Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ Alexandre Sargento 2021.pdf5.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.
The research that is the object of this project, was developed with the purpose of collecting information on the impact caused by training in Educational Organizations Administration, at the master’s level, in relation to the professional path of the students who attended it. The number of students taking master's courses in school administration at Portuguese universities has increased considerably in the last 5-10 years. Having been introduced recently, there is an extremely limited evaluation of these courses, and little is known about their effect, in the context of the education system (macro level of impact), or their influence on the development and professional practices of students who attended the masters (micro level of impact). In order to deepen this reflection, we sought to obtain data through a questionnaire survey regarding the completion of the master’s degree under study and any measures that are being applied by the various higher education institutions, to promote its completion. The results obtained may enhance the introduction of possible improvements in later editions.

Description

Keywords

Impacto Desenvolvimento Profissional Formação Pós-graduada Docente Identidade Profissional Ciclo de vida dos Professores Impact Professional development Postgraduate teacher training Professional Identity Teacher’s life cycle

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License