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A autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios: um estudo em uma instituição federal de ensino

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Abstract(s)

A avaliação institucional, especialmente a etapa de autoavaliação, propicia um compêndio de indicadores institucionais, demonstrando o verdadeiro panorama da organização. No entanto, os gestores das instituições públicas de ensino enfrentam dificuldades para o acesso a informações pertinentes para subsidiar os processos decisórios, bem como aperfeiçoar as políticas implementadas e identificar possíveis falhas para a consequente correção. Partindo deste pressuposto, este estudo propôs investigar a autoavaliação institucional e sua relevância nos processos decisórios de uma instituição pública de ensino brasileira. Assim, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os resultados da autoavaliação subsidiam os processos decisórios em um câmpus de uma instituição federal de ensino localizado na região sul do Brasil? Atendendo à natureza desta questão, adotou-se uma metodologia qualitativa, de abordagem exploratória, com um desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada através de entrevista coletiva do tipo grupo focal, em que os atores foram os gestores da instituição. Com os dados obtidos foi possível verificar que os relatórios resultantes da autoavaliação têm o condão de orientar o fazer gerencial e possuem grande valia para os dirigentes. Apesar da importância identificada, a inexpressiva participação da comunidade na construção dos documentos acarreta insegurança quanto a retratar a instituição com confiabilidade. Por fim, ponderaram a extrema importância de uma ferramenta de compilação de dados inter-relacionados, com séries históricas e atuais, de ensino, pesquisa, extensão e administração para subsídio às decisões e ao planejamento estratégico da instituição.
The institutional assessment, especially a self-assessment stage, provides a compendium of institutional indicators that demonstrate the true panorama of the organization. However, the managers of educational institutions face difficulties in accessing relevant information to support the decision-making processes, as well as to improve the implemented policies and identify possible weaknesses for a consequent correction. This study aims to investigate an institutional self-assessment and its relevance for decision-making processes of a Brazilian public educational institution. Thus, this study was conducted to answer the following research question: how do self-assessment results support decision-making processes on a federal educational institution campus located in southern Brazil? Given the nature of this question, we adopted a qualitative methodology with an exploratory approach - a case study. Data collection was carried out through a collective interview as a focus group type, in which the actors were the institution's managers. With the data obtained, it was possible to verify that self-assessment reports are able to guide management actions and are of great value to institutional directors. Despite the identified importance, inexpressive participation of the community in the documents construction leads to insecurity in describing the institution with reliability. Finally, the subjects considered the self-assessment an important tool to compile interrelated data with historical and current reports of teaching, research, extension, and administration, to support the institution's decisions and their strategic planning.

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Keywords

Autoavaliação indicadores institucionais Processos decisórios Gestão institucional self-assessment Institutional indicators Decision-making processes Institutional management

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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