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ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas

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  • A comunicação interna como ferramenta de gestão - um Estudo de caso no agrupamento de escolas Fontes Pereira de Melo
    Publication . Lagoa, Alda Maria Monteiro Costa; Romão, Paula
    As falhas de comunicação interdepartamental podem ter um impacto severo na eficiência de uma organização e aumentar o nível de stress entre os colaboradores, resultando em mau desempenho. As organizações são compostas por componentes sociais que surgem juntos para a produção, projetados por indivíduos com opiniões diversas e consciência para realizar um objetivo comum. Portanto, para um sistema eficaz e bem projetado de comunicação é essencial para a adaptação de tarefas organizacionais e de gestão, bem como na partilha de informações necessárias dentro e fora da organização. O presente estudo visou perceber o processo de comunicação interna, entre a direção de topo, as lideranças intermédia e restantes professores, no agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo. Estabeleceu-se como objetivos específicos, identificar o circuito de comunicação interna entre a direção, as lideranças intermédias e os professores no agrupamento; identificar a perceção que a direção, as lideranças intermédias e os professores têm sobre a comunicação interna no agrupamento; verificar se existe intenção estratégica na forma como se integra e envolve os professores no agrupamento. Os resultados do estudo com uma amostra de 77 professores inquiridos, demonstraram que estes consideram adequada a maior parte da comunicação proveniente da direção. Na comunicação estratégica, ouvir é a condição indispensável devido ao seu significado que se refere à capacidade de prestar atenção ativa à mensagem a ser transmitida, a fim de analisar, armazenar e tirar conclusões de uma determinada mensagem.
  • A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino
    Publication . Tavares, Marilvana Giacomelli; Lencastre, José Alberto
    A avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
  • Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência eficácia e efetividade
    Publication . Araújo, Pedro Miguel da Silva; Delgado, Paulo
    O presente estudo, que se insere num projeto alargado de investigação sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), debruça-se com particular atenção sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, (DL 54/2018) na eficiência, eficácia e efetividade da implementação da educação inclusiva no nosso país. No estrito plano da estratégia de investigação apresentam-se as perceções dos docentes portugueses sobre o impacto das referidas questões, recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e através de alguns inquéritos por entrevista, com o propósito de responder em concreto à pergunta de partida, que, como é natural, tem um caráter tutelar em relação a todo este trabalho. No plano mais operacional, de apresentação de propostas para uma implementação eficiente, eficaz e efetiva do DL 54/2018, desenha-se um referencial de aferição dessa implementação, estabelecendo-se uma moldura que pode ser útil para a autoavaliação do processo de implementação contextualizada da educação inclusiva em cada escola e que se constitui simultaneamente como o principal resultado deste trabalho. Os capítulos iniciais são dedicados à necessária abordagem teórica das principais temáticas que enformam este estudo, bem como à descrição e à justificação da estratégia de investigação adotada.
  • A importância dos assistentes operacionais para o desenvolvimento do processo educativo dos alunos – Um estudo de caso
    Publication . Rêgo, Mariana Moreira da Cunha; Romão, Paula
    O papel dos Assistentes Operacionais (AO), nas escolas, envolve um progressivo aumento das suas competências que cada vez parecem ser mais abrangentes na intervenção junto dos alunos. É com estes que, muitas vezes, os alunos parecem ter um contacto mais estreito, sendo frequentes as relações de maior intimidade e confidencialidade. Por outro lado, estes profissionais são, frequentemente, intervenientes em diversas situações que colaboram na facilitação e na promoção do processo educativo. A partir desta constatação identificou-se a problemática “De que modo os assistentes operacionais são determinantes para o processo educativo dos alunos?”cujo objetivo é compreender melhor a real potencialidade da atividade profissional dos AO e o seu contributo enquanto membros de uma comunidade escolar. Para o desenvolvimento deste projeto utilizou-se três inquéritos por questionário, em que se procurou conhecer a opinião dos AO, professores e alunos, na Escola Artística de Soares dos Reis, sobre a classe profissional dos AO quanto ao grau conhecimento sobre os direitos e deveres dos AO, à perceção sobre as competências dos AO e ainda face ao desempenho dos AO em relação a diferentes situações. Pela análise dos resultados obtidos em termos das medidas estatísticas variância e mediana, conclui-se que os professores e alunos consideram que os AO são fundamentais para o desenvolvimento do ano letivo, apesar de não agirem em conformidade com isso (não lhes atribuem o valor que reconhecem que eles têm). Os Assistentes Operacionais são, assim, “um capital humano de importância fundamental no bom funcionamento do sistema educativo” (Portaria n.º 29 de 2015). Este estudo teve como público-alvo os AO enquanto profissionais da comunidade escolar da EASR. Seria interessante estudar esta problemática a nível nacional dada a escassez de estudos no nosso país sobre estes profissionais. Desta forma seria possível caraterizar e recolher informação de forma mais concreta e mais alargada, tendo em conta as diferentes realidades das escolas portuguesas.
