ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco
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Browsing ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Ação Psicossocial em Contexto de Risco by advisor "Barros, Sílvia Araújo de"
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- O 7º faz a diferença. Um projeto de intervenção psicossocial em contexto escolarPublication . Monteiro, Vanessa Raquel Pinto; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório explana o desenvolvimento de um Projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP), intitulado "O 7.º Faz a Diferença". Este projeto teve como finalidade promover um clima relacional, emocional e motivacional mais positivo com os/as alunos/as da turma do 7º ano e professores/as do Conselho de Turma. Sendo um projeto orientado pela metodologia de IAP, a mestranda foi desenvolvendo uma relação de proximidade com os/as alunos/as da turma do 7º ano e com alguns/umas professores/as do Conselho de Turma, de forma a promover a sua participação durante todo o processo, tentando que o Projeto fosse coerente com a sua identidade e a do seu contexto social. Após a análise da realidade, identificaram-se e priorizaram-se as necessidades e os problemas, dando origem à definição dos objetivos gerais: conscientizar para uma melhor articulação entre as experiências educativas dos/as alunos/as, na escola, e os seus interesses e experiências pessoais; promover a melhoria das competências sociais e das interações sociais dos/as alunos/as. De forma a responder aos mesmos, foram desenhadas três ações: uma foi desenvolvida com os/as professores/as e duas com os/as alunos/as da turma. Desenvolveu se ainda um subprojeto com um dos alunos da turma,com base na Relação de Ajuda, para apoiar a definição de um percurso educativo mais adequado aos seus interesses. O projeto "O 7.º Faz a Diferença" foi uma experiência positiva, pautada por várias mudanças para, principalmente, os/as alunos/as participantes.
- (Des)Entendimentos do 9.ºEPublication . Lobão, Daniela Catarina Bessa; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório é o resultado do desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social, com a metodologia de investigação-ação participativa e que teve como objetivo melhorar o relacionamento e as competências sociais dos alunos de uma turma com Percurso Curricular Alternativo. Este projeto em educação e intervenção social foi intitulado DesEtedietos do 9.ºE. Tratando-se de um projeto que tem por base a metodologia de investigação acima referida, o investigador e os participantes criaram uma relação necessária, para que mediante as necessidades encontradas, se tentasse proporcionar aos participantes desta investigação ferramentas que permitissem promover a melhoria dos relacionamentos interpessoais, bem como adquirir formas para ultrapassarem os seus problemas. Após uma cuidada análise do contexto, foram priorizados os problemas e necessidades e desenhadas três ações, duas com os alunos e uma com os pais. Este projeto teve como finalidade Desenvolver competências pessoais e sociais nos alunos da turma com Percurso Curricular Alternativo, com vista a uma integração positiva no seu trajeto académico e na sociedade. O projeto (DesEtedietos do 9.ºE revelou-se como positivo e significativo para os alunos e para os pais que nele participaram, permitindo uma constante reflexão e causando uma mudança nas suas atitudes e comportamentos
- Desatando os nós da solidão com laços de afeto: Intervenção psicossocial em contexto domiciliárioPublication . Silva, Lisett Gomes da; Barros, Sílvia Araújo deApesar de haver diferenças de indivíduo para indivíduo, todas as pessoas se encontram num processo de envelhecimento, que se pretende que seja ativo e saudável. Porém, à medida que nos aproximamos da velhice, e por inúmeros fatores, a probabilidade da pessoa se sentir só, de ter sentimentos como a solidão, de estar isolada ou socialmente excluída, aumenta. Este relatório surge de um projeto desenhado e desenvolvido com pessoas que se sentiam sozinhas, sendo pessoas idosas ou com deficiência, e que, por esse motivo, foram encaminhadas para apoio domiciliário. Pretendeu-se assim colmatar algumas das necessidades quotidianas dessas pessoas, sendo relevante entender se esse apoio contribuiu para melhorar a qualidade de vida, evitar ou diminuir os momentos e sentimentos de solidão, através da (re)ativação de redes de apoio. O projeto “Desatando os nós da solidão com laços de afeto” foi, na medida das suas possibilidades, desenhado e desenvolvido com os participantes. Este projeto ramificou-se em três subprojetos, correspondendo cada um, de forma mais específica, às necessidades e aos problemas que cada pessoa sentia, tentando contribuir para a melhoria da qualidade de vida, recorrendo às potencialidades de cada um e aos recursos existentes na comunidade. É um projeto que terá continuidade, pois envolveu voluntários e técnicos da instituição e pessoas das redes de apoio mais próximas dos participantes, mas que já proporcionou algumas mudanças, sendo esse um ponto de partida para alcançar a utopia orientadora do projeto.
