Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-22"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- A influência do Suporte Organizacional e do Capital Social Organizacional no Trabalho Remoto em tempos de pandemiaPublication . Teixeira, Ludgero Filipe da Costa; Oliveira, Luciana Gomes deA pandemia COVID-19 trouxe desafios acrescidos ao mundo do trabalho, provocando alterações nas modalidades, rotinas e procedimentos das organizações e impactando a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Estes aspetos operacionais, procedimentais e pessoais, foram ainda acompanhados por aquilo que tem vindo a ser identificado como uma erosão dos relacionamentos sociais no trabalho, motivada essencialmente pelos períodos de isolamento social, podendo ser mais ou menos agravada pela qualidade do suporte que as organizações prestam aos seus colaboradores e à manutenção dos vínculos com estes e entre estes. O objetivo deste estudo centra-se na avaliação da influência que o trabalho remoto, imposto pelas restrições da pandemia COVID-19 e o suporte organizacional fornecido pelas organizações aos trabalhadores exerceram sobre o capital social organizacional. Para tal, consideramos três dimensões de análise essenciais: 1) o Capital Social Organizacional da organização, nas três subdimensões propostas por Nahapiet e Ghoshal (1998), estrutural, relacional e cognitiva; 2) a perceção do Suporte Organizacional, orientada a medir o apoio fornecido aos colaboradores pelas organizações durante a pandemia; e 3) a satisfação com o trabalho remoto ou teletrabalho. Para responder aos objetivos propostos, investigamos a influência do trabalho remoto/teletrabalho e do suporte organizacional (SO) na erosão do capital social organizacional (CSO) durante a pandemia COVID-19, recorrendo a uma metodologia quantitativa, assente num processo hipotético-dedutivo, suportada por inquérito por questionário autoadministrado online, assente num modelo teórico de três dimensões. Os resultados revelam que o capital social organizacional está positivamente correlacionado com o suporte organizacional, assim como está positivamente relacionada com a satisfação com o teletrabalho. Verificamos ainda existir uma correlação positiva entre o suporte organizacional e a satisfação com o teletrabalho organizacional.
- Relatório de Estágio: AP | Portugal - Tech Language SolutionsPublication . Reis, Inês Gonçalves dos; Tallone, LauraThis report aims to present the tasks and challenges encountered during the curricular internship of six months in the company AP | Portugal – Tech Language Solutions, carried out within the framework of the Master in Specialized Translation and Interpretation in Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. The first part of this report focuses on the presentation of the hosting entity, its team and work methodology. Followed by an analysis of the company’s workflow, it also describes the activities undertaken during the internship. In the second part, the theme of translation quality and influencing factors is explored, focusing on the source text. Using academic information and professional opinions on the subject, this report intends to analyze how a translator should proceed when dealing with a source text of poor quality.
- Impactos da experiência de compra em websites de marcas de luxoPublication . Oliveira, Ricardo António Freitas; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA massificação da Internet e crescente adesão ao comércio eletrónico que tem sido impulsionado pelos “millennials” e pela pandemia do coronavírus não pode ficar indiferente às marcas de luxo. O principal desafio é ter acesso a novos clientes, educar uma nova geração de consumo, expandir horizontes, chegar a novos destinos, estar alinhado com os novos tempos e códigos de consumo e, fazer tudo isso, mantendo a essência do luxo, do exclusivo, da experiência plena que emociona e encanta. Dessa forma, torna-se importante perceber os principais impactos da experiência de compra em websites de marcas de luxo em diversas variáveis (imagem das marcas de luxo, notoriedade, satisfação e lealdade). Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, por meio de um inquérito desenvolvido online e distribuído aleatoriamente implementado o Modelo de Equações Estruturais. Numa primeira fase utilizou-se o software Microsoft Excel e numa fase posterior, usou-se o software SmartPLS. Através da análise dos resultados obtidos, percebeu-se que a experiência de compra online está positivamente relacionada com a imagem de marca e a satisfação. Mostrou-se ainda que a imagem de uma marca tem uma relação positiva na satisfação e notoriedade. Também a notoriedade é afetada positivamente pela experiência de compra online e afeta positivamente a satisfação. Por seu turno a lealdade, é afetada positivamente pela satisfação à marca e está diretamente associada à notoriedade de determinada marca. A imagem de marca para clientes que compram em loja de marca, leva a que se sintam mais satisfeitos, do que os clientes de lojas multimarca. Também as marcas cujo seu público-alvo seja o género feminino, devem ter cuidado suplementar com a experiência de compra on-line, já que, afetará a imagem de marca. O mesmo se pode dizer das marcas cujo target tenha mais de 40 anos. Por tudo isto, este estudo dá uma importante contribuição para as marcas de luxo e para outras entidades ou pessoas com responsabilidades na gestão de marketing e plataformas de venda online de bens de luxo. E ainda ajuda as marcas a entender que a valorização da experiência de compra online pode impactar positivamente os seus níveis de imagem de marca, satisfação, notoriedade e lealdade.