  • Determinação de Custos e do Desempenho Econômico dos Cursos Superiores do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa/RS em 2016
    Publication . Moscon, Fernando; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira da
    A gestão de custos no setor público além de ser uma necessidade, agora é uma obrigatoriedade legal no Brasil, conforme a NBC T 16.11 de 2013. Nessa obrigação estão incluídos todos os órgãos, poderes e esferas da Administração Pública brasileira, direta e indireta. Assim o Instituto Federal Farroupilha – IFFar, ainda que sendo uma autarquia, entidade indireta da Administração Pública, está obrigado a escolher um dos métodos ou sistemas de custeio elencadas na NBC T 16.11 para gerir seus custos. Essa norma está em consonância com o gerencialismo no setor público, iniciado com a Emenda Constitucional 19 de 1998, que combate o excesso de burocracia e promove a eficiência, a gestão gerencial e a gestão de custos, entre outros no setor público. Nesse sentido, essa dissertação de mestrado visa determinar os custos dos cursos superiores do IFFar – Campus Santa Rosa, comparando-os aos custos de oportunidade de cursos similares em instituições de ensino privadas próximas, almejando apurar o Resultado do Exercício dos cursos superiores do IFFAr obtido pela diferença entre a Receita Econômica de cada curso (dada pelo valor do serviço similar prestado no privado) e a totalidade dos seus custos, para concluir pela (in)eficiência do IFFar. Por fim, conclui-se que a gestão de custos das licenciaturas é menos eficiente que a gestão de custos dos bacharelados no IFFar, verfificando assim através desta investigação que dos cursos estudados alguns têm valor económico positivo, gerando uma vantagem para a sociedade, e noutros casos o valor gerado é insuficiente economicamente.
  • Bullying na formação profissional: Um Estudo de Caso no sistema de aprendizagem
    Publication . Moreira, Guilherme Fernando Soares; Lencastre, José Alberto
    O bullying é um fenómeno social que afeta crianças e jovens em contexto escolar. Partindo deste pressuposto, este estudo teve como principal objetivo aferir a expressão do bullying nos cursos de formação profissional, nomeadamente nos cursos de dupla certificação do Sistema de Aprendizagem, para compreender em que medida uma coordenação de proximidade poderá impedir ou minimizar situações de bullying entre os formandos. A opção metodológica é qualitativa e interpretativa, com um design de estudo de caso, já que se pretendeu compreender os significados que os intervenientes no estudo atribuem ao fenómeno e seus efeitos. O estudo consomou-se através de inquéritos por entrevista do tipo focus group a dois grupos de formandos e entrevista individuais a elementos chave do processo formativo. Os resultados permitem concluir que se verifica desconforto na abordagem do tema. Conclui-se que os formandos percecionam o fenómeno como muito negativo e com efeitos perversos na vida das vítimas, perpetradores e intervenientes indiretos. Numa rutura com as perceções dos profissionais de formação, os formandos consideram os agressores como jovens que não estão integrados e que também sofrem, pelo que precisam de ajuda. Não sendo possível, no âmbito deste estudo, encontrar um nexo de causalidade entre atos de bullying e absentismo ou abandono precoce da formação, identificou-se a necessidade de intervenção constante e próxima da coordenação para gerir potenciais conflitos e dinamizar ações de sensibilização e procedimentos de boas práticas.
  • O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.
    Publication . Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira; Delgado, Paulo
    A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.