- Fez-se Luz na VOTS Intervenção psicossocial num lar e residência de idososPublication . Martins, Sónia Daniela Costa de Pinho Tavares; Barros, Sílvia Araújo deO presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um projeto de intervenção psicossocial num Lar e Residência de idosos. Foi um projeto sustentado na metodologia de Investigação-Ação Participativa, com a finalidade de promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e social dos idosos, melhorando as relações interpessoais e aumentando a participação ativa em atividades. Após utilizadas diversas técnicas e métodos para analisar a realidade percebeu-se a existência de alguns problemas. Os problemas e as necessidades foram priorizados pelos participantes face ao grau de importância e urgência. Assim, foi desenhado e desenvolvido o projeto intitulado pelos idosos “Fez-se luz na VOTS”, com três ações que incorporaram conversas intencionais frequentes e regulares, encontros nos quais se desenvolveram atividades diversas e exercícios de dinâmica de grupo. Cada ação visava combater ou atenuar os problemas existentes, de acordo com os objetivos gerais e específicos desenhados. Ao longo de todo o processo de análise da realidade, desenho e desenvolvimento do projeto, incluindo a sua avaliação, tentou-se dar sempre voz aos idosos desde a consciencialização acerca dos problemas à participação ativa na sua resolução. Este projeto alcançou resultados positivos, na medida em que possibilitou o envolvimento ativo dos idosos, a melhoria de relações interpessoais e a consciencialização dos participantes para o processo de mudança, contribuindo para o seu bem-estar, desenvolvimento e empoderamento.
- Juntos educamos e construímos Intervenção Psicossocial com adolescentes num CATLPublication . Santos, Soraia Linda Cavadas dos; Barros, Sílvia Araújo deA promoção do bem-estar psicossocial de um adolescente e respetiva integração num Centro de Atividades de Tempos-Livres (CATL) passa pelo desenvolvimento de atividades que reflitam o livre arbítrio e espontaneidade do mesmo, dando igual importância aos seus tempos-livres, para além do tempo de estudo. Envolve também a necessidade de se fomentar relações interpessoais positivas entre os adolescentes e a equipa pedagógica (EP), visando a construção de relações coesas, com vista à participação dos adolescentes, de forma cidadã e solidária, no quotidiano do CATL. Assente na metodologia de investigação-ação participativa, o desenvolvimento do Projeto: “Juntos educamos e construímos”, reflete uma intervenção psicossocial com adolescentes num CATL, cuja finalidade consistia em promover a cidadania ativa e participativa dos adolescentes neste contexto. Para tal, foram delineados três objetivos gerais: 1. promover a motivação e integração dos adolescentes nas atividades lúdicas e pedagógicas que se desenvolvessem no CATL; 2. promover relações positivas, de respeito mútuo e cooperação, entre os adolescentes, e com a EP; e, 3. promover a participação ativa da EP e dos adolescentes do CATL na comunidade. Para os concretizar criou-se um grupo de adolescentes (Ação I), onde se privilegiaram técnicas grupais, e se desenvolveram momentos de diálogo e reflexão com os adolescentes e a EP “no aqui e agora” do quotidiano no CATL (Ação II). Observou-se uma maior coesão grupal entre os adolescentes, resultante de um maior conhecimento consciente de si e do outro, e o estabelecimento de relações interpessoais mais positivas, entre estes e a EP no quotidiano no CATL.
