Repository logo
 
Publication

Curso Técnico em Infraestrutura Escolar: impacto na vida profissional dos alunos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Paula Cristina Romão
dc.contributor.authorAdams, Denise
dc.date.accessioned2019-01-09T10:50:09Z
dc.date.available2019-01-09T10:50:09Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractNum mundo em transformação, a capacitação profissional torna-se uma exigência para os trabalhadores da educação. Se durante décadas os funcionários das escolas não tiveram acesso à formação profissional, o Programa Profuncionário, com a oferta de cursos de formação técnica, de nível médio, `a distância, para os funcionários das escolas de Educação Básica surgiu como uma oportunidade de profissionalização. Esta pesquisa investigou o impacto que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, ocorrido no Campus Avançado Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Brasil, teve na vida profissional dos alunos concluintes, funcionários das escolas. A pesquisa é um estudo de caso, que utiliza uma metodologia qualitativa e a recolha de dados foi realizada através de um inquérito por entrevista e por análise documental. Os dados foram analisados e interpretados através da técnica de análise de conteúdo organizada em categorias temáticas. Com base nas informações recolhidas verificou-se que o curso Técnico em Infraestrutura Escolar teve um impacto efetivo na vida dos funcionários. Tendo-se verificado um crescimento humano e profissional significativo. A formação pedagógica do curso foi relevante e complementou a formação técnica. No entanto, não foi possível verificar se os funcionários desenvolveram efetivamente as competências técnicas, específicas do curso visto que nos dados recolhidos não ficou esclarecido. Sugere-se que esta questão seja avaliada em estudos posteriores. Salvo neste ponto e na questão económica, pois não obtiveram aumento salarial com a qualificação, o curso Técnico em Infraestrutura Escolar, teve um impacto real na vida dos funcionários e nas escolas em que trabalham, pois, os dados recolhidos comprovam as mudanças ocorridas.pt_PT
dc.description.abstractIn a changing world, professional development has become necessary for educational workers. If, during decades, the school workers haven’t had access to professional development, the Pro-Worker Program, with its offers of technical courses, at high-school and at distance learning level to the staff of basic education schools, has emerged as an opportunity of qualification and professionalization. This research investigated the impact made by the Technical Course in School Infrastructure had in the work life of its students, the school staff. The research presents a case study, using a qualitative methodology, and the data was collected through a survey that included interviews and documental analysis. The data was analyzed through the content analysis theory, by thematic categories technique. Based on the information collected, it was verified that the Technical Course in School Infrastructure had an effective impact in the lives of the school workers. Having been verified one human and professional growth. The pedagogical part was relevant and added to the technical qualification. However, it wasn’t possible to verify if the employees effectively developed the specific technical skills from the course; given that it was not clarified in the collected data. It is suggested that these issues are to be addressed in posterior studies. Except by this issue and also the economic point, because the participants haven’t obtained any wage increase with the education qualification, the Technical Course in School Infrastructure had a real impact in the lives of its participants and in the schools they work in, because the collected data prove the occurred changes.pt_PT
dc.identifier.tid202135900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12614
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCurso Técnico em Infraestrutura Escolarpt_PT
dc.subjectFuncionáriospt_PT
dc.subjectEscolas de Educação Básicapt_PT
dc.subjectFormação Profissionalpt_PT
dc.subjectTechnical Course in School Infrastructurept_PT
dc.subjectWorkerspt_PT
dc.subjectBasic Education Schoolspt_PT
dc.subjectProfessional Qualificationpt_PT
dc.titleCurso Técnico em Infraestrutura Escolar: impacto na vida profissional dos alunospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação: Especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_DeniseAdams_2018.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: