Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-16"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Definição da estratégia digital sustentada no desenvolvimento de objetos multimédia para promoção de soluções tecnológicas da IOTech: do desenho à implementaçãoPublication . Guerra, Maria João de Oliveira; Silva, FirminoSendo hoje consensual afirmar que a Comunicação digital ganhou uma enorme proeminência no quotidiano da vida das pessoas e no desenvolvimento das organizações ou empresas, está claro que o investimento na multimédia para a produção de conteúdos inovadores e originais como um meio de promoção, divulgação e publicidade de uma empresa tornou-se crucial. A aposta na criação de conteúdos multimédia para as plataformas de redes sociais, a existência de um website e a divulgação de conteúdos em formato digital são cada vez mais um critério essencial para dar a conhecer a missão, os objetivos e os produtos e/ou serviços que uma empresa pretende demonstrar aos seus atuais ou potenciais clientes. Neste sentido, a definição de uma estratégia de marketing digital é uma peça central para dar visibilidade à empresa e fortalecer a relação com o seu público-alvo. Este trabalho tem como principal propósito definir a estratégia de marketing digital da IOTech – entidade de acolhimento do estágio – e produzir conteúdos multimédia que sustentem essa estratégia. Para o efeito, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados, o inquérito por questionário dirigido às empresas, do mesmo setor de atividade da IOTech - “Outras atividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática”, com o objetivo de compreender e identificar os métodos, os procedimentos e as ferramentas que utilizam para promover os seus produtos e/ou serviços. E a entrevista semiestruturada realizada com o CEO da IOTech pretendeu conhecer e analisar a perceção da empresa sobre a definição da estratégia no contexto digital. Os resultados ao inquérito por questionário, demonstram que a maioria das empresas inquiridas têm elaborada uma estratégia de marketing digital e na maior parte das vezes, os conteúdos publicados são diversificados e adaptados a cada plataforma e ao público-alvo. Através da entrevista realizada ao CEO da IOTech, identificámos que os objetivos pretendidos, para o contexto digital, são: reforçar, divulgar e disseminar a marca. Este trabalho permite reforçar a ideia de que complementar as análises do mercado com o ponto de vista do marketing e com a produção de conteúdos através de tecnologias multimédia apresenta benefícios para o sucesso de uma empresa.
- Occupational health: does compliance with physical activity recommendations have a preventive effect on musculoskeletal symptoms in computer workers?Publication . Moreira, Sara; Salomé Ferreira, Maria; Begoña Criado, Maria; Machado, Jorge; Mesquita, Cristina; Lopes, Sofia; Santos, Paula ClaraA lack of physical activity in computer workers (CW) can contribute to the development of musculoskeletal symptoms (MSS). Aim: (i) Evaluate MSS over a 12 month and 7 days period, (ii) determine physical activity (PA) levels and compliance with World Health Organization (WHO) PA recommendations, and (iii) assess the relationship between compliance with WHO PA recommendations and MSS. A cross-sectional observational study comprising 119 computer workers. The Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ) was used to evaluate the MSS and the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) was used to analyse the perception of the level of PA. MSS occurred in the lumbar region (56.3%), neck (43.7%), and shoulders (39.5%). 44.7% of the participants reported a low level of PA. The percentage of compliance was similar among women and men (62.2% vs. 58.5%, respectively). Negative correlations were found between pain intensity and metabolic equivalent values. The participants who followed the WHO PA recommendations reported a lower frequency of MSS compared to those who did not, but the differences were not statistically significant. It was possible to conclude that computer workers presented a higher frequency of MSS in the lower back, neck, and shoulders. Regarding the level of PA, participants were mostly classified as low. Participants who followed the WHO PA recommendations reported lower MSS than those who did not. This finding could be important in obtaining successful programs that promote health-oriented physical activity in this group of workers.
