ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Pereira, Paula Cristina Romão"
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- As contribuições das bibliotecas dos Campi para a aprendizagem dos alunos do Instituto Federal Farroupilha, RS, Brasil a partir das atividades realizadas pelos bibliotecários.Publication . Amaral, Kauana Rodrigues; Pereira, Paula Cristina RomãoEste trabalho visa discutir a biblioteca multinível e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos do Instituto Federal Farroupilha - IFFar. Tendo como questão de partida a seguinte pergunta: Qual o contributo das bibliotecas do IFFar para a aprendizagem dos alunos a partir das atividades promovidas pelo bibliotecário? Esta pesquisa situa-se no âmbito de uma investigação de métodos mistos, por combinar uma abordagem quantitativa e qualitativa; é de caráter exploratório porque procura conhecer as dinâmicas e as atividades implementadas nas bibliotecas do IFFar que mais têm contribuído para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Tem como objetivos específicos: identificar os tipos de atividades de aprendizagem que os bibliotecários do IFFar desenvolvem; verificar de que forma a biblioteca contribui para a aprendizagem dos alunos, e criar uma proposta de planeamento de atividades que façam com que a biblioteca seja um local efetivo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa tem dois tipos de público-alvo, nomeadamente, os bibliotecários e os alunos do campus Santo Augusto. No primeiro momento foram entrevistados os 11 bibliotecários que trabalham em cada biblioteca situada nos campi do IFFar. Em seguida, foram inquiridos por meio de inquérito por questionário os alunos do Campus Santo Augusto, cuja bibliotecária mais realizou ações. Os resultados evidenciaram que Bibliotecários inquiridos por entrevistas realizaram alguma atividade de aprendizagem, fossem elas de incentivo à leitura, de expressão e reflexão e de formação para uso de recursos web, assim como a compreensão da biblioteca. Essas atividades aconteceram, geralmente, no ambiente da biblioteca ou no laboratório de informática. Em relação aos alunos, foram aplicados 100 inquéritos por questionário, dos quais retornaram 57 inquéritos. A idade da maioria dos alunos respondentes situou-se entre os 15 e 25 anos sendo a maioria do Curso de Tecnologia em Alimentos. Do total de alunos, 91% dos alunos disseram conhecer as atividades realizadas, 86% já participaram de uma ou mais atividades de aprendizagem. Entre as atividades de maior frequência pelos alunos destacam-se a oficina de formação ABNT e o Projeto Biblioteca em Ação. Os relatos dos alunos foram bastante positivos em relação às atividades que participaram e que de fato contribuíram para a sua aprendizagem ao longo da vida. Nesse contexto, 65% dos alunos respondentes consideraram as atividades realizadas como ótimas e os outros 35% avaliaram como boas. Na análise e discussão dos resultados houve a triangulação entre os dados recolhidos, confirmando o contributo da biblioteca como local efetivo de aprendizagem e, ainda, que esta se configura como uma biblioteca multinível.
- Curso Técnico em Infraestrutura Escolar: impacto na vida profissional dos alunosPublication . Adams, Denise; Pereira, Paula Cristina RomãoNum mundo em transformação, a capacitação profissional torna-se uma exigência para os trabalhadores da educação. Se durante décadas os funcionários das escolas não tiveram acesso à formação profissional, o Programa Profuncionário, com a oferta de cursos de formação técnica, de nível médio, `a distância, para os funcionários das escolas de Educação Básica surgiu como uma oportunidade de profissionalização. Esta pesquisa investigou o impacto que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, ocorrido no Campus Avançado Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Brasil, teve na vida profissional dos alunos concluintes, funcionários das escolas. A pesquisa é um estudo de caso, que utiliza uma metodologia qualitativa e a recolha de dados foi realizada através de um inquérito por entrevista e por análise documental. Os dados foram analisados e interpretados através da técnica de análise de conteúdo organizada em categorias temáticas. Com base nas informações recolhidas verificou-se que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar teve um impacto efetivo na vida dos funcionários. Tendo-se verificado um crescimento humano e profissional significativo. A formação pedagógica do curso foi relevante e complementou a formação técnica. No entanto, não foi possível verificar se os funcionários desenvolveram efetivamente as competências técnicas, específicas do curso visto que nos dados recolhidos não ficou esclarecido. Sugere-se que esta questão seja avaliada em estudos posteriores. Salvo neste ponto e na questão económica, pois não obtiveram aumento salarial com a qualificação, o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, teve um impacto real na vida dos funcionários e nas escolas em que trabalham, pois, os dados recolhidos comprovam as mudanças ocorridas.
- Gestão Administrativa do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto: a capacitação profissional dos gestores e fiscais de contratos como meio de prevenir a responsabilização subsidiária em ações judiciais trabalhistas de contratos de serviços terceirizados com mão de obra cedida.Publication . Assunção, Leônidas Luiz Rubiano de; Pereira, Paula Cristina RomãoEste trabalho teve como objetivo geral discutir de que forma a capacitação e preparação profissional dos gestores e fiscais de contrato podem contribuir para a prevenção da responsabilização subsidiária do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto junto à Justiça do Trabalho, e com objetivos específicos de (1) investigar a legislação e a jurisprudência atualizada relativa ao fenómeno da Terceirização na Administração Pública e à fiscalização dos contratos administrativos; (2) conhecer quais são as principais reclamações trabalhistas em que o Campus Santo Augusto responde como parte; (3) identificar quais são as maiores dificuldades encontradas pelos servidores na gestão e fiscalização de contratos e (4) analisar as ações dos servidores com funções gerenciais referente às políticas de capacitação a fim de se prevenir a responsabilização subsidiária em causas trabalhistas. A investigação foi conduzida na Reitoria e no Campus Santo Augusto do Instituto Federal Farroupilha e também na Vara do Trabalho do Município de Três Passos/RS. Foi adotada uma abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a pesquisa documental, o inquérito por questionário e o inquérito por entrevista os quais tiveram participação de quinze servidores públicos com funções de gestão e fiscalização e funções gerenciais de coordenação e de direção. Os resultados demonstraram que existe a previsão legal da possibilidade de a Instituição ser responsabilizada de forma subsidiária pela Justiça do Trabalho, a qual é afastada quando se comprove que a Instituição, por meio dos fiscais e gestores de contrato, executa as suas obrigações dentro das previsões legais, e que a política de capacitação profissional desenvolvida pela Instituição não está plenamente implementada trazendo insegurança para o servidor no desempenho das funções de fiscalização e de gestão de contratos.
- Gestão democrática: Conceções e processos no quotidiano da organização educacionalPublication . Vidal, Sirlei Lopes; Pereira, Paula Cristina RomãoEste estudo propõe-se a pesquisar as dinâmicas e as práticas políticoadministrativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, por meio da análise dos mecanismos de operacionalização da gestão democrática e identificação das conceções da comunidade educacional sobre a dinâmica dos processos e instâncias de tomada de decisão. No âmbito educacional, a gestão democrática foi incorporada como princípio basilar dos processos educativos na Constituição Federal de 1988. O objetivo geral deste trabalho é analisar os mecanismos de operacionalização da gestão democrática no IFFar e identificar as conceções da comunidade educacional sobre a dinâmica dos processos e instâncias de tomada de decisão. A relevância desse estudo está em analisar a operacionalização da gestão democrática no IFFar e identificar os mecanismos de sua promoção, bem como em verificar a existência de problemas e resistências relacionados com a efetiva participação dos agentes e das formas democráticas para a realização de uma educação verdadeiramente emancipadora. A metodologia utilizada foi a pesquisa mista, que se utiliza da abordagem quantitativa e qualitativa de forma complementar. A partir dos resultados obtidos, por meio da pesquisa documental e da pesquisa inquérito por questionário, pode-se concluir que a prática se distancia do discurso institucionalizado, pois, mesmo que haja instrumentos formais que assegurem a participação com vista à gestão democrática, as dinâmicas político-administrativas no âmbito institucional tendem a ocorrer por meio da participação passiva dos agentes, que pode ser evidenciada pela análise dos dados documentais e das respostas ao questionário.
- As novas normas da Contabilidade Pública no Brasil e as etapas de implementação num Instituto Federal de EducaçãoPublication . Mello, Denise Skrebsky; Pereira, Paula Cristina RomãoA Globalização trouxe inúmeras mudanças para a nossa sociedade, tanto nas relações pessoais como nas relações comerciais. De entre estas mudanças, destaca-se uma complexa e profunda no Brasil, que se refere às Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). A “Nova Contabilidade”, além de procurar adequações para fins de comparabilidade de demonstrativos financeiros, trouxe a necessidade de mudanças relativas a reaver do objeto da contabilidade como ciência, que é o estudo do Património Público. A publicação das primeiras normas de contabilidade iniciou em 2008 pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Neste estudo utiliza-se a metodologia qualitativa, no formato de revisão bibliográfica e estudo de caso, onde se apresenta um apanhado do histórico da contabilidade pública no Brasil, identificando as normas publicadas até dezembro de 2016 e como se procedeu à implementação da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 16.9- Norma de Depreciação, Exaustão e Amortização num Instituto Federal de Educação. No que concerne a Depreciação, foi possível identificar que com a sua implementação aumentou o controlo e o cuidado na classificação dos bens móveis. Em termos de infomações para o planeamento e tomada de decisões da gestão, esta norma apresentou um aspecto peculiar e relevante, que se refere à possibilidade de acompanhamento da desvalorização dos bens utilizados principalmente nas ações de ensino, podendo assim demonstrar as necessidades de substituições. Assim como a NBCT 16.9, cada Nova Norma implementada passou a gerar informações efetivamente patrimoniais, comprovando a mudança de foco do objeto da Contabilidade como ciência, indo do orçamento para o património público.
