ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by advisor "Esteves, Susana"
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- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interaçõesPublication . Carvalho, Inês Lima de; Gomes, Joana Querido; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens.
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Ana Sofia Teixeira da; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório consiste num documento que relata e analisa todo o percurso da mestranda no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente no que diz respeito à Prática Educativa Supervisionada (PES) onde se estagiou nas valências de creche e de pré-escolar. Inicialmente faz-se uma contextualização teórica e legal dos pressupostos pelos quais se rege a educação de infância e com os quais a mestranda se identifica, elencando particularmente modelos curriculares, decretos-lei e circulares. Este enquadramento consiste na base de atuação da estudante e do desenvolvimento de competências profissionais. Seguidamente, no capítulo II caracterizam-se os contextos de estágio, descrevendo a instituição cooperante de acordo com os seus ideais educativos, segundo os quais se rege e atua. Neste capítulo é ainda feita uma análise das características do grupo de crianças, salientando interesses e necessidades evidenciadas, as suas particularidades, sociais e familiares, na medida em que são fatores que influenciam as atividades delineadas. No último capítulo são analisados as atividades e projetos realizados, explicitando a forma como foram escolhidos e organizados temporal e espacialmente. Explicitam-se atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto, que se apresenta com grande ênfase neste relatório. Faz-se também a sua avaliação, tendo em conta as aprendizagens observadas nas crianças, o seu bem-estar e envolvimento, assim como as potencialidades ao nível das aprendizagens profissionais da mestranda. Finalmente, é feita uma reflexão final onde se repensa todo o percurso, frisando receios, sentimentos, dificuldades sentidas e limites superados, perspetivando-se ainda o futuro enquanto futura profissional.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Cunha, Tânia Filipa Santos; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.
- Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaPublication . Ferreira, Maria Manuel Pereira; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio surge como o culminar de um longo processo de crescimento da mestranda a nível pessoal e profissional. Deste modo, irá ser apresentada uma análise descritiva e reflexiva do percurso da estagiária realizado ao longo da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A ação educativa foi sustentada não só pelos pressupostos teóricos e legais estudados ao longo da formação contínua da mestranda, mas também pela prática levada a cabo nos contextos de creche e pré-escolar. Ao longo de todo este processo foi realizada uma aproximação à metodologia de investigação-ação na qual a mestranda se socorreu de processos educativos como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. O presente documento é baseado na procura da realização de uma pedagogia da infância centrada nos princípios preconizados pelos modelos construtivistas, que colocam a criança no centro da ação educativa, como principal agente da sua própria aprendizagem. Deste modo, irão ser analisadas as ações realizadas pela mestranda de modo a perceber todas as suas aprendizagens, erros e conquistas e quais as competências profissionais alcançadas através das diversas estratégias de formação realizadas.
- Relatório de Estágio de Ana Patrícia Rodrigues da Silva SoaresPublication . Soares, Ana Patrícia Rodrigues da Silva; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente Relatório de Estágio (RE) apresenta as competências e os conhecimentos que a mestranda construiu ao longo do seu percurso de aprendizagem profissional, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos educativos de Creche e Educação Pré-Escolar (EPE) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, nomeadamente numa sala entre os 12 e os 24 meses e numa sala de crianças com três anos. O documento analisa aspetos legais e teóricos que apoiaram e nortearam a ação da formanda e estiveram presentes em toda a ação pedagógica. Ao longo do relatório, encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação. São, ainda, descritas e analisadas as ações pedagógicas desenvolvidas pela mestranda que definiram o seu perfil enquanto futura educadora e apresentadas sucessivas reflexões que permitiram a construção de uma atitude profissional cada vez mais crítica e investigativa. Deste modo, o RE evidencia não só as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças, como também os aspetos que mais contribuíram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda. A criança surgiu como centro da ação educativa e como um agente ativo no seu desenvolvimento. Por fim, a mestranda acredita que formou uma base sustentável para o seu futuro desempenho profissional e pretende continuar a adotar uma postura reflexiva e autocrítica.
- Relatório de Estágio de Maria Ana Magalhães Aroso de FigueiredoPublication . Figueiredo, Maria Ana Magalhães Aroso de; Araújo, Sara Barros; Esteves, SusanaO presente relatório incide sobre o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de educação em Creche e Educação Pré-Escolar. Este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas durante os dois estágios profissionalizantes em ambos os contextos, mobilizando os documentos normativos e os conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos para o enriquecimento da prática educativa e promovendo uma atitude autocrítica face ao desempenho da mestranda. Considera-se a necessidade de planear a ação com intencionalidade, respeitando os interesses e necessidades da criança, tendo esta um papel ativo na construção do seu conhecimento e o educador um papel de mediador do processo de aprendizagem das crianças. As ações educativas desenvolvidas sustentaram-se na utilização de princípios e modos operatórios da metodologia de investigação-ação, que promoveram um ciclo dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Esta metodologia fomentou uma atitude crítica e reflexiva por parte da formanda, contribuindo para a sua aprendizagem pessoal e profissional, para uma prática progressivamente enriquecida e, consequentemente, momentos de aprendizagens e desenvolvimentos holísticos das crianças. É, também, retratada a importância do trabalho colaborativo e cooperativo entre a equipa educativa, as crianças e as supervisoras institucionais, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas intencionais, diferenciadas e contextualizadas. Com todos os conhecimentos e competências adquiridos durante o percurso formativo e com o seu culminar neste relatório, ressalva-se a necessidade e vontade de dar continuidade à mesma, mantendo uma postura autocrítica e reflexiva, de modo a promover uma evolução constante na prática futura.
- Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalPublication . Fonseca, Margarida Assunção Martins; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório foi elaborado tendo em conta o estágio, desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, realizado em duas respostas sociais, sendo elas a Creche e a Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica desenvolvida pela mestranda de 2015 a 2017 foi alvo de análise e reflexão explanadas neste documento. Este documento apresenta as competências desenvolvidas pela mestranda enquanto futura profissional de educação, bem como as aprendizagens evidenciadas pelas crianças tendo por base propostas fundamentadas e direcionadas à educação de infância. A articulação entre referenciais teóricos e legais, aliados às vivências práticas, proporcionaram um olhar integrador e globalizante sobre a educação de infância e o desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. As linhas orientadoras da investigação-ação conferiram à reflexão um lugar de destaque no quotidiano, constituindo-se como parte integrante de todo o processo, assegurando a pertinência das propostas ao grupo. O educador de infância deve ser um profissional reflexivo que procura transformar as suas práticas para que elas surpreendam. A visão de criança como ser competente e capaz, numa linha de pensamento construtivista e socioconstrutivista, está presente ao longo de todo o relatório, bem como o papel fundamental do educador de infância na promoção de oportunidades e experiências com significado. Note-se que as pedagogias participativas auxiliaram a construção de uma visão participada da educação e da coconstrução de conhecimentos. Salientese que a aprendizagem ao longo da vida assume o caráter dinâmico devido à evolução do conhecimento e das mudanças que ocorrem na sociedade.
- Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalPublication . Rocha, Cláudia Daniela Leal da; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, parte integrante no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no qual a mestranda reflete sobre a sua prática e os seus processos de aprendizagem profissional desenvolvidos nos contextos educativos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Estabelecendo uma articulação entre os quadros teóricos e a ação desenvolvida na prática, a mestranda teve a oportunidade de, através de uma aproximação à metodologia de investigação-ação, recorrer a estratégias formativas de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que lhe permitiram a compreensão de problemáticas decorrentes da ação, bem como da importância do uso da reflexão diariamente. Concomitantemente, o trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os atores educativos e o processo de supervisão inerente à prática revelaram-se fundamentais na co construção de saberes, apoiada numa reflexão conjunta na, para e sobre a ação. Neste sentido, a mestranda foi desenvolvendo atitudes questionadoras, indagadoras e críticas ao longo da sua prática educativa, que culminaram no desenvolvimento de não só conhecimentos e competências profissionais da mesma, como momentos de bem-estar e aprendizagem proporcionadas às crianças. Por fim, a mestranda dá relevo à formação ao longo da vida, sendo que considera necessário o desenvolvimento de novos saberes, de forma gradual, com o objetivo de ser capaz de dar resposta aos diferentes desafios da sociedade vigente e, assim, a todas as necessidades e interesses das crianças.
- Relatório de estágio de qualificação profissionalPublication . Ribeiro, Sandra Patrícia Gomes; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Esteves, SusanaO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e com o objetivo de comunicar o processo de desenvolvimento e construção de competências profissionais. Auxiliando-se em diversas perspetivas pedagógicas este relatório surge como meio de comunicação das práticas levadas a cabo pela estagiária ao longo deste ano de formação, sendo um lugar de partilha de experiências e competências desenvolvidas pela estagiária refletindo sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional. É fundamental referir a importância das várias estratégias formativas da mestranda, nomeadamente a investigação-ação e de todos os processos a ela inerentes, mas também a prática supervisionada, as reuniões de supervisão e as reuniões com a educadora cooperante, permitindo, assim, uma prática reflexiva e investigativa sustentada na reflexão e na problematização da ação Por fim é de realçar a importância de que as atividades e projetos sejam sempre fundamentadas, intencionais e articuladas tendo sempre em conta os interesses e necessidades das crianças, de forma a favorecer aprendizagens significativas no grupo de crianças. Tendo em conta o processo de evolução da estagiária no decorrer desta formação e articulando-os com os objetivos propostos pela UC e as dimensões contempladas no perfil de desempenho do educador de infância, a estagiária fortificou as suas competências profissionais de forma reflexiva e sustentada iniciando assim o processo de desenvolvimento profissional que é contínuo e ao longo da vida.