- Food tourism in Portugal. A qualitative studyPublication . Mendes, Teresa Maria Queiroz Veiga e; Liberato, Dália; Liberato, PedroGastronomia e Vinhos tem sido um produto premium da entidade nacional de gestão do destino turístico Portugal (Turismo de Portugal, I.P.), desde o primeiro Plano Estratégico Nacional para o Turismo até à atualidade, com crescente visibilidade e prémios na área alimentar. Não obstante, a investigação internacional aponta para a necessidade emergente de um conhecimento especializado desta indústria no contexto português, nomeadamente das suas variadas denominações e potenciais segmentos de procura turística alimentar. O objetivo principal deste estudo consiste em clarificar a denominação atribuída a esta tipologia turística em Portugal, e identificar potenciais segmentos na sua respetiva procura turística, emparelhados com a restauração. Devido à atual situação de pandemia, foi criada uma metodologia exploratória para três grupos focais: um de especialistas de diversas áreas afetas ao tema central da investigação (alimentação, restauração e turismo), e dois dos principais mercados emissores de turismo em Portugal (Portugal e Espanha), adaptados a um formato online, recorrendo a estímulos visuais, e à análise qualitativa de dados através de um software especializado. O grupo focal de especialistas da área alimentar produziu uma dinâmica contrastante, com pontos de vista especializados, mas com conclusões consensuais. A categoria mais debatida foi ‘Mercado de turismo alimentar’, e os dados produzidos durante a sessão provaram ser um ponto de partida incontornável da metodologia desta investigação. O grupo de discussão de turistas do mercado interno revelou uma dinâmica profusa, com o debate mais longo online, tendo-se verificado uma clara saturação de discussão na subcategoria de ‘Desafios e respostas no turismo alimentar’. O grupo focal de turistas espanhóis, embora com um recrutamento desafiante, apresentou uma profícua interação: todos os participantes demonstraram muito conhecimento sobre a cozinha portuguesa, sendo na sua maioria turistas recorrentes em Portugal, e com um elevado nível de satisfação em relação à oferta alimentar em Portugal. Os três grupos demonstram atingir um consenso genérico em relação à utilização do termo ‘turismo gastronómico’ para as atividades turísticas afetas à alimentação, terminologia que a revisão da literatura indica ser a mais frequente para a produção científica a nível europeu. No entanto, as conclusões da análise qualitativa destes grupos revelaram que a procura turística destes participantes em Portugal é diversificada a nível alimentar, sendo que vários dos turistas portugueses e espanhóis preferem variar no tipo de espaços de consumo alimentar. Os mesmos elegeram ainda ambientes mais informais de consumo, com comida local, partilhados pelos residentes, recorrendo a informantes locais. Estes atributos apresentaram-se como garantia de uma autenticidade alimentar não ensaiada. A investigação produziu ainda uma caracterização das cinco tipologias de restauração mais procuradas pelos turistas nacionais e espanhóis. Esta dissertação revelou um conjunto de dados que o panorama de produção académica, até à data, não havia demonstrado no contexto do turismo de expressão alimentar em Portugal. Através da abordagem metodológica da descrição exaustiva das unidades de contexto analisadas nos três grupos focais, este trabalho poderá contribuir quer para a definição de estratégias concertadas de promoção diversificada do turismo de expressão alimentar em Portugal, quer como ponto de partida sólido para investigações futuras.
- O ponto de vista na realização do filme "Henry!"Publication . Findeiss, Deborah Treis; Pinheiro, José Alberto; Moreira, José MiguelO presente ensaio tem como objetivo analisar o uso do Ponto de Vista no cinema e justificar sua aplicação na curta-metragem “Henry!”, filme escrito e realizado pela autora durante o último ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual (Especialização em Produção e Realização Audiovisual). O projeto visa introduzir as variadas maneiras de utilização do uso do Ponto de Vista no cinema e suas justificações, buscando, desta forma, destacar alguns filmes que souberam domar a técnica com maestria. Por fim, pretende-se relacionar a aplicação do uso do Ponto de Vista com cenas de “Henry!”, uma vez que o filme se trata, desde o primeiro esboço da escrita do guião, de uma junção de várias memórias que se passam dentro da mente da personagem enquanto se encontra em coma - fato que é omitido do espectador até o terceiro ato do filme - e que se esclarece somente a partir da mudança de perspetiva de um personagem para outro. Assim, todas as escolhas criativas da realização do filme, como o uso de movimentos e angulação de câmara, enquadramentos, cartela de cores, montagem e banda sonora justificam seu propósito.
- O papel da assistência de realização e a sua aplicação no filme Henry!Publication . Azevedo, André Senra; Pinheiro, José Alberto; Martins, FilipeNo âmbito da unidade curricular de Projeto Final do 2º ano do Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Produção e Realização Audiovisual, da ESMAD, surgiu uma oportunidade de desempenhar a função de primeiro assistente de realização num dos filmes de Projeto Final aprovados: Henry!, um filme sobre uma mulher presa num coma provocado pelos comportamentos abusivos e violentos do namorado com quem vivia, escrito e realizado pela Deborah Findeiss. Este ensaio, fruto do processo de investigação sobre a assistência de realização e do trabalho feito ao longo da pré-produção e produção de Henry!, está dividido em dois capítulos (para além da introdução e conclusão). O primeiro é uma discussão teórica sobre o departamento da assistência de realização, onde é feita uma elaboração introdutória mas ainda assim desenvolvida dos seus diversos membros, como o primeiro assistente de realização, o segundo assistente, o terceiro, etc., e das tarefas que cada membro deve desempenhar ao longo da pré-produção e produção, como o levantamento do guião, a elaboração do seu detalhamento, a criação do calendário de filmagens, a gestão do platô, a elaboração das folhas de serviço, etc. Já o segundo capítulo é uma elaboração diarística do trabalho que foi feito no filme Henry! no âmbito de assistência de realização, tanto na préprodução como na produção. Como o filme era de baixo de orçamento, o departamento era só constituído pelo primeiro assistente de realização, pelo que teve, assim, de acumular tarefas que seriam realizadas por outros membros em produções de maior dimensão.
