Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Curso Técnico em Infraestrutura Escolar: impacto na vida profissional dos alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_DeniseAdams_2018.pdf1.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Num mundo em transformação, a capacitação profissional torna-se uma exigência para os trabalhadores da educação. Se durante décadas os funcionários das escolas não tiveram acesso à formação profissional, o Programa Profuncionário, com a oferta de cursos de formação técnica, de nível médio, `a distância, para os funcionários das escolas de Educação Básica surgiu como uma oportunidade de profissionalização. Esta pesquisa investigou o impacto que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, ocorrido no Campus Avançado Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Brasil, teve na vida profissional dos alunos concluintes, funcionários das escolas. A pesquisa é um estudo de caso, que utiliza uma metodologia qualitativa e a recolha de dados foi realizada através de um inquérito por entrevista e por análise documental. Os dados foram analisados e interpretados através da técnica de análise de conteúdo organizada em categorias temáticas. Com base nas informações recolhidas verificou-se que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar teve um impacto efetivo na vida dos funcionários. Tendo-se verificado um crescimento humano e profissional significativo. A formação pedagógica do curso foi relevante e complementou a formação técnica. No entanto, não foi possível verificar se os funcionários desenvolveram efetivamente as competências técnicas, específicas do curso visto que nos dados recolhidos não ficou esclarecido. Sugere-se que esta questão seja avaliada em estudos posteriores. Salvo neste ponto e na questão económica, pois não obtiveram aumento salarial com a qualificação, o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, teve um impacto real na vida dos funcionários e nas escolas em que trabalham, pois, os dados recolhidos comprovam as mudanças ocorridas.
In a changing world, professional development has become necessary for educational workers. If, during decades, the school workers haven’t had access to professional development, the Pro-Worker Program, with its offers of technical courses, at high-school and at distance learning level to the staff of basic education schools, has emerged as an opportunity of qualification and professionalization. This research investigated the impact made by the Technical Course in School Infrastructure had in the work life of its students, the school staff. The research presents a case study, using a qualitative methodology, and the data was collected through a survey that included interviews and documental analysis. The data was analyzed through the content analysis theory, by thematic categories technique. Based on the information collected, it was verified that the Technical Course in School Infrastructure had an effective impact in the lives of the school workers. Having been verified one human and professional growth. The pedagogical part was relevant and added to the technical qualification. However, it wasn’t possible to verify if the employees effectively developed the specific technical skills from the course; given that it was not clarified in the collected data. It is suggested that these issues are to be addressed in posterior studies. Except by this issue and also the economic point, because the participants haven’t obtained any wage increase with the education qualification, the Technical Course in School Infrastructure had a real impact in the lives of its participants and in the schools they work in, because the collected data prove the occurred changes.

Description

Keywords

Curso Técnico em Infraestrutura Escolar Funcionários Escolas de Educação Básica Formação Profissional Technical Course in School Infrastructure Workers Basic Education Schools Professional Qualification

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License