- Máscaras da (in)capacidade: projeto desenvolvido numa instituição de apoio a pessoas com deficiência intelectualPublication . Pereira, Luciana Catarina Lopes; Barros, Sílvia Araújo deNeste relatório apresenta-se o projeto de Educação e Intervenção Social intitulado “Máscaras da (In)Capacidade”, que assentou na metodologia de Investigação-Ação Participativa. Caracterizando-se pela análise dos contextos, pela ação, pela reflexão profunda e contínua, e pela avaliação, sempre numa perspetiva de participação, esta metodologia possibilita ao investigador social conhecer e envolver-se na realidade de uma maneira muito mais efetiva. O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo sobre o trabalho desenvolvido num contexto institucional de acolhimento de pessoas com deficiência intelectual. O projeto desenvolvido teve como principal finalidade: “Melhorar as dinâmicas relacionais e de funcionamento existentes na instituição, de forma a proporcionar um maior bem-estar físico e psicológico das pessoas que trabalham, vivem e/ou frequentam a instituição”. Neste sentido, promovendo sempre a participação efetiva de pessoas com incapacidade e seus cuidadores, procedeu-se à utilização de técnicas que permitiram conhecer, analisar e trabalhar no contexto, tendo em vista a concretização dos objetivos gerais do projeto. Esses objetivos, de uma forma sinóptica, tinham como intenção promover uma melhor interação entre todas as pessoas do CAO, e melhorar o funcionamento do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Instituição. Assim, procurando sempre uma mudança construída e refletida por todos, num processo de avaliação contínua, é possível afirmar que existiu uma melhoria tanto a nível das dinâmicas relacionais, como ao nível de alguns aspetos relacionados com o funcionamento da valência
- Uma missão chamada Cuidar. Projeto de intervenção social desenvolvido numa Estrutura Residencial para pessoas idosasPublication . Pereira, Liliana Sofia Ribeiro; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório refere-se ao trabalho desenvolvido ao longo de nove meses, numa estrutura residencial para idosos, situada no norte de Portugal. “Uma missão chamada Cuidar” foi um projeto desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-ação participativa (IAP), assente numa ação conjunta e num processo de construção de conhecimento contínuo. Foram privilegiadas técnicas de investigação diversas, como as conversas intencionais estabelecidas com diferentes atores sociais, a observação participante e a análise documental. Como modelo avaliativo, foi utilizado o modelo de avaliação CIPP (Contexto, Entrada/Input, Processo e Produto; Stufflebeam & Shinkfield, 1995). Este projeto teve como principal finalidade “melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas, promovendo a sua participação ativa e o empoderamento dos principais prestadores de cuidados para uma intervenção mais humanizada”. Assente na reflexão constante acerca das práticas institucionais vigentes e nas necessidades identificadas. Para concretizar os objetivos gerais definidos no projeto foram desenvolvidas quatro ações: “Quero os meus dias com sentido”, “Letras que escrevo, coração que aquece”, “Uma missão chamada Cuidar” e “Refletir para crescer”. Foi possível observar-se uma melhoria ao nível das relações interpessoais dos idosos e o empoderamento dos principais prestadores de cuidados para uma intervenção mais humanizada. Salienta-se que a participação voluntária, o desejo de mudança e a disponibilidade para agir foram o caminho e a chave para a construção de uma intervenção assente na premissa de cuidar de alguém, numa situação de maior fragilidade.
- Um novo sorriso... Uma intervenção psicossocial num contexto de promoção de saúde oralPublication . Ribeiro, Elisabete Carminda Teixeira; Barros, Sílvia Araújo deO presente relatório reflete um projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social e intitulado “Um novo sorriso: Arte de sorrir, quando o mundo diz que não”. Este projeto foi sustentado pela metodologia de Investigação Ação-Participativa, evidenciando um processo de intervenção coconstruído e desenvolvido com um grupo de pessoas desempregadas e inseridas num projeto de apoio à melhoria da sua saúde oral. O projeto de intervenção social “Um novo sorriso: Arte de sorrir, quando o mundo diz que não” seguiu a finalidade “melhorar as condições de vida das pessoas participantes, aumentando a valorização pessoal e as suas competências com vista a combater o desemprego prolongado”. Este projeto procurou que os sujeitos dessem os primeiros passos no sentido de um maior reconhecimento das suas competências pessoais e profissionais, e do seu enriquecimento, para que fossem capazes de se valorizar mais, reunindo uma maior capacidade para trabalhar na resolução dos seus problemas, como aqueles que se relacionavam com a situação de desemprego. Assim, ao longo deste relatório apresenta-se a construção do conhecimento sobre a realidade e o desenho, desenvolvimento e avaliação do projeto. Através da análise da realidade e da reflexão conjunta, percebeu-se com os sujeitos que a ausência de saúde oral não era o seu único e, mesmo, principal problema. Tendo por base a participação dos sujeitos reconheceram-se outros problemas e necessidades. Identificaram-se potencialidades e recursos que favoreceram e sustentaram o desenho e o desenvolvimento do projeto. Avaliou-se o projeto desde o início da sua execução até aos resultados que foram concretizados, refletindo-se também acerca das dificuldades encontradas.