- Individual resilience interventions: A systematic review in adult population samples over the last decadePublication . Ferreira, Mafalda; Marques, António; Gomes, Paulo VelosoResilience interventions have been gaining importance among researchers due to their potential to provide well-being and reduce the prevalence of mental disorders that are becoming an increasing concern, especially in Western countries, because of the costs associated. The purpose of this systematic review is to identify the intervention studies carried out in the last decade in adult population samples, evaluate their methodological quality and highlight the trends of these types of interventions. This review was performed using systematic literature searches in the following electronic databases: B-on, PubMed, PsycNet and Science Direct. The application of eligibility criteria resulted in the inclusion of 38 articles, of which 33 were randomized controlled trials and the other five were nonrandomized controlled studies. Although most studies showed statistical significance for their results, these were constrained by the great heterogeneity of the studies, the lack of power of the samples and their fair methodological quality. Therefore, it is important to consolidate the theoretical basis and standardize certain methodologies so that the effects of the interventions can be compared through a meta-analysis.
- Estágio na empresa audiovisual JWorksPublication . Gonçalves, Isabel Cristina Gomes; Lopes, FilipeEste relatório baseia-se no meu estágio na empresa audiovisual JWorks. Ao longo do estágio fiz um conjunto de trabalhos propostos pelo meu tutor, intitulados por “desafios”. Esses desafios vivem sobretudo da montagem e edição de vídeo. Começo por uma análise teórica sobre os temas e exploro algumas estratégias pertinentes e importantes que recorri ao longo do estágio. Termino com a apresentação de todos os desafios feitos enquanto estagiária na JWorks.
- Práticas sustentáveis no quotidiano e no contexto do turismoPublication . Lima, Ana Sofia Sá da Costa; Ferreira, Fernanda A.A preocupação e vontade de seguir práticas sustentáveis é cada vez maior e os turistas vão tendo isso em atenção aquando da escolha por um determinado destino turístico. Um conceito europeu que surge na defesa do turismo sustentável é o de slow travel, que pode ser definido como a “oportunidade do visitante em se tornar parte integrante do destino, contactando com a população e com o território, num ritmo adequado à apreensão da cultura local” (Publituris, 2009). A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a diferença entre o comportamento sustentável dos turistas no seu quotidiano e no contexto do Turismo. Para atingir os objetivos deste estudo optámos por uma abordagem metodológica quantitativa, uma vez que esta investigação tem como objetivo o estudo do comportamento da população, das suas opiniões e valores. Foi criado e aplicado um inquérito por questionário dirigido a pessoas maiores de 18 anos que tenham realizado, pelo menos, uma viagem turística com duração superior a três dias. O questionário foi aplicado e foi recolhida uma amostra de 209 respostas válidas. A análise dos dados foi efetuada através do recurso ao software estatístico SPSS, versão 26. Os dados recolhidos e analisados sugerem que, apesar de por vezes no seu quotidiano os indivíduos adotarem diversas medidas sustentáveis, isto nem sempre se passa no contexto do Turismo, sendo que apenas para as práticas sustentáveis “Tentei reduzir o consumo de carne” e “Fiz passeios de curta duração de bicicleta ou a pé” é que se verificou consistência perante os dois contextos. Averiguou-se que se os indivíduossentirem que têm os recursos para adotar práticas sustentáveis no contexto do turismo, maior será a frequência com que o farão. Também se verificou que ferramentas como o “boca a boca”, a imagem percebida do destino e as avaliações influenciam positivamente a decisão de visita de um destino que adote práticas sustentáveis. Verificou-se, ainda, que os homens apresentam uma menor frequência de adoção de práticas sustentáveis em relação ao esperado; e que indivíduos mais jovens, do sexo feminino e com habilitações ao grau da licenciatura e mesmo do ensino secundário são os que têm menor conhecimento dos conceitos de slow tourism/ slow travel. As limitações da presente investigação surgiram no que concerne à aplicação dos questionários, apontando-se a dimensão e respetiva representatividade da amostra como a principal limitação deste estudo. As propostas para estudos futuros apontam que deverão ser desenvolvidos estudos com características semelhantes, de forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento. Deverá ser aprofundada a investigação, porém com uma amostra mais significativa, e ainda no âmbito do perfil sociodemográfico relativamente aos turistas que mais prontamente adotam práticas sustentáveis no contexto do turismo. Sugere-se também a realização de estudos que relacionem a adoção de outras práticas sustentáveis nos contextos do quotidiano e do turismo. Este estudo contribui para reconhecer as práticas sustentáveis que são mais frequentemente adotadas e as que passam do quotidiano para o contexto do turismo e, ainda, as ferramentas consideradas mais importantes na decisão de visita de um destino turístico sustentável.