- Núcleo Pedagógico Integrado, implicações na gestão do ensino do IFFar Campus AlegretePublication . Mariotto, Rosangela Bitencourt; Pereira, Paula Cristina RomãoO presente estudo visa analisar o processo de implementação do Núcleo Pedagógico Integrado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, bem como as implicações desta instância colegiada na gestão das atividades de ensino. Para isso, analisou-se os registros das reuniões do núcleo, resultando numa síntese histórica acerca da sua implementação. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com membros e ex-membros do núcleo, a fim de compreender o modo como estes sujeitos compreendem a sua participação, suas percepções acerca do papel deste órgão e as relações que estabelece com a gestão do ensino. A revisão da literatura, compreende reflexões produzidas a partir do entrelaçamento dos conhecimentos no âmbito da administração pública e privada e no âmbito da administração das organizações educativas. Esta revisão referencia ainda os preceitos da gestão escolar democrática, os quais reforçam a especificidade das organizações educativas perante o ideário dos modelos gerenciais da administração. Considerou-se assim aportes teóricos que se centram no estudo das organizações educativas como contextos que se diferenciam de outras organizações e centram-se na especificidade do trabalho pedagógico. Quanto à análise dos dados recolhidos, a investigadora baseou-se no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2011). A partir da síntese interpretativa, constatou-se a importância atribuída, pelos sujeitos investigados, ao NPI, concebendo-o como órgão assessor da gestão do ensino e espaço de aprendizagem capaz de promover um trabalho integrado. Apesar da visão positiva e otimista atribuída ao núcleo, o estudo revelou que o NPI apresenta fragilidades que comprometem a sua eficiência e eficácia junto à gestão do ensino.
- A percepção dos servidores sobre a comunicação interna: estudo de caso no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do SulPublication . Carillo, Gilliard Junior; Pereira, Paula Cristina RomãoAtualmente vêm sendo observadas mudanças significativas no ambiente das organizações que procuram equipas que saibam comunicar adequadamente com os seus públicos. As organizações especificamente as públicas, como é este o caso, necessitam cada vez mais de melhorar os seus processos internos, sendo que nessa perspectiva a comunicação interna se apresenta como um mecanismo de fundamental importância para que os gestores e servidores da organização criem um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento da mesma. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o processo de comunicação interna do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, nomeadamente com base na percepção dos servidores, procurando identificar os meios de comunicação mais utilizados internamente, as principais barreiras e dificuldades, apurar o grau de satisfação quanto à comunicação interna e no final foram feitas sugestões de melhoria para possível implementação pela gestão da instituição. Foi utilizada uma metodologia mista de caráter quantitativa e qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso, tendo sido feita a recolha dos dados por meio de um inquérito por questionário. A análise dos dados obtidos foi realizada com o auxílio de um software estatístico, o SPSS versão 17.0 e o Exce/2007, para tabulações, frequências e criação de gráficos para uma melhor representação dos resultados e uma análise de conteúdo da opinião dos inquiridos. Os resultados obtidos demonstraram que a comunicação interna é classificada como razoável pelos servidores. Foram propostas algumas sugestões a serem implementadas pela gestão a fim de se obter uma comunicação fluente, clara e objetiva. Por fim, concluiu-se que a implementação destas melhorias sugeridas à direção, nomeadamente nas políticas, estratégias e ações de comunicação poderão originar benefícios para a instituição e consequente melhoria da satisfação dos servidores.
- O PROEJA no IFFar - Um estudo sobre a divulgação do Processo Seletivo do Programa e o seu público-alvoPublication . Guarienti, Diego de Oliveira; Pereira, Paula Cristina RomãoEsta pesquisa teve como objetivo, verificar em que medida é possível tornar a divulgação do Processo Seletivo dos cursos PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha – IFFar, mais adequada ao seu público-alvo. Seguindo esse objetivo principal, os objetivos específicos do estudo procuraram Identificar o perfil do público ingressante nos cursos do PROEJA do IFFar, Identificar as principais práticas de uso dos meios de comunicação dos alunos do PROEJA, Identificar quais são os fatores mais decisivos na opção do aluno pelo curso PROEJA e obter informações que auxiliem e melhorem a divulgação dos cursos PROEJA do IFFar. Optou-se por esse tema de pesquisa pelo entendimento de que a melhor comprensão do público-alvo do programa tem um papel fundamental para levar a esses sujeitos as informações referentes ao ingresso nos cursos, colaborando assim com a efetividade do programa na instituição. Utilizou-se para a pesquisa, metodologia mista de investigação, com aplicação de questionário via internet e entrevistas presenciais, recolhendo dados de ordem tanto quantitavos quanto qualitativos. Por meio da análise dos dados obtidos entendemos que foi possivel traçar um perfil geral para o público-alvo do programa, bem como definir o que tende a ser o conjunto de caracteristicas e preferências de predominantes desse público no que se refere aos objetivos da nossa pesquisa.