Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Somos Capazes: Um projeto desenvolvido com alunos de 5.ยบ ano de uma Escola EB 2,3

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_LilianaTeixeira_2015.pdf1.51 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatรณrio apresenta o projeto de Educaรงรฃo e Intervenรงรฃo Social, โ€œSomos Capazesโ€, concebido e desenvolvido com a metodologia de investigaรงรฃo-aรงรฃo participativa. Este projeto teve como principal objetivo diminuir comportamentos de indisciplina e melhorar as relaรงรตes interpessoais dos alunos de uma turma de 5.ยบano de uma escola EB 2,3. Neste sentido, foi dado a este projeto o tรญtulo de โ€œSomos Capazesโ€. Sendo um projeto de Educaรงรฃo e Intervenรงรฃo Social, baseado na metodologia de investigaรงรฃo-aรงรฃo participativa, foi essencial construir uma relaรงรฃo entre a Educadora Social e os participantes do projeto, desenvolvida atravรฉs do diรกlogo, com o objetivo de criar empatia e confianรงa, para que estes refletissem e partilhassem o que pretendiam melhorar e os problemas que era necessรกrio ultrapassar, bem como para ganharem confianรงa e se sentirem preparados para se tornarem agentes ativos da sua prรณpria mudanรงa. Apรณs realizada uma anรกlise do contexto, foram priorizados problemas, necessidades e desenhadas aรงรตes com os alunos, professores e pais. Neste sentido, a finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de competรชncias pessoais e sociais dos alunos da turma, promovendo a sua participaรงรฃo mais ativa, desenvolvendo a capacidade de adquirirem valores que enriqueรงam as suas personalidades e contribuam para o seu bom desenvolvimento pessoal e acadรฉmico. O projeto โ€œSomos Capazesโ€ revelou-se importante na vida dos participantes do mesmo, uma vez que permitiu a mudanรงa de atitudes e comportamentos, bem como uma nova reflexรฃo sobre as suas vidas futuras.
This report presents the Education and Social Intervention project, โ€œWe are Capableโ€. This project was conceived and developed under the guidance of participative investigation-action methodology. It had as the main objective the decrease of indiscipline and the improvement of interpersonal relations among the students of a 5th year class in a EB 2,3 school. Being a Education and Social Intervention project, based on a participatory research-action methodology, it was essential to build a relationship between the Social Educator and the project participants, developed through dialogue, in order to create empathy and trust, so that they reflect and share what they intended to improve and the problems they had to overcome as well to gain confidence and feel prepared to become active agents of their own change. After making an analysis of the context, we prioritized problems and needs and designed the actions with students, teachers and parents. Therefore, the major purpose of this project was the development of personal and social skills of students in the class, promoting their more active participation by developing the ability to acquire values that will enrich their personalities and contribute to their good personal and academic development. The project โ€œWe are capableโ€ became important to the participantsโ€™ lives, since it allowed the change of attitudes and behaviors, as well as a new reflection about their future lives. .

Description

Keywords

alunos mudanรงa investigaรงรฃo-aรงรฃo projeto de educaรงรฃo intervenรงรฃo social students change investigation-action education and social intervention project

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politรฉcnico do Porto. Escola Superior de Educaรงรฃo

CC License