . Gonçalves, Isabel Cristina Gomes; Lopes, FilipeEste relatório baseia-se no meu estágio na empresa audiovisual JWorks. Ao longo do estágio fiz um conjunto de trabalhos propostos pelo meu tutor, intitulados por “desafios”. Esses desafios vivem sobretudo da montagem e edição de vídeo. Começo por uma análise teórica sobre os temas e exploro algumas estratégias pertinentes e importantes que recorri ao longo do estágio. Termino com a apresentação de todos os desafios feitos enquanto estagiária na JWorks.
- Estágio na produtora Arquipélago Filmes: simbiose entre documentário e ficçãoPublication . Magalhães, Paula Francisca Coelho de; Lopes, FilipeO presente relatório consiste como um documento de experiências vividas, fruto do estágio curricular realizado na produtora Arquipélago Filmes, no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da conclusão de estudos do Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Cinema Documental. O desenvolvimento deste relatório incide sobre as diferenças e semelhanças de um filme documentário e um filme de ficção e, consequentemente, pelo desejo e interesse pessoal na aquisição de competências essenciais a desenvolver em contexto profissional. O relatório está estruturado em duas partes, a primeira centra-se numa reflexão teórica sobre a simbiose entre o género do documentário e da ficção, onde irei discutir assuntos relacionados com a representação do outro em ambos os géneros cinematográficos. A primeira parte encerra com considerações sobre a autenticidade na representação explanada em dois projetos distintos em que um, parte da minha experiência como realizadora durante o primeiro ano de Mestrado e, o outro, parte de um projeto desenvolvido durante a experiência prática do estágio. A segunda parte é composta pela descrição explícita de todas as funções e tarefas exercidas nos diferentes projetos em que estive envolvida na produtora Arquipélago Filmes localizada em Lisboa, ao longo de seis meses. O relatório termina com uma reflexão de todo o processo de trabalho desenvolvido, assente na minha participação ativa nos diferentes projetos criativos, de forma a refletir sobre as novas competências e ferramentas adquiridas para atuar e trabalhar nas áreas de maior interesse como assistente de imagem e, quem sabe, um dia como diretora de fotografia.
- Estágio na Produtora Bando à Parte: a dialética da música no cinema documentalPublication . Medeiros, Maria Cândida Ribeirinha Pires; Lopes, FilipeO presente relatório de estagio visa relatar a minha experiência de estágio na produtora Bando a Parte, onde, durante 3 meses, estive envolvida na montagem de dois projetos documentais. Irei desenvolver os métodos e intenções com que trabalhei este material fílmico, reservando uma parte do relatório para a investigação teórica do tema da música no cinema documental. A minha abordagem, informada pela história e revisão literária do tema, será uma de exploração das possibilidades da significação que emerge de um uso musical criativo. Senti uma feliz influência da investigação teórica que ia desenvolvendo na aplicação prática do tratamento do espaço musical de um dos filmes que trabalhei durante o estagio. O Caleidoscópio é uma iniciativa cultural, que, através da música, Visionava conectar 4 territórios do Baixo Minho. Esta capacidade transformadora da música é algo que identifiquei e procurei aplicar ao meu tratamento do filme.
- Estágio na produtora Farol de IdeiasPublication . Fernandes, João Pedro Araújo; Lopes, FilipeO presente relatório pretende abordar os princípios teóricos que orientaram o estágio na empresa Farol de Ideias, e documentar o trabalho prático desenvolvido no contexto desse mesmo estagio. O estágio curricular teve início a 1/12/2021, e conclui a 16/5/2022. Relativamente ao enquadramento teórico, foi realizada uma análise do número de entrevistados, planos de corte, grafismos e imagens de arquivo utilizados nos documentário Inside Job - A Verdade da Crise (Ferguson, 2010) e Capitalism: a Love Story (Moore, 2009), assim como a duração de cada um desses elementos. O objetivo desta análise passou por comprovar que cada um dos documentários (Inside Job - A Verdade da Crise (Ferguson, 2010) e Capitalism: a Love Story (Moore, 2009)) é um exemplo de um documentário do modo expositivo e participativo, respetivamente. Este exercício deu depois suporte para a discussão do ritmo dos documentários, e qual seria o modo e o exemplo mais adequado para orientar a edição do projeto Ricardo Salgado: Demasiado Grande para Falir, Demasiado Grande para Julgar (Deusdado, em produção), projeto em fase de desenvolvimento na Farol de Ideias, e em cuja produção fui integrado, no contexto do estágio. Concluiu-se que Inside Job - A Verdade da Crise (Ferguson, 2010) é um exemplo de um documentário do modo expositivo - as imagens reais, de arquivo, o grafismo servem a narração e a tese a ser apresentada pelo realizador - enquanto Capitalism: a Love Story (Moore, 2009) é um exemplo de um documentário do modo participativo - a experiência da presença do realizador num determinado local, num determinado momento histórico, conduz a lógica argumentativa do documentário. A análise do ritmo de ambos os documentários foi realizada principalmente através da análise do timing (uma das três ferramentas de criação de ritmo no cinema) das entrevistas, especialmente através da análise da duração dos planos. Concluiu-se que os documentários têm ritmos diferentes, derivados das escolhas do realizador na relação realizador-ator social, na edição e na estruturação do filme. Tendo em conta estes dados, as referências fílmicas do tutor/realizador, e o setting e relação realizador-ator social escolhida para as entrevistas do projeto, concluiu-se que o projeto Ricardo Salgado: Demasiado Grande para Falir, Demasiado Grande para Julgar (Deusdado, em produção) poderia beneficiar de uma edição e estrutura semelhante ao de Inside Job - A Verdade da Crise (Ferguson, 2010). É ainda argumentado porque é que, tendo em conta a minha experiência prática no estágio, a integração no projeto e projetos passados da empresa, a opção tomada pela empresa foi esta. Numa segunda parte, é apresentado e documentado o trabalho desenvolvido no contexto de estágio na Farol de Ideias, nomeadamente nos projetos Ricardo Salgado: Demasiado grande para falir, Demasiado grande para julgar (Deusdado, em produção), Biosfera (Deusdado, 2000 - presente), 100 ou mais (Deusdado, em produção), A Vida Privada dos Livros (Deusdado, 2021 - presente). A questão do ritmo no cinema poderá ser um tema interessante para investigação futura, nomeadamente pela sua conexão a área da coreografia. Uma exploração do ritmo pode também permitir uma melhor compreensão do fenómeno e a produção de conteúdos audiovisuais cada vez mais cativantes.
- Estágio profissional na Curtas Metragens CRL: a produção de O Dia Mais CurtoPublication . Moreira, Maria Inês Alves; Lopes, FilipeO presente relatório apresenta uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido em contexto de estágio curricular, realizado na Curtas Metragens CRL — Cooperativa de Produção Cultural —, em Vila do Conde, ao longo de três meses. Optei pela modalidade de estágio pela possibilidade de ganhar mais experiência no âmbito profissional e este se apresentar enquanto um novo desafio no meu percurso académico. O principal foco do meu estagio foi a produção da iniciativa anual O Dia Mais Curto, que passa pela realização de múltiplas sessões de curtas metragens em todo o pais, ao longo do mês de dezembro, bem como o seu rescaldo. Note-se que este é um dos projetos mais relevantes no contexto do plano anual de atividades da Curtas Metragens CRL, mais particularmente, da Agência - Portuguese Short Film Agency. Ao longo deste relatório explicitarei, com mais detalhe, todo o processo de pré- produção, produção e pós-produção da mais recente edição de O Dia Mais Curto, e de que forma coloquei em prática os conceitos e aprendizagens realizadas ao longo do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Especialização em Produção e Realização Audiovisual.
- A importância do surrealismo na animação em Jornada de PapelPublication . Oliveira, Emanuel Pereira de; Martins, Filipe; Lopes, FilipeO cinema de animação tem vindo a tornar-se uma modalidade relativamente acessível da expressão cinematográfica, sobretudo ao longo das últimas décadas, em que assistimos a um boom na produção de curtas-metragens independentes. Se, nos seus primórdios, a produção de cinema de animação estava reservada às grandes produtoras, existe atualmente uma maior facilidade no acesso não apenas a softwares dedicados à animação como também a equipamentos (câmaras de alta resolução, computadores pessoais com grande capacidade de processamento, interfaces de desenho gráfico, equipamentos de captura de movimento, etc.). Há também um acesso facilitado a informações e tutoriais de animação disponibilizados através das diversas plataformas online. Esta maior acessibilidade dos meios e das técnicas tem contribuído para a crescente popularidade do cinema de animação e para o seu maior relevo no contexto cinematográfico. Pela sua própria especificidade visual, o cinema de animação convida-nos, de um modo especialmente evidente, a suspender a relação com o real, permitindo libertar o imaginário humano. Ao longo deste ensaio, falaremos da importância do surreal e do onírico na criação dos mundos narrativos e imagéticos da animação. A partir da análise de alguns exemplos históricos (desde o cinema clássico da Disney às tendências experimentais do cinema independente de animação), passando pela referência a alguns conceitos da psicologia da perceção (como o de “Uncanny Valley”), questionaremos as formas pelas quais a imaginação e o real se relacionam através da animação, com vista a uma clarificação da importância da fantasia na animação, mas também da animação na fantasia.