- Relatório de Estágio AP | Portugal -Tradutor, da formação à profissionalizaçãoPublication . Arada, Nuno Miguel Martins dos Santos; Tallone, LauraO presente relatório de estágio tem como objetivo relatar as atividades e funções desempenhadas assim como questões pertinentes a abordar, no decorrer do estágio curricular autoproposto, realizado na empresa de serviços linguísticos AP | Portugal, durante o 2.º semestre do 2º ano do Mestrado Tradução e Interpretação Especializadas. Considero que em pleno século XXI o estágio curricular, que embora não seja remunerado, pode de facto contribuir para a inserção do profissional tradutor no mercado de trabalho, assim como formar tradutores profissionais com um elevado grau de competência e especialização. Questões como a empregabilidade, relações laborais, domínio de ferramentas de tradução (CAT Tools), tipologias de texto, redação técnica (normas ISO) e aquisição de competências são abordadas no relatório. Almejo que sirva também como um guia e fonte de conhecimento para todos os profissionais e estudantes que pretendam melhorar as suas próprias metodologias de trabalho e investigação no ramo dos serviços linguísticos e estudos de tradução. O presente relatório está estruturado da seguinte forma: inicialmente apresento, descrevo e contextualizo a minha opção de estágio curricular na entidade de acolhimento, a empresa AP | Portugal – Tech Language Solutions. O segundo capítulo é dedicado à descrição das atividades que realizei, às funções que exerci e aos processos onde intervim, relacionados com a tradução, localização, pré-edição e pós-edição, revisão, releitura, transcrição e gestão de eventos. Neste capítulo consta ainda o volume de trabalho realizado em dados quantitativos, alguns exemplos de projetos realizados e questões tradutivas suscitadas aquando da sua realização, e uma reflexão sobre a importância da revisão e feedback obtidos. No terceiro capítulo, no âmbito da revisão de literatura, é feita uma análise a alguns dados presentes no ELIS 2022 – European Language Industry Survey 2022 conjugada com as visões dos autores, e como se relacionam com o quadro de competências European Master´s in Translation – Competence Framework 2017. Por fim, são tecidas algumas considerações finais e pessoais, e é feita uma autoreflexão sobre o meu percurso, prestação e o conhecimento adquirido ao longo desta experiência. Para concluir, reflito sobre os objetivos a que me propus antes do início do estágio e sobre as mais-valias que adquiri no decorrer desse percurso.
- Infeções urinárias em felídeos e canídeos: etiologia e resistência aos antimicrobianosPublication . Pedro, Sónia Sara Neto; Mota, Sandra MarleneAs infeções urinarias são das patologias mais frequentes nos animais de companhia, são geralmente causadas por bactérias e o seu tratamento depende da utilização de antimicrobianos. Este estudo, realizado no âmbito de um estágio, teve como objetivo identificar a etiologia destas infeções em felídeos e canídeos, bem como estudar a sensibilidade aos antimicrobianos nos agentes etiológicos identificados. Foram incluídos neste estudo 119 animais, 67 canídeos e 52 felídeos. Os agentes etiológicos mais frequentes nos canídeos foram Escherichia coli (44,78%), Proteus mirabilis (16,42%) e Staphylococcus pseudintermedius (10,45%). Nos felídeos foram a Escherichia coli (55,77%), Enterococcus faecalis (11,54%), e Staphylococcus coagulase negativa (5,77%). Neste estudo a E.coli, agente etiológico mais frequente, apresenta resistência a cefalexina (1ºgeração) superior a 90% quer nos canídeos quer nos felídeos. Nos canídeos, verificou-se ainda resistência a 6 dos 19 antibióticos testados nos isolados de Staphylococcus aureus e nos felídeos observou-se resistência a 5 dos 15 antibioticos testados nos isolados de E.faecalis. A determinação precisa do agente e respectivo antibiograma, é relevante não só para a saúde dos próprios animais como a nível de Saúde Pública. A escolha do antimicrobiano mais adequado para o tratamento previne o aparecimento de resistências bacterianas, um dos maiores desafios de Saúde Pública.
