ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by advisor "Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de"
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- A aplicação de mineração de processos a um processo de contabilidade empresarialPublication . Rodrigues, Francisco José Nóbrega; Rodrigues, Luís António da Silva; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deThis dissertation addresses the application of Process Mining (PM) to improve an organization’s business process. The role of PM is based on the opportunity to use the existing data in the information systems of organizations to know and improve organizational processes. This data consists essentially of records of process events, which are executed in the information systems. In this sense, this work's objective and research question intend to study how the PM can provide introspective knowledge that enhances an organization's business process workflow. The process studied in this work was selected according to the accessibility and availability of information about it and the organization's willingness to apply PM. In this work, the research methodology was based on the stages of the case study, namely: the delineation of the problem; the selection of the unit and quantity of case(s); the formulation of the protocol; the data collection; the data analysis; and the conclusion of the work. The results of this research work were translated into a set of information, analysis and recommendations resulting from the application of PM techniques, namely Process Discovery, Process Analysis and Process Improvement. With the help of the Disco tool, a model of the AS-IS process was obtained; a performance analysis was performed; and improvements in duration, quality and organizational environment were proposed.
- Big Data no comércio eletrónico: utilização de cookies e questões de privacidade na recolha de dados pessoaisPublication . Silva, Joana Luís da; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deO crescimento das redes sociais, a proliferação do comércio eletrónico e a constante invasão de dispositivos móveis fez com que a quantidade de dados aumentasse drasticamente. Big Data refere-se a grandes conjuntos de dados caracterizados por grandes volumes e grande variedade, que têm origem em várias fontes, sendo gerados a alta velocidade. Este fenómeno fez com que o mundo dos negócios se alterasse e estimulou as empresas de comércio eletrónico a utilizarem este tipo de dados, analisando, por exemplo, os dados dos perfis dos seus consumidores e o respetivo perfil de navegação para definir, em tempo real, produtos a serem oferecidos aos seus clientes. O objetivo principal desta dissertação foi o de analisar em que medida os Big Data estão presentes e são utilizados no contexto de comércio eletrónico, quer do ponto de vista dos utilizadores, quer do ponto de vista das organizações. Pretende-se também esclarecer algumas questões éticas e legais no contexto dos Big Data. Esta dissertação caracteriza-se como um Estudo de Caso com tipologia múltipla do tipo descritivo e baseou-se em duas grandes fontes de recolha de dados. A primeira foi um questionário online que teve como objetivo avaliar o nível de consciencialização do utilizador em relação à partilha e recolha dos seus dados em ambiente de comércio eletrónico. Partiu-se de uma amostra não-probabilística de tipo bola de neve. As respostas válidas dessa amostra (160) foram analisadas numa abordagem quantitativo-qualitativa. A segunda foi a ferramenta de pesquisa da Cookiepedia, a qual permitiu uma análise dos cookies de um conjunto de sites de comércio eletrónico, obtidos através de uma amostra de conveniência. Foram analisados a Política de Privacidade de cada site, os tipos e objetivos dos cookies presentes nesses sites, rematando com uma breve lista discriminada dos mesmos. Com este estudo foi possível concluir que os utilizadores online, apesar de não concordarem com as condições dadas pelos sites de comércio eletrónico para a sua utilização, que os continuam a utilizar e que os utilizadores online não têm conhecimento de alguns dados considerados como pessoais. Este estudo conclui também que a maioria dos cookies utilizados em sites de comércio eletrónico se destinam a publicidade online, que é a utilização mais comum dos chamados Third Party Cookies.
- Conceção do modelo de negócio para uma empresa de comércio eletrónico B2B: deportugal.ptPublication . Maia, Rui Jorge Gomes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Pinto, José Agostinho de SousaThe growing advance of technologies has led to their introduction in the organizational context in an increasingly comprehensive way. Therefore, the importance given to business models in order to adjust them to this new reality was growing in importance. E-commerce business models also emerged, adapted to the specificities of this increasingly common way of conducting commercial transactions using digital means. This dissertation presents the conception of an instantiation of an e-commerce business model, in the business to business (B2B) segment. This will allow, at a later stage, the creation of an online platform for the sale of one hundred percent Portuguese products with a regional focus, to be sold to Portuguese merchants abroad, such as smoked meats, cheeses, olive oil, wine, and many others. For the development of this research, the methodological basis was Design Science Research (DSR). A literature review was made in which business models oriented to an e-commerce context were analyzed. After analyzing the models proposed by several authors, it was concluded that the most appropriate model for the study would be the one presented by Kenneth C. Laudon and Carol Guercio Traver. In order to better understand the problematic, a market study was done, through a questionnaire and interviews, which served as a basis. These also served as the basis for the instantiation of the business model for the B2B e-commerce company "deportugal.pt". Once the business model was established, it was validated through an interview with a specialist in the area of commerce, in a country of continental Western Europe, and was evaluated positively.
- A Digital transformation model for cooperatives of servicesPublication . Couto, Fábio André Pereira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Malta, Mariana CuradoAs Transformações Digitais são iniciativas que, com a pandemia da COVID-19, se tornaram ainda mais importantes para a competitividade das organizações. No entanto, estas iniciativas têm uma elevada taxa de insucesso, pois são processos complexos que exigem um planeamento e uma implementação cuidadosa e rigorosa. O principal objectivo desta dissertação é adaptar um binómio DTM (Digital Transformation Model)-DMM (Digital Maturity Model) às características das cooperativas de serviços. Para este objetivo, realizamos revisões sistemáticas de literatura de modo a identificar os DTMs e DMMs existentes. Os modelos são analisados e comparados (7 DTM e 20 DMM), e os mais completos são seleccionados. Em seguida, propomos vários pares DTM-DMM de entre os modelos mais completos, com base em características como a dimensão e o sector das organizações. Tendo em conta as cooperativas de serviços e as suas especificidades, seleccionamos o par considerado mais adequado para servir de base ao trabalho de adaptação. Esta adaptação é efetuada através da consulta da literatura e de especialistas em cooperativas, de modo a abranger as idiossincrasias deste tipo de organizações. Os resultados desta investigação têm implicações para a preparação e implementação de iniciativas de Transformação Digital no contexto das cooperativas de serviços. Os resultados apresentam duas ferramentas (DTM e DMM) adaptadas a este tipo de organização e que podem ser utilizadas numa abordagem combinada para o planeamento e a implementação de processos de TD rigorosos. Este têm o potencial de aumentar as taxas de sucesso da TD e, por conseguinte, melhorar a competitividade das cooperativas de serviços
- How e-commerce is shaping the sales Forces of Business-to- Business companies: A Multiple Case StudyPublication . Azevedo, Letícia Manuela Ferreira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deFor a long time, B2B companies have been moving towards digital transformation, adopting new technologies to meet the needs of more demanding and empowered customers. This challenging movement is transforming the sales force and impacting the salespeople on many levels. Thus, the purpose of this study is to understand how the B2B sales force is being affected by digitalization, especially e-commerce. Using the multiple case study methodology, we conducted in-depth interviews with sales managers from four B2B companies, two traditional and two startups, and analyzed several dimensions initially found in the literature review. After analyzing the data, results demonstrated that when comparing the sales force of traditional and startup companies, there are significant organizational differences. Overall, the three companies with online sales have been dealing with the challenges of a multi-channel sales force, although the evolution has been distinct for all of them. These differences have proved that factors such as management commitment and investment, a clear e-commerce strategy, transparent communication, and proper training, are enablers for successfully selling online, as it also lessens job insecurity, one of the main consequences of digitalization within the sales force. In terms of technology, it was not surprising to find that the startups are using more recent digital tools than the traditional companies, investing in sales automation, and data analysis, which is something that the traditional companies also aim for but are still not prepared for. Finally, findings also showed the distinct impact that the Covid-19 pandemic had on the case studies, with traditional companies’ businesses slowing down, and startups booming, thanks the ecommerce. Overall, we were able to understand that B2B companies are dealing with changes caused by Digital Transformation within their sales force, which can have a different impact on similar companies, and that hybrid sales forces bring benefits and challenges that affect the structure, but mainly the salespeople. Findings add new insight to the existing academic research, and B2B sales managers should find guidance on our recommendations on to deal with the challenges of a multi-channel sales force.
- O omnicanal: um estudo de caso de plataformas de comércio eletrónico dos retalhistas alimentares em PortugalPublication . Lapa, Tiago Gomes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Pinto, José Agostinho de SousaA presente dissertação aborda a temática do comércio eletrónico no ambito do retalho alimentar em Portugal. Através da revisão de literatura, é efetuada uma introdução ao tema e ás mudanças organizacionais necessárias para agregar este modelo de negócio ao setor do retalho. Seguidamente, são abordados os temas-chave desta dissertação: a integração entre os vários canais de venda (físicos e digitais), a gestão da cadeia de abastecimento (na qual se incluem as entregas associadas ao comércio eletrónico), e os métodos de pagamento eletrónicos predominantes. Após uma caracterização das empresas do setor em Portugal, foram selecionadas para análise o Continente, a Auchan e o Pingo Doce/Mercadão. Através de uma metodologia de estudo de casos múltiplos, e recorrendo ao método de observação direta, foram realizadas análises aos Websites e aplicações móveis dos retalhistas supracitados, assim como também deslocações ás lojas físicas, de modo a responder ás questões de investigação previamente suportadas pela revisão de literatura efetuada. As conclusões retiradas deste estudo baseiam-se nos resultados obtidos, acrescidos de fontes secundárias que suportam estes mesmos resultados. Estas conclusões finais demonstram que o Continente e a Auchan operam as suas várias plataformas de comércio eletrónico com recurso à estratégia omnicanal, ao passo que o Pingo Doce/Mercadão opera ainda num formato multicanal. Foram também identificados todos os métodos de pagamento suportados por estes retalhistas, assim como as opções de entrega e respetivos prazos e custos associados.