  • O ensino profissional como via para a inserção laboral e o desenvolvimento profissional
    Publication . Cunha, Nuno André Vales da; Diogo, Vera Lúcia Alves Pereira
    O presente estudo visou perceber a influência dos cursos profissionais a funcionar no Agrupamento de Escolas de Fontes Pereira de Melo no que à empregabilidade dos alunos diz respeito, após a conclusão do ensino secundário. É efetuada uma breve resenha do ensino profissional em Portugal, nomeadamente após a sua reintrodução após 25 de Abril de 1974, bem como as implicações da regulação transnacional neste tipo de ensino. Na génese do ensino secundário profissional está, antes de mais, um imperativo ético. Ao concretizá-lo seguiu-se um caminho novo, uma outra política de educação conforme é defendido por Joaquim Azevedo na sua interpretação do modelo de ensino profissional em Portugal. Se a procura destas escolas iniciou com o recurso a jovens que tinham reprovado nos cursos de ensino secundário e até de jovens que já tinham abandonado o sistema, fruto da reprovação sucessiva e da desmotivação, rapidamente as escolas profissionais começaram a ser procuradas como primeira opção por jovens que transitavam do nível básico para o nível secundário de ensino e formação. Para efetuar este estudo, optou-se pela aplicação de questionários aos vários stakeholders internos e externos do ensino profissional dos oito cursos a funcionar na escola em questão à data do estudo de caso. Após análise dos resultados, verifica-se que existe ainda muito caminho para percorrer no que ao ensino profissional diz respeito, tendo em conta que as visões dos stakeholders internos e externos expõem e transparecem processos que podem e devem ser melhorados, quer na adequação dos cursos ao mercado de trabalho da respetiva área profissional, quer ao nível da empregabilidade que deve ser fomentada, dado o cariz prático formativo que caracteriza os cursos profissionais.
  • Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
    Publication . Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues; Romão, Paula
    Uma das áreas mais determinantes da investigação em Ciências da Educação reporta-se a processos internos da Escola no âmbito da supervisão pedagógica. Constituindo a observação de aulas uma das dinâmicas centrais desses processos, o estudo da sua influência no desenvolvimento profissional dos professores reveste-se de grande pertinência. Conhecer as perceções dos professores sobre a observação de aulas, assim como identificar os fatores que inibem e os que facilitam a adesão a estas práticas, é determinante na implementação de modelos que tornem estes processos mais efetivos e que visem a mudança. Assim, o presente estudo pretende compreender em que medida a observação de aulas contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa de cariz quantitativo, a partir da aplicação de um inquérito por questionário a nível nacional, em contexto de pandemia de Covid-19. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que a observação de aulas, embora não evidencie desencadear melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, aparenta, contudo, possibilitar o enriquecimento do trabalho colaborativo e de práticas reflexivas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a identificação de necessidades de formação. Com base nas conclusões, foi delineado um plano de ação para operacionalizar, de forma sistemática, as práticas de observação de aulas na Escola, de modo a permitir aos professores lidar, com êxito, com as imperfeições inerentes a estas práticas, pois como processos humanos que são, não é de esperar que sejam perfeitos.
  • Práticas de marketing educacional nas escolas públicas
    Publication . Marques, Maria Olinda da Silva; Romão, Paula
    O presente trabalho tem como objetivo identificar práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Tendo por base razões pessoais, profissionais, teóricas e legais que justificam estudos sobre as práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas, revê-se a literatura sobre a evolução do marketing (geral) até à emergência do marketing societal e do Marketing Educacional. Partindo dos normativos legais e da literatura, exploram-se as fontes de informação, a autonomia das escolas, a accountability, o planeamento estratégico e evidências dessas práticas associadas ao Marketing Educacional. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa quantitativa através de um inquérito por questionário realizado junto dos(as) diretores(as) dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal Continental. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que, apesar de haver evidências de predominar a orientação da gestão para a “produção” do serviço educativo, há práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Contudo, as escolas têm ainda uma consciência míope do que é o Marketing Educacional, pois há défice na identificação e na implementação dessas práticas. Verifica-se que as escolas fazem estudos de suporte a decisões sobre oferta formativa, de avaliação institucional e de satisfação junto dos alunos e restante comunidade educativa. Definem e implementam estratégias não só para cumprir os normativos legais, mas também adequar os serviços aos alunos, tornando-os parte ativa da coprodução do serviço educativo. Com base nas conclusões e nas opções de concordância do(a)s diretores(as), foi delineado um plano de ação de intervenção de Marketing Educacional.