- How e-commerce is shaping the sales Forces of Business-to- Business companies: A Multiple Case StudyPublication . Azevedo, Letícia Manuela Ferreira; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deFor a long time, B2B companies have been moving towards digital transformation, adopting new technologies to meet the needs of more demanding and empowered customers. This challenging movement is transforming the sales force and impacting the salespeople on many levels. Thus, the purpose of this study is to understand how the B2B sales force is being affected by digitalization, especially e-commerce. Using the multiple case study methodology, we conducted in-depth interviews with sales managers from four B2B companies, two traditional and two startups, and analyzed several dimensions initially found in the literature review. After analyzing the data, results demonstrated that when comparing the sales force of traditional and startup companies, there are significant organizational differences. Overall, the three companies with online sales have been dealing with the challenges of a multi-channel sales force, although the evolution has been distinct for all of them. These differences have proved that factors such as management commitment and investment, a clear e-commerce strategy, transparent communication, and proper training, are enablers for successfully selling online, as it also lessens job insecurity, one of the main consequences of digitalization within the sales force. In terms of technology, it was not surprising to find that the startups are using more recent digital tools than the traditional companies, investing in sales automation, and data analysis, which is something that the traditional companies also aim for but are still not prepared for. Finally, findings also showed the distinct impact that the Covid-19 pandemic had on the case studies, with traditional companies’ businesses slowing down, and startups booming, thanks the ecommerce. Overall, we were able to understand that B2B companies are dealing with changes caused by Digital Transformation within their sales force, which can have a different impact on similar companies, and that hybrid sales forces bring benefits and challenges that affect the structure, but mainly the salespeople. Findings add new insight to the existing academic research, and B2B sales managers should find guidance on our recommendations on to deal with the challenges of a multi-channel sales force.
- Pesquisa de Salmonella spp. em matrizes alimentares durante o ano 2021Publication . Veiga, Miriam João Conde; Silva e Sousa, Maria Manuela Amorim de; Gomes, António Augusto Araújo; Lamas, Maria de Céu RibeiroA Salmonella spp. é uma bactéria ubiquitária, responsável por causar a salmonelose, a segunda zoonose mais comumente encontrada na União Europeia. O estágio teve como principais objetivos, integrar conhecimentos e competências em diversas metodologias na vertente de Saúde Pública num laboratório de Microbiologia, e realizar análises microbiológicas a alimentos por métodos analíticos acreditados. No estudo de caso, foi determinar a frequência da Salmonella spp. em alimentos (crus e cozinhados) provenientes de Portugal continental e Região Autónoma da Madeira no ano de 2021. Realizou-se um estudo descritivo e transversal, dos registos de dados de pesquisa de Salmonella spp. em alimentos no ano 2021 provenientes de Portugal. Os registos dos resultados foram divididos em 2 grupos pelo peso analisado e consoante o seu conteúdo, segundo a ISSO 6579-1:2017. Foram analisados 7147 registos de resultados de amostras de alimentos, das quais 112 obtiveram resultado positivo para Salmonella spp. por PCR em tempo real. Todas as 112 amostras foram confirmadas como positivas pelo método cultural. A relevância da ausência de Salmonella spp. nos produtos alimentares está relacionada com as medidas de prevenção e controlo adotadas no âmbito dos procedimentos alimentares, pois a sua presença é um dos principais riscos em contexto de segurança alimentar.
- Comparação dos imunoensaios BioMaxima e mariPOC de Clostridium difficile recorrendo a amostras fecais de utentes do Hospital de BragaPublication . Barros, Maria Inês da Silva; Mota, Sandra MarleneClsotridium difficile é uma bactéria que afeta a flora intestinal provocando infeção e possível colite pseudomembranosa. Esta infeção tem um grande impacto a nível hospitalar, por envolver a formação de esporos que dificulta a sua eliminação e facilita a dessiminação que ocorre pela via fecal-oral. O diagnóstico laboratorial permanece em constante debate, no entanto existem diferentes métodos de análise disponíveis. Durante o estágio foi realizado um estudo com o objetivo de comparar duas metodologias, o teste de mariPOC® e o teste da BioMaxima, com o teste implementado no laboratório, o C. DIFF QUICK CHEK COMPLETE® da TECHLAB, em conjunto com a PCR em tempo real do gene tcdB que nos permite confirmar estirpes toxigénicas de C. difficile. Duas das metodologias em estudo, o mariPOC apresentou melhores resultados de sensibilidade 88%, especificidade 94% e valor preditivo positivo 94% na deteção de estirpes toxigénicas. Acresce ainda como vantagens desta metodologia a automatização e obtenção de resultados semiquantitativos, não disponíveis para o ensaio da BioMaxima. Face ao constante desenvolvimento de novas metodologias para diagnóstico, é fundamental que os laboratórios realizem estudos como este antes da implementação de uma nova metodologia, de forma a que cada laboratório possa garantir a qualidade dos seus resultados.
- Paraísos fiscais e regimes fiscais preferenciais: análise à zona franca da MadeiraPublication . Ornelas, Patrícia Serrão; Almeida, Margarida Maria Matos Correia Azevedo deglobalização e o aumento da aplicação das recentes tecnologias tem tido como consequência uma fiscalidade mais complicada e, em resultado, propicia possibilidades de planeamento fiscal. Os contribuintes em geral, mas particularmente as organizações, tratam a fiscalidade como uma oportunidade de planeamento, dando utilidade aos diversos recursos fiscais. Discutir o planeamento fiscal é então importante na medida em que o contribuinte tem a liberdade de fazer a sua própria escolha de entre uma série de possibilidades, sempre com o objetivo de alcançar a tão desejada poupança fiscal. As dificuldades surgem quando os contribuintes, com vista a diminuir ou até mesmo eliminar a sua carga fiscal, recorrem às lacunas existentes na lei, pelo que é imprescindível apresentar a distinção existente entre os conceitos de planeamento fiscal legítimo (intra legem), ilícito (contra legem) e abusivo (extra legem). Neste contexto será exposto o tema dos paraísos fiscais. Os paraísos fiscais são um objeto de estudo cada vez mais significativo no quotidiano, tendo o presente trabalho o principal objetivo de verificar as problemáticas envolventes, como também o seu desenvolvimento no decurso dos anos. Para a realização da respetiva análise é necessário compreender o seu conceito, isto é, compreender quais os países ou territórios que podem efetivamente ser designados como paraísos fiscais, tendo em consideração que a sua definição é discutível e subjetiva. Assim, é também importante identificar o papel desempenhado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) na identificação de características que permita diferenciar os paraísos fiscais dos regimes fiscais preferenciais, para além do papel da OCDE e da UE na adoção de medidas no combate aos paraísos fiscais e na luta contra a evasão e a elisão fiscal. Por último, é abordado o Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), através de uma análise aos regimes de auxílios de Estado e ao conjunto de benefícios atribuído às empresas aí licenciadas, com o objetivo de compreender se o mesmo é um paraíso fiscal ou um regime fiscal preferencial.
- Estudo de Caso - Migração de Sistemas de Gestão de Conteúdo numa empresa MultinacionalPublication . Silva, Daniela Alexandra Coelho; Pereira, Rui Humberto RibeiroWith the continuous evolution of content management systems (CMS), the organizations are forced to replace obsolete or end-of-life systems and upgrade to new ones. With this constant need to upgrade, it is necessary to migrate the content and data of these systems. This study addresses the topic of migration of CMS software and e-commerce platforms in a multinational company. To put the topic in context, the first approach made is the theoretical basis that introduces the topics, what are e-commerce platforms, what are content management systems and how they can support online sales. How data migration is performed and what are the different methods that can be adopted for a migration process. As a result of the study, the source systems and the new application are presented, as well as the technique used by the organization for its migration process and a description in temporal and technological terms. The limitations found in the study and the positive points are pointed out.