ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos by advisor "Lopes, Liliana Teixeira"
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- Alfabetização: um sonho sem idade, tornado realidadePublication . Teixeira, Cátia Daniela Fernandes; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório, que traduz um projeto de educação e intervenção social, vem dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido com um grupo de idosos, realizado a partir dos pressupostos da metodologia da investigaçãoação participativa, mantidos como horizonte ao longo da trajetória percorrida com o grupo. Tendo por base processos de educação não-formal, o projeto teve o intuito de proporcionar contextos para o desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades, competências e da autonomia, de um bem-estar consigo próprios e com os outros, o qual se traduz numa melhor qualidade de vida. O projeto centrou-se no processo de alfabetização de um grupo de idosos, bem como na valorização das suas competências e capacidades. Durante todo o processo os idosos foram coconstrutores do projeto, o qual se iniciou com a análise da realidade, para a qual foi necessário recorrer a algumas técnicas de recolha e análise de informação, que possibilitaram perceber os problemas e necessidades. Estes, uma vez priorizados e equacionados juntamente com os recursos e potencialidades do contexto, serviram de base para uma primeira planificação. As atividades desenvolvidas no sentido da aproximação aos objetivos projetados, permitiram percorrer um caminho em que algumas mudanças efetivas se foram identificando, como a aquisição de competências na leitura e na escrita e o desenvolvimento de laços de sociabilização mais alargados e regulares.
- "Até ao Infinito e mais Além..." Um projeto de Educação e Intervenção Social com jovens da Freguesia do BonfimPublication . Fonseca, Diana Patrícia Xavier da; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório retrata o desenrolar de um projeto de intervenção socioeducativa posicionado na metodologia da investigação ação participativa, com a finalidade de promover a participação dos jovens da freguesia do Bonfim. O recurso a técnicas de investigação, como a entrevista semi-estruturada, questionários, observação participante e análise documental permitiram, juntamente com os intervenientes e a par de processos dialógicos individuais e coletivos, recolher e analisar a informação, construir conhecimento e conceber um projeto no sentido da mudança consequente na melhoria das condições de vida dos jovens envolvidos. O desenho e desenvolvimento do projeto orientaram-se para a promoção da autonomia de jovens Bonfinenses, num processo que decorreu alavancado por um grupo cooperante, participativo socialmente e com gradual poder na tomada de decisão nas esferas escolar e associativa. Decorre da metodologia adotada a assunção de uma lógica de participação efetiva dos jovens na definição dos problemas e na criação de alternativas que permitiram intervir de forma reflexiva e crítica nos seus contextos, contribuindo para a transformação de uma sociedade que tende a categorizações etárias discriminatórias. O compromisso de envolvimento destes jovens nos sentidos do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, numa ótica de emergência de cidadanias ativas, estabeleceu-se como horizonte de desenvolvimento pessoal que se espera poder consolidar-se através da manutenção da sua participação nos diversos contextos nos quais aprendem a participar.
- "(Des)Envolver a rede" Projeto de intervenção comunitária desenvolvido com a comunidade BonfinensePublication . Oliveira, Cláudia Isabel Dias; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório de projeto reflete todo um percurso desenvolvido a partir da metodologia de Investigação‐Ação Participativa com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade bonfinense. Procurou‐se obter informação e analisar a realidade com intervenientes da comunidade, através de técnicas de recolha de dados que permitiram a identificação de problemas. Posteriormente a esta identificação foi realizada uma priorização de problemas e necessidades de acordo com a sua magnitude e os interesses da população. A partir daqui foi delineado um projeto de intervenção comunitária que procurou atingir determinados objetivos estabelecidos através da realização de ações que incluíam um conjunto de atividades.
- "Gaia Emprega +" Um Projeto de Educação e Intervenção social no contexto do Programa Rede SocialPublication . Afonso, Dalila da Graça de Azevedo Campos Monteiro; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO Programa Rede Social é uma medida de política social que assenta o seu discurso no envolvimento dos atores sociais e no desenvolvimento local. Fundamenta-se nos conceitos de cidadania, participação e faz do combate à pobreza e à exclusão social o seu objetivo primeiro. Apresenta instrumentos de trabalho específicos e um modelo de organização de base municipal e de freguesia. O Projeto que agora se apresenta insere-se num processo de revisão de um Plano de Desenvolvimento Social, em que a opção metodológica recaiu na Investigação Ação Participativa, tendo por isso como esteio a participação dos sujeitos implicados Foi um Projeto que procurou inovar práticas sociais, no contexto da intervenção social vocacionada para jovens desempregados licenciados e exigiu um trabalho de reflexão e avaliação contínua. Porque tinha um propósito de mudança social, implicou uma tomada de consciência de todos os seus participantes e partiu de um processo de transformação que começou por ser individual, mas que veio a ser igualmente grupal.
- "O melhor de mim" Projeto de investigação e intervenção socialPublication . Ribeiro, Marta Daniela; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório emerge de um projeto de desenvolvimento comunitário no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social com especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, assente numa metodologia de Investigação‐Ação Participativa. Este projeto tem como objetivo promover um envelhecimento ativo junto dos adultos idosos que frequentam as “Oficinas Intergeracionais” do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Baião de modo a extrair o que de melhor existe em cada um. Como tal, foram mobilizados os pressupostos do desenvolvimento comunitário, da educação de adultos permanente e da animação socioeducativa, que permitiram ao investigador, fundamentar e orientar a sua intervenção. Todavia este projeto de intervenção contou com a voz dos próprios agentes sociais, que elucidaram o investigador das suas motivações e possíveis condicionantes para a participação e que desta forma cooperaram na construção do mesmo, tornando‐os protagonistas desta intervenção. Portanto, procedeu‐se a uma visão holística da realidade, procurando sempre fazer uma triangulação da informação, de modo a atingir a esperada transformação social.
- Movimentando o corpo e a mente, uma por todas e todas por uma - Um projeto de Educação e Intervenção Social com um grupo de idosasPublication . Freitas, Inês Maria Soares de; Monteiro, Hugo; Lopes, Liliana TeixeiraO relatório que se segue apresenta um projeto desenvolvido com a população idosa, do género feminino, com idades compreendidas entre os 78 e os 88 anos de idade. Este projeto denominado “Movimentando o corpo e a mente: uma por todas e todas por uma” foi construído sob os pressupostos da metodologia de investigação ação participativa, sendo consequentemente coconstruído por todas as participantes. As técnicas e os métodos escolhidos utilizaram-se com o intuito de produzir conhecimento com as pessoas sobre a sua realidade, por forma a obter a informação necessária para a planificação de um projeto centrado nos princípios e pressupostos da educação e intervenção social. Dentro destas duas grandes áreas, os temas basilares do projeto foram a educação de adultos e a educação para a cidadania. O desenho do projeto surgiu dos problemas e das necessidades identificadas pelas idosas e, por sua vez, objetivos, estratégias e atividades foram delineadas por forma a colmatá-los. Em termos gerais, o projeto concebeu-se para produzir mudanças relativamente à participação das idosas em processos de tomada de decisão sobre o Cantinho dos Avós e à valorização pessoal e grupal das suas competências pessoais, sociais e grupais. O projeto esteve em constante avaliação e reflexão o que permitiu, ao nível dos seus resultados, identificar algumas mudanças de ao nível dos processos de tomada de decisão das participantes no projeto.