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O PROEJA no IFFar - Um estudo sobre a divulgação do Processo Seletivo do Programa e o seu público-alvo

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Abstract(s)

Esta pesquisa teve como objetivo, verificar em que medida é possível tornar a divulgação do Processo Seletivo dos cursos PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha – IFFar, mais adequada ao seu público-alvo. Seguindo esse objetivo principal, os objetivos específicos do estudo procuraram Identificar o perfil do público ingressante nos cursos do PROEJA do IFFar, Identificar as principais práticas de uso dos meios de comunicação dos alunos do PROEJA, Identificar quais são os fatores mais decisivos na opção do aluno pelo curso PROEJA e obter informações que auxiliem e melhorem a divulgação dos cursos PROEJA do IFFar. Optou-se por esse tema de pesquisa pelo entendimento de que a melhor comprensão do público-alvo do programa tem um papel fundamental para levar a esses sujeitos as informações referentes ao ingresso nos cursos, colaborando assim com a efetividade do programa na instituição. Utilizou-se para a pesquisa, metodologia mista de investigação, com aplicação de questionário via internet e entrevistas presenciais, recolhendo dados de ordem tanto quantitavos quanto qualitativos. Por meio da análise dos dados obtidos entendemos que foi possivel traçar um perfil geral para o público-alvo do programa, bem como definir o que tende a ser o conjunto de caracteristicas e preferências de predominantes desse público no que se refere aos objetivos da nossa pesquisa.
The objective of this research was to verify the extent to which the Selective Process of the PROEJA - National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Young and Adult education mode, offered by the Federal Institute Farroupilha - IFFar, can be disseminated best suited to your audience. Following this main objective, the specific objectives of the study sought to identify the profile of the entering public in the IFFar PROEJA courses, identify the students main practices of use and acess to communication media, identify the most decisive factors in student choice by the PROEJA course and obtain information to assist and improve the propagation of IFFar's PROEJA courses. This research theme was chosen because it is understood that the best understanding of the program's target audience has a fundamental role in bringing to these subjects the information related to the enrollment in the courses, thus contributing to the effectiveness of the program in the institution. It was used for the research, mixed research methodology, with application of a questionnaire by the internet and face-to-face interviews, collecting both quantitative and qualitative data. Through the analysis of the obtained data we understand that it was possible to draw a general profile for the program's target audience, as well as to define what tends to be the predominant set of characteristics and preferences of this audience regarding to the objectives of our research.

Description

Keywords

Educação Profissional e Tecnológica Institutos Federais PROEJA Comunicação Processo Seletivo Professional and Technological Education Federal Institutes Communication Selection Process

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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