- O outrora de hoje. Projeto de intervenção social num centro de diaPublication . Moreira, Carla Alexandra Soares; Barros, Sílvia Araújo de; Carvalho, HelenaO presente relatório de estágio resulta do desenvolvimento do Projeto de Educação e intervenção social, intitulado como “O Outrora de Hoje”, realizado num centro de dia. O objetivo do mesmo foi a construção de um trabalho coconstruído, com os demais atores sociais. Para tal, este projeto teve como sustentação a metodologia de Investigação-Ação-Participativa (IAP), e como modelo de avaliação CIPP (i.e., contexto, “input”/entrada, Processo, Produto) de Stufflebeam & Shinkfield (1995), que pressupõe quatro momentos de avaliação, consignado na sua designação. A confluência da metodologia IAP, com o modelo de avaliação CIPP, permitiu um conhecimento aprofundado da realidade e um desenho de uma intervenção com base nas necessidades dos atores sociais, que almejavam uma mudança nos seus quotidianos. Para um conhecimento mais profundo da realidade em questão, foi também igualmente importante a mobilização de diversas técnicas de investigação, nomeadamente: conversas intencionais, observação participante e análise documental. Estas, permitiram dar voz aos interventores sociais e dessa forma possibilitar a identificação dos problemas e necessidades sentidos por estes, o que levou a ambicionar como finalidade “proporcionar à comunidade institucional, um melhor relacionamento interpessoal”. O projeto que aqui se evidência, encontra-se organizado em três ações. A ação A, intitula-se como “olhar e recordar para contar”; ação B “caminhando lado a lado” e ação C “em busca de um trabalho em equipa”. Estas ações contemplam um conjunto de atividades, que procuram o alcance de quatro objetivos gerais e seus objetivos específicos. Os seus resultados espelham a reflexão conjunta de um trabalho realizado pelos atores sociais desta instituição, onde a dedicação e o envolvimento, foram o ponto central de partida para uma efetiva mudança. Deste modo, com a iniciativa e motivação de todos os interventores sociais, foram colhidos frutos significativos, e deste modo alcançada a mudança para uma melhor qualidade de vida destas pessoas, que até então, não tinham perceção do seu “eu”, e do quanto as suas memórias e as suas vivências seriam importantes para a sua redescoberta. Tornando-se assim numa mútua aprendizagem.
- Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.º ano de uma Escola EB 2,3Publication . Teixeira, Liliana Isabel Jorge; Barros, Sílvia Araújo deEste relatório apresenta o projeto de Educação e Intervenção Social, “Somos Capazes”, concebido e desenvolvido com a metodologia de investigação-ação participativa. Este projeto teve como principal objetivo diminuir comportamentos de indisciplina e melhorar as relações interpessoais dos alunos de uma turma de 5.ºano de uma escola EB 2,3. Neste sentido, foi dado a este projeto o título de “Somos Capazes”. Sendo um projeto de Educação e Intervenção Social, baseado na metodologia de investigação-ação participativa, foi essencial construir uma relação entre a Educadora Social e os participantes do projeto, desenvolvida através do diálogo, com o objetivo de criar empatia e confiança, para que estes refletissem e partilhassem o que pretendiam melhorar e os problemas que era necessário ultrapassar, bem como para ganharem confiança e se sentirem preparados para se tornarem agentes ativos da sua própria mudança. Após realizada uma análise do contexto, foram priorizados problemas, necessidades e desenhadas ações com os alunos, professores e pais. Neste sentido, a finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos alunos da turma, promovendo a sua participação mais ativa, desenvolvendo a capacidade de adquirirem valores que enriqueçam as suas personalidades e contribuam para o seu bom desenvolvimento pessoal e académico. O projeto “Somos Capazes” revelou-se importante na vida dos participantes do mesmo, uma vez que permitiu a mudança de atitudes e comportamentos, bem como uma nova reflexão sobre as suas